Vango

Vango Timothée de Fombelle

Resenhas - Vango - Entre o Céu e a Terra

1 | 2 | 3 | 4

helena 02/09/2022

um dos melhores achados da biblioteca da escola
Quando Vango é acusado de assassinar o padre da catedral um dia antes de virar padre ele se vê em meio ao uma perseguição e a descobertas do próprio passado.

Eu fui um pouco vaga porque se eu desse mais detalhes já seria considerado spoiler

Foi um livro que realmente me surpreendeu de uma forma muito positiva, os acontecimentos vão acontecendo de uma forma que você fica ansioso para saber o que vai acontecer em seguida.

O ponto negativo é que são muitos personagens e muitos lugares que são mostrados no decorrer do livro, então na minha leitura foi um pouco difícil conseguir acompanhar.

Laurete | @queridaeusouleitora 10/09/2021

Um pouco de aventura e um pouco da segunda guerra
Esse livro foi uma surpresa para mim, tinha começado a muitos anos atrás e fiquei confusa porque o livro tinha vindo com defeito e na época não me atinei a isso ...

Agora que retornei a ler penso que foi até melhor pois é um livro com muitos elementos e referências a segunda guerra mundial, pois se passa nessa época. A parte da aventura é muito legal, o Vango é incrível.

Achei só que tinha muitos personagens, as vezes confundia as pessoas e as histórias, pq muda um pouco os cenários, para mostrar o ponto de vista de outro perna.

Fora isso o livro incluem até imagens e informações extras no final, sobre personagens da vida real que foram usados.

DomDom 29/12/2020

Quando recebi a lista com as opções de livros para resenhar, vi que “Vango – Entre o Céu e a Terra” estava entre elas. E, assim que li a sinopse, já me decidi sem nem olhar as outras opções. E só posso afirmar que minhas expectativas foram todas alcançadas.

O livro tem como personagem principal, Vango, um jovem órfão de 19 anos, que não sabe nada de sua origem. Sua vida vira de cabeça pra baixo, no momento em que a Celebração a qual o tornaria padre é interrompida pela Polícia à sua procura, acusando-o do assassinato do Padre Jean (seu protetor). A partir dessa primeira fuga, somos fisgados nessa trama cheia de mistérios, suspenses, perseguições, desconfianças e tudo o mais que um bom thriller pode nos oferecer. E, engana-se quem acha que é apenas a Polícia que está em seu encalço. Muitas outras personagens também estão querendo a pele desse garoto.

Quase todo o livro é ambientado na Europa entre os anos de 1914 a 1935: O conhecido Período Entre Guerras. O autor soube retratar muito bem a atmosfera tensa que o mundo enfrentava nesses anos. Fiquei tão envolvido, que passei a desconfiar de todas as personagens, afinal, confiar cegamente em alguém em um clima como esse é uma possibilidade fora de cogitação. Até as personagens que se mostravam “boazinhas”, me deixavam em dúvida, mas, que bom que, ao final, elas acabaram ganhando minha confiança (só espero que no próximo volume elas não me decepcionem. Risos).

A narrativa é feita em 3ª pessoa mostrando o ponto de vista de várias personagens. O autor também faz um jogo passado x presente, para apresentar um pouco mais as personagens e os elos que foram criados entre elas, mas, em momento algum ficamos perdidos, pois, somos avisados onde e quando a cena está sendo narrada. Notas de rodapé também se fazem presente, o que achei de extrema importância, afinal, a leitura fica mais fluida quando você recebe essas informações adicionais, sem precisar ir em busca delas fora do livro.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/07/vango-entre-o-ceu-e-terra-timothee-de.html

RUDY 12/07/2015

Análise crítica e do autor:
Para quem como eu gosta de uma boa aventura e de história, o livro é fabuloso!

O autor soube criar uma estória ficcional em cima de fatos históricos ocorrido entre as duas grandes guerras e o nazifascismo, acrescentando o encantamento dos voos do Zeppelin.O que deixou a o enredo mais crível e faz com que o leitor se transporte para aventuras narradas de forma incontestável.

Na verdade o livro não é arrebatador, entretanto nos deixa curiosos quanto a diversidade situações inusitadas que ocorrem, aguça a curiosidade por causa do mistério que envolve o passado do protagonista Vango e nos faz viajar, mesmo sem sairmos do lugar, por diversos países e culturas, além de dar uma noção dos regimes políticos dos países envolvidos.

Mapas e históricos de personagens reais complementam todo enredo escrito e facilitam o entendimento da localização onde tudo vai ocorrendo.

As personagens (verídicas ou não) foram bem construídas e de algum modo acabam se entrelaçando em torno de Vango de algum modo, tudo acaba sendo centralizado nele e isso me incomodou um pouco, principalmente porque os motivos para tal fato acontecer, não fica explícito. Quem sabe no segundo volume as coisas se esclareçam? E por isso preciso urgente do 2º volume...

