Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

gflores 11/01/2009

Cotidiano de um traficante
Escrito so a forma de um romance por Caco Barcellos, Abusado retrata em primeiro plano a vida de Juliano VP traficante filiado ao Comando Vermelho que ao longo da vida foi considerado o dono do morro Santa Marta mas também relata a vida da comunidade que vive nas favelas e não possuem a vida diretamente ligada ao tráfico mas que indiretamente são complemetamente afetadas por ele.

O livro possui um escrita envolvente e muito direta, a reprodução de diálogos com a linguagem utilizada pelos traficantes aproxima o leitor da vida e realidade destas pessoas, uma excelente obra para quem quer entender um pouco mais suas mentalidades e seu cotidiano.

Porém acho prudente fazer um alerta sobre este livro que não deve ser lido por qualquer um, acredito que devido a proximidade que o autor vivenciou com seus personagens tenha sido difícil para ele não ter algum envolvimento pessoal com estas vidas, e na minha opinião, por diversas vezes ele retrata a rotina no meio do tráfico, os assaltos, tiroteios, brutalidade como algo natural demais, as vezes parecendo uma vida boa, por isso me preocupa um pouco a cabeça dos leitores quem param para ler este livro.

De modo geral o livro fica com uma classificação 3,5 em 5, sendo uma ótima referência para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do Rio de Janeiro, suas favelas e principalmente sobre o traficante que a mídia, e Caco Barcellos, transformaram no número 1 em notoriedade pública.
Pefico 19/04/2011minha estante
Oi gflores, gostei muito da sua resenha. Acho apenas que a narrativa natural de Caco reflete a naturalidade com que os traficantes enxergam as próprias vidas. Afinal, aquela é a realidade deles, mesmo que não seja a nossa de classe média.

Carla.Zuqueti 20/11/2012minha estante
Concordo com o comentário de Pefico. Morei alguns anos no Rio e realmente há uma naturalidade para as pessoas que estão próximas ao tráfico, mesmo que não envolvidas. E também concordo que a realidade deve ser demonstrada com mais cuidado. A naturalidade existe, mas é imposta, pois não há como viver com medo o tempo todo. É uma regra de sobrevivência de quem não tem outro modo de sobreviver.

rfalessandra 04/05/2022

Não é meu estilo literário...
mas não me decepcionou...

O livro é forte, eu consigo imaginar e até ouvir uma reportagem ou filme leno-o... é perfeito, muito real, emocionante...
A história é narrada através de reportagem investigativa que conta a trajetória de Juliano VP, codinome de um conhecido traficante carioca dos anos 80. Sua adolescência no morro Santa Marta e sua ascensão como líder no tráfico de drogas. As guerras, as mortes, as prisões, as fugas e as traições.
Este momento histórico também é marcado pela ocupação do temido Comando Vermelho. E conta como a favela se reergueu, reaprendendo cidadania, conquistando paz, segurança e uma vida digna, com condições mínimas para viverem bem.
Recomendo vale a pena cada página.
Silva 21/08/2022minha estante
Como que lê esses livros...
Já apertei em um monte de ligar e não abre

rfalessandra 21/08/2022minha estante
Eu mandei um link para você

Renan 05/07/2011

O lado certo da vida errada
Abusado uma história épica com muitos tiros,fugas impossíveis, aventuras,romances e traições.hahaha!
Não se engane, isso é realidade. Tão perto porém tão longe de nossa realidade na frente de um computador, existe espalhados pelo Brasil vários morros do Santa Marta, varias pessoas que são 'gentes' como nós, mais na pratica são considerados de outros mundos, vivem em condições precárias onde a solução para seus problemas é entrar para o crime,ganhar dinheiro e mudar a realidade, e ai não está um solução mais está o inicio de uma prisão perpétua.

Marcinho Vp, seria vilão ou héroi?
esse livro é sensacional, você considera um bandido um herói mesmo sabendo que ele é um criminoso.Sou fã dele não posso negar,suas aventuras são demais, o cara pegava muita mulher,tomava tiro e não morria, ele era o cara certo do lado errado, mais sinceramente ele lutava por uma causa perdida, seu lema Paz,Justiça e Liberdade só existia na sua cabeça, por mais que ele lutasse para impor uma forma de acabar com o crime e melhorar o mundo, isso nunca será possível porque sempre existirá ambição,inveja,ganancia, corrupção,preconceito. enquanto esse nosso mundo existir será muito difícil nós vivemos tranquilos para sempre.

marcelo 14/04/2012minha estante
gostei muito deste livro que expõe o outro lado da moeda. marcinho vp era, para mim, uma versão brasileira do che. dotado de muita revolta e poucos recursos ele defendeu o que achava ser certo. muito bom o trabalho do caco barcellos.

Mayra Dias 29/05/2012minha estante
Eu sabia, desde o começo o que poderia acontecer com ele, mas fiquei mal no final :/

Je Magazine 30/07/2010

História Abusada, narrativa, nem tanto

Logo no primeiro capitulo, fui envolvida com a história. Tudo muito rápido e empolgante. Sim, parece ficção, esse é um ponto positivo para mim, porque tira o foco da parcialidade do Caco Barcellos.

