Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

Lilia Carvalho 18/03/2009

Adorei!
Costumo dizer que esse livro é o meu xodó, rs
NA época em que comprei ele foi bem caro, mas valeu tanto a leitura que tenho ciúmes dele.
È um livro que conta claramente o cotidiano das favelas e do tráfico de drogas, com uma liguagem bem atual e direta!
Eu adorei!

claudioschamis 11/02/2009

A historia do "dono" do morro Dona Marta. Uma narrativa nem um pouco cansativa que nos mostra um pouco da realidade do submundo do crime. Não deixa de ser uma grande reportagem em forma de romance.

Juliana Molina 12/05/2009

Ótimo!
Caco Barcelos além de um ótimo jornalista é um excelente escritor! Seus livros retraram fatos reais de uma maneira fácil de ler!

Juliana Canoura 12/07/2009

Fantástico
A julgar pela capa se espera a história de um traficante frio e violento, e não poderia ser maior a surpresa, ao se deparar com o ser humano por trás do marginal, procurado pela polícia.

Abusado, conta a vida de Marcinho VP,Juliano, como é chamado no livro, E mostra além da sua triste trajetória, como era a vida dos outros moradores da favela Dona Marta, a escolha entre a vida sofrida de miséria, e trabalho no asfalto, como eles denominavam a cidade, ou a vida curta, com algum conforto que o dinheiro do tráfico e o crime proporcionavam.

A história de Juliano emociona, revolta, envolve todo tipo de leitor, seja esse o gênero literário preferido ou não.

O livro surpreende do começo ao fim, pela narrativa cativante, e pela compaixão e compreensão que é despertada de repente, por Juliano, não justificando sua vida no tráfico e suas escolhas desacertadas, mas entendendo o ser humano, que dizia estar no lado certo da vida errada, que lutava pela comunidade, mesmo que às vezes usasse as armas erradas.

Uma leitura obrigatória, para conhecer o outro lado da vida, do morro, da sociedade, e do traficante que morreu,tentando falar mais alto do que os tiros do seu próprio fuzil.

Jana 20/11/2009minha estante
Juliana, seu comentário foi decisivo para que eu continue lendo Abusado.

Estava um pouco desanimada com a leitura (iniciei faz pouco tempo), com receio de que fosse algo como o filme "Tropa de Elite", mas depois do seu comentário, resolvi apostar novamente na continuidade desta leitura.

Obrigada!

Márcia 27/06/2009

Não é meu estilo literário
mas não me decepcionou....

O livro é forte, eu consigo imaginar e ate ouvir uma reportagem ou um filme leno-o... é perfeito, muito real, emocionante...
Desencadeia todo tipo de emoção no leitor...
O legal é que o autor não da opinião nem traz nada "formado" sobre o Juliano "Marcinho" VP. ele apresenta os fatos e nós, os leitores, fazemos nosso Julgamento.... Muito legal....

Os traficantes não podem ser vistos de jeito nenhum como heróis, mas temos que reconhecer que eles se mechem da unica maneira que sabem, enquanto a maioria de nos so fica assistindo e se fazendo, ou sendo, vítimas...

Alguns traficantes são crueis sim, alias muitos... fazem verdadeiras guerras, mas não podemos esquecer que eles não sao herois mas não sao SO bandidos.... a maioria não tinha opção...

Márcia 25/02/2009

Não é meu estilo literário....
mas não me decepcionou....

Desencadeia todo tipo de emoção no leitor...

FeMuniz 04/09/2009

Muito bom.Caco Barcellos a cada livro nos surpreende mais e mais.
A vida de um cara que virou meu idolo, que é o V.P.,e meu escritor favorito, o Caco.
Muito bem escrito e muito bem detalhado.

Luis 14/12/2009

Jornalismo Literário feito como filme de ação.
O jornalismo pode ir além das modorrentas narrativas do dia a dia, do burocrático relatório das páginas de jornais, engessado pelas regras escravizantes dos manuais de redação.
Caco Barcellos, assim como já havia feito em "Rota 66", ultrapassa os limites frios da notícia e transforma sua grande reportagem sobre Marcinho VP e por tabela, o tráfico de drogas nos morros cariocas, em um romanção sociológico em que cada fato é contado com a dose certa de aventura, sem distorção da verdade.
Em muitos momentos, lembra o roteiro de um filme de ação passado na favelas cariocas. Um exemplar à altura dos melhores empreendimentos no campo do jornalismo literário.

Rodrigo 11/12/2009

Fantástico
O livro é muito bom!
O melhor que já li.
Muito bom e empolgante.
Tem uma parte no final, mas precisamente quando ele está na argentina que é um pouco cansativo, mas é uma parte mínima se comparada com todo o livro que é narrado de uma maneira que nos faz idolatrar o traficante.
Muito importante para refletir sobre a sociedade e o determinismo social.
Recomendo a leitura a todos!

milvia 04/05/2010

A principio achei que não ia dar conta do livro, afinal são quase 600 paginas;porém, quando li o primeiro capitulo não consegui parar de ler.Interessantíssimo , pois, relata de maneira simples a formação do morro no Rio de Janeiro de uma maneira envolvente, vale a pena.

juhhh 05/07/2010

Incrivel em sua bagegem cultural...
É explêndido como Caco consegue nos apresentar os fatos sem fugir da realidade, e uma realidade diferente da que vivemos, traz em sua páginas à mercê vários problemas de nosso cotidiano, mas que sequer paramos para pensar;
Claro em diversidade, em entender o próxima, sem procurar certo ou errado, mas a cultura de determinado grupo, e deixando explicito o poder do meio nos individuos;
A linguagem é ´própria deste meio, rico em conhecimento, e expansão em "bagagem cultural" e sua influência no todo.
Vale a pena a cada página....

