Dois Irmãos

Dois Irmãos Milton Hatoum
Fábio Moon
Gabriel Bá

Resenhas - Dois Irmãos (HQ)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Henrique 05/04/2015

resenha completa:

confiram! ;)
Glaucia 08/04/2015minha estante
Eu ganhei este livro de cortesia do Skoob e gostei muito do seu vídeo!

Henrique 09/04/2015minha estante
eee que legal, que você ganhou! e obrigado ^^

Glaucia 09/04/2015minha estante
Eu acabei de ler e ainda estou envolvida com os personagens. O Nael foi quem mais perdeu. Quando ele teve a oportunidade de perdoar o Omar, o Omar não teve coragem. Triste pelo Nael! rs (que loucura!!!)

Briena 10/06/2017

Não via a hora de acabar
Ainda pretendo ler o livro do Miltom Hatum, mas achei a adaptação pra hq muito mal feita. A história ficou rasa e os personagens mal desenvolvidos. Ainda tentaram dar um ar de reflexão ao final, mas sinceramente não colou.
Laura Regina - @IndicaLaura 04/05/2019minha estante
Também senti isto, apesar de já ter lido outras HQs de Moon e Bá.
Também li o livro de Hatoum, e é muito muito muito mais profundo que HQ. O narrador traz questionamentos, descrições, sutilezas que os desenhos não conseguiram captar.
Se puder, leia o livro de Hatoum!

Glaucia 09/04/2015

A importância do perdão
Um pedido de perdão mudaria toda a vida de uma família. O trabalho é tão bom que eu me envolvi como narradora-observadora e queria mandar no Omar e mudar o rumo da história.

Francisco 26/04/2015

Gêmeos em conflito
Adaptações costumam ser traumáticas, seja no cinema ou em outra mídia como os quadrinhos, afinal, sempre se deixará algo de fora ou se correrá o risco de não se conseguir captar toda a essência do autor, então, você sabe que uma adaptação é boa quando termina a história e fica aquela vontade de ver a obra original. Foi justamente assim que me senti ao terminar a leitura de "Dois irmãos". Há tempos os gêmeos Fábio e Gabriel vêm trazendo obras de excelente qualidade para os quadrinhos, ganhadores do Eisner (o Oscar dos quadrinhos), os irmãos mostram o porquê de serem tão queridos pelos fãs da arte sequencial. Os desenhos e a fluidez do texto nos transportam para a velha Manaus, onde se desenrola a narrativa e conseguem captar toda a atmosfera da época, nos fazendo imaginar estar em plena selva amazônica que começava a ser desbravada. Os protagonista são os (também) gêmeos Omar e Yakub de origem libanesa e que tem personalidades muito distintas e uma rivalidade incomum que irá lhes conduzir a consequências trágicas no futuro. A trama acompanha a vida dos gêmeos desde a infância, em que um incidente entre eles iria marcar para sempre suas vidas e dar início a um conflito que envolverá toda a família, marcando cada um de forma indelével.

Raquel Moritz 26/07/2015

Graphic novel pra guardar com carinho :)
*Se vc quiser saber um pouco sobre a história, leia a sinopse do Skoob ou acesse a resenha completa em http://pipocamusical.com.br/2015/07/22/dois-irmaos-fabio-moon-gabriel-ba/

A história se passa na Amazônia, cenário preferido do autor manauense, Milton Hatoum, responsável pela obra original que inspirou Moon e Bá. Além de acompanhar a história da família de forma não linear e extremamente cativante, temos ainda um tesouro nessa trama: o drama do narrador, que tem sua identidade revelada lá pelas tentas no livro e que levanta muitas questões interessantes para o entendimento de Dois Irmãos.

Até mesmo um possível sentimento incestuoso entre alguns personagens é sugerido pelo narrador, que nos conta apenas o que viu e o que acha que sabe. Ele nos apresenta à família e suas tragédias até o momento presente, e depois seguimos com ele para descobrir o desfecho dessa geração.

