Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai




Resenhas - Declínio de Um Homem


1173 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gomes 12/05/2024

Intrigante
O livro evidencia o profundo sentimento de não pertencimento e de tristeza passados pelo autor.
Entre tentativas de suicídio e noites nebulosas por conta do álcool, o personagem demonstra seus mais profundos medos e angústias da forma mais crua e visceral possível. Além disso, saber um pouco da vida do autor desperta muito mais a curiosidade de quem lê, como: "Será que havia alguma solução? Será que ele poderia ter sido salvo? Como seria se as coisas fossem diferentes?".
Enquanto lia, mais me alertei sobre as tristezas da vida e se eu deveria deixá-las me consumirem. A resposta foi simples: Não.
comentários(0)comente



Içar 11/05/2024

Declínio de um homem me declinou
Muito bom, não recomendo
Tristeza do início ao fim, mas assim, tudo passa

Agora falando sério, foi um dos melhores livros que eu li, não que eu tenha um histórico de leituras que exigem de senso crítico, mas, de fato, esse livro me mudou e eu vou guardar essa leitura pro resto da vida
Ala_skx 11/05/2024minha estante
Li esse livro alguns meses atrás, acho que a melhor forma de descrever ele é como sendo melancolicamente perfeito


Içar 13/05/2024minha estante
Acho que todas as obras do Dazai podem ser vistas assim, sinceramente: meu tipo favorito. São, de fato, OBRAS. Pensar que ele conseguiu escrever a vida dele e sair de forma tão naturalmente indescritívelmente boa, mesmo com todas as perturbações me deixa com uma falta de adjetivos na mente pra descrever. Ele alugou um triplex na minha cabeça e tá ficando sem pagar aluguel.

Lendo "Sol poente"(Dazai lindo), Cartas ao pai(Kafka). Agora, planejando ler Rashomon (akutagawa Ryunosuke) e historias extradordinarias (edgar allan poe), acho que vou ter uma overdose de clássicos de bsd




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Abelha_literaria_ 08/05/2024

Assustadoramente real, leitura para se fazer 2x
Você vai sentir raiva de um homem doente.

Ele se odeia, mas ainda assim ele se acha melhor, superior e muito mais digno do que todo mundo.

Ele despreza tudo e todos. Se você reparar, nenhum outro personagem tem personalidade real além dele, nenhum personagem era importante o suficiente pra ele decidir se aprofundar nesse livro.

Senti raiva dele durante toda a leitura, mas ele era um homem doente, tomado até os ossos pela depressão, dava pra entender em alguns (breves) momentos.

A mistura da realidade e da ficção me prendeu de uma forma que eu nunca esperaria, foi um gênero novo pra mim, e eu amei.

Gostaria de reler, tenho certeza que encontraria outras coisas e talvez teria uma nova interpretação de tudo o que me foi apresentado
comentários(0)comente



Beatriz892 08/05/2024

Declínio de um homem ?? Osamu Dazai
É o primeiro livro do Osamu que eu li, mas eu estou apaixonada pelo estilo de escrita dele, devo admitir que se eu estivesse lendo sozinha eu teria derramado muitas lágrimas
No Prólogo eu fiquei muito surpresa com toda a descrição extremamente poética, ler esse livro foi uma experiência incrível
Eu achei todo o livro muito poético e devo admitir que quase grifei páginas inteiras
Em resumo, Declínio de um homem é um livro sensível que nós trás de volta a realidade , O Yo era um homem cheio de traumas que provavelmente morreu cheio de traumas, mas ler todas as descrições e pensamentos da cabeça dele me fez refletir muito, No final quanto mais queremos humanidade menos somos humanos
comentários(0)comente



Tata 30/04/2024

"A vida humana está repleta desses exemplos, de seres humanos enganando uns aos outros sem sequer se magoar por isso, como se nem mesmo percebessem que estão se enganando mutuamente"
comentários(0)comente



Daianex 30/04/2024

Já reli esse livro 3 vezes e eu sempre fico sem palavras com a forma que ele é perfeitamente bem expressado. Todos os sentimentos e a dor são dados para o leitor de uma forma tão direta que é impossível não sentir pelo menos um pouco do que é dito.