Fato é que o livro é mais que indicado para quem gosta da época de ambientação do livro, de história, de suspense, mistério e aventura. É embarcar na leitura e viajar junto com a narrativa do autor e o Zeppelin...

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/07/resenha-38-vango-entre-o-ceu-e-terra.html
Michelle 13/06/2022minha estante
com certeza uma ótima leitura

Angela Cunha 31/03/2023minha estante
Nossa Rudy..eu li esse livro tem tanto tempo, mas algumas coisas ainda estão vivas na memória!
A viagem a uma época histórica é muito bem fundamentada e eu adoro quando isso acontece!!!
Deu vontade reler rs
Beijo

Lar.a04 20/07/2023

Tem assasinato, perseguição, romance,mistérios...
Esse livro encontrei na biblioteca da escola, eu sinceramente amei, mas tem alguns contras que pode ser um pouco ruim.
A escrita é um pouco difícil, mas eu me acostumei. Tem uma explicação bem detalhada dos lugares e usa acontecimentos reais na história, isso que me animou, leia com atenção pq qualquer coisa é importante.

Thejoaogrilo 25/06/2020

Ta sempre quase lá
São tantos personagens, tantos nucleos, tantos tempos que a história fica confusa. A história cresceu, cresceu e terminou quando ia começar a cair. Espero que o próximo livro responda todas as perguntas feitas pelo primeiro

Amanda 15/06/2015

Vango - Entre o céu e a terra
“Esse encontro havia mudado muita coisa em sua vida. A partir daquele dia, o mundo lhe parecera muito mais bonito e um pouco mais complicado.” Pág. 33

Essa foi a primeira vez que uma editora veio até mim e me pediu para que eu resenhasse um livro deles. Devo dizer que eu me senti MUITO lisonjeada, nunca achei que algo do tipo ia acontecer. Devo dizer também que fiquei um pouco com o pé atrás. Apesar da premissa da história parecer interessante, o livro está na categoria Juvenil da editora – uma que eu venho tentando passar longe ultimamente.

Mas fico feliz em dizer que o livro não tem nada de infantil, pelo o contrário.

De cara, no primeiro capítulo, vemos o nosso jovem Vango, com quase 20 anos, prestes a ser ordenhado padre na igreja Notre Dame em Paris em 1934. Se não fosse a polícia que o vinha prender, ele teria realizado este sonho. Com medo e sem entender o que havia feito, o seu primeiro instinto é o que ele vem confiando a vida toda: sobreviver. E, assim, escalando as paredes da grande catedral da Cidade da Luz, nosso protagonista foge, sem nem saber que o crime pelo qual acusado é: assassinar o padre Jean, o seu mentor e confessor. E o pior: não é apenas a polícia que está atrás dele.

O livro já começa a 100 km/h, sem deixar o leitor conhecer e digerir todos os personagens e o que anda acontecendo, e talvez isso fez com que eu desse uma enrolada para realmente começar a lê-lo. Mas uma noite eu sentei com ele e devorei as últimas 300 páginas diretas.

Vango é cheio de habilidades, entre elas cozinhar, escalar e fugir. Ele tem um passado misterioso. Na verdade, tão misterioso que nem ele o conhece. Tudo começa quando ele, aos 3 anos, e uma mulher que diz ser sua babá são encontrados na praia de uma ilha perto da costa da Itália. A mulher não lembra de onde eles veem ou o que aconteceu, mas fala diversas línguas enquanto os moradores tentam comunicar-se com ela semi acordada. Assim, Vango e a babá, que todos chamam de Mademoiselle, resolvem ficar na ilha com a medida que o tempo passa, já que não tem para onde ir.

“Depois de um longo tempo cruzando os braços e segurando os ombros, ela suspirou de novo. Provavelmente, aquilo era o que os livros chamavam de solidão.” Pág 161

Este livro é um thriller histórico, que se passa no período entre guerras. Vemos sempre o passado e o presente, tanto de Vango quanto os de outros personagens. Temos personagens fictícios e personagens reais, como Hitler, Stalin e Hugo Eckener – piloto do Graf Zeppelin, o primeiro dirigível a dar a volta ao mundo. Eckener é uma pessoa que existiu de verdade e que tem um importante papel na vida de Vango.

Vemos como foi a infância de Vango na ilha, onde ele vivia praticamente isolado com sua babá. Amante da natureza e de escaladas, ele acaba descobrindo um segredo no meio de suas explorações. Um segredo que o fará sair da ilha e ver o mundo, e que fará com que ele se ausente por quase cinco anos – voltando apenas após o fatídico dia em que ele quase virou padre.

O personagem é misterioso, a cada página você fica querendo saber da onde ele é, por que há pessoas estranhas atrás dele e, o mais importante: quem diabos matou o padre Jean?

E isso, para mim, foi o ponto fraco deste livro. Tudo começa com a morte do padre, mas ao decorrer da história parece que o autor ESQUECEU do assassinato. Milhares de coisas acontecem no presente enquanto Vango foge da polícia francesa e das pessoas que estão atrás dele, e há sempre os capítulos que contam o passado de Vango e dos personagens ao seu redor. A história é uma duologia, então espero sinceramente que o autor lembre e volte a esse assunto na continuação.

