Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

Suzz 09/04/2024

Conheci o dazai por bungou stray dogs e olha no que deu...
Desde que peguei esse livro pra ler, não sabia o que esperar, mas nada me preparou pra ele...

é tanta coisa pra sentir e não sentir ao mesmo tempo que chega a ser meio sufocante! ao mesmo tempo que me compadeci da dor e das vivências dele, senti raiva e nojo, mas em alguns pontos do livro consegui me identificar e isso me deu medo.

sinto que não absorvi tanto quanto deveria, dito isso lerei de novo futuramente!!!

Kamila 08/04/2024

Homem lúdico
A leitura ao contrário do que eu pensava por ser um clássico japonês é ótimo de ler e imersivo.
Esta persona, esse homem, o ser que passou por tanto e sentiu tanto e nada ao mesmo tempo.
Não compreendi tudo que ele escreveu mas vou reler com certeza, nunca pensei em ver alguém que existisse ser assim.

Celeste26 06/04/2024

"Pergunto a Deus: a não resistência é um pecado?"
Na primeira vez que li esse livro, o considerei melancólico, inteligente e devastador. A releitura, entretanto, alterou um pouco minha opinião. Ainda acho que a escrita representa de maneira singular o desespero humano (muito baseado na vida real do escritor). A misoginia exarcebada na história é angustiante e um reflexo cultural da época do autor, o que não a torna menos estressante.
O livro é muito soberbo, mas entendo totalmente que a intenção do escritor era expressar a sua dor acima de qualquer outro aspecto. Indico a leitura pra quem quer um livro triste que demonstra com destreza um desespero humano subjetivo, sem muito aprofundamento no assunto. É um relato, portanto, expõe todo os defeitos e crenças pessoais do indivíduo.

Juliaa13 06/04/2024

É uma obra muito interessante, digna de reflexão.
Mostra a visão de mundo de uma pessoa que perdeu a esperança na humanidade.
Tem certa complexidade de interpretação.
Impossível não se incomodar com a desvalorização da figura feminina presente no livro.

Oppai 04/04/2024

É um livro deprimente.
Me surpreende o fato de um escritor conseguir repassar sentimentos tão melancólicos para o papel, e pensar que ele sentiu tudo isso me entristece ainda mais.
Para mim, a vida de Dazai não passou de um teatro, com erros na performance e textos planejados. Foi um circo de bairro, praticamente, aonde a plateia aos poucos percebia que o "palhaço" não apresentava mais graça, e sim tristeza.
Escutei que esse livro iria me causar muito horror, mas na verdade foi apenas um pequeno desconforto, principalmente, nas páginas que ele se refere á mulheres.

A leitura foi curta mas me passou sentimentos inesquecíveis, pretendo reler o quanto antes.
Murilo 04/04/2024minha estante
BRABA

sailorkhun 01/04/2024

"Sociedade? Você quer dizer você mesmo, não?"
Interessantíssimo! É uma leitura relativamente rápida e não é massante, o personagem é interessante e ver seus pensamentos e desespero se tornando mais complexos levanta questionamentos. Sempre me disseram que era um livro pesado, porém não há descrição gráfica de nada, somente citações de ocorrências. O objetivo do livro não é gerar horror ou comparecimento, é simplesmente uma visão da realidade do personagem, que é uma pessoa que não conseguiu se enquadrar nos parâmetros da sociedade e sofreu com tal até o fim de sua vida.

Cakichi 30/03/2024

Muito bom nossa se você quer ficar 9_(392(393)3( leia esse livro com certeza vou consumir mais obras do dazai

Gabrialob 30/03/2024

"Declínio de um Homem"
Ok... esse livro é DEFINITIVAMENTE uma experiência.

Depois que assisti BSD (Bungou Stray Dogs) me interessei um pouco mais sobre os personagens e isso me fez comprar e ler esse livro.

É extremamente melancólico, não houve felicidade em momento nenhum na vida desse homem e isso é, de certa forma, desgastante para o leitor. Ler algo tão ridiculamente triste e sombrio me fez, diversas vezes, parar e pensar em absolutamente tudo, ou nada.

