A Conspiração Franciscana

A Conspiração Franciscana John Sack

Resenhas - A Conspiração Franciscana

Paulo Sávio 25/11/2009

HORRIVEL
um dos piores livros que eu li

naum sei como pessoas publicam livros tao desinteressante como esse naum passei nem do 3º capitulo

Renato 20/11/2009

A Conspiração Franciscana
O nome foi bem escolhido. Desde a publicação de O Código Da Vinci, qualquer livro com enigmas, conspirações e segredos da Igreja Católica tornam-se fenômenos de vendas.

O livro começa com um suposto roubo dos restos mortais de São Francisco, que segundo a sinopse, carregou para o túmulo um segredo que pode abalar a fé cristã. Anos depois, um frade eremita da Ordem Franciscana recebe um pregaminho do amigo Leo, recém-falecido, e que permaneceu ao lado de Francisco durante seus últimos anos de vida. O pergaminho continha uma mensagem cifrada que ajudaria o eremita a desvendar e divulgar o segredo de Francisco. A partir daí, o frade parte em busca da verdade, mas encontra em seu caminho várias provações que parecem testar sua fé. No final das contas (bem no final mesmo), o tal segredo começa a aparecer de uma forma muito sutil e sem causar nenhum impacto. Poucas páginas a frente, o livro termina de uma forma um tanto inesperada e sem graça.

Moral: um livro relativamente extenso como esse deve possuir artifícios para prender o leitor, o que em poucos momentos pude notar. Sobra erudição e romance, mas falta ação e suspense. Para quem procura esses dois últimos, não vale a pena. Uma leitura vazia para encobrir um segredo igualmente vazio.

Renata 04/01/2010

Gostei
Apesar do livro ter uma narrativa um pouco lenta, a história é bem fundamentada e plausível. Não se trata apenas de uma conspiração, mas de várias histórias que vão se entrelaçando. A descoberta a respeito do "segredo" de São Francisco fica só para o finalzinho. Levanta questões delicadas soobre a fé em São Frnacisco, mas não podemos esquecer que é uma teoria, nada comprovado, antes de sair erguendo bandeiras por aí. Quem quiser acreditar, que acredite na história, quem não quiser, que leia só por distração, assim ccomo eu fiz.

Galahad 17/04/2012

Desanimado
E muito sem ação do começo ao fim. Somente uma parte tem uma cena onde se poder prender o folego.
A historia em si também não me agradou muito e a “Conspiração” nada mais e do que uma singela duvida habitual para tudo na religião. Queria algo mais escandaloso ou ate mesmo espantoso.
Os personagens são sem sal. O principal e interessante por ser hiper, mega teimoso assim com ele foi à realidade. E a sua compreensão para o fato no final, pois praquela época revelar “O” segredo seria destrutivo para muitos.

Andréa 08/04/2011

Esqueça o estilo Dan Brown, John Sack é um autor que possui seu próprio estilo
Quem espera algo ao estilo Dan Brown, pode se decepcionar, pois apesar do que sugere o tema e a capa, "A Conspiração Franciscana" se revela um "achado" para quem gosta de se transportar no tempo quando lê. Ambientado por volta de 1230 D.C, o autor nos leva ao coração de Assis, cidade onde São Francisco fundou a Ordem dos Franciscanos. O início me pareceu um pouco confuso, mas porque a sinopse não é fiel ao conteúdo do livro, porém, depois que se entende o caminho trilhado pelo autor, a leitura se torna cativante e flui muito bem. O livro nos traz um belo trabalho de pesquisa por parte do autor quando retrata a sociedade, a religião, a paisagem e até mesmo o espírito do povo da época. Não sou fã de livros muito descritivos, gosto de deixar a imaginação solta, mas admito que os detalhes descritos pelo autor não se tornaram chatos ou cansativos, e sim me permitiram "visualizar" com perfeição o cenário onde se desenvolve a estória. O final não chega a ser uma grande revelação, uma vez que vai depender da crença de cada leitor, admitir ou não, as descobertas de Frei Conrad para o que o autor chama de "A Conspiração Franciscana".

Maria Mota 20/01/2010

Muitobom, bem desenvolvido já no finzinho o autor escreveu uma paginas que se não estivessem não fariam a minima diferença pelo contrário acho que estas poucas paginas ...sei não são muito frivolas para o teor do livro e o modo como estava se desenrolando .Acho que não tinha nescessidade daquelas explicações.Mas gostei do livro e recomendo .Li acho em 2 ou 3 dias não dava para parar .é isso.

Rafa 02/10/2010

A conspiração franciscana
Para quem gosta de história, por mais que este livro seja baseado em fatos reais, é bem interessante e informativo.

A narrativa se baseia no caminho percorrido pelo Frei Conrad para descobrir o mistério escondido nas chagas de São Francisco.

Tudo começa com o pergaminho que lhe é entregue no ermitério nas montanhas, onde Frei Conrad vive em reclusão. Frei Fabiano, que na verdade é Amata, lhe entrega o pergaminho escrito por Frei Leo, que foi um dos freis mais próximos do próprio São Francisco.

Vários outros acontecimentos ocorrem paralelos à história, como a nomeação do novo papa, a história de Amata, de Monna Giacoma, os acontecimentos no monastério onde Frei Conrad foi ordenado, até que ele, depois de muito sofrer, consegue desvendar o mistério das chagas.

Czarina 10/02/2010

hmmm...
...o livro do início até a metade empolga. Depois me pareceu que o autor se perdeu na história. Creio que ficou indeciso entre criar um romance de ficção ou um romance realmente histórico.

Dukelouis 13/02/2010minha estante
Exatamente por isso que eu abandonei. Concordo plenamente.

Priscila 02/06/2012

Ronan

Fernanda 20/08/2010

A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA
Um romance histórico muito interessante, pois nos apresenta uma visão de como funcionava as várias ordens religiosas, principalmente a franciscana. Também nos põem em contato com um pouco da filosofia dessa ordem que segue os preceitos de São Francisco de Assis, a quem é atribuído uma personalidade bondosa e cheia de infinita compaixão.
No entanto, nem sempre os interesses são louváveis e na bela história de vida do santo há segredos que ainda não foram revelados, e são estes segredos que levam o personagem principal a tentar desvelar e proteger este segredo, na mesma medida em que ele é perseguido e sua fé é testada.
Uma ótima leitura.

Cristiano G. 10/10/2010

Muito Bom.
Mais revelações de cunho religioso. Certamente, muitos são os mistérios escondidos nas entranhas do Vaticano. Nada que abale os alicerces e os pilares da formação Cristã pode ser questionado ou sequér levantadas dúvidas! Isso mudou! Cada vez mais surgem autores audaciosos e sedentos para abrir as discuções e, no mínimo, deixar que os leitores opinam e decidam o que lhes basta: Manter a fé e não deixar que um romance de "Ficção" abale o que a tradição milenar o moldou, ou questionar sim e pesquisar, fuçar e vislumbrar verdades surpreendentes!
Esse livro é muito bom!

Bia 12/12/2010

Uma boa leitura...
Gostei do livro, de seu clima de suspense e conspiração, e também por não se ater unicamente nesse "mistério".
O livro conta também a vida de um frade ermitãofranciscano, suas crenças e preconceitos, e por tudo que ele passou na prisão da própria Igreja.
Há partes que dão sono, mas gostei de ter persistido até o final.