Fora esse pequeno deslize, eu fui completamente tomada de surpresa com esse livro. A narração é ótima e eu adoro histórias que mesclam contexto histórico e aventura. A premissa de um personagem que não sabe quem ele mesmo é, é espetacular também. Enquanto lemos queremos saber quem o Vango realmente é tanto quanto ele próprio. No final do livro há uma pista, mas você fica ‘Caralho, será que ele é.... mesmo? Tipo COMO ASSIM’. Ai fica tão absurdo ele ser essa pessoa, que eu não sei se realmente é ou não. CADÊ A CONTINUAÇÃO.

“Haviam-lhe ensinado a oferecer a face esquerda se lhe batessem na direita. Mas não fora em sua face que tinham batido. Dois corações inocentes haviam sido crivados de balas.” Pág. 279

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2015/06/resenha-87-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

Carol 15/06/2015

Uma delícia!
Nunca é fácil um livro de ação que envolve tantos personagens me agradar tanto. Não que eu já vá esperando que o livro seja ruim, ou algo assim. Só não espero muito e ponto. É bom quando a gente é pego de surpresa positivamente quando a narrativa lhe traga com velocidade e poder, e foi o que aconteceu no caso de Vango.

O livro me foi oferecido pela editora, que veio com uma grande campanha de marketing para ele, e julgo dizer que eles acertaram no livro para fazer publicidade. Apesar de ser para um público jovem, Vango é capaz de agradar público de qualquer idade. Não é explicitamente violento nem possui conteúdo sexual, portanto até os mais novos podem ler tranquilos. E os adultos não fiquem tristes pela falta disso. A escrita é tão frenética que não senti falta de cabeças rolando em momento algum.

Procurei ler sem me envolver muito com a sinopse, até porque ela não entrega muita coisa acerca do que vamos encontrar dentro da história. E isso não é ruim, ok! A ideia do autor era justamente deixar o leitor curioso sobre quem era Vango, e ele consegue isso. Na verdade a gente termina o livro sem muita certeza da importância de Vango dentro da trama, mas sabe-se que ela é altíssima. Metade das pessoas no livro o quer preso, a outra metade o quer escondido e a parte que sobra o quer morto. E claro que não temos a mínima de ideia do motivo disso tudo.

Daí vocês me perguntam como bexiga se envolve com uma história onde o protagonista é misterioso até para ele mesmo? Preciso responder que a magia está na escrita ágil do autor em conjunto com os tantos outros personagens e fatos históricos importantes que ele inclui no livro. Pessoalmente amo autores que são bons historiadores, e no caso de Timothée é uma completa delícia porque ele criou uma ficção em cima de acontecimentos reais do mundo, e com algumas figuras históricas importantes. Em momento nenhum achei que pareceu falso ou forçado. Como disse, ele é tão bom em nos fazer envolver, como em criar um cenário propício a incluir de Hitler a Stalin como coadjuvantes que soam comuns e humanos.

As mudanças de pontos de vista são normalmente curtos e intrigantes. Ele sempre deixa um gancho interessante entre acompanhar Ethel e em seguida Vango, por exemplo. As coisas parecem meio soltas de início, mas depois elas vão se entrelaçando de maneira inteligente e você se pega pensando... " Mas que filho da p...!". Mesmo me deixando confusa por bons dez capítulos, não consegui largar Vango até chegar na última página, e agora que chegou eu quero a continuação para ontem.

Como comentei, o protagonista é misterioso. Não se sabe muito do seu passado; não se entende como ele pode ser tão bom em escalar paredes e porque ele vive fugindo de todo mundo. Nem o cara sabe responder isso! De início temos um garoto chegando perto de se ordenar padre, e logo em seguida sendo acusado de um crime que não cometeu. E ainda que Vango seja o protagonista, eu senti durante toda a leitura, que são os pormenores dos outros personagens que me ajudarão a entender quem é o garoto.

Tem cenas de ação maravilhosas envolvendo o Zepelin e as fugas loucas de Vango, o que me fez pensar que essa história ficaria muito legal no cinema. E apesar de ter sido escrito por um Francês, eu não senti a frieza que os livros europeus costumam ter. Provavelmente teria sentido se fosse um único ponto de vista, mas, como comentei, os outros formam uma cadeia interessante de intrigas e mistérios em cima de mistérios.

Estou impressionada comigo por ter gostado tanto de um livro desse tipo. Ele mescla ficção, ação, realidade e um pouco de drama policial. Essa mistura explosiva fez com que Vango me empolgasse magicamente. Então eu indico com vontade para quem curte esse estilo de história.

E que venha o segundo!

site: http://www.irreparavel.com.br/2015/06/resenha-de-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

Liachristo 16/06/2015

Vango - Entre o Céu e a Terra #1 - Timothée de Fombelle - Editora Melhoramentos
Vango é o primeiro livro de uma série totalmente diferente de tudo que já li. Um livro cheio de reviravoltas, surpresas, ação e mistério. Muito mistério.