Moon e Bá pontuaram os diálogos e os sentimentos da história com muita maestria. Alegria, paixão, isolamento e inveja são transpostos para o leitor com muita naturalidade. Os traços talentosos são preenchidos com as cores mais adequadas para uma história com personagens tão controversos: preto e branco, luz e sombra, bom e mau – ainda que estes dois últimos conceitos estejam misturados na natureza humana.

Uma obra incrível e super recomendada para quem aprecia dramas familiares, quadrinhos e, claro, o trabalho dos gêmeos.

site: http://pipocamusical.com.br/2015/07/22/dois-irmaos-fabio-moon-gabriel-ba/

Blog Metamorfose 27/07/2015

Resenha Crítica: Dois Irmãos!
Essa releitura é um tanto quanto curiosa para um livro da literatura brasileira contemporânea, afinal não é todo dia que vemos tal adaptação tão bem colocada como a adaptação em HQ da obra Dois Irmãos...
Li maravilhas a cerca da seleção dos quadrinistas para a adaptação da obra, o que me motivou a ler.

Devo confessar que não sou muito animada a 'experimentar' os prazeres de uma obra contemporânea, mas contudo eu fui instigada ao ler a sinopse do livro Dois Irmãos, quando participei do sorteio de cortesia no skoob eu não havia procurado saber sobre a obra apenas foi 'raptada' pela capa....
Calma lá Jovens Literários, vou explicar... Quando eu participo das cortesias no skoob gosto de me lançar a esmo, a um verdadeiro 'Deus dará', o motivo é bem simples, gosto de simplesmente ser surpreendida com a entrega do correio e conferir que realmente fui sorteada, quando isso ocorre busco saber sobre a obra e por mais que não seja atraída pela leitura de início eu me lanço a 'degustar' o livro, gosto de ser surpreendida pela boa leitura, desafiada a ser 'derrotada pelo meu próprio julgamento'! Estranho? Com certeza, porém recomendo que vocês tente! ;)

Agora sem mais devaneios literários da Elo, seguimos com a resenha... Bem, a obra saiu bem diferente do esperado, para der sincera eu esperava uma intriga de irmãos mais aventureira e infantil do que seriedade durante a narrativa, porém de londe não foi bem isso que aconteceu. O livro narra com a visão dos próprios personagens a desavença e o desentendimento de Dois Irmãos, Yaqub e Omar, gêmeos de personalidades em extremos opostos e profundamente distintos, são iguais em aparência, porém indescritivelmente diferentes em suas personalidades e atitudes.
Yaqub e Omar tem sua desavença principal logo na infância e a cicatriz não está nem um pouco 'cicatrizada' ou curada, nem ao menos podemos dizer que superficialmente foi preenchida, pois é notável e indiscutível o afastamento e reclusão do afeto esperado entre irmãos. O pai Halim é um comerciante ocupado e silencioso quando se diz respeito aos filhos e a preferência da mãe dos meninos, a Zana, pelo Omar é notável até mesmo no 'escuro', enquanto isso, Domingas, a governanta da casa dedica seu tempo e a maior parte de seus cuidados ao Yaqub.

De um lado um jovem recluso, calado e que tem um 'relacionamento íntimo' com os números, com um futuro promissor, do outro um jovem que poderíamos descrever nos tempos atuais como alguém que só quer 'farra, pinga e foguete', alguém que passa sua vida deitado na rede, enchendo a cara ou visitando as 'amantes noturnas'. De um lado o protegido e refugiado, do outro o que dá sua cara a tapa, busca por si só e abandona até seu lar para não presenciar as 'gafes' do irmão.

O relacionamento desses dois vai de mal a pior e o que mais podemos observar e pensar é: - Um perdão solucionaria tudo, um dar 'o braço a torcer', um abandono do orgulho, um abandono da vingança silenciosa e disfarçada, e é em meio a estes pensamentos e muitos outros que somos envolvidos e telespectadores das façanhas dos irmãos, do desenrolar da história, do preenchimento da história com as quadrinhos muito bem arquitetados e desenhados, da ruína de uma família as indagações individuais de leitor.

