Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

0rion 07/03/2024

Confusa
É um livro bom, tem partes bem tocantes com frases destruidoras, uma história triste que em cada página te faz sentir um vazio imenso.
Nao é o tipo de livro que costumo ler e por isso achei a escrita um pouco pesada, outro motivo pelo três estrelas é q eu pensava que era um livro completamente diferente (por conta do jeito que me recomendam) ent não pegou do jeito que eu gostaria, mas continua sendo um livro muito bom.

"Teriam essas pessoas se tornado tão egoístas que não só não percebem o próprio egoísmo"

Laura3437 05/03/2024

O intankável
Acredito que talvez esse livro seja a antítese do termo "homens escrito por mulheres".

Os relatos dos personagens, por vezes, foram bem lamuriosos, mas acho que já era de se esperar pelo título. No entanto, o livro é bom e tem várias reflexões das experiências vividas pelo prota bem interessantes.

Apesar de ter odiado yo-chan e detestar os pensamentos misóginos, nada surpreendente para um homem nos anos 30 no Japão, vi alguns pontos no comportamento dele em que me simpatizei, particularmente, acerca das relações humanas e em sociedade, se sentir um estranho a elas e ter medo e dificuldade de se posicionar. Além da dificuldade de encontrar felicidade na vida, principalmente, aquela que nos foi vendida e que todos aparentam sentir, menos você.

Esse foi o meu ponto de empatia com o personagem, mas não posso parar de pensar em como ele foi o dito "intankável" que nasceu no "very easy" e mesmo assim não conseguiu fazer nada com a vida dele.

Enfim, posso estar errada em alguma colocação, mas essas foram as minhas impressões da leitura.

Olivia113 03/03/2024

Bom livro, porém??
O livro é bom, porém, o desprezo a figura feminina dentro do livro é bem presente pelo personagem principal da obra.
Tirando esse fato que me incomodou um pouquinho dentro do livro, vale a pena a leitura

alinepickles 02/03/2024

Comecei com raiva e terminei com pena do personagem principal desse livro. Depois q acabou, fiquei me perguntando diversas vezes o quanto de verdade há nesses cadernos. Boa leitura pra fugir do eixo ocidental, mas importante ler com cuidado, pois é pesada e depressiva demais.

Maveryck0 02/03/2024

O livro todo é impactante, o jeito como ele descreve os sentimentos/o mundo e por tudo que o Yo-chan passou. Porém, foi o final que me quebrou, quando se referem ao Yo como um anjo.

Cam1sss 01/03/2024

O declínio de um homem.
Dps desse livro fiquei meio atordoada sem saber oq fazer. Ele ne prendeu tanto que minha vida girou em torno dele, me apeguei.
Eu amei o jeito que ele demonstrou os sintomas, sem falar eles. Como aquele sufoco que sentimos, ele demonstrou com as mulheres que sufocaram ele e nas alucinações ocupavam todo o espaço do quarto.
As alucinações, os medos, pesadelos e inseguranças são assustadores e é como dazai diz "sua história é tão triste que parece mais um filme de terror." e é por isso que acho incrível o junji ito, um dos melhores escritores de terror psicológico, ter feito um manga sobre o livro. Acho que a experiência lendo o quadrinho conseguiu deixar tudo mais assustador, pois as pinturas do junji ito com a escrita perfeita do dazai...perfeito.
Me indetifiquei mto com o fato dele mentir pra si msm pra se sentir melhor, como se as coisas estivessem melhorando.
Como em cada namoro era o certo. A primeira vez que ele se apaixonou msm, foi a primeira vez. A segunda foi a mulher mais bondosa que existia na terra, o amor da vida dele. Na terceira foi a alma gêmea dele, mas era tudo pra ele suprir um vazio nele, pq ele n tinha a capacidade de amar alguém, mas botava isso em sua cabeça pra poder sentir algo além da tristeza. Mas um relacionamento não era suficiente pra salvar ele, por isso ele sempre trocava por outro com a esperança de que dessa vez ele seria salvo.
Era agonizante ver como ele se colocava em situações traumáticas pq n conseguia dizer não. Como ele errando msm tentando acertar fazia ele se culpar por resto da vida e como dps de um tempo ele começou a n ligar mais pra nada. Era como se tivesse aceitado que é uma pessoa ruim, mas ele só era uma criança traumatizada.
Eu amei a forma como todos os problemas psicológicos foram abordados de jeitos extremos, oq te faz achar que é uma tristeza tão grande que é fictícia, mas é exatamente oq sentimos no nosso dia-dia. Todo esse medo, essa culpa, essa insegurança, paranoia, submissão, todos os traumas, tudo foi escrito perfeitamente.
Eu acho que a pior parte é saber que msm dps de toda a luta dele, msm dps dele realmente querer melhorar, não conseguiu a sua felicidade e sua paz. Ele tentar se redimir com os erros do passado e tentar fazer uma boa ação levando seu filho pra morar com ele, foi o último empurrão que ele precisava pra cair e não sair mais do poço.
Vc entende que msm dps de tanto lutar, as pessoas cansam e é isso que as leva ao suicídio. Ele tava tão exausto que não sentir nada foi suficiente, foi o mais perto da paz que ele já chegou.