Quando recebi o convite da editora para resenhar este livro, fiquei meio em dúvida se deveria aceitar ou não, já que a leitura foge bastante do que leio habitualmente. Mas, logo pensei... Por que não? Que tal sair um pouco da zona de conforto e embarcar nesta aventura junto com o personagem?

E lá foi a Lia se jogar em mais um desafio...

Confesso que ao terminar o livro, ainda estou em dúvida se a ideia foi boa ou não... kkk
E vou explicar pra vocês, contando um pouco da história e minhas impressões sobre ela.

"1934, Paris. Vango, um adolescente de origens misteriosas e com uma infância excepcionalmente isolada, está prestes a ser ordenado sacerdote, quando um tiro ressoa. Momentos depois, Vango está na corrida, falsamente acusado de um crime que ele não cometeu. A paz está se desintegrando depois da Primeira Guerra Mundial e o fascismo está em ascensão. Na Alemanha, a recém formada Gestapo estão à procura de dissidentes; na Rússia, Stalin esmaga brutalmente a oposição; e traficantes de armas e espiões estão por toda parte. Nem mesmo a remota ilha onde Vango foi criado é segura. A busca de Vango para provar sua inocência vai levá-lo através de uma Europa volátil, seja de comboio, de barco e até mesmo em um Zeppelin. Tudo na tentativa de escapar de seus inimigos desconhecidos e descobrir a verdade sobre seu próprio passado. Uma busca que o fará ter a percepção de que a ignorância é mais perigosa do que a verdade - seja lá o que for.

Vango - Entre o Céu e a Terra, nos conta a história de Vango um jovem aventureiro, que possui muitas habilidades, fala vários idiomas, inteligente, esperto, mas que vive cercado pelo mistério...

Minhas considerações:

Eu embarquei nesta leitura sem saber absolutamente nada sobre o livro, não sabia o que esperar desta leitura. Nem mesmo pesquisei sobre o livro, ou li resenhas sobre ele. Me joguei literalmente na escrita diferente, instigante de Fombelle, um autor totalmente desconhecido pra mim.

O livro é narrado em terceira pessoa e isto sempre me deixa mais confortável, pois tenho como saber o que se passa na mente de todos os personagens, estar por dentro de todos os acontecimentos, ou não... kkk Mesmo sendo contado em terceira pessoa, o narrador não nos deixa ir fundo nos acontecimentos, e muito menos penetrarmos as mentes dos personagens. Mesmo Vango que é o personagem principal do livro, conseguiu permanecer um mistério para mim, até o final.

O autor mistura fatos reais com ficção, nos enredando em uma aventura nada convencional e que nos deixa sempre em expectativa sobre qual será o próximo acontecimento. Vamos sendo levados de um lado a outro, embarcando em novas situações e de certa forma sempre deixados no escuro.

Notei que o autor fez uma ótima pesquisa sobre acontecimentos citados no livro, e soube mesclar bem a ficção com realidade, e ele quase nos faz crer que esta história poderia mesmo ter acontecido naquela época. Mas em minha opinião ele foi meio extenso em algumas partes, e isto se tornou meio cansativo pra mim algumas vezes durante a leitura. Mas, nada que atrapalhasse a qualidade da narrativa.

Uma personagem muito interessante da história é Ethel. Ela é uma fofura, e gostei muito dela. Ela é jovem amiga que ajudará Vango nesta jornada.

Mesmo não nos deixando saber muito sobre os personagens, principalmente sobre Vango, mesmo assim o autor consegue fazer com que criemos uma empatia com eles, e consegue nos deixar conectados a eles.

Vango - Entre o Céu e a Terra, é um livro inteligente, com boas doses de veracidade, muita aventura, ação e muitos mistérios. Mistérios esses que mesmo tendo chegado ao final do livro, continuaram sem serem revelados, o que de certa forma me deixou meio frustrada, já que sou uma leitora ávida por respostas e muito curiosa...

Enfim... Vango foi uma leitura diferente, instigante, e que recomendo a todos os leitores que curtam livros que misturem ficção com realidade, tenham aventura, ação e que consiga manter um bom mistério.

site: http://www.docesletras.com.br

Silvana 18/06/2015

Desde quando tinha 14 anos, Vango foi diagnosticado com paranoia. Talvez por isso quando a policia chegou a Catedral de Notre-Dame, no dia que seria o mais importante da sua vida, o dia que ele seria ordenado padre, ele apenas levantou e correu. Nem ele sabe bem o porque de ter corrido já que ele não era culpado de nada. Sem ter por onde escapar, ele escala os vitrais da catedral, deixando 25 policias que estavam em seu encalço para trás. E para completar, alguém começa a atirar nele, mesmo com tantos policiais por perto.

