O Príncipe feliz e outros contos

O Príncipe feliz e outros contos Oscar Wilde

Resenhas - O Príncipe Feliz

GH 14/12/2016

Para crianças.
Não queria rotular, mas já rotulando: é definitivamente uma leitura direcionada ao público infantil ou pros adoradores de literatura infantil.
Não vou contestar a efetividade dos contos, das parábolas, que através de histórias criticam algo e ensinam, também.
Porém, é isso, são contos que, provavelmente por minha idade e por não gostar mais de escritos assim, não me fascinaram. Mas faço uma menção honrosa ao conto que da título ao livro: Príncipe Feliz. É disparado o melhor conto.
Mayara 19/01/2017minha estante
undefined

GH 19/01/2017minha estante
oi? kk

kelly.brekker 15/11/2022

Oscar Wilde meu querido
é incrível como esse homem consegue escrever algo feliz e melancólico ao mesmo tempo, eu amo ?

Isis.jaynis 06/02/2023minha estante
FALOU TUDO!!!

Mariana Melo 28/05/2011

Trecho da resenha do Felizvros, SEM SPOILER
Quando peguei esse livro para ler eu não esperava nada, e ele correspondeu às não-expectativas: não me irritou, não me surpreendeu, não me deu sede de leitura nem me repeliu. Foi assim, um livro bege, de leitura simples e poucas emoções.

Entre os pontos fortes posso ressaltar as críticas colocadas em comentários ásperos dos personagens. Criticas que tratam principalmente do cárater do humano e das injustiças sociais, com leveza. Essa caracteristica do Wilde me pareceu bem forte em todos os contos.

Leia a resenha completa no Felizvros Para Sempre, com mais detalhes da experiência do livro e Compromisso Anti-Spoiler:

Jess 26/02/2012

O Príncipe Feliz

Na mais central praça da cidade erguia-se a estátua do Príncipe Feliz. Era uma autêntica jóia.
Um dia pousou aos pés da estátua uma formosa andorinha, que estava de passagem para o Egipto. Era a sua última oportunidade, pois havia-se atrasado ao querer convencer um junco a acompanhá-la na viagem. Mas o junco não pode separar-se da terra que lhe dá a vida, apesar do amor que o liga à andorinha...!
Olhando com mais atenção para a estátua, a andorinha notou que duas gotas lhe molhavam a cara... Eram duas grossas lágrimas!
-Porque choras, Príncipe?
-Pelos pobres da cidade, amiguinha. Há tantos! Quando reinava ninguém me contava nada do que sucedia, e os altos muros do Palácio não me deixavam ver. Mas desde que me colocaram aqui posso ver a pobreza e a miséria de tanta gente, e sinto-me angustiado. Queres ajudar-me?
-Estou de passagem para o Egipto... -respondeu-lhe a andorinha.
Mas o Príncipe pediu-lhe tanto, que acabou por dizer que sim.
-Arranca o rubi da minha espada. Leva-o ali àquele casebre em frente. Lá vivem uns meninos pobres que não podem pagar o aluguer. Querem pô-los na rua... Impede-lo!
A andorinha arrancou o rubi da espada e levou-o ao casebre.
-Olhem, deixou-nos uma coisa.
-É uma jóia. Podemos vendê-la e com o dinheiro pagar o aluguer da nossa casa. -disse a mais velha.
Voltando para junto da estátua, a andorinha disse ao Príncipe:
-Terminei, Príncipe. Agora vou partir para o Egipto.
-Espera um pouco, amiguinha. Há mais pobres na cidade. Leva uma safira a um escritor doente, que é tão pobre que nem pode pagar os remédios.
-Mas a safira é um dos teus olhos. Vais ficar vesgo se t'o arrancar.
-Não faz mal! Anda, vai ajudá-lo.
A andorinha voou até à arruinada cabana que o Príncipe lhe tinha indicado. E a safira serviu para salvar o velho escritor.
Havia mais pobres na cidade. A andorinha tinha que voar para o Egiptp, onde passaria o Inverno junto com as irmãs... mas o Príncipe pediu-lhe que tirasse a outra safira do olho.
-Se o fizeres FICARÁS CEGO!
-Não faz mal, andorinha.
Estava muito frio. O Inverno já se instalava. E a andorinha foi socorrer outros pobres. Arrancou uma a uma as lâminas de ouro da estátua. E quando acabou e dela já nada de valor restava, deitou-se aos pés do amigo. Não o abandonaria assim cego...! E numa noite ainda mais fria a andorinha morreu, o que feriu profundamente o coração de chumbo do Príncipe Feliz.
Como a estátua sem os enfeites ficara muito feia, um dia baixaram-na do pedestal e levaram-na para uma fundição. Mas ao fundi-la verificaram que o coração de chumbo resistia ao calor mais elevado. Deram-no então a outro ferreiro, que também não conseguiu fundi-lo.
-Tragam ao Céu o coração de chumbo do Príncipe Feliz e o corpo da Andorinha -ordenou Deus, sorrindo.
-Nunca na Terra ninguém demonstrou tanto amor pelos pobres -acrescentou. -Por isso vão ficar eternamente a meu lado.

