Dois Irmãos

Dois Irmãos Milton Hatoum
Fábio Moon
Gabriel Bá

Resenhas - Dois Irmãos (HQ)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marieliton M. B. 20/11/2016

Os dois tiveram a mesma origem... Mas destinos diferentes.
Numa Manaus da década de 30, nascem dois irmãos gêmeos fadados a viver uma vida de desconfiança, brigas e mergulhados em um sentimento de vingança. Dois seres tão parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes, nos mostra como que pessoas vindas da mesma origem, podem seguir caminhos totalmente distintos, sejam para o bem ou para o mal deles mesmos ou das pessoas que os cercam...

Esse quadrinho, dos autores e irmãos gêmeos (coincidência, não!? heheh) Gabriel Bá e Fábio Moon, foi baseado em um livro, de mesmo nome, do autor Milton Hatoun. Como não li o livro, não posso afirmar o quanto que o quadrinho se manteve fiel à obra original, mas posso afirmar sem medo que a estória que os irmãos quadrinistas contaram é excelente.

A ambientação chama muito a atenção. Fica bem claro o quanto que o local onde se passa algumas cenas chaves da trama traz um tom especial para aquele momento. E a narrativa prende muito a atenção do leitor. Não é à toa que ao começar a ler esse quadrinho, você se sente compelido a ir até o fim pra saber como que aquilo acaba. Não vou falar nada sobre a estória, pois ler sem saber de nada só ajuda na experiência, vai por mim. 8)

Esse foi o segundo trabalho que leio dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá (o primeiro foi Daytripper), e a minha admiração pelo talento de ambos só aumentou ao terminar de ler esse quadrinho. Os caras sabem realmente como contar uma estória!

z..... 03/01/2017

Ansioso para assistir a adaptação do romance em uma minissérie próxima, já vou me familiarizando com a obra através dessa HQ. O ideal é a leitura do livro, mas sou também aficionado por graphics novels e o olhar de Fábio Moon e Gabriel Bá no livro de Milton Hatoum mostrou-se valoroso, sendo premiado internacionalmente como uma das melhores obras do gênero em 2016.

A história é atemporal, com foco em uma família dilacerada por conflitos e partidarismo, que se arrasta através do tempo com acúmulo de rancor e desilusões. Todas as personagens tem algo mal resolvido (projetando-se no passado, presente ou futuro) e o tempo é um fator que agrava essa situação, fazendo-nos perceber que não é ele o remediador e sim as disposições que existem em nós. Acredito que essa é uma das propostas que a obra torna notória.

Apesar do título, o protagonismo da obra é multifacetado, distribuindo a atenção em diferentes pessoas e momentos: o casal Halim e Zana em seu encontro e desencontros pela vida; os filhos Yaqb, Omar e Rânia na construção de seus caminhos; Domingas e o filho Anael como testemunhas e também impactados por isso.

Destaco também Manaus do início do século XX como um cenário que, de certa maneira, estabelece paralelos com a história. Seja por seu apogeu e declínio nesse período, ou pelo comparativo de Inferno Verde (refiro-me nesse aspecto à Amazônia em si) que metaforicamente e em outro contexto muito bem se aplica à família retratada (diga-se de passagem e apenas como registro, de origem libanesa). Esse lance de apogeu e queda na história, como também de vida transformada em inferno, na minha visão definem a obra.

Não poderia encerrar sem dizer que a apresentação visual é muito interessante, transmitindo detalhes cênicos da região e drama na apresentação.

Gabriela 21/04/2020

Nessa adaptação do livro de Milton Hatoum, Fábio Moon e Gabriel Bá entregam um trabalho primoroso na representação gráfica da narrativa. Sem uso de cores além do preto e branco, os artistas conseguem retratar a paisagem de Manaus, seus rios e a saga dessa família libanesa no Brasil.
O traço dos quadrinistas se encaixa perfeitamente com a história, não é apenas a forma que dá vazão ao conteúdo. Também é um conteúdo em si.
Acredito que vale a pena conferir tanto a obra de Hatoum quanto a de Moon e Bá.