Logo depois, ele tenta descobrir o porque de estar sendo perseguido e consegue se infiltrar entre os policiais, mas a unica coisa que ele consegue ver é Ethel, uma garota que ele conheceu a 5 anos atras. Ethel procurou a policia, pois, ela estava na cerimonia e viu o atirador. Ela faz um desenho dele e entrega ao delegado Boulard. Como não descobriu nada com os policiais, Vango decide se arriscar e procurar seu mentor, o padre Jean, para pedir ajuda e é ai que ele descobre o motivo de ter a policia atras dele, o padre Jean está morto e perto dele está escrito: Fugir Vango. E onde a polícia vê uma acusação, Vango vê um alerta, uma ordem para que ela fuja.

Quando fugiu dos policiais, Vango escalou um lugar tecnicamente impossível, o que ninguém sabe é que ele viveu muito tempo em uma ilha e lá ele vivia praticamente escalando o tempo todo. Quando ele tinha 3 anos, ele foi salvo de um naufrágio em uma ilha na costa da Sicília, junto de uma mulher que perdeu a memória, mas que sabia falar várias línguas e pediu para ser chamada de Mademoiselle. Ele viveu lá até seus dez anos, quando por acaso ele vai parar em outra ilha e conhece Zéfiro, um monge responsável pela sua decisão do começo do livro. Acompanhe Vango nessa fuga que é ao mesmo tempo uma enorme aventura. Será que Vango irá conseguir provar sua inocência? E a mando de quem estará o misterioso atirador?

"Havia muito tempo eu sabia que você procurava alguma coisa.
Por sua vez, Vango tinha a impressão de que alguma coisa procurava por ele, havia muito tempo..."

Vango é classificado como um livro infanto juvenil, por isso não esperava nada muito elaborado. Mas a história me surpreendeu e muito. E sei que por mais que fale dele, ainda assim não vou conseguir passar o quanto o livro é bom. A história de Vango se passa no período Entreguerras. Vai de 1918 a 1939. E tem de tudo um pouco, desde mistérios e segredos (alguns são descobertos nesse primeiro livro), às aventuras com Vango. Para ele não tem tempo ruim, até pular de um dirigível ele pula. E tem também a visão do que foi considerados um dos períodos mais negros da nossa história. O autor mistura a ficção com a realidade quando incorpora na história personagens reais como Hitler, Stalin e Hugo Eckener e seu dirigível, o Graf Zeppelin. E para quem gosta de um bom romance, tem também, apesar de ser bem sutil.

Vango que a principio parecia ser apenas mais um seminarista, acaba se revelando um verdadeiro poço de mistério, tanto para nós leitores, como para a policia. Quanto mais informações temos sobre ele, mais confusos ficamos. Elaborei mil teorias sobre sua origem ao longo do livro e não consegui chegar a nenhuma conclusão. Ele é muito bem relacionado na história, ele faz o elo de ligação entre os vários personagens, mas ao mesmo tempo, ninguém sabe nada sobre ele. Ethel, foi uma surpresa. O destino parecia querer separar esses dois. Sempre que estavam quase se encontrando, alguma coisa acontecia, ou por segundos eles se desencontravam. Temos muitos outros personagens interessantes e muitas outras histórias secundárias, mas que depois vemos estar todas ligadas. Agora só me resta indicar o livro e esperar pelo próximo volume.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/06/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

Ane Carol 19/06/2015

Vango - Entre o Céu e a Terra
Vango é um jovem orfão de 19 anos que conhece muito pouco sobre suas origens e foi criada por Mademoiselle, sua babá em uma ilha após eles terem sido salvos do naufrágio na costa da Sicília. O garoto sempre teve sua vida rodeada por mistérios e a sensação de que alguém o perseguia. Tudo isso se intensifica quando ele está prestes a ser ordenado padre e é acusado de assassinato e ao mesmo tempo sofre um atentado contra sua vida. E é esse o ponto de partida para o início e resolução de alguns mistérios.como criar blog

O livro é repleto de aventura e mistérios elementos que combinadas com a escrita do autor torna a leitura dinâmica e envolvente misturando fatos reais com ficção, tornando assim a história mais crível. A história de divide em três partes narradas em terceira pessoa o que possibilidade a gente ver a evolução dos acontecimentos de maneira clara. No início achei a história um pouco confusa em relação a quantidade de personagens envolvidos na trama, mas aos poucos foi ficando mais fácil diferenciar o papel de cada um e achei surpreende a maneira que cada um se conecta ao grande segredo que é o passado de Vango. Os personagens são cativantes e de personalidades marcantes o que deixa a leitura ainda melhor.