Cada página que eu lia desse livro me levava a refletir mais.
Poderia passar horas falando sobre e a cada segundo penso em mais um fato do livro que me marcou, mas tem alguns que nem uma frase eu consigo formular de tão surreal que foi.
ouso dizer que é um dos melhores livros que já li na minha vida, se não o melhor.

t2triz 27/02/2024

Triste por ofício
Esse livro essencialmente me desagradou bastante no começo, me parecia forçado, tenebroso de se ler, à medida que você conhece o protagonista (até mesmo que conhece o autor) percebe que aquele tipo de tristeza, mórbida e apática, era intrínseca desse ser humano, uma nuvem negra que o acompanhou por toda sua existência. Ele nasceu morto. Destinado ao fracasso. Ele nunca foi um ser humano pra começo de conversa

Ana Evelly 26/02/2024

Triste, melancólico e estranhamente bom ?
Antes de mais nada, eu gostaria de dizer que se você estiver querendo ler esse livro aconselho que esteja em condições emocionais favoráveis.
Agora vamos pra resenha.

Em resumo, Osama Dazai escreveu uma história de uma forma autobiográfica sobre um jovem que morria de medo dos humanos e que não se considerava um.
Ele virou acoolatra, viciado e suicida...
( Há coisas que só lendo vocês vão entender)

Eu rir, chorei, refleti e chorei de novo e de novo. No final do livro aplaudi.

Osama Dazai o autor do livro, escreveu uma obra prima literária, mesmo com o tema pesado e com toda a tristeza que sentimos ao lê-lo, vale muito apena.

Nossa vida está repleta de pessoas que muito embora, não pensem da mesma forma que Yozo ( o protagonista) se sentem tristes e sozinhos no mundo e que precisam ser ajudados. Se nós pretassimos mais atenção e não negligenciar isso.... quem sabe não podemos salvá-los?

Hopezito 26/02/2024

Difícil
Me arrependo de ter lido esse livro tão nova. Ele é extremamente pesado e mexeu demais cmg, realmente precisei ir para terapia depois desse livro.
MDS Q RAIVA DELE NO FINAL MDS VONTADE DE SOCAR ESSE HOMEM, embora ele provavelmente fosse gostar.
Leiam o gatilhos galera, terapia nn é barato

Giovana1108 24/02/2024

Meu coração está pesado
É incrível, mas não é para todas as pessoas pelo seu peso. É um livro curto mas com uma experiência melancólica, crua e única; Não tem palavras difíceis, mas os sentimentos são difíceis de entender. Acho que esse foi o livro mais rápido que devorei até então, e não me arrependo nem um pouco de ter deixado pra ler quando ficasse um pouco mais velha. Recomendo muito, porém com MUITO cuidado, novamente, não é para todos.

PedroS2 22/02/2024

Uma doideira sem limites
Não estava afim de fazer esta resenha, não estou. Por estou aqui então? Não sei KKKKKK

Eu demorei bastante pra ler, esse livro cercou-se situações passageiras deveras atípicas.
Comprei, e logo em seguida emprestei para uma querida amiga. Mal li 30 páginas antes de emprestar.
Após isso, ela leu, até fez resenha (essa ordinária que me colocou nesse mundo viciante de resenhas??) - quando devolvido, logo emprestei pra outra pessoa. Virou o ano, eu não li. Quando comecei a ler, a professora do curso pegou o livro porque achou a capa bonita, foi ler a sinopse... bom. -É um livro meio diferente, professora. Disse eu.
Acho, que, para uma pessoa bem conservadora e mais velha deve ser um choque. Bom, vocês podem imaginar a expressão de perplexidade e incredulidade que ela fez ao ler, "Sexo, drogas e prostitutas."
Eu sou o representante de turma. Acho que ela nunca mais vai me respeitar. Fazer o que neh.

Eu li num período muito agitado este livro, turbulento e sem muito tempo pra nada. E tão com toda certeza muita coisa passou batido, e sem atenção. Planejo reler ele quando tiver mais tempo para me concentrar.