Rafael 13/01/2017

Muito bom.
Os gêmeos Moon e Bá tem um grande talento em adaptar histórias de outros autores e o resultado não poderia ser melhor. Nunca li o livro original, mas essa adaptação gerou a vontade de ler no futuro.
Vale cada centavo, não é a toa que esse álbum ganhou o Eisner do ano passado.

C. Aguiar 25/01/2017

Yaqub e Omar são irmãos gêmeos de personalidades opostas. Eles acabam desenvolvendo uma rivalidade enorme onde em um momento complicado um dos gêmeos acaba com um enorme corte no rosto, e isso faz com que Yaqub seja mandando embora para outro país, para sua própria segurança.
Os gêmeos são amados de formas diferentes por seus pais, o que pode acabar sendo a ruína deles, pois a rivalidade entre os dois deixa tudo sempre mais complicado e violento.

Omar é o filho mimado. O caçula entre os gêmeos é tratado com um carinho excessivo e isso faz com que ele fique a cada dia mais relaxado, dorme até tarde, não estuda direito e por fim acaba virando um grande vadio. Ao contrário de seu irmão, Yaqub é esforçado e faz de tudo para estudar muito.
A distância entre os gêmeos só faz a rivalidade aumentar, mas o tratamento diferenciado que cada um recebe do pai e da mãe faz com que isso fique maior.

Halim - o pai dos gêmeos - não queria ter filhos, pois achava que isso apenas atrapalharia o relacionamento entre ele e sua esposa, mas Zana queria ter três ou quatro filhos no minimo e Halim como era perdidamente apaixonado pela mulher sempre fazia tudo que ela desejava.
Podemos perceber que Zana tem uma grande parcela de culpa em alguns quesitos, pois ela mima Omar de todas as formas e faz de tudo para ter o filho só para ela de forma extremamente possessiva e até violenta. Todas as vezes que ele tenta arrumar uma namorada a mãe sempre está em seu caminho, as mulheres acabam fugindo de Omar depois disso e ele acaba indo cada vez mais rumo ao fundo do poço.

Vamos acompanhando a história da família, os segredos e tudo isso través de Nael, o filho de Domingas - a índia que foi adotada por Zana e Halim -, como se não bastasse toda uma história de rivalidade, amor e tensões politicas, somos transportados a uma pergunta: Quem é o pai de Nael?
O Graphic Novel é uma adaptação de um romance brasileiro escrito por Milton Hatoum e com certeza foi uma bela adaptação. Os traços dos ilustradores são firmes, detalhados e o preto e branco predomina por toda a leitura.
Gostei do cuidado que eles tiverem em retratar a história, tornando tudo muito chamativo, empolgante e cheio de sentimentos.

A obra em si é maravilhosa, o trabalho gráfico etá impecável e com certeza vale muito a pena ter esse exemplar na prateleira.
Não me recordo de achar qualquer erro na leitura e a editora está de parabéns pelo trabalho.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

ELB 31/01/2017

Every Little Book
Está Graphic Novel é a adaptação de um dos clássicos contemporâneos brasileiros mais importantes da última década, o romance Dois Irmão de Milton Hatum foi vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance em 2001.

Na contramão das adaptações que saem dos livros direto para o cinema, aqui tivemos a adaptação de um romance para outra mídia impressa, só que dessa vez na versão quadrinhos e os quadrinistas responsáveis por essa adaptação são os Gêmeos super premiados Fábio Moon e Gabriel Bá (que inclusive ganharam com esse título o prêmio de melhor adaptação).

O plot central da história é ódio que há entre os irmãos gêmeos Yakub e Omar, pode parecer um plot recorrente, mas o desenvolvimento nos apresenta muito de uma família disfuncional, a história não segue uma ordem cronológica começando com o desfecho da Dona Zana (mãe dos gêmeos), depois nos apresenta um pouco a infância dos gêmeos, volta para a época onde os pais dos Gêmeos se conheceram; temos passado e futuro que compõe um roteiro recortado que nos parece confuso, mas que aos poucos se encaixa e nos revela não somente quem é o Narrador dessa história mas como esse está inserido na história.

