Dois Irmãos

Dois Irmãos Milton Hatoum
Fábio Moon
Gabriel Bá

Resenhas - Dois Irmãos (HQ)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Olivia 31/08/2015

HQ e uma boa história
Li o HQ logo depois de ler o livro do Milton Hatoum, por essa razão senti falta de algumas passagens do livro, mas no geral gostei muito do HQ.
A escolha pelo preto e branco reforçou a dramaticidade da história.
Me tocou também o cuidado na composição da cidade e da casa.
Porfim achei os trechos escolhidos do livro pertinentes e adequados.
Gostei do q li!

Liv Stevaux 09/09/2015

Dois Irmãos em quadrinhos
Uma excelente adaptação da obra de Milton Hatoum

site: http://www.flynns.com.br/quadrinhos/4031/

Anny128 23/09/2015

Cada escolha feita no transcorrer da vida, tendo sido ela feita por você ou por terceiros, pode ter um impacto sem precedentes em nossa existência.

Essa é a lição mais forte que a HQ Dois Irmãos, adaptação da obra homônima de Milton Hatoum realizada pelos irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, deixou em mim. Já tinha lido o original em 2006. Por conta do efeito do tempo, confesso que não lembrava as minúcias do enredo; porém tudo foi voltando à tona a cada quadro novo que absorvia.

Trata-se da trajetória de dois irmãos gêmeos (como os autores!), Omar e Yaqub, nascidos em Manaus-AM. Filhos de pai libanês, desde pequenos tiveram a rivalidade como característica marcante. Esse confronto faz com que sejam afastados, com Yaqub indo morar em outro país, na casa de parentes, por cinco anos. A distância só faz aumentar as diferenças entre os gêmeos, bem como a rivalidade entre eles.

A história tem como pano de fundo a Manaus do começo do século XX. Também sentimos os efeitos da Segunda Guerra Mundial, tanto no Brasil quanto no resto do planeta.

A narrativa é contada por um terceiro, filho da empregada da família, Domingas, anos depois da ocorrência dos principais acontecimentos. Assim, temos uma visão ampla das relações familiares, bem como de seus dramas, vistos por alguém que, mesmo que à primeira vista não aparente, possui muito daquelas pessoas em si mesmo.

O traço dos gêmeos Gabriel e Fábio, como não poderia deixar de ser, é impecável. Ao contrário de Daytripper, HQ genial dos irmãos, temos imagens em preto e branco; mas as duas graphic novels mantêm o mesmo foco nos sentimentos humanos, dos mais festejados aos mais detestáveis.

Os autores já mostraram seu talento em uma HQ totalmente autoral; agora, realizaram uma linda adaptação, respeitando os trâmites do autor, sem deixar de impor sua própria marca. Ansiosa para saber o que eles ainda têm a oferecer aos seus leitores!

site: http://www.leioeu.com.br/2015/07/dois-irmaos.html

Karine.Campos 11/10/2018

Quando a maratona #brasileiresco definiu que poderíamos escolher uma Graphic Novel para sua terceira etapa eu fiquei muito feliz pela oportunidade de conhecer um pouco mais desse estilo literário que para mim ainda é universo desconhecido.

Minha maior dúvida foi qual obra escolher já que sou uma iniciante nesse tipo de literatura. Como a única GN que li até hoje tinha sido Daytripper dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá (por sinal um livro espetacular que ainda preciso fazer resenha) procurei outro livro dessa dupla sensacional. Para minha alegria os irmãos fizeram uma GN baseada na obra do autor Milton Hatoum Dois Irmãos.

Em Dois Irmãos acompanhamos a história de dois irmãos (óbvio) gêmeos chamados Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. A história contada pelo filho de Domingas empregada da família.

Dois irmãos é, principalmente, uma história sobre relações familiares disfuncionais e como isso pode atingir a vida de várias pessoas.

Fábio e Gabriel conseguiram me passar de maneira visceral os desentendimentos de Yaqub e Omar. E o que dizer do protecionismo e da dor de Zana, mãe dos gêmeos?!

Todos os personagens desta obra São profundos, densos e com várias facetas. É uma GN sublime, que indico a qualquer leitor.

Só uma observação: apesar de ser minha segunda GN eu já descobri uma preferência minha diante deste universo. GNs coloridas são muito mais interessantes do que as preta e brancas.

Por fim quero agradecer a maratona #brasileiresco por propor esse desafio, a minha parceira Karla do @seguelendo por ao mês ter planejado o #descobrindoGN talvez sem isso eu jamais tivesse lido alguma obra desse estilo que é fenomenal e os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá por essa adaptação tão maravilhosa, ainda quero ler todas as GNs de vocês.