O livro é a junção de três cadernos que contam a vida do homem que usa o pseudônimo "Osamu Dazai". E é tudo tão deprimente!

Ao terminar de ler me sinto diferente e INDIFERENTE ao mesmo tempo!

Se você busca uma leitura boa mas turbulenta eu recomendo MUITO!

O livro é tudo o que promete e mais. Eu amei e odiei, não sei nem o que pensar, e isso é engraçado!

IsabellaVica 30/03/2024

O Declínio de um Homem
"O Declínio de um Homem é uma obra envolvente que nos leva a uma profunda reflexão sobre a natureza humana. Com uma narrativa cativante e personagens complexos, o livro aborda temas universais de uma maneira tocante e perspicaz. Recomendo essa leitura para quem aprecia uma história rica em emoções e questionamentos."

Arizona.Strange 29/03/2024

O livro é ótimo, mas como uma mulher lendo é IMPOSSÍVEL não se agoniar em algum momento como a maneira que o dazai enxerga as mulheres. É um dos favoritos da minha estante, mas eu tinha vontade de abrir a minha cara no meio e arrancar minha pele com a minha própria unha.

maltchik/ 28/03/2024

"É que covardes temem até mesmo a felicidade"
O personagem principal chega a ser tão depressivo e anti social que é difícil até de ter a suspensão da descrença durante a leitura. Mas isso eu prefiro pensar que talvez seja algo individual meu, por n ter passado por momentos assim, e nem ter situações iguais no meu círculo de convivência.
Mesmo assim é possível se identificar com algumas reflexões (devo me preocupar? Kk)
"Declinio de um homem" é um título que faz jus à história, toda a trajetória do personagem até o fim do livro é triste, é deprimente. E depois de saber em quem o personagem principal é inspirado traz ainda mais peso à obra.
Michela Wakami 28/03/2024minha estante
Talvez ?????

maltchik/ 29/03/2024minha estante
Kkk Michela, n teve esse "problema"?

Michela Wakami 29/03/2024minha estante
José, não me lembro, mas deve ter tido algo, afinal no fundo, todos nós temos alguma semelhança, até nas loucuras. ??????

Yuri 27/03/2024

Acho que nunca anotei tanta coisa em um livro antes, é triste e extremamente relacionável. Por mais que o livro seja sentimental, as vezes eu sentia uma distância do protagonista, mas não de uma forma negativa, fazia sentido, e essa distância me emocionava, por que era da mesma forma que ele se sentia

pslover_ 26/03/2024

É um livro que retrata questões como deslocamento em relação ao mundo, distanciamento familiar, vício, niilismo e comportamento auto depreciativo. Tem uma carga emocional fortíssima e o ódio do ?personagem? com as mulheres me deixou assustada.
O jeito que Dazai disfarça suas fragilidades com perversidade e seu sofrimento com sadismo torna o livro ainda mais interessante.

yasmin.valbusa 26/03/2024

Declínio de um homem
Esse livro me destruiu. Por algum motivo, eu n achei q ele fosse ser tao impactante, talvez pelo fato de eu ter ficado entediada no início do primeiro caderno.
Enfim, pra quem é muito sensível: algumas partes reviraram meu estômago e me deixaram SUPER incomodada. Apesar de eu ter amado e de recomendar, acredito que esse livro não deva ser indicado pra qualquer um, são muitos gatilhos.
O final é meu império romano

Mataroli 25/03/2024

Declínio de um homem
?O receio de que a minha noção de felicidade estivesse totalmente em desacordo com a noção de felicidade do resto das pessoas fazia com que, noite após noite, eu me revirasse de um lado para o outro na cama, gemendo, quase a ponto de enlouquecer.?

O livro conseguiu ir completamente no sentido oposto as minhas expectativas. Abordando temas como abuso de drogas e suicídio, Declínio de um homem conta a trajetória da vida de Yozo, que desde pequeno tenta fugir do que mais teme: o ser humano. Em pouquíssimas páginas, Osamu Dazai aponta o quão falho e hipócrita é o homem e até onde se estende seu limite perante todos os desafios que devem ser enfrentados ao longo da vida. 8/10