Zana e Halim (pais dos Gêmeos) são de origem libanesa, mas se conhecem em Manuas, durante os storyboards fica bem claro o pano de fundo do Norte do Brasil, a narrativa começa em 1914 e acompanhamos com clareza as mudanças da cidade de Manaus, com o desenrolar da história dados históricos como o período da ditadura Brasileira são inseridos na narrativa através de menções dos fatos que os personagens vivem e mais adiante vemos o progresso chegar a cidade através de grandes hotéis que chegam a cidade, o cenário cultural é riquíssimo.

No início do casamento Halim deixa bem claro que não queria ter filhos, porém Zana decidi que não só quer filhos como quer 3, sua primeira gravidez gera os Gêmeos Yakub e Omar, Omar nasce pouco minutos depois de Yakub e é tratado durante todo o livro como caçula, por ter nascido um pouco menor foi muito mais cuidado/protegido e mimado pela mãe, a única coisa que os irmãos compartilharam durante a vida foi a barriga da mãe durante a gravidez pois as características apresentadas são completamente diferentes, enquanto um é trabalhador e estudioso o outro é um bom vivan nato.

“Os gêmeos eram dois opostos, habitando o mesmo corpo e dormindo sob o mesmo teto.”
Mais tarde, Zana deu à luz a uma menina, mas que também não recebeu tanta atenção quanto Omar. Já na infância, a disputa entre os irmãos fica claro quando Yakub conquista uma vizinha pelo qual ele era apaixonado e Omar o agride e lhe causa uma cicatriz no rosto durante a briga. Depois desse episódio, a proteção da mãe fica ainda mais clara e dividi a família quanto aos rumos tomados, essa história acaba sendo centrada muito mais na influência que a relação desses dois personagens ocasiona nos outros integrantes da família, do que as disputas entre eles em si. Halim (o pai); Zana (a mãe); Rânia (a irmã) e Domingas (a agregada/ empregada da família e seu filho) são afetados diretamente pelas as interações truculentas dos Gêmeos.

O traço é bem rustico se comparados com outros trabalhos do Fábio Moon e do Gbariel Bá, o que confere um charme excepcional a história e a obra é totalmente em preto e branco que acentua ainda mais a dualidade e a rivalidade entre os irmãos, a escrita é fluida e com vocabulário rico facilmente você encontrará palavras como: Alpendre, Bilbos, Algravia, Lâconico, etc.

Desde uma mãe manipuladora, passando por um pai que considera o nascimento dos filhos como o inicio de todas as tribulações de sua vida, pelo ódio que existe entre os irmãos até o desfecho de toda uma estrutura familiar danificada que é observada e relatada por um narrador que só se revela num dos últimos plot twist do livro compõem uma obra essencial para qualquer leitor que queria ter uma prateleira com clássicos que valem a pena.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2017/01/resenhalivro-dois-irmaos-quadrinho.html