A diagramação é simples e ao mesmo tempo um pouco inusitada (a fonte é em um tom de marrom), mas gostei. De certa maneira combinou com a atmosfera do livro. Um detalhe que achei que trouxe todo o diferencial para o entendimento da trama é a presença e mapas para visualizarmos melhor as localizações citadas, notas de rodapés, fatos e fotos no final do livro sobre os personagens reais que o autor Timothée citou na história. Terminei este livro ansiosa pela continuação para enfim descobrir mais sobre Vango os mistérios que o rodeiam. Se você assim como eu não é muito fã do gênero se arrisque e leia este livro, aposto que assim como eu você vai se deixar envolver e encantar pela história. E para você que curte esse tipo de leitura está esperando o que para conhecer Vango e seus amigos e inimigos?

site: http://www.profanofeminino.com/2015/06/vango-entre-o-ceu-e-terra.html

@retratodaleitora 26/06/2015

Vango é um jovem de 19 anos que desde seus 14 anos sente que alguém lhe persegue. Suas suspeitas são confirmadas no dia em que Vango seria ordenado padre, na Catedral de Notre-Dame. Seu protetor, padre Jean é assassinado e ele é o principal suspeito.

Enquanto foge de pessoas que ele nem sabe quem são Vango precisa, mais do que nunca, saber quem ele mesmo é. Sua origem é desconhecida e desde seus 5 anos foi criado por sua amada babá em uma ilha distante; fala 5 línguas diferentes e escalava muros antes de aprender a falar. Mas de onde ele veio? Do que está fugindo, se nada fez?

Precisará da ajuda de seus velhos amigos, que o protegeram em outras ocasiões e que nunca virariam as costas para ele, e também de toda a sorte pois por mais que corra e se esconda mais pessoas querem sua cabeça.

Ethel é uma jovem vivaz, corajosa e perdidamente apaixonada. Estava lá quando Vango foi perseguido e quase morto, correndo e escalando paredes; e apesar de preocupada conseguiu ficar feliz por ele não ter se tornado padre. Conheceu Vango alguns anos antes, foi ele quem lhe devolveu a sensação de paz que não tinha desde a morte de seus pais, quando era muito pequena. Ethel o ama e se apoiará nisso para continuar sua procura, apesar de todos os perigos que passa a correr quando resolve fazê-lo.

Gata é uma garota que tem fobia de lugares fechados. Seu lugar é em cima do telhado, ou em lugares tão altos que só um pássaro alcançaria. Foi em um desses lugares que ela conheceu Vango, que também escalava por ali. Uma bela amizade teve início e mesmo não sabendo nada sobre aquele garoto Gata se sentia em casa com ele, era como um irmão... Ela também fará de tudo para encontrá-lo.

"Sempre se sentira melhor perto do céu. Ele era instintivamente ligado às alturas. A desgraça da véspera, que podia destruir sua vida, não havia ocorrido no momento em que estava deitado no chão pela primeira vez?" (pg32)

Passado no período entreguerras Vango é uma aventura contagiante. Seus personagens são incríveis e cativantes, além de nada comuns.
A narrativa tem um ritmo acelerado e instigante, não dá pra desgrudar os olhos do livro até chegar na última página; a cada capítulo temos um novo impulso.

Algo muito importante e que me ganhou de cara é que a narrativa possui vários pontos de vista. Acompanhamos não só a fuga de Vango e sua busca pela verdade mas também acompanhamos toda a investigação policial e a procura de outros personagens por ele. É maravilhosa a forma como o autor escreveu esse livro, nada ficou fora do lugar e cada frase que lemos tem grande importância para o enredo.

O livro também possui muitas referências a fatos históricos e alguns personagens desse livro realmente existiram. Uma verdadeira aula de história que ajuda o leitor a refletir e entender melhor as crises, os regimes e os acontecimentos marcantes dos anos 1930.

"Vango - Entre o Céu e a Terra" é o primeiro volume desse romance que foi dividido em duas partes. O final deixa muitas pontas soltas e isso só me deixou ainda mais ansiosa para ler o segundo e saber o que irá acontecer com nosso herói e sua grande e variada turma.

No final do livro temos uma parte chamada "A história dentro da história" e ali encontramos fatos, curiosidades e um pouco sobre os personagens que existiram de fato; além de algumas imagens como essa ao lado. No livro acompanhamos uma viagem dentro de um Zeppelin (esse da imagem) que realmente aconteceu e passou pelo Brasil. Ah, o Brasil é citado várias vezes no livro

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

@APassional 28/06/2015

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Essa história começa em 1934, na Catedral de Notre-Dame, em Paris, quando Vango está prestes a se tornar padre e a polícia interrompe a cerimônia à sua procura. Sem saber o motivo de estarem atrás dele, Vango foge e uma verdadeira perseguição começa, ele consegue escapar pelo telhado da catedral, enquanto um misterioso atirador que estava na praça erra o tiro que acabaria com sua vida.

Depois disso, Vango imediatamente procura o Padre Jean, seu professor, para escutar seus conselhos, mas quando chega em seus aposentos, percebe que ele está morto e deixou uma mensagem escrita em latim: Fugere Vango/ Fugir Vango. Vango é acusado de matar Jean e além da polícia estar atrás dele, ele precisará provar que é inocente e também descobrir um pouco sobre seu passado misterioso para conseguir entender o que está acontecendo.

