A Conspiração Franciscana

A Conspiração Franciscana John Sack

Resenhas - A Conspiração Franciscana

Dani 09/05/2017

Encantada
Faz algum tempo que li este livro, mas só tenho lembranças do quanto foi bom e esclarecedor.
Tipo de livro que gosto de ler. Deixou-me inquieta, interessada e não parei até terminar.
Pouco sabemos sobre a história dos Santos, pelo menos eu cresci apenas com o conhecimento que minha religião passou na catequese e o que minha mãe sabia, não muito. Livros como esse não diminuem minha fé, apenas me mostram que há lógica em certas histórias e tais lógicas passam a ser milagrosas pelo efeito que causam nas pessoas.
Francis 10/05/2017minha estante
Olá ! Esse livro é muito bom, precisei ficar algumas semanas pra desapegar dos personagens um pouco antes de começar a ler outro livro.

Dani 10/05/2017minha estante
Sim, eu adorei. Fiquei com vontade de ler mais com temas relacionados.

Francis 11/05/2017minha estante
Quando a ficção é boa demais, faz você torcer pra ser verdade.Torci muito pro segredo ser revelado, mas nesse caso, nossa realidade já não seria a mesma...

Marrones 19/05/2017minha estante
esse livro fala coisas do tipo São Cipriano também? Digo, não aquela versão bonitinha da catequese. As coisas nao palatáveis faz parte do enredo também? num sou muito fa de livro "institucional" nao.

Francis 20/05/2017minha estante
Marrones, talvez o principal gancho da história seja realmente esse: até que ponto as proposições científicas, literárias, etc.podem interferir no processo de fé , que é algo profundamente individual ?Recomendo , humildemente, que leia também.

Marrones 22/05/2017minha estante
valew Fracis!

Dani 30/05/2017minha estante
Vdd, Francis.
Marrones, vá fundo que de catequismo não tem nada. Me levou a muitas reflexões sobre o lado prático da existência dos Santos, além de elucidar o que minha fé não explica.

Marrones 10/06/2017minha estante
Valew Dani! Putz... " ...elucidar o que minha fé não explica". Ta recebendo quanto pra fazer a propaganda? :P

Dani 10/06/2017minha estante
Hauhauahauahuahuahau, mas é vdd!

Gladston Mamede 17/11/2017

Minha paixão por romances históricos me empurra para livros como este. Há quem compre achando que é uma conspiração dos franciscanos. Nada feito. A conspiração envolve o roubo e ocultação do cadáver de São Francisco, cena que ocorre logo no primeiro capítulo. E a estrela que orienta o autor é mostrar a construção do mito católico: o santo. Por isso, vale a pena: aprendi muito. Mas a história em si é fraca e chega a desapontar. Mas aprende-se muito sobre a Itália medieval, isso é certo.

Lucas 07/12/2017

Improvável mistura entre superficialidade, mistério e obscuridade
É sempre uma grande dificuldade prever o que um romance policial no "estilo" Dan Brown ou Sidney Sheldon irá causar no leitor. Aguçamento de aprendizado, suspense, uma leitura viciante ou pobreza e superficialidade narrativa, todas essas sensações surgem em obras assim que se dirigem, em sua maioria, para algum assunto histórico ou intrigante.

A Conspiração Franciscana, do norte-americano John Sack, se direciona para o primeiro desses escopos. Narra um dos maiores mistérios da Igreja Católica: a relação dela com um dos seus santos mais populares, o italiano São Francisco de Assis. Ele viveu entre os séculos XII e XIII (que é por onde, quase inteiramente, a narrativa se passa) e fundou a Ordem dos Franciscanos, uma das mais populares Ordens da Igreja Católica através dos séculos.

Dentro desse raciocínio e sem mais devaneios, o grande ponto positivo do livro é justamente esse: um minucioso relato das tradições e dos costumes envolvidos nos chamados Frades que ingressam nessa Ordem. Impulsionados pelo seu fundador, eles vivem para servir: não acumulam bens, são nômades por natureza e vivem em constante peregrinação. Há várias ramificações dentro da Ordem, mas o sentido do seu trabalho é atuar diretamente nos mais necessitados, sem a "pompa" de qualquer Celebração tradicional feita em Igrejas ou Templos. Este trabalho tinha um sentido ainda mais lúdico no século XIII, no interior da Itália, pobre e cheio de pessoas doentes e miseráveis. Assim, é muito interessante para o leitor conhecer o hábito dos Frades e a sua atuação nas comunidades rurais, nas famílias mais pobres e nas casas de leprosos. A Palavra atuava nessas pessoas, na maioria dos casos, como uma mensagem de esperança que tocava e que preenchia o vazio que elas possuíam. E a Ordem segue até hoje, quase oito séculos após a sua criação, atuando inclusive no interior do Brasil: os Frades visitam pequenas comunidades e ficam nelas por cerca de uma semana, fazendo celebrações diárias, visitando doentes, consolando famílias... É um trabalho fantástico, de fé e humildade, que deveria ser mais reconhecido por todas as religiões em geral.