Caique 21/01/2009

O livro-reportagem Abusado do jornalista Caco Barcellos traça a trajetória do traficante Marcinho VP, integrante da facção criminosa do Comando Vermelho, desde criança até o chefe do tráfico da favela de Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, este livro é o resultado de uma pesquisa exaustiva e convívio com o próprio traficante durante cinco anos.

Abusado, porém não prende-se somente em uma biografia do ex-traficante, é uma análise do narcotráfico preponderantemente e da violência urbana, através de um prisma diferente, do que nos é passado pelos grandes meios de comunicação, consiste na visão de um traficante, longe da figura animalesca e cruel que nos é transmitido comumente pela mídia. Caco Barcellos humaniza a figura do narcotraficante, desmistificando sua visão estereotipada.

Marcinho VP- sob o codinome de Juliano- possui uma personalidade que destoa dos traficantes em geral, devido a sua racionalidade, seu engajamento social e o seu interesse por literatura, filosofia, sociologia, etc. Ganhou notoriedade ao permitir que Michael Jackson gravasse um clipe no morro e sua ligação com o cineasta João Salles, que lhe dava uma “mesada” para convencer Juliano a abandonar o tráfico, porém essa relação foi mal interpretada pela mídia, que mesmo em decadência sempre foi um dos mais procurados pela polícia, devido às suas ligações e sua presença na mídia.

Abusado apresenta dezenas histórias, que envolvem Marcinho VP e o narcotráfico, contudo não há uma fragmentação contextual, pois todas as histórias inter-relacionam entre si funcionando como elos que enriquecem a obra. Abusado é um exemplo do jornalismo literário e não somente um livro-reportagem.

Dois meses após a publicação do livro, Marcinho VP é assassinado no presídio Bangu III, especula-se que o motivo da morte foram suas revelações acerca da atuação do tráfico em Copacabana. Abusado traça, portanto, um retrato do narcotráfico na visão do lado de lá, do tráfico, desmistificando o estereótipo do traficante, humanizando-o, apresentando características que não condizem com a imagem do narcotraficante propagada pela mídia, como por exemplo o seu refinado gosto literário.

Abusado, é uma obra-prima do jornalismo investigativo brasileiro com caráter literário que revoluciona a cobertura do tráfico ao visualiza-lo em um prisma diferente, fugindo do lugar-comum e é nesse aspecto em que consiste a riqueza do trabalho de Caco Barcellos.

Pefico 10/01/2011

Abusado mesmo
Abusado é a biografia romantizada de Marcinho VP, um dos traficantes cariocas mais famosos das últimas décadas. Dizendo assim, Marcinho VP, é muito provável que você não se lembre de quem estou falando, então precisamos nos situar melhor. Lembra quando, em 1996, o Michael Jackson foi gravar um clip numa favela do Rio e precisou de autorização do tráfico pra poder gravar? A favela era a Santa Marta e a autorização veio de Marcinho VP.

Para ler Abusado, você precisa de paciência e tempo. A primeira parte sequer fala de Marcinho, começa láááá atrás, explicando a passagem de poder do tráfico (que tomou grande parte do livro...). As quinhentas-e-lá-vai-cacetada páginas estão repletas de diálogos chatos que, na minha opinião, poderiam ter sido omitidos. Agora, se você desconsiderar isso, Abusado dá uma impressionante visão do mundo do crime/tráfico carioca, pelo menos os relacionados com a Dona Marta, na década de 90. Além disso, nos mostra o perfil psicológico desse traficante/filósofo que indignou a polícia e a comunidade com o episódio Michael Jackson e muitas outras aventuras. Caco Barcellos tem que ser ovacionado pela sua ousadia, coragem e competência.

A coisa que mais me chamou atenção, como sempre chama tudo que leio sobre tráfico, é que os traficantes sabem que vivem uma vida “errada”. E que se “pudessem” viveriam outra vida, uma normal, de trabalhador honesto. Porém, ao contrário da mixaria do salário mínimo, o tráfico paga bem e permite que milhares de adolescentes tenham um dinheiro que um emprego honesto não pagaria. Mas apesar da recompensa financeira, a aposentadoria é geralmente no enterro. Eles sabem de tudo isso e ainda assim escolhem a vida errada, enquanto seus filhos vêem o exemplo dos pais e mães e invariavelmente o seguem. Há como quebrar esse ciclo?

“Abusado: O Dono do Morro da Dona Marta” é um livro que vem sendo usado em faculdades por todo Brasil pra ajudar antropólogos, sociólogos e outros “ólogos” a refletir a causa da violência. E quem sabe ajudar a saber como remediá-la. Recomendado pra aqueles com interesse no tema da violência e nas favelas.

akilt 25/09/2010

"Mesmo depois de tantas lutas ainda tentam puchá nosso tapete, si fodem porque nós é favelado legítimo e não temos tapete, pois nosso pé é no chão" (sic)