A partir de então a vida de Vango ficará muito mais perigosa, ele reencontrará velhos amigos e conhecidos que irão ajudá-lo, como por exemplo, Hugo Eckener, Gata, Zéfiro e Ethel, e enfrentará perigos e momentos de tensão todos os dias!

“Vango: Entre a Terra e o Céu” tem uma narrativa diferente e muito bem escrita, ela é em terceira pessoa e alterna entre o ponto de vista de vários personagens diferentes. Sempre que aparecia um personagem novo, não entendia de imediato qual seria o seu papel na história e se seria amigo de Vango ou não, mas depois de um tempo, as ligações entre eles surgiam e tudo ficava esclarecido. A trama é super elaborada!

Vango Romano é um personagem maravilhoso e rico, que foi bem explorado na história. Ele tem 20 anos, não é de falar muito e nada sabe sobre o lugar onde nasceu. Criado numa ilha por sua babá Mademoiselle, aprendeu a falar cinco línguas diferentes, além de andar por cima de telhados e escalar, mas não se lembra de sua família. Foi legal acompanhar Vango enquanto ele tentava descobrir seu passado.

Meu personagem preferido sem dúvida foi Hugo Eckener, além de ser o piloto do dirigível Graf Zeppelin (que era uma sensação na época), ele também foi o único no livro que fez seu protesto contra o nazismo. A parte legal é que Eckener realmente existiu, assim como o Zeppelin, o autor só fez uma ligação ficcional dele com o Vango, eu adorei esta ligação e fiquei curiosa para conhecer mais sobre esse piloto e seu dirigível!

Outra personagem que adorei foi Ethel, uma velha amiga de Vango, ela estava na praça durante a cerimônia que transformaria Vango em padre e conseguiu ver o rosto do atirador. Ethel tem só 16 anos, mas é a personagem mais diva da história, adorei a sua determinação e as respostas que ela deu para algumas pessoas!

A diagramação do livro é maravilhosa, desde a parte interna da capa que é laranja e tem desenhos de nuvens, até as letras do texto, impressas em vermelho. Também gostei bastante do mapa e da linha do tempo, o mapa mostra onde fica a ilha em que Vango cresceu, e a linha do tempo aponta os acontecimentos importantes do mundo e da vida do Vango.

No final do livro, em “A História Dentro da História”, o autor fala dos personagens reais citados no enredo, e tem até mesmo a mini biografia de cada um deles e algumas fotos, além de um texto resumido falando das duas Grandes Guerras, a Crise de 1929 e alguns outros acontecimentos da época. Achei bem interessante e gostei bastante!

“Vango: Entre a Terra e o Céu” me surpreendeu muito, gostei demais das cenas de perseguição, elas foram super bem escritas e deixaram o enredo cheio de ação! O final não foi fechado e nada foi solucionado, então é claro que ainda estou super curiosa! Tenho certeza que o segundo livro “Vango: Um Príncipe sem Reino” será ainda melhor e com mais descobertas e perseguições, mal posso esperar para ver como essa história vai terminar!

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 28/06/2015.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/06/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

Raffafust 29/06/2015

Vango é um jovem que se vê no meio de duas guerras mundiais pronto para ser ordenado padre, na França ( na famosa Notre Dame). Quando isso está muito perto de acontecer ele começa a ser procurado – e o motivo não posso revelar, senão estragaria a graça de ler o livro!- pela polícia local e entre muitas escapadas dignas de filmes de ação Vango consegue escapar, para felicidade dele e nossa que podemos acompanhar as histórias dele.
Inteligente e articulado, o jovem que fala vários idiomas descobrimos que ele tem amigos por toda parte do planeta e que inclusive fala vários idiomas, o que certamente dá mais um ar de “ nossa , que bacana esse protagonista” para quem gosta de livros do gênero.
Por falar um bocado de guerras - e esse ser um tema que sempre curto muito!- adorei as partes onde além da crise exeistencial dele também vemos o mundo prestes a virar d ecabeça para baixo por causa dos nazistas, de certa forma isso deixa a história ainda mais emocionante, afinal, em que se pode confiar?
Há uma nuvem de dúvidas sobre o passado de Vango e me perguntei se ele não seria um judeu que seria aniquilado pelos nazistas, sabemos quase nada da vida do protagonista, ele próprio somente se recorda de quando chegou na Itália acompanhado de sua babá, nos sobram dúvidas que nem o próprio Vango parece saber as respostas , outro pnto bacana pois vamos descobrindo algumas coisas com ele.
Se vocês se perguntam o como ele vai para o mundo todo? Ele dirige um Zepellin, ou um dirigível, e nele há em seu caminho o Brasil, que é citado no livro e faz a gente vibrar sabendo que Vango conhece nosso país.
O mistério contido em todos os capítulos e os flashbacks que vivemos com ele são a espinha dorsal da história que faz com que o leitor se interesse em saber o que mais vai acontecer com ele e como mesmo ele foi parar na França?