Raffafust 10/03/2017

Nunca li o livro de Miltom Hatoum, assisti 2 capítulos da minisérie que passou recentemente na Rede Globo e não me prendeu a atenção, estava preparada para não gostar dos quadrinhos quando felizmente comecei a leitura e não consegui fechar o livro até chega no epílogo.
Com desenhos dos irmãos Fábio e Gabriel, o livro conta em uma ordem um pouco diferente do que assisti em 2 capítulos a vida de uma moça filha de um libanês Zana, e de um também descente chamado Halim. Encantando com ela faz de tudo para conquista-la, um amor tão grande e egoísta que quando se casam ele não vai querer ter filhos, para ter a esposa somente para ele.
Acontece que a única pessoa fora ele que a esposa tinha era seu pai, que resolve ir embora, deixando um imenso vazio nela. Assim ela o convence a ter filhos, mas ele que tinha aceito um se surpreende quando nascem e são dois.
Os irmãos Yaqub e Omar desde que nasceram não eram amados por seu pai, que na primeira oportunidade quer enviar os dois para o Líbano. A história se passa em Manaus, e desacostumados a outro costume, Zana convence seu esposo de enviar somente um.
Omar fica sendo assim por anos o filho único, mas seu irmão voltará e os dois que tinham tudo para serem grande amigos desenvolvem uma guerra particular que vão desde a mocinha que paqueram a atenção da mãe.
Dois Irmãos é o retrato de um Brasil de imigrantes, de famílias com culturas diferentes e com pessoas com o pensamento parecido com as de qualquer nacionalidade. Omar e Yaqub nos envolvem em suas histórias de ciúmes e inveja. Enquanto alguns segredos da família vão sendo desvendados, como por exemplo a índia que é criada por Zana e que aparece grávida. Seu filho mais tarde também se tornará um importante personagem.
Forte e interessante, o livro por ser em HQ é rápido de ser lido. Fiquei com vontade de ler a obra original de Hatoum.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/03/resenha-dois-irmaos-cialetras.html

Buonavivi 30/04/2017

Interessante
Interessante história sobre acensão e queda de uma família de origem árabe. Expõe questões familiares como rancor entre irmãos. Recomendo

17/10/2017

Essa HQ foi baseada na obra de Milton Hatoum e na minha cabeça não teria muito erro desde que seguissem fielmente o livro. Isso até aconteceu, mas tem certas coisas que acho que só funcionam com palavras (assim como tem coisas que funcionam melhor em imagens) e isso acaba ficando um pouco evidente aqui.

Como eu tinha lido o livro no começo do ano, entendia os personagens que iam surgindo e sua importância no contexto. Mas será que os leitores da HQ terão esse mesmo entendimento? Senti que a HQ mostrou a história por cima. A rivalidade entre os gêmeos; a obsessão de Zana pelo caçula; a tristeza de Halim. Todos esses temas estão lá, mas o motivo deles não é abordado. Os pormenores acabaram se perdendo e no fim, são justamente esses pormenores que transformam a obra de Hatoum em algo mais.

Karine.Campos 11/10/2018

Quando a maratona #brasileiresco definiu que poderíamos escolher uma Graphic Novel para sua terceira etapa eu fiquei muito feliz pela oportunidade de conhecer um pouco mais desse estilo literário que para mim ainda é universo desconhecido.

Minha maior dúvida foi qual obra escolher já que sou uma iniciante nesse tipo de literatura. Como a única GN que li até hoje tinha sido Daytripper dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá (por sinal um livro espetacular que ainda preciso fazer resenha) procurei outro livro dessa dupla sensacional. Para minha alegria os irmãos fizeram uma GN baseada na obra do autor Milton Hatoum Dois Irmãos.

Em Dois Irmãos acompanhamos a história de dois irmãos (óbvio) gêmeos chamados Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. A história contada pelo filho de Domingas empregada da família.

Dois irmãos é, principalmente, uma história sobre relações familiares disfuncionais e como isso pode atingir a vida de várias pessoas.

Fábio e Gabriel conseguiram me passar de maneira visceral os desentendimentos de Yaqub e Omar. E o que dizer do protecionismo e da dor de Zana, mãe dos gêmeos?!

Todos os personagens desta obra São profundos, densos e com várias facetas. É uma GN sublime, que indico a qualquer leitor.

Só uma observação: apesar de ser minha segunda GN eu já descobri uma preferência minha diante deste universo. GNs coloridas são muito mais interessantes do que as preta e brancas.

Por fim quero agradecer a maratona #brasileiresco por propor esse desafio, a minha parceira Karla do @seguelendo por ao mês ter planejado o #descobrindoGN talvez sem isso eu jamais tivesse lido alguma obra desse estilo que é fenomenal e os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá por essa adaptação tão maravilhosa, ainda quero ler todas as GNs de vocês.