Eu não achei tão depressivo ou triste, certas coisas eu achei engraçado e chocante.
Até começar a ler de outra perspectiva, aí eu pensei, "É, tá, olhando por esse lado, realmente é meio pá". Ou até ler que ele foi abusado. Bom, nesse ponto como diria meu parceiro Erick "Agora o bagulho ficou nervoso."
Um livro com muitas reflexões, como, vícios. Acredito eu, com meu ser, que este livro nunca vai atingir tão forte uma que nunca passou por um vício e conseguiu superá-lo, ou uma pessoa que ainda está em um vício oculto e tenta desesperadamente se livrar disto.

Em partes eu concordo com o, "tem coisas que você não entende até experimentá-lo."
Ver o MC e seu desfecho com os vícios foi majestral a minha pessoa, eu fiquei realmente estarrecido com a grandeza dessa cena:
"-Não. Não preciso mais disso. Foi um acontecimento raro. Posso dizer, sem falsidade, que aquela foi a primeira vez em toda minha vida que recusei algo que me ofereceram. (...) tinha medo de que, ao recusar algo que me fosse oferecido, uma fissura eterna e irreparável surgisse em meu coração, e no coração da outra pessoa."
A plenitude desta cena, deste trecho. Desta recusa. É o ápice do desenvolvimento da plena liberdade humana. Recusar a si mesmo, deixar o excesso pelo domínio próprio.

Acerca do dinheiro, eu concordo até discordar HAHAH
"Um homem sem dinheiro fica deprimido, imprestável; não tem mais força para rir, fica se sentindo injustiçado." Até aqui concordo.
Após entrar na vida adulta, até antes na verdade. Situações onde falta de segurança, ausência do dinheiro, parece corroer a alma, além da carne, dos ossos. Parece tocar no âmago humano, a falta do poder de manter-se estável.
Não digo como uma avareza, mas uma necessidade.

Sociedade. Eu diria que isso foi bem simples. Mas são coisas simples que muitas vezes não paramos para pensar.
O que é a "sociedade"? São a representação das necessidades humanas? São os números? É a moralidade humana generalizada em um termo? Ou apenas pessoas?
Pessoas formam amizades, essas amizades geram grupos, grupos geram a sociedade. E a sociedade o que gera? Pra que serve?

Outra que me pegou. foi a relação de Yozo com seu pai. Honestamente, eu gostaria de ser pai um dia. E isso me fez refletir muito, porque já imaginava um desfecho horrendo para aquele extremanente perspicaz mas ingênuo garotinho. "O que gerou esse comportamento que trouxe tanta dor para aquele garoto?"
A falta de comunicação?
A falta de empatia?
Ausência do amor?
Tem muitas vertentes, uma que conclui foi a imposição. A falta de incentivo à construção do senso de individualidade da criança. É claramente mostrada a repressão silenciosa que o garoto sofria, a sua destreza em perceber os desejos do pai para o mesmo o reprimia a recusar o que não queria, fazendo-o nunca conseguir expressar o que queria.
Foi uma boa lição que aprendi, pais devem se atentar a como as crianças podem se desenvolver com base em suas atitudes.

Não devemos impor sobre os outros nossas vontades.
Entre outras "n" coisas que poderia ressaltar.
Ademais, tenho plena convicção que, se você ao findar a leitura, achando ruim e não percebendo a magnificência e profundidade, você é um completo dum idiota.

Leonardo Bezerra 22/02/2024

Senti muita angústia lendo esse e em muitos momentos tive que parar um pouco e respirar porque me dava uma tristeza terrível. Gostei muito do livro, mas senti que, pela expectativa que criei, seria melhor e mais detalhista.

alana 21/02/2024

Triste e impactante ao mesmo tempo. creio que esse livro não foi feito para pessoas com gatilhos ou para pessoas que não sabem lidar com as tristezas e complicações da vida, o próprio protagonista é uma pessoa com muitos problemas e a cada página que passa você se comove ainda mais com a dor dele, da mesma forma que acaba se identificando e tendo grandes pensamentos sobre sua própria vida. eu leria de novo, mas daqui algum tempo quando alcançar uma maturidade maior, já que esse livro constantemente me faz pensar no que eu posso mudar e no que eu talvez não devesse reclamar tanto, achando que tudo é muito ruim ou que nada irá melhorar.

LetíciaPeruzzi 21/02/2024

Meu deus!!!! Esse foi sem sombra de dúvidas o livro mais triste que já li até hoje. O escritor conseguiu passar todo o sofrimento e infelicidade da vida descrita.