Resenha: @kacau_campos
Autores: Fábio Moon e Gabriel Bá

Igs parceiros marcados na foto

#amigasdaliteratura #brasileiresco #descobrindoGN #resenhasamigasdaliteratura #GraphicNovel #doisirmaos #fabiomoom #gabrielba #miltonhatoum #literaturanacional

site: https://www.instagram.com/amigasdaliteratura

Lucas 29/08/2016

Um gênero que necessita de crescimento
Mais do que uma ótima história, os irmãos Moon e Bá entregam uma impressionante obra de proporções artísticas grandiosas, merecedora de todas as ótimas críticas e prêmios recebidos. A arte e a roteirização da graphic novel, aliada à excelente história, transforma a obra de Hatoum em algo maior, mais imagético, mais impactante. Os quadros são belíssimos e há momentos em que você perde (ou ganha) seu tempo admirando certas passagens, os detalhes e o jogo de luz e sombra feito com a variação do preto e branco, as únicas cores presentes na história toda. Mais do que uma obra incrível, o livro faz com que abramos os olhos ao mercado de quadrinhos nacional, onde está sendo produzido grandes obras de reconhecimento internacional, mas pouco conhecimento em seu próprio país. Precisamos de mais espaço para a divulgação desses trabalhos, mas o que está sendo feito é maravilhoso e não deve nada a grandes obras estrangeiras.

Marieliton M. B. 20/11/2016

Os dois tiveram a mesma origem... Mas destinos diferentes.
Numa Manaus da década de 30, nascem dois irmãos gêmeos fadados a viver uma vida de desconfiança, brigas e mergulhados em um sentimento de vingança. Dois seres tão parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes, nos mostra como que pessoas vindas da mesma origem, podem seguir caminhos totalmente distintos, sejam para o bem ou para o mal deles mesmos ou das pessoas que os cercam...

Esse quadrinho, dos autores e irmãos gêmeos (coincidência, não!? heheh) Gabriel Bá e Fábio Moon, foi baseado em um livro, de mesmo nome, do autor Milton Hatoun. Como não li o livro, não posso afirmar o quanto que o quadrinho se manteve fiel à obra original, mas posso afirmar sem medo que a estória que os irmãos quadrinistas contaram é excelente.

A ambientação chama muito a atenção. Fica bem claro o quanto que o local onde se passa algumas cenas chaves da trama traz um tom especial para aquele momento. E a narrativa prende muito a atenção do leitor. Não é à toa que ao começar a ler esse quadrinho, você se sente compelido a ir até o fim pra saber como que aquilo acaba. Não vou falar nada sobre a estória, pois ler sem saber de nada só ajuda na experiência, vai por mim. 8)

Esse foi o segundo trabalho que leio dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá (o primeiro foi Daytripper), e a minha admiração pelo talento de ambos só aumentou ao terminar de ler esse quadrinho. Os caras sabem realmente como contar uma estória!

z..... 03/01/2017

Ansioso para assistir a adaptação do romance em uma minissérie próxima, já vou me familiarizando com a obra através dessa HQ. O ideal é a leitura do livro, mas sou também aficionado por graphics novels e o olhar de Fábio Moon e Gabriel Bá no livro de Milton Hatoum mostrou-se valoroso, sendo premiado internacionalmente como uma das melhores obras do gênero em 2016.

A história é atemporal, com foco em uma família dilacerada por conflitos e partidarismo, que se arrasta através do tempo com acúmulo de rancor e desilusões. Todas as personagens tem algo mal resolvido (projetando-se no passado, presente ou futuro) e o tempo é um fator que agrava essa situação, fazendo-nos perceber que não é ele o remediador e sim as disposições que existem em nós. Acredito que essa é uma das propostas que a obra torna notória.

Apesar do título, o protagonismo da obra é multifacetado, distribuindo a atenção em diferentes pessoas e momentos: o casal Halim e Zana em seu encontro e desencontros pela vida; os filhos Yaqb, Omar e Rânia na construção de seus caminhos; Domingas e o filho Anael como testemunhas e também impactados por isso.

Destaco também Manaus do início do século XX como um cenário que, de certa maneira, estabelece paralelos com a história. Seja por seu apogeu e declínio nesse período, ou pelo comparativo de Inferno Verde (refiro-me nesse aspecto à Amazônia em si) que metaforicamente e em outro contexto muito bem se aplica à família retratada (diga-se de passagem e apenas como registro, de origem libanesa). Esse lance de apogeu e queda na história, como também de vida transformada em inferno, na minha visão definem a obra.

Não poderia encerrar sem dizer que a apresentação visual é muito interessante, transmitindo detalhes cênicos da região e drama na apresentação.