Oscar Wilde

Luana_Corazza 26/04/2014

Eu estava "namorando" esse livro na minha estante há um tempo, mas só essa semana peguei para ler.
E não me arrependi, me arrependi de não ter lido antes! Eu amei, e é muitoooooo bom! Tem umas frases, meu Deus, com muitas lições de vida.

Nunca tinha lido nada do autor, e quero ler mais coisas, o conto que mais gostei foi O Pescador e Sua Alma é muito bom!

Não tenho muito para falar, mas, recomendo, e muito!

Quotes:

"Se o conhecesse, talvez não fosse seu amigo. É sempre perigoso conhecer um amigo."

"Até o rouxinol que canta tão bonito, não é nenhuma beleza de se ver."

"Uns poucos recebem demais e muitos recebem de menos. Tudo neste mundo foi mal distribuído, menos a dor."

Marina Lemos 29/12/2014

Fantasticamente lindo,hahahahah. Depois que você entende toda a visão do Oscar Wilde tanto política e até mesmo religiosa você vê de outra maneira esses contos. Toda simbologia que ele usa, o uso do belo, e do sentimentalismo humano.

SakuraUchiha 14/07/2015

Bem, é Oscar Wilde!
Uma pequena grande coleção de histórias do Oscar Wilde. Cada um desses 'contos de fadas' são gentis, moralista, e assim por vezes sarcástica. São sim estórias infantis mas contadas com a sagacidade da marca registrada de Oscar Wilde.

Laylla 02/12/2015

Muito chato
Livro Muito Besta,Não Gostei,Mas...Cada Um Tem Seu Gosto. #MinhaOpinião

Lari 31/01/2017

[Resenha] O Príncipe Feliz e Outros Contos, de Oscar Wilde

Esse foi meu primeiro contato com Oscar Wilde. Eu comecei a ler sem nenhuma expectativa. E ele correspondeu a minhas "não-expectativas": não me surpreendeu nem me decepcionou, não me deu aquele impeto de devorar o livro todo mas também não me fez querer largar de vez.
O que eu mais gostei nessa obra foi o modo como o autor escreveu sobre injustiças, egoísmo, vaidade e outros valores morais. Ou seja, mesmo sendo histórias para crianças, com formato de fábulas, Wilde foi bem sucinto nas suas críticas. Notei em todos os contos de O Príncipe Feliz e Outros Contos um forte sarcasmo como "arma" para passar lições de moral.
É uma obra perfeita para crianças (ou para quem gosta de contos infantis). São contos curtinhos e de rápida leitura, onde os animais e os sentimentos são personagens que conversam e expressam suas opniões. Alguns dessas estórias me deixaram com uma sensação de injustiça, principalmente no conto O Amigo Fiel.
Meu conto favorito foi O Gigante Egoísta.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-o-principe-feliz-e-outros-contos.html

Ricardo Macedo 01/02/2019

Livro extremamente atual, composto de contos de fácil leitura onde se faz reflexões sobre o comportamento humano através de histórias. Destaque especial para o conto o príncipe feliz.

WILDTIGERSTAN 06/04/2024

De primeira não entendi o ponto dos enredos infantis, mas no decorrer de tudo consegui captar pelo menos parte do objetivo do autor ao escrever esse livro. Enfim, Wilde kingo sempre será famoso ??

Elexandra.Amaral 12/05/2020

A caridade salvará o mundo
Dostoiéviski disse que "A beleza salvará o mundo". Os belíssimos contos de Oscar Wilde reunidos na pequena e bonita edição da Landmark tornam possível a compreensão da frase do célebre e brilhante autor russo em sua totalidade: as belas almas, aquelas que, em meio ao ruído do mundo, conseguem olhar para o outro e reconhecê-lo como uma das mais belas criaturas do Divino Mestre, salvarão este mundo da perfídia e de tudo o que a acompanha.