Entre você também, pegue seu 'monóculos, sua pipoca e tome o seu lugar na área vip para presenciar a vida de 'Dois Irmãos'!

Boa leitura a você.

site: http://soujovemliterario.blogspot.com.br/2015/07/resenha-critica-dois-irmaos-fabio-moon.html

Olivia 31/08/2015

HQ e uma boa história
Li o HQ logo depois de ler o livro do Milton Hatoum, por essa razão senti falta de algumas passagens do livro, mas no geral gostei muito do HQ.
A escolha pelo preto e branco reforçou a dramaticidade da história.
Me tocou também o cuidado na composição da cidade e da casa.
Porfim achei os trechos escolhidos do livro pertinentes e adequados.
Gostei do q li!

Liv Stevaux 09/09/2015

Dois Irmãos em quadrinhos
Uma excelente adaptação da obra de Milton Hatoum

site: http://www.flynns.com.br/quadrinhos/4031/

Anny128 23/09/2015

Cada escolha feita no transcorrer da vida, tendo sido ela feita por você ou por terceiros, pode ter um impacto sem precedentes em nossa existência.

Essa é a lição mais forte que a HQ Dois Irmãos, adaptação da obra homônima de Milton Hatoum realizada pelos irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, deixou em mim. Já tinha lido o original em 2006. Por conta do efeito do tempo, confesso que não lembrava as minúcias do enredo; porém tudo foi voltando à tona a cada quadro novo que absorvia.

Trata-se da trajetória de dois irmãos gêmeos (como os autores!), Omar e Yaqub, nascidos em Manaus-AM. Filhos de pai libanês, desde pequenos tiveram a rivalidade como característica marcante. Esse confronto faz com que sejam afastados, com Yaqub indo morar em outro país, na casa de parentes, por cinco anos. A distância só faz aumentar as diferenças entre os gêmeos, bem como a rivalidade entre eles.

A história tem como pano de fundo a Manaus do começo do século XX. Também sentimos os efeitos da Segunda Guerra Mundial, tanto no Brasil quanto no resto do planeta.

A narrativa é contada por um terceiro, filho da empregada da família, Domingas, anos depois da ocorrência dos principais acontecimentos. Assim, temos uma visão ampla das relações familiares, bem como de seus dramas, vistos por alguém que, mesmo que à primeira vista não aparente, possui muito daquelas pessoas em si mesmo.

O traço dos gêmeos Gabriel e Fábio, como não poderia deixar de ser, é impecável. Ao contrário de Daytripper, HQ genial dos irmãos, temos imagens em preto e branco; mas as duas graphic novels mantêm o mesmo foco nos sentimentos humanos, dos mais festejados aos mais detestáveis.

Os autores já mostraram seu talento em uma HQ totalmente autoral; agora, realizaram uma linda adaptação, respeitando os trâmites do autor, sem deixar de impor sua própria marca. Ansiosa para saber o que eles ainda têm a oferecer aos seus leitores!