Natalia.Goncalves 13/01/2017

Dois opostos
A personalidade desses irmãos não poderia ser mais diferente. Tenho comigo que o fato de ser mimado e superprotegido pela mãe fez com que o caçula não estivesse preparado para encarar o mundo, aceitar perdas ou mesmo conquistar seus desejos. Essa influência fez com que a personalidade dos gêmeos se moldasse, tendo um fraco e outro forte, tentando mostrar seu valor. Por fim, as brigas entre eles estava ligada a inveja que sentiam um do outro.
Trata-se contudo de uma adaptação para os quadrinhos, o que me leva a querer ler o texto original para entender com mais profundidade a estória.

Rafael 13/01/2017

Muito bom.
Os gêmeos Moon e Bá tem um grande talento em adaptar histórias de outros autores e o resultado não poderia ser melhor. Nunca li o livro original, mas essa adaptação gerou a vontade de ler no futuro.
Vale cada centavo, não é a toa que esse álbum ganhou o Eisner do ano passado.

C. Aguiar 25/01/2017

Yaqub e Omar são irmãos gêmeos de personalidades opostas. Eles acabam desenvolvendo uma rivalidade enorme onde em um momento complicado um dos gêmeos acaba com um enorme corte no rosto, e isso faz com que Yaqub seja mandando embora para outro país, para sua própria segurança.
Os gêmeos são amados de formas diferentes por seus pais, o que pode acabar sendo a ruína deles, pois a rivalidade entre os dois deixa tudo sempre mais complicado e violento.

Omar é o filho mimado. O caçula entre os gêmeos é tratado com um carinho excessivo e isso faz com que ele fique a cada dia mais relaxado, dorme até tarde, não estuda direito e por fim acaba virando um grande vadio. Ao contrário de seu irmão, Yaqub é esforçado e faz de tudo para estudar muito.
A distância entre os gêmeos só faz a rivalidade aumentar, mas o tratamento diferenciado que cada um recebe do pai e da mãe faz com que isso fique maior.

Halim - o pai dos gêmeos - não queria ter filhos, pois achava que isso apenas atrapalharia o relacionamento entre ele e sua esposa, mas Zana queria ter três ou quatro filhos no minimo e Halim como era perdidamente apaixonado pela mulher sempre fazia tudo que ela desejava.
Podemos perceber que Zana tem uma grande parcela de culpa em alguns quesitos, pois ela mima Omar de todas as formas e faz de tudo para ter o filho só para ela de forma extremamente possessiva e até violenta. Todas as vezes que ele tenta arrumar uma namorada a mãe sempre está em seu caminho, as mulheres acabam fugindo de Omar depois disso e ele acaba indo cada vez mais rumo ao fundo do poço.

Vamos acompanhando a história da família, os segredos e tudo isso través de Nael, o filho de Domingas - a índia que foi adotada por Zana e Halim -, como se não bastasse toda uma história de rivalidade, amor e tensões politicas, somos transportados a uma pergunta: Quem é o pai de Nael?
O Graphic Novel é uma adaptação de um romance brasileiro escrito por Milton Hatoum e com certeza foi uma bela adaptação. Os traços dos ilustradores são firmes, detalhados e o preto e branco predomina por toda a leitura.
Gostei do cuidado que eles tiverem em retratar a história, tornando tudo muito chamativo, empolgante e cheio de sentimentos.

A obra em si é maravilhosa, o trabalho gráfico etá impecável e com certeza vale muito a pena ter esse exemplar na prateleira.
Não me recordo de achar qualquer erro na leitura e a editora está de parabéns pelo trabalho.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

ELB 31/01/2017

Every Little Book
Está Graphic Novel é a adaptação de um dos clássicos contemporâneos brasileiros mais importantes da última década, o romance Dois Irmão de Milton Hatum foi vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance em 2001.

Na contramão das adaptações que saem dos livros direto para o cinema, aqui tivemos a adaptação de um romance para outra mídia impressa, só que dessa vez na versão quadrinhos e os quadrinistas responsáveis por essa adaptação são os Gêmeos super premiados Fábio Moon e Gabriel Bá (que inclusive ganharam com esse título o prêmio de melhor adaptação).

O plot central da história é ódio que há entre os irmãos gêmeos Yakub e Omar, pode parecer um plot recorrente, mas o desenvolvimento nos apresenta muito de uma família disfuncional, a história não segue uma ordem cronológica começando com o desfecho da Dona Zana (mãe dos gêmeos), depois nos apresenta um pouco a infância dos gêmeos, volta para a época onde os pais dos Gêmeos se conheceram; temos passado e futuro que compõe um roteiro recortado que nos parece confuso, mas que aos poucos se encaixa e nos revela não somente quem é o Narrador dessa história mas como esse está inserido na história.