Resenha: @kacau_campos
Autores: Fábio Moon e Gabriel Bá

Igs parceiros marcados na foto

#amigasdaliteratura #brasileiresco #descobrindoGN #resenhasamigasdaliteratura #GraphicNovel #doisirmaos #fabiomoom #gabrielba #miltonhatoum #literaturanacional

site: https://www.instagram.com/amigasdaliteratura

Van.Freitas 05/03/2019

Apaixonada pela HQ
Baseado na obra homônima de Milton Hatoum, Fábio Moon e Gabriel Bá transformam a história do escritor amazonense em quadrinhos.

Dois irmãos gira em torno de uma família árabe, imigrantes em Manaus, tendo como patriarca Halim e como matriarca Zana. Essa, após a morte do pai Galinha, insiste em ter 3 filhos, embora Halim não os quisesse.

Antes do nascimento, o casal aceita cuidar de Domingas, uma índia que trabalhava como doméstica e que mais tarde dá a luz ao narrador da trama.

Zana e Halim têm 3 filhos: os gêmeos Omar (o caçula) e Yaqub (mais velho) e a filha Rânia. Embora a caçula, de fato, seja a menina, a história enfatiza Omar como caçula, haja vista que toda a trama gira em torno dos gêmeos.

A rivalidade dos gêmeos tem início na infância, ocasião em que Zana já demonstra sua preferência por Omar. Primeira demonstração ocorre ao convencer Halim a enviar o mais velho ao Líbano, deixando o mais novo aos cuidados de Zana e, logo, perto da família. Importante dizer que a rivalidade começou com uma paixão de infância, que mais tarde se tornaria esposa de Yaqub.

Após alguns anos no Líbano, Yaqub retorna a Manaus e daí fica claro a relação nada amistosa entre os irmãos bem como a diferença de personalidade e caráter. Yaqub sempre fora estudioso, reservado e um cavalheiro. Por outro lado, Omar era um fanfarrão, dado a bebedeiras e festas. Um o oposto do outro.

Por conselho de um professor, Yaqub decidiu estudar em SP, onde cursou engenharia e tornou-se um engenheiro de renome. Lá casou com a amada de sua infância, causadora da rivalidade entre irmãos. Enqto isso Omar ficou em Manaus, causando desgosto pro seu.pai.

Gostei de como foi retratado a alternância entre passado e presente, uma característica da história de Hatoum. A emoção passada por Halim ou por Zana não se perderam nos traços dos irmãos cartunistas. Foi ótimo ver tbm minha cidade desenhada: a igreja da praça dos remédios, o porto, o rio, o liceu.... É como se eu estivesse vivendo naquela época, presenciando a prosperidade da época da borracha, sua decadência e o renascimento da cidade com a zona franca.

A narrativa feita por Nael, filho de domingas (e de Omar) continua com a mesma carga emocional. Apesar dos personagens centrais serem os gêmeos, sempre me identifiquei com Nael. Talvez pq tbm não sei minhas origens.

Ainda me impressiona como uma mãe pode destruir uma família. A devoção pelo gêmeo caçula é doentia...e as feridas são visíveis com o passar do tempo em todos os membros da família. Interessante que a irmã, Rania, acaba "herdando" essa devoção, mas numa medida mais contida.

Muito presente tbm o poder que o ressentimento tem na vida das pessoas e como ele pode destruir um relacionamento, demonstrando que não importa o que vc já conseguiu na vida, mas se vc tem mágoas como Yaqub nada será o suficiente, até vc conseguir uma vingança.

A história é de uma carga emocional interessante. Não é clichê e apelativa, mas tbm não é nada insuportável (embora Zana irrite um pouco). Ela narra o que qlq um pode viver em sua família. E o que mais gosto de Dois irmãos e que a evolução da cidade (com seus altos e baixos) acompanha o relacionamento deles.