Em resumo é a história de um ser humano miserável (em todos os sentidos da palavra) e sobre literalmente o declínio do "estado" de humanidade
comentários(0)comente



Duda 30/04/2024

Poor dazai
Eu sei dazai eu entendo como é fingir estar feliz e tentar alegrar a todos quando da verdade é você quem precisa estar feliz.

declínio de um homem ser basicamente uma auto biografia me deixa tão aflita como reflexiva.
Ao mesmo tempo que eu me identifiquei horrores e senti dó do protagonista (não lembro o nome agora me perdoe) eu também senti muita MUITA raiva após algumas cenas dps da página 140 (?)

a escrita do dazai e a forma como ele escreveu declínio de um homem é de certa maneira muito reflexivo e emocionante ? talvez..
diversas vezes eu me peguei me identificando com o personagem e levando algumas frases para a vida.

leiam declínio de um homem, é um mix de todas as emoções que você pode sentir em um livro só
comentários(0)comente



VitAria540 28/04/2024

Demorei para iniciar essa obra, porém fiquei submersa na leitura desde as primeiras páginas.
O protagonista é muito interessante aos meus olhos, no sentido de conseguir mergulhar no poço que ele se encontra. Abandonando os julgamentos e opiniões próprias de certo ou errado, pude desfrutar de uma leitura que embarca no mar da depressão aguda, com enormes pedras de solidão e outros sentimentos que afligem o personagem. Não é saboroso ler esse livro, mas eu aprecio muito esse tipo de narrativa, em que o protagonista erra e coloca a prova sua moral, não uma fantasia em que escolhemos nossos erros, há exemplos no livro em que ele tropeça em ações que resultam em consequências sem necessariamente iniciar ou procurar esses problemas, mas como resultado das emoções e sentimentos que enlaçam essa alma.
Enfim, acho dificílimo discorrer sobre livros em que gostei muito e que me fizeram refletir ou divagar.
comentários(0)comente



mirilela 27/04/2024

A beleza na solidão
"Eu sei que as outras pessoas gostam de mim, mas me parece faltar a capacidade de amar os outros"

A história de Yozo é um conto de solidão. Embora muitas vezes esteja cercado por mulheres ou amigos, o personagem nunca conseguiu formar uma conexão genuína com outras pessoas, chegando até mesmo a deixar de se considerar parte da raça humana. Sua relação complicada com seu pai e os demais personagens parece se deteriorar cada vez mais ao longo da história, com Yozo ficando cada vez mais sozinho. A leitura dessa obra é solitária e melancólica, e deixa uma sensação de vazio após seu término. A obra prima de Osamu Dazai é um livro complexo, multifacetado e extremamente bem escrito, que nos permite adentrar na mente de um personagem rejeitado pela sociedade e si mesmo.
NNacht 29/04/2024minha estante
Tô adorando essa fase de hiperfoco em literatura nipônica


NNacht 29/04/2024minha estante
Vamos cursar Letras Português-Japonês!!!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cristiane 26/04/2024

Como é difícil escrever sobre esse livro. Apesar de ter terminado de ler há algumas horas, ainda me sinto entregue a sua atmosfera, em uma bruma deprimente e reflexiva.
Acompanhar a vida de Yozo é acompanhar o sentimento de solidão. É interessante notar como a tragicidade desse livro é escrita simplesmente com infelicidade, nada mais, existindo apenas uma espécie de morbidez do início ao fim.
De forma alguma é uma leitura fácil, mas tem sua beleza por ser real, cru e sem disfarces.
comentários(0)comente



Betsey 26/04/2024

Estou surpresa com tudo que esse livro me fez sentir. percebi que tenho vivido minha vida até agora apenas desejando morrer como ele e me sentindo completamente deslocada do resto do mundo, eu não quero mais viver assim
comentários(0)comente



Mikaely.Menezes 26/04/2024

Essa é a resenha mais difícil que vou fazer, esse livro mexeu comigo de tal forma que após terminar passei dias refletindo sobre, até hoje me pego pensando sobre cada detalhe dele.

Dazai escreve de forma brilhante e dolorosa, senti sua agonia e seu desabafo em cada linha, mas que homem genial, tão atormentando por seus fantasmas e tão interessante.

Ainda estou perdida em meus pensamentos, tudo o que posso dizer é que esse livro me mudou, que me fez crescer e me fez acordar pra realidade e ver que eu já fui Yozo e quantos Yozos estão ao meu redor, pessoas que tinham talento e viram em decadência.

Provavelmente voltarei e farei uma reavaliação, ainda estou totalmente inebriada.
comentários(0)comente



darabwl 25/04/2024

?desagradava-me a ideia de que descobrissem essa tristeza velada em minhas palhaçadas e se tornassem subitamente cuidadosos?
comentários(0)comente



1173 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR