Abusado

Abusado Caco Barcellos

Resenhas - Abusado

Sergio330 16/09/2021

Romanceando o crime.
O livro é muito bom , rápido , ágil e te prende. Só não dei as cinco estrelas por conta do aparte que vou fazer : embora ele tenha sido um bandido culto , inteligente , amante de bons livros e filmes , e em algum momento do livro é dito que ele não concordava com o excesso de violência no " estatuto do CV " ; ele foi um TRAFICANTE que desgraçou muitas famílias . O Caco quase o coloca como um Robin Hood moderno , que rouba dos ricos pra dar aos pobres mas não menciona de que forma ele tira dos ricos ou da sociedade em geral .
Por isso o título da resenha , pois o autor faz parecer um romance de capa e espada . O policial corrupto é um opressor mas zero palavras para quem o alimenta nessa cadeia de corrupção .

Vini 10/11/2021

Li esse livro pela segunda vez e é impossível não se emocionar. Caco te faz pensar sobre a realidade árdua da favela e nos faz querer, muitas vezes, ficar do lado de Juliano. É uma leitura obrigatória e muito atual!

VdeVeruska 16/12/2021

Realidade nua e crua.
Gosto muito dos livros do Caco....acho fascinante o mundo da reportagem.
Interessante saber como funciona essa organização do crime....mas nada de romantizar a situação.

gabrielleabr_ 27/02/2022

O dia a dia da vida errada
Primeiro o que impressiona é a facilidade de ler esse livro, embora contenha relatos pesados de mortes inúmeras, Barcellos conseguiu escrever um livro reportagem em prosa de romance. O livro também tem alguns lapsos de tempo que dificulta a cronologia da história, mas não é nada que te impeça de aproveitar a leitura.

O livro conta a história de Juliano VP, codinome de Marcinho VP, um dos donos do morro Santa Marta, no RJ. Em meio a isso se misturam a história de moradores e outros meninos que, como Marcinho, entraram na vida do narcotráfico e outros crimes.

Em muitos momentos do livro me peguei em reflexões sobre a possível romantização desses personagens reais, o que é o grande dilema de escrever sobre a vida de traficantes. Mas nesses momentos já colocava na cabeça que esse livro serve principalmente como relato de como se entra e como se sai da vida no crime.

Para quem é do "asfalto", essa é uma realidade paralela, e para desmistificar isso, vem a proposta do jornalismo. Sobram muitas reflexões morais a cerca do sistema político, judiciário e social. Mas isso é para o pós-leitura. O livro entregou o que acredito ser a proposta principal: conhecer "o lado certo da vida errada", o resto a gente corre atrás.

Rafa Arraes 05/05/2024

Livro forte
Gosto muito desse tipo de leitura. Livro que conta uma história verdadeira, mostrando um ponto de vista específico, e em que é possível entender a vida que se desenrola naquele ambiente específico. Caco Barcellos fez um trabalho incrível. Conhecer a história do Santa Marta, o início do tráfico, e como a favela teve que conquistar espaco, definitivamente vale a penas.

Adriana 29/04/2022

Livro reportagem
O autor traz riqueza de detalhes sobre os bastidores do mercado de drogas no morro, as motivações para o crime, e também as dificuldades sociais vivenciadas pelos moradores. Uma tarefa muito corajosa de Caco Barcellos em se tratando de um local dominado por traficantes em que ele precisaria pensar em todos os detalhes de segurança e impor regras aos entrevistados para não prejudicar ninguém.

eliazevedo 24/05/2022

A vida e as histórias na favela do Morro Santa Marta, no Rio, contada através da trajetória de Juliano VP, pseudônimo para um famoso traficante de drogas das décadas de 80/90. Seu início na vida do crime, sua ascenção como o "dono do morro", os amigos de vida, os parceiros no crime, os inimigos, as vitórias e derrotas, o declínio do seu "reinado"...
A narrativa de Caco Barcelos nos permite visualizar as histórias de vários personagens e da rotina da favela.

Marcos774 26/05/2022

Interessante!
Se eu tivesse lido esse livro há alguns anos atrás talvez minha opinião fosse mais empolgante, mas hoje, as descobertas já não fazem mais o efeito de outrora. Um livro interessante, nada além disso. Não é ruim, mas não me cativou. Uma história sobre a vida de um traficante de um morro do Rio de Janeiro que ficou famoso por algumas situações. Dentre elas a gravação de um clipe do artista Michael Jackson.