O livro narra história da “Turma da Xuxa”, grupo do Marcinho VP, vulgo Juliano VP, e as histórias paralelas, justificando os apelidos, e situações que levaram aos atos atuais são encaixados nos momentos propícios, que enfatizam a relevância de cada um, além de me fazer rir sozinha algumas vezes, pela ironia das justificativas.

Como sempre faço, assim que terminei o 1º capitulo, pulei para as fotos, e não entendi a legenda de muitas (claro,rs estava no começo do livro), mas me surpreendi com a foto do primeiro personagem morto, que foi narrado. Mais um ponto positivo, matou a minha curiosidade.

São muitas histórias paralelas, e algumas, realmente marcantes. Lá pelas 400 páginas, eu já estava completamente apaixonada pelo Juliano VP, mas as cartas reproduzidas, escritas e recebidas por ele, me fizeram voltar à realidade. O fato, é que houve uma descrição da mesma idéia que fazemos de um mundo melhor, do ponto de vista que não estamos acostumados a ouvir, mas que na prática, não fazia tanta diferença, por toda a força externa envolvida.

A parte broxante do livro, começa quando o Caco deixa de ser narrador, para virar personagem. Particularmente, talvez por ignorância minha nesse assunto, a raiva foi maior ao descobrir que a história foi oferecida para ele contar, e ele relutou em dizer sim. Essa parte da história, para mim, deveria entrar no prefácio, se é que deveria mesmo entrar.

Pesquisar os fatos e fotos do Marcinho VP na internet foi uma reação natural, eu imagino. Mas me arrependi, e isso que vou contar é contraditório. Olhar as fotos dele, com aquela expressão de “boa praça”, junto com a visão heróica que o livro passa, dá uma impressão de que ele não deveria estar ali como réu, e o pior, tive pena por ele ter morrido como morreu, jogado no lixo com suas idéias e livros.

No fim das contas, que queria acreditar que era só um livro de ficção, e continuar com minha opinião de que bandido é bandido porque quer, e todo o mal que sofrem é pouco pelo mal que causam.
Pefico 22/08/2010minha estante
Excelente resenha.

Roni 11/09/2016minha estante
Comecei a lê-lo agora é já estou bem preso a leitura. Ver a disparidade de classes do pessoal do morro com os da pista e suas peculiaridades é o que precisamos entender.

Joao.Guilherme 17/10/2023

Começei e não parei mais
A história do Juliano VP é tão surreal que não te faz parar de ler. A narrativa é tão bem
escrita que tem momentos que você se pega torcendo para que o traficante, Juliano VP, se dê bem.
A leitura é muito interessante pois você entende melhor a realidade dos morros cariocas e entende um pouco da dinâmica social ali dentro. Pra quem mora num bairro que tem favela e principalmente pra quem é de Botafogo/RJ, a leitura se torna ainda mais interessante, porque você consegue visualizar com mais facilidade por onde a história acontece.
Recomendo pra quem gosta de hisórias reais! Não gosto de livros muito longos, mas esse foi leve e rápido como se tivesse 200 paginas.
Camila.Wolf 17/10/2023minha estante
Esse livro é ótimo. Li super rápido considerando o tamanho dele

Caroline Silva 03/05/2009

Um retrato da violência pelo olhar de alguem que o vivenciou: um traficante.

A história é forte, massacres, abusos de poder, corrupção da policia, imprensa deturpando os fatos, e tudo isso num cenário conhecido, o Rio de Janeiro.

Lendo a história é realmente dificil imaginar uma solução para o narcotráfico, para as favelas vivendo na miséria e para a violência nossa de cada dia.

A palavra de ordem é Contenção.

Separar os "favelados" deixa-los à margem da comunidade e tratar todos igualmente como bandidos/malandros/drogados que são.

As estratégias de Politicas Publicas não são suficientes pra resolver estes problemas, talvez fossem, mas o descaso do governo só piora a situação.

Constroem muros para separar as classes sociais, não oferecem oportunidade de emprego e o principal, não os tratam com humanidade.
lizsantos 07/01/2017minha estante
undefined

Tiziu 06/01/2009

The best
O melhor livro que eu já li até hoje. Caco Barcelos entra com tudo na vida do traficante, mostrando o dia a dia não só dele como de toda a comunidade, show de bola

Caique 11/01/2009minha estante
O livro-reportagem Abusado do jornalista Caco Barcellos traça a trajetória do traficante Marcinho VP, integrante da facção criminosa do Comando Vermelho, desde criança até o chefe do tráfico da favela de Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, este livro é o resultado de uma pesquisa exaustiva e convívio com o próprio traficante durante cinco anos.

Abusado, porém não prende-se somente em uma biografia do ex-traficante, é uma análise do narcotráfico preponderantemente e da violência urbana, através de um prisma diferente, do que nos é passado pelos grandes meios de comunicação, consiste na visão de um traficante, longe da figura animalesca e cruel que nos é transmitido comumente pela mídia. Caco Barcellos humaniza a figura do narcotraficante, desmistificando sua visão estereotipada.