Zana e Halim (pais dos Gêmeos) são de origem libanesa, mas se conhecem em Manuas, durante os storyboards fica bem claro o pano de fundo do Norte do Brasil, a narrativa começa em 1914 e acompanhamos com clareza as mudanças da cidade de Manaus, com o desenrolar da história dados históricos como o período da ditadura Brasileira são inseridos na narrativa através de menções dos fatos que os personagens vivem e mais adiante vemos o progresso chegar a cidade através de grandes hotéis que chegam a cidade, o cenário cultural é riquíssimo.

No início do casamento Halim deixa bem claro que não queria ter filhos, porém Zana decidi que não só quer filhos como quer 3, sua primeira gravidez gera os Gêmeos Yakub e Omar, Omar nasce pouco minutos depois de Yakub e é tratado durante todo o livro como caçula, por ter nascido um pouco menor foi muito mais cuidado/protegido e mimado pela mãe, a única coisa que os irmãos compartilharam durante a vida foi a barriga da mãe durante a gravidez pois as características apresentadas são completamente diferentes, enquanto um é trabalhador e estudioso o outro é um bom vivan nato.

“Os gêmeos eram dois opostos, habitando o mesmo corpo e dormindo sob o mesmo teto.”
Mais tarde, Zana deu à luz a uma menina, mas que também não recebeu tanta atenção quanto Omar. Já na infância, a disputa entre os irmãos fica claro quando Yakub conquista uma vizinha pelo qual ele era apaixonado e Omar o agride e lhe causa uma cicatriz no rosto durante a briga. Depois desse episódio, a proteção da mãe fica ainda mais clara e dividi a família quanto aos rumos tomados, essa história acaba sendo centrada muito mais na influência que a relação desses dois personagens ocasiona nos outros integrantes da família, do que as disputas entre eles em si. Halim (o pai); Zana (a mãe); Rânia (a irmã) e Domingas (a agregada/ empregada da família e seu filho) são afetados diretamente pelas as interações truculentas dos Gêmeos.

O traço é bem rustico se comparados com outros trabalhos do Fábio Moon e do Gbariel Bá, o que confere um charme excepcional a história e a obra é totalmente em preto e branco que acentua ainda mais a dualidade e a rivalidade entre os irmãos, a escrita é fluida e com vocabulário rico facilmente você encontrará palavras como: Alpendre, Bilbos, Algravia, Lâconico, etc.

Desde uma mãe manipuladora, passando por um pai que considera o nascimento dos filhos como o inicio de todas as tribulações de sua vida, pelo ódio que existe entre os irmãos até o desfecho de toda uma estrutura familiar danificada que é observada e relatada por um narrador que só se revela num dos últimos plot twist do livro compõem uma obra essencial para qualquer leitor que queria ter uma prateleira com clássicos que valem a pena.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2017/01/resenhalivro-dois-irmaos-quadrinho.html

Raffafust 10/03/2017

Nunca li o livro de Miltom Hatoum, assisti 2 capítulos da minisérie que passou recentemente na Rede Globo e não me prendeu a atenção, estava preparada para não gostar dos quadrinhos quando felizmente comecei a leitura e não consegui fechar o livro até chega no epílogo.
Com desenhos dos irmãos Fábio e Gabriel, o livro conta em uma ordem um pouco diferente do que assisti em 2 capítulos a vida de uma moça filha de um libanês Zana, e de um também descente chamado Halim. Encantando com ela faz de tudo para conquista-la, um amor tão grande e egoísta que quando se casam ele não vai querer ter filhos, para ter a esposa somente para ele.
Acontece que a única pessoa fora ele que a esposa tinha era seu pai, que resolve ir embora, deixando um imenso vazio nela. Assim ela o convence a ter filhos, mas ele que tinha aceito um se surpreende quando nascem e são dois.
Os irmãos Yaqub e Omar desde que nasceram não eram amados por seu pai, que na primeira oportunidade quer enviar os dois para o Líbano. A história se passa em Manaus, e desacostumados a outro costume, Zana convence seu esposo de enviar somente um.
Omar fica sendo assim por anos o filho único, mas seu irmão voltará e os dois que tinham tudo para serem grande amigos desenvolvem uma guerra particular que vão desde a mocinha que paqueram a atenção da mãe.
Dois Irmãos é o retrato de um Brasil de imigrantes, de famílias com culturas diferentes e com pessoas com o pensamento parecido com as de qualquer nacionalidade. Omar e Yaqub nos envolvem em suas histórias de ciúmes e inveja. Enquanto alguns segredos da família vão sendo desvendados, como por exemplo a índia que é criada por Zana e que aparece grávida. Seu filho mais tarde também se tornará um importante personagem.
Forte e interessante, o livro por ser em HQ é rápido de ser lido. Fiquei com vontade de ler a obra original de Hatoum.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/03/resenha-dois-irmaos-cialetras.html

Buonavivi 30/04/2017

Interessante
Interessante história sobre acensão e queda de uma família de origem árabe. Expõe questões familiares como rancor entre irmãos. Recomendo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6