Mas, assim como praticamente todos os livros do seu gênero, A Conspiração Franciscana sofre de alguns problemas. Obras similares são criticadas por serem cinematográficas em demasia: capítulos curtos, que normalmente terminam com uma frase direta e seca são marcas registradas das obras de Dan Brown, por exemplo, que fazem da história em questão ser muito similar a um roteiro de filme. É pobre narrativamente falando, mas é algo que prende a atenção. E é justamente aí que reside um dos defeitos da obra de Sack: mesmo contendo elementos históricos, suspense e muito mistério, a narrativa não é cinematográfica, não cativa o leitor de uma forma que ele se veja devorando o livro. Os "auges" da história são contados aos poucos e pecam também pela previsibilidade. Além disso, esses momentos são apresentados de uma forma crua, sem muita emoção ou arrebatamento, algo que incomoda até mesmo os que apreciam esse tipo de literatura.

Outro erro crucial para o andamento da história é o início confuso com que certos personagens vão sendo apresentados, além da forma abstrata que alguns mistérios são expostos. São momentos-chave, que prejudicam todo o andamento subsequente do livro, e fazem com que, principalmente, a primeira centena de páginas custe a passar. Há a impressão de que as atitudes confusas de certos coadjuvantes poderiam ser justificadas se houvesse um maior desenvolvimento deles e dos dilemas que eventualmente enfrentam. É perturbador, por exemplo, quando um personagem parece "sossegar" na narrativa e, de repente, ele some desvairadamente, sem um motivo crível. Problemas assim permeiam toda a obra.

O protagonista é Frei Conrad de Offida, frade que realmente existiu e que recebe uma carta enigmática de Frei Leo, o eremita mais próximo de São Francisco, que já estava, no "presente" da narrativa, falecido a cerca de 50 anos. Essa carta instiga Frei Conrad a percorrer as montanhas da região central da Itália até Assis, a cidade natal do santo, onde lá ele acredita ser possível desvendar a mensagem que lhe foi legada. No percurso, ele conhece Amata, a protagonista feminina, uma criança rebelde e inicialmente desvirtuada, que corresponde a um dos já citados personagens confusos que a história apresenta. No contexto da narrativa, o leitor vai descobrindo um grande segredo da Igreja Católica, que envolve Francisco, e que corresponde a outro ponto interessante da obra: o esforço que essa instituição secular fazia para expor o que ela achava adequado. Na época, nem se sonhava com protestantismo e percebe-se uma prática ainda mais rigorosa de clérigos de alto escalão para distorcer ou omitir verdades, com o intuito de construir algo mais "palpável" sob o ponto de vista da fé, mas abstrato com relação ao que de fato ocorreu. A Igreja, em seus primeiros séculos, infelizmente não media esforços para mostrar apenas o que Ela queria, usando, se necessário, dos mesmos pecados que os seus componentes faziam questão de condenar.

O passar das páginas, lento e arrastado, conduz a um desfecho igualmente engessado, que vai se desenhando de uma forma bem pausada. Além desse aspecto, um forte apelo sexual nos últimos capítulos (que soa como inverossímil, já que a narrativa se passa no auge da Idade Média) também atua como um argumento que explica a ausência de cinematografia e a pouca clareza da narrativa, principais pontos negativos do livro. Sucintamente, A Conspiração Franciscana vale a pena ser lido para que se admire o trabalho dos Franciscanos e a atuação corrupta da Igreja em algumas questões. Se o leitor espera algo maior que isso, é lamentável (mas necessário) dizer que ele não sairá plenamente satisfeito após a leitura.

Nivia.Oliveira 25/05/2019

Você acredita no poder dos santos? Se sim ou não, vale a leitura de "A conspiração franciscana". John Sack conta em forma de romance a intrigante história de São Francisco de Assis. É provável que você mude seu ponto de vista.