site: http://www.leioeu.com.br/2015/07/dois-irmaos.html

Mila F. @delivroemlivro_ 02/03/2016

Maravilhoso
Dois Irmãos em HQ é uma adaptação do romance de Milton Hatoum, um dos escritores contemporâneos de grande sucesso nacional. A HQ foi produzida pelos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, que são ganhadores de vários prêmios artísticos.
Quando fazia Faculdade de Letras um dos professores me indicou a leitura de "Dois Irmãos" e me falou muito bem da obra, mas ainda não tive contato com a obra original, no entanto, quando foi lançado a HQ Dois Irmãos fiquei bastante curiosa e achei a oportunidade propícia para me apoderar dessa dupla experiência: ler uma HQ e conhecer a essência da obra de Hatoum.
Dois Irmãos aborda um drama familiar de rivalidade entre os irmãos gêmeos: Yaqub e Omar, que são filhos de um casal (Zara e Salim) de imigrantes libaneses e se passa em Manaus. Os quadrinhos repassam bem o carinho excessivo e a cobertura de mimos da mãe, Zara, pelo gêmeo mais novo Omar e a distância que o pai, Salim, mantinha dos filhos, de forma a ter um ciúme deles com a mulher.
Na HQ também somos apresentados de forma minuciosa e detalhista aos mistérios que estão girando em volta da família, da casa, dos filhos, de onde surgiu a rivalidade, os medos, os anseios e muitas pressuposições. Além disso, como a história se passa em torno de várias décadas ficamos a par da ascensão e declínio da própria família, de como o amor e o ódio, a verdade e as mentiras são fatores determinantes da vida dos personagens - acredito que de qualquer pessoa.
Sem dúvida alguma, a HD Dois Irmãos merece ser considerada a melhor Graphic Novel produzida no Brasil, cheia de detalhes, rica em sensações e acredito que faz jus a obra original, servindo com um complemento rico do que Hatoum escreveu.
O trabalho de criação é tão magnânimo que contou com a colaboração de Hatoum através de detalhes e dicas quando Fábio Moon e Gabriel Bá necessitavam. Ao todo foram quatro anos para a obra ficar pronta e poder chegar a nossas mãos. Um trabalho rico dessas quadrinistas brasileiros.

site: www.delivroemlivro.com.br

Lucas 29/08/2016

Um gênero que necessita de crescimento
Mais do que uma ótima história, os irmãos Moon e Bá entregam uma impressionante obra de proporções artísticas grandiosas, merecedora de todas as ótimas críticas e prêmios recebidos. A arte e a roteirização da graphic novel, aliada à excelente história, transforma a obra de Hatoum em algo maior, mais imagético, mais impactante. Os quadros são belíssimos e há momentos em que você perde (ou ganha) seu tempo admirando certas passagens, os detalhes e o jogo de luz e sombra feito com a variação do preto e branco, as únicas cores presentes na história toda. Mais do que uma obra incrível, o livro faz com que abramos os olhos ao mercado de quadrinhos nacional, onde está sendo produzido grandes obras de reconhecimento internacional, mas pouco conhecimento em seu próprio país. Precisamos de mais espaço para a divulgação desses trabalhos, mas o que está sendo feito é maravilhoso e não deve nada a grandes obras estrangeiras.

Marieliton M. B. 20/11/2016

Os dois tiveram a mesma origem... Mas destinos diferentes.
Numa Manaus da década de 30, nascem dois irmãos gêmeos fadados a viver uma vida de desconfiança, brigas e mergulhados em um sentimento de vingança. Dois seres tão parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes, nos mostra como que pessoas vindas da mesma origem, podem seguir caminhos totalmente distintos, sejam para o bem ou para o mal deles mesmos ou das pessoas que os cercam...

Esse quadrinho, dos autores e irmãos gêmeos (coincidência, não!? heheh) Gabriel Bá e Fábio Moon, foi baseado em um livro, de mesmo nome, do autor Milton Hatoun. Como não li o livro, não posso afirmar o quanto que o quadrinho se manteve fiel à obra original, mas posso afirmar sem medo que a estória que os irmãos quadrinistas contaram é excelente.

A ambientação chama muito a atenção. Fica bem claro o quanto que o local onde se passa algumas cenas chaves da trama traz um tom especial para aquele momento. E a narrativa prende muito a atenção do leitor. Não é à toa que ao começar a ler esse quadrinho, você se sente compelido a ir até o fim pra saber como que aquilo acaba. Não vou falar nada sobre a estória, pois ler sem saber de nada só ajuda na experiência, vai por mim. 8)

Esse foi o segundo trabalho que leio dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá (o primeiro foi Daytripper), e a minha admiração pelo talento de ambos só aumentou ao terminar de ler esse quadrinho. Os caras sabem realmente como contar uma estória!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6