Lilica 22/05/2020

Livro muito bom, com contos bem interessantes. São historias simples mas que passam uma mensagem importante. Assim como em O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde usa fatores como beleza e religião para fazer seu ponto.

Heidi Gisele Borges 15/07/2020

Peguei por acaso esse livro, queria ler apenas o conto "O Rouxinol e a Rosa", e acabei me encantando muito pela forma como Oscar Wilde (1854-1900) conta essas histórias. Não havia lido nenhum de seus contos de fadas e "O Rouxinol e a Rosa" entrou para os favoritos, então precisei continuar o livro todo.

Falar de um conto é falar de todos: são fortes, repletos de amizade, aprendizado e lições de moral. E morte.

O primeiro conto, que dá nome ao livro, "O príncipe feliz", é a história desse homem que já havia morrido e fora transformado em uma estátua no alto da cidade, onde ele podia ver além dos seus bailes e festas elegantes, quando era feliz. Até que chega um Andorinha que o ajuda a melhorar a vida de várias pessoas ao distribuir as riquezas que compõem a estátua, mas o problema é que o Andorinha devia ter ido para o Egito para o verão... O inverno não lhe faz bem...

"O Gigante egoísta" conta a história de um lugar extremamente feliz, um quintal onde as crianças se divertiam todos os dias, até que o dono, o Gigante, volta de sua viagem de sete anos e coloca todos para correr. Aquele era o seu lugar e ninguém poderia aproveitar a não ser ele... Quando o inverno chega, tudo na cidade fica branco e frio, mas depois isso passar e vem a primavera e o verão, mas nada muda no quintal do Gigante, ali é sempre frio e triste. Mas claro que isso muda em um momento. Esse conto tem um final tão triste e bonito...

"O Rouxinol e a Rosa" trata desse pássaro que deseja ajudar um humano a conquistar sua amada. Ela diz que só vai dançar com ele se ele lhe der uma rosa vermelha, mas o rapaz não encontra de jeito nenhum a flor, então o Rouxinol sai em busca e a encontra de uma forma trágica. Mas esse não é o fim...

É Interessante quando de repente percebemos que alguém que se diz amigo só quer mesmo se aproveitar e que quando precisamos dele tudo se torna tão difícil e pesado e impossível. Às vezes demoramos para perceber o aproveitamento, mas quando isso acontece é bem decepcionante. Abaixo uma citação do conto "O amigo devotado".

"'Mas nós não podemos chamar o pequeno Hans para vir aqui?', disse o filho mais jovem. 'Se o pobre Hans passa por dificuldades eu poderei dar-lhe metade do meu mingau, e mostrar-lhes meus coelhos brancos.'
"'Que garoto estúpido vós sois!', exclamou o Moleiro. 'Eu não sei mesmo qual a utilidade de mandardes-vos à escola. Vós pareceis não aprender nada. Pois, se o pequeno Hans vier até aqui e vir nossa lareira aquecida, nossa ceia, nosso imenso barril de vinho tinto, pode ser que ele fique com inveja, e inveja é a coisa mais terrível que há, e pode arruinar o caráter de qualquer um. Certamente não permitirei que a natureza de Hans seja arruinada. Sou seu melhor amigo e sempre o vigiarei, e cuidarei para que nunca seja levado em tentação. Além do mais, se Hans vier aqui, pode ser que ele me peça um pouco de farinha a crédito, e isso eu não posso fazer. Farinha é uma coisa e amizade é outra, elas não devem ser confundidas porque não são o mesmo e significam coisas completamente distintas. Todo mundo pode ver isso'".

O último conto "O Foguete extraordinário", mostra que a soberba nunca é algo bom. Aqui, um foguete que se acha mais especial que os outros acaba não sendo nada, pois ninguém o viu, mas sua arrogância permanece até o fim.

O livro de contos de fadas "O príncipe feliz e outros contos" foi publicado originalmente em 1888, escrito para seus filhos. Um dos meus livros favoritos é seu único romance, "O retrato de Dorian Gray". O irlandês Oscar Wilde foi escritor, poeta e dramaturgo.

site: http://www.becodonunca.com.br/