Marcinho VP- sob o codinome de Juliano- possui uma personalidade que destoa dos traficantes em geral, devido a sua racionalidade, seu engajamento social e o seu interesse por literatura, filosofia, sociologia, etc. Ganhou notoriedade ao permitir que Michael Jackson gravasse um clipe no morro e sua ligação com o cineasta João Salles, que lhe dava uma ?mesada? para convencer Juliano a abandonar o tráfico, porém essa relação foi mal interpretada pela mídia, que mesmo em decadência sempre foi um dos mais procurados pela polícia, devido às suas ligações e sua presença na mídia.

Abusado apresenta dezenas histórias, que envolvem Marcinho VP e o narcotráfico, contudo não há uma fragmentação contextual, pois todas as histórias inter-relacionam entre si funcionando como elos que enriquecem a obra. Abusado é um exemplo do jornalismo literário e não somente um livro-reportagem.

Dois meses após a publicação do livro, Marcinho VP é assassinado no presídio Bangu III, especula-se que o motivo da morte foram suas revelações acerca da atuação do tráfico em Copacabana. Abusado traça, portanto, um retrato do narcotráfico na visão do lado de lá, do tráfico, desmistificando o estereótipo do traficante, humanizando-o, apresentando características que não condizem com a imagem do narcotraficante propagada pela mídia, como por exemplo o seu refinado gosto literário.

Abusado, é uma obra-prima do jornalismo investigativo brasileiro com caráter literário que revoluciona a cobertura do tráfico ao visualiza-lo em um prisma diferente, fugindo do lugar-comum e é nesse aspecto em que consiste a riqueza do trabalho de Caco Barcellos.

barrada 20/01/2009minha estante
Bem, não me restou muito oq dizer. Vcs já falaram tudo. Simplesmente maravilhoso.

Gabriel Lucas 03/08/2010

Um vislumbre sobre a literatura do tráfico de drogas, Comando Vermelho e etc. no Rio de Janeiro, escrevendo sobre esta e outras obras:

Rafa Arraes 05/05/2024

Livro forte
Gosto muito desse tipo de leitura. Livro que conta uma história verdadeira, mostrando um ponto de vista específico, e em que é possível entender a vida que se desenrola naquele ambiente específico. Caco Barcellos fez um trabalho incrível. Conhecer a história do Santa Marta, o início do tráfico, e como a favela teve que conquistar espaco, definitivamente vale a penas.

Márcia 25/02/2009

Não é meu estilo literário....
mas não me decepcionou....

O livro é forte, eu consigo imaginar e ate ouvir uma reportagem ou um filme leno-o... é perfeito, muito real, emocionante...
Desencadeia todo tipo de emoção no leitor...
O legal é que o autor não da opinião nem traz nada "formado" sobre o Juliano "Marcinho" VP. ele apresenta os fatos e nós, os leitores, fazemos nosso Julgamento.... Muito legal....

Os traficantes não podem ser vistos de jeito nenhum como heróis, mas temos que reconhecer que eles se mechem da unica maneira que sabem, enquanto a maioria de nos so fica assistindo e se fazendo, ou sendo, vítimas...

Alguns traficantes são crueis sim, alias muitos... fazem verdadeiras guerras, mas não podemos esquecer que eles não sao herois mas não sao SO bandidos.... a maioria não tinha opção...

Moniq. 25/01/2009

"O Abusado" é um daqueles livros que todo mundo devia ler, pra aprender sobre respeito.

Paccelli 28/01/2009

Assustador
Aparentemente nada de novo no front verde-e-amarelo... A coisa começa a ficar tenebrosa a medida que as páginas correm e o sangue escorre. Mas o que assusta não é a imagem do beco, do morro, da morte fria... O QUE ME APAVOROU foi identificar naquele universo uma CULTURA PARALELA, com valores muitos específicos e florescendo COMPLETAMENTE A REVELIA DAS INSTITUIÇÕES, em especial o Estado. Populações foram abandonadas, entregues a sí mesmas... Esqueceram que o Homem é um animal SOBREVIVENTE POR NATUREZA, e VIOLENTO POR INSTINTO. A miséria da favela e o tráfico é o fruto amargo e letal de nossa indiferença, da irresponsabilidade político-social e da sujeita que espirra dos meandros da sociedade de consumo... E vai ficar pior... Com ou sem os "capitães nascimento" (esse em outra obra, claro)

claudioschamis 11/02/2009

A historia do "dono" do morro Dona Marta. Uma narrativa nem um pouco cansativa que nos mostra um pouco da realidade do submundo do crime. Não deixa de ser uma grande reportagem em forma de romance.

Juliana Molina 12/05/2009

Ótimo!
Caco Barcelos além de um ótimo jornalista é um excelente escritor! Seus livros retraram fatos reais de uma maneira fácil de ler!