Antonio Maluco 29/06/2022

Estilo de vida
O livro conta histórias de vários personagens do Morro de Dona Marta e seus acontecimentos poderia ser transformado em filme ou seriado

Juhpower 01/07/2022

O morro que virou livro
Só não dei 5 estrelas, pq esperei por um fim mais emocionante.
O livro prometeu muiiiito,mas na minha opinião deixou um pouco a desejar no fim.

Sobre a história: É muito triste ver que essa é a realidade de muitos até hj no Brasil e que mesmo após qse 20 anos do que aconteceu em Santa Marta , qse nada mudou...
A pobreza e a desigualdade social estão cada vez mais aparentes e pouco se faz para melhoria disso.

Vimos q a lealdade muitas vezes é rompida , por regras impostas e por valores deturpados.

E pra finalizar pude perceber que os homens q tem fome de poder, são os mesmo homens que para chegar ao topo, abandonam suas famílias,seus princípios e acima de tudo Sua Identidade.

Grazie A. 09/08/2022

Uma história muito bem pesquisada e bem escrita. Um livro triste, intenso, violento, que aborda como no RJ a polícia e o tráfico de drogas/quadrilhas são tão distintas e tão iguais que persistem por décadas em uma guerra que só mata e nunca chega em uma possível solução.
Por ser um livro pesado, ao terminar fiquei com uma sensação, quase física, de indigestão. A todo tempo, durante as descrições dos tiroteios e guerras no morro Santa Marta, é angustiante pensar nas pessoas que simplesmente moravam ali, tendo que correr riscos, acobertar bandidos mesmo sem querer, não ter saneamento básico, pouca oportunidade de trabalho ?no asfalto?(como chamam as áreas centrais ou apenas abaixo dos morros). O final, com a violência gratuita do Estado, a também soberba violência dos traficantes? difícil. E, por curiosidade, ao pesquisar que o Amaro VP (no livro Juliano VP, mas que confundem com o Marcinho VP, outro traficante famosíssimo do Rio) foi morto por conta desse livro tornou tudo mais denso, intragável.
Uma vida difícil, um livro difícil, mas de um assunto que deveria ser discussão obrigatória. Outro trabalho impecável de Caco Barcellos.

Mialu7574 08/09/2022

Esse livro é imperdível e leitura obrigatória para quem gosta de Criminologia. O estilo jornalístico de Caco Barcellos nos leva à cena real dos acontecimentos, provocando profundas reflexões sobre o Sistema Penal Brasileiro.

Matt 10/10/2022

Histórias reais sobre a violência policial e do tráfico
Sobre a escrita:
O livro escrito pelo grandíssimo jornalista Caco Barcelos é uma aula de jornalismo, como diria meu professor.
A qualidade das entrevistas, a apuração de fatos é sem dúvidas impecável. O trabalho aqui feito foi criado com um empenho sem tamanho. Pode se observar tudo isto na quantidade expressiva de detalhes sobre acontecimentos e pessoas.

Como Caco consegue transformar entrevistas, matérias, e ademais em uma história única, com falas, descrições de cenário e tudo mais me deixa de boca aberta.

Sobre o conteúdo:
O livro trata da história de Juliano e a Turma da Xuxa, grupo composto por amigos de infância, em sua ascensão a Dono do morro como chefe do tráfico.
Nós são apresentados personagens com passados profundamente traumáticos, vivendo em uma situação de risco. Além de casos de extrema violência policial e violência dos próprios traficantes.
Existem muitas cenas chocantes, como de estupro e tortura. Pessoas que morrem sem motivo, ou por engano.

Histórias essas que acontecem dia a dia no Brasil mas não ganham destaque na mídia por serem acontecimentos com pessoas pobres da favela. Pessoas sem voz, que tem um passado e a própria vida sem importância para outros.

Recomendo fortemente a leitura deste livro, apesar de longo ele possui uma escrita muito enriquecedora.

Chiara.Geia 26/10/2022

Caco ídolo demais
Leitura MUITO boa. O Caco escreve bem demais e fez uma pesquisa jornalísta enorme. Já tinha lido Rota 66 e fiquei chocada com todas as operações e crimes cometidos pela Rota de São Paulo. Abusado foi tão chocante quanto ao mostrar toda a vida do crime na favela de maior população, na época, do Rio de Janeiro.

Por último, para repetir, Caco é muito ídolo e inspiração.

João 26/10/2022

O livro que mudou minha vida
Meu livro preferido. Li aos 14 e reli aos 28. Obra-prima de Caco Barcellos, a quem só posso agradecer por ter escrito esse livro.