O final pode desanimar um pouco já que tem continuação, então fica algo aberto para quem espera respostas, pensando pelo lado bom, há respostas, mas não não nesse volume ;)

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/06/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

Fer - Mato Por Livros 30/06/2015

Ação. Aventura. Suspense. Mistério.

Ingredientes indispensáveis para quem gosta de uma leitura instigante, que te prende do inicio ao fim. Aquela leitura que você se pega controlando a respiração, pois esqueceu como é respirar normalmente.

A vida de Vango é um mistério, para todos os que o cercam, para nós e até mesmo para ele.
Seu passado, seu presente. Toda sua vida é uma incógnita.
Vango ainda é um rapaz, mas ele é forte, determinado e destemido. E muito, muito esperto.

Vango está para se tornar padre, e no dia de sua ordenação, acontecimentos estranhos acontecem. Ele se vê cercado por policiais que estão ali para prendê-lo, e ele nem ao menos sabe de que crime está sendo acusado. Temendo a armadilha em que foi envolvido Vango resolve fugir e é ai que as coisas ficam ainda mais estranhas e mais misteriosas.

Vários personagens surgem, alguns estão a caça de Vango para que ele pague pelo que fez, outros querem ajudar, outros porém são tão misteriosos quanto Vango e nos perguntamos que interesse eles tem com o garoto.

A perseguição começa. Uma corrida alucinante por Paris. Personagens misteriosos acompanham sua fuga, alguns o querem morto, outros desejam fervorosamente estarem ao lado dele. E de repente uma sombra toma conta das ruas de Paris e um enorme dirigível, o famoso Graf Zeppelin surge, e eis que misteriosamente Vango desaparece.

Para Vango se torna uma corrida contra o tempo. Ele precisa descobrir quem são as pessoas que o perseguem. Porque está sendo acusado de um assassinato e qual a verdadeira história de sua vida. Ele precisa descobrir que segredos o rondam, pois isso pode custar sua própria vida.

Utilizando uma narrativa não-linear e alguns flashback, somos conduzidos pela história de forma suprema. Conhecendo cada personagem e tentando compreender a ligação que eles possam ter com nosso Vango.
Vango agora mais do que nunca está disposto a conhecer e desvendar sua verdadeira história de vida, mesmo que para isso ele enfrente muitos perigos, alguns até inimagináveis.

Eu sinceramente não conhecia o autor. Mas com certeza virei sua fã mais louca. Timothée é mais que perfeito. Ele conseguiu construir uma história cheia de mistério, ação e aventura e ele foi além, ele conseguiu entrelaçar a história de Vango, a história real, a NOSSA história real. Lugares, acontecimentos, e até mesmo personagens de uma época, principalmente o período entre guerras está presente nessa história, de uma forma com que poucos conseguiriam descrever.
Mesmo para aqueles que infelizmente não são muito fãs de história, o que não é o meu caso, irão se encantar por essa história. O autor não vem através desse livro nos ensinar o que muitos já aprenderam com seus livros didáticos. Ao contrário, ele vem nos contar uma nova história, utilizando fatos e personagens reais e deixando assim a história de Vango ainda mais impecável e nos conquistando mais e mais a cada página.

Seus personagens, com um misto de real e fictício,tornam o enredo ainda mais dinâmico e faz com que criemos uma ligação incomum com a história. Se em histórias 100% fictícias criamos um elo com seus personagens, imaginem em uma história, onde conhecemos muitos de seus personagens. Alguns deles na verdade são até sombras de uma época em que o medo reinava nas vidas de quem viveu aquela época.

Vango me conquistou do começo ao fim. Queria estar do seu lado naquela aventura, e na verdade estava, acompanhei cada passo, torcendo, rezando, e imaginando que fim levaria sua história. Quando seus segredos seriam desvendados? E os mistérios que rondam sua vida seriam esclarecidos?

Mesmo com muitas coisas ficando claras para mim ao longo da história, Vango e seus mistérios ainda permanecem um verdadeiro enigma quando chegamos ao final da história. Final esse que por sinal deixa nossa mente trabalhando a mil, e imaginando milhares de opções para o que descobrimos até o momento. O que nos faz ansiar ainda mais pelo livro dois e o desfecho dessa história.

História. Presente, passado e realidade. Tudo de encaixa de uma forma perfeita. Uma ligação através do tempo. Vango com certeza é uma história atemporal e que promete conquistar leitores de todas as idades.

A diagramação do livro é linda demais. Foi uma deliciosa surpresa. O livro conta com algumas imagens que nos ajudam a nos ambientarmos melhor na história, seja ela a real ou a fictícia.
A fonte ao contrario do tradicional “preto”, vem com um suave vermelho (se eu não for daltônica) o que parece que deixou a leitura ainda mais fácil e prazerosa.

Com certeza um dos melhores e mais empolgantes livros que já li não só esse ano, como em muito tempo.

Espero que gostem e se aventurem junto com Vango.

site: www.matoporlivros.com.br

1 | 2 | 3 | 4