Japovisk 14/06/2019

What?
Em vez de focar no problema em si, a história gira em torno de um amor levemente "proibido" ao estilo de Romeu e Julieta.

Siqueira 25/06/2020

Começou bem mas...
Gostei do início mas ao longo da história o livro foi perdendo força ficando cansativo, mas é uma bela aventura, valeu a leitura

Land Souza 26/09/2020

São apenas observações, não se propõem a ser uma resenha.
Se você tiver um gosto parecido com o meu, vai se deliciar com este livro, "A conspiração franciscana" do John Sack, pois ele junta estória com história, mexendo com nosso imaginário e o nosso conhecimento prévio sobre a evolução do cristianismo e o crescimento do catolicismo no mundo.

📖 Breve apresentação:

O livro tem como cenário a Itália após a morte de São Francisco de Assis.

Frei Conrad personagem principal é um sábio da Ordem dos franciscanos. Antes de servir, era conhecido por ser um homem letrado e de grande conhecimento com formação acadêmica na França.

Ele foi o escolhido para receber a última mensagem do Frei Leo, o companheiro inseparável de São Francisco que presenciou a sua morte.

Amata é responsável por transmitir a mensagem a Frei Conrad, acaba embarcando com o mesmo em uma grande jornada, cheia de aventuras, de desafios por vários cenários italianos, recheado de personagens históricos.

❤️Meu parecer final:

É um livro emocionante, me conquistou totalmente, acabou se tornando um dos meus livros favoritos da vida♥️

site: @eunao.soualice

Leitor Oculto 14/02/2021

Histórico!
Uma história de ficção baseada em fatos reais A Conspiração Franciscana tenta desvendar o mistério por traz do desaparecimento dos restos mortais de São Francisco de Assis por sua Ordem que foram encontrados apenas 600 anos depois. Qual seria o motivo por trás desse fato?

Seguindo essa linha a narrativa conta a saga do eremita Conrad na busca por respostas o que vai colocar a vida dele e de todos que o cercam em perigo.

Afinal até onde é correto ocultar segredos para preservar a crença e a fé? Será que a verdade é sempre o melhor caminho no que tange o mundo espiritual?

No meu ponto de vista a história foi mais detalhada do que deveria tornando-se em vários momentos bem cansativa.

No entanto, o enredo e a construção dos personagens foram muito bem conduzidos pelo autor.

Recomendo para quem curte esse contexto histórico religioso.

Annah Oliveira 17/12/2021

Ótima leitura
Para quem, assim como eu, gosta de histórias de época, ficará encantado com este livro.

O autor misturou personagens reais com ficção, e ficou sensacional. Um livro cheio de detalhes, é tanto detalhe que confesso, chega a cansar um pouco, mas os detalhes são importantes para nos ajudar a imaginar mais facilmente.

O livro é recheado de ação, romance e conspiração. O melhor de tudo é que a gente nunca sabe o que vai acontecer, nem tudo sai do jeito que a gente imagina. O que deixa o livro mais maravilhoso ainda.

Apesar do livro ser sensacional, é uma leitura mais lenta, como a história é narrada nos anos 1200, a linguagem é diferente, digamos que é uma linguagem mais culta, rs. O que nos ajuda enriquecer muito mais o nosso vocabulário.

Gostei demais do livro e com certeza irei reler futuramente.

ErikaGonAalvesFigu 01/03/2023

Não sei bem o que dizer. Eu amo livros de temática medieval e de conspirações religiosas, então eu vi esse livro no sebo e não tive dúvidas que teria que levar pra casa.
No início a leitura é bem mais rápida, porém já na metade confesso que acabei perdendo o ritmo. "Tava faltando ação na verdade". E o final é mais como um série de reflexões para encerrar todos os pontos da história.
É um livro bem completo, com todo os personagens bem trabalhados. Eu simplesmente amei, como tudo se fechava e fazia sentido.

Se você é uma pessoa que curte esse tipo de livro, eu recomendo de coração essa leitura.

Vitor922 05/01/2024

O livro de tudo um pouco.
Nesta obra, você encontra romance, aventura e mistério. O autor escreve muito bem e demonstra gostar de detalhes, o que acaba deixando lenta a história em boa parte do livro, porém vale a pena para aqueles que sabem persistir. É no final que se entrelaçam as histórias, dando ênfase à parte romântica, roubando toda a cena.