Adalba 27/03/2019

Daytripper foi meu primeiro contato com os quadrinhos dos gêmeos. Fiquei apaixonado pelo trabalho deles e tratei de comprar Dois Irmãos. Que adaptação linda! Eu me encantei com cada página deste drama. Acho que a obra convida o leitor a refletir com muita sensibilidade sobre família, ego, apego, orgulho, conexão, diálogo, machismo etc.

Laura Regina - @IndicaLaura 04/05/2019

uma HQ sobre coragem e vingança
A saga de dois irmãos gêmeos Yaqub e Omar: suas infâncias, adolescências, vidas adultas. Também sabemos sobre a família dos gêmeos.
Adaptação do livro primoroso de Hatoum, esta graphic novel traz a história das vidas de Yaqub e Omar, seus desentendimentos, amores e desamores, coragens e vinganças. Ainda nos leva à Manaus das décadas de 1920 até 1970, com seu esplendor, magia, desigualdades, lendas.
Por ser um romance gráfico, pautado no visual, os autores Moon e Bá (também irmãos gêmeos) se firmaram nos acontecimentos da história criada por Hatoum. Mas, ao transformar a prosa poética de Milton, os desenhos não conseguiram transmitir toda a beleza e magia da escrita. Assim, a hq é bastante pautada na ação, não nas reflexões e descrições apaixonantes do narrador do livro.
O livro é em preto e branco (sem o colorido que a Amazônia nos remete) e o traço não faz muita distinção entre os personagens. Algumas vezes me vi perdida sem saber quem era aquele personagem, ou até em que momento da história estava, pois há pulos narrativos mal encadeados visualmente.
Gosto bastante de Moon e Bá, mas nesta hq não vi a sua própria magia e magnetismo – apenas um espelho fosco e tosco da bela história de Hatoum.
Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: www.instagram.com/ndicalaura

Café com literatura 15/06/2019

Dois irmãos
Dois irmãos é uma grafic novel baseada no Romance de Milton Hauton, e conta a história de Yakub e Omar, dois irmãos gêmeos que eram rivais, pois quando pré-adolescentes, eles tiveram uma briga e Omar quebrou uma garrafa e fez uma cicatriz no rosto de Yakub. E, a partir desse momento, os dois nunca mais se falaram.

A história se passa em Manaus, por volta dos anos 20, quando os decendentes de Libaneses vieram morar no Brasil e se fixaram em Manaus. Na história há três narradores: Halim, o pai dos gêmeos, Domingas a criada da casa e o filho de Domingas.
Yakub era o gêmeo mais inteligente, estudioso, porém, quando criança era motivo de chacota, porque quando falava trocava o ?p? por ?B?, como também era rejeitado pela família que tinha um certo cuidado e preferência por Omar que era o caçula, pois quando este nasceu adoeceu logo nos primeiros meses de vida, e por isso, era tratado por ?um zelo excessivo e um mimo doentio da mãe. Omar era o oposto do irmão, não gostava de estudar e nem de trabalhar, era dado as festas, mulheres e bebidas, um perfeito vagabundo.

O tempo passou e os dois irmãos continuavam rivais, até que um dia Zana, a mãe, resolveu mandar um dos filhos para o Líbano, para que assim afastados pudessem algum dia fazerem as pazes, e, obviamente, o filho escolhido para ir para o Líbano foi Yakub e não Omar.
Cinco anos depois, Yakub forma-se em Engenheiro e retorna para casa. Será que finalmente, os irmãos irão fazer as pazes?
Eu AMEI a história, ainda não li o romance, só li esta adaptação, e acredito que os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá fizeram um excelente trabalho de adaptação.
A grafic novel aborda vários temas sociais como as relações familiares, os problemas familiares, o egoísmo dos personagens, etc. A história é extremamente pesada, o tempo todo há um tom tenso, o livro é cheio de ódio e de ressentimento e nos faz lembrar da história dos irmãos Caim e Abel da Bíblia. O livro nos coloca a pensar se a culpa da rivalidade dos irmãos era culpa dos pais.
Vale muito a pena mergulhar nessa história!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6