Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

CharaFrisk 23/03/2024

Declinio de Um Homem
Eu pensei que, por ser um livro antigo, sua linguagem seria mais rebuscada e chata, mas me surpreendi. A narrativa e a escrita são surpreendentemente fluidas e fáceis de ler (quer dizer... mais ou menos, é um livro que vai citar abusos, não de forma detalhada, mas você sabe que a pessoa foi abusada sexualmente falando, isso vai ser óbvio). Ele mostra como uma criança, já desconfiada e que não consegue acreditar na humanidade, começa a cair lentamente em uma espiral de desespero e desgraça.

Eu gostei do protagonista, mesmo ele sendo infiel e tudo mais. Você sabe que ele é uma pessoa mentalmente quebrada (um depressivo, alcoólatra e depois um viciado em um remédio que não lembro o nome), por isso não acho que ele seja tão ruim assim. Ele era um covarde, afinal, e sofreu um pouco na vida. Mas entendo quem não gosta dele. Yozo toma ações questionáveis, mas acho que devemos considerar que isso foi escrito por um homem também à beira da sanidade numa época bem diferente.

Enfim, eu recomendo o livro. Se você gostar ou não do protagonista, acho que você pelo menos vai achar interessante como a vida dele vai ficando cada vez mais complicada a cada meio/fim de cada caderno.

Madu.Mari 22/03/2024

Esse é o primeiro livro que leio do Osamu Dazai, mas depois dessa leitura com certeza irei procurar para ler outros.

Conheci esse livro através do anime Bungo Stray Dogs, cujo protagonista tem o mesmo nome do escritor japonês.

Eu adorei o livro, ele é tão peculiar. Te prende na leitura, você quer saber mais sobre o personagem e o que irá acontecer depois. O protagonista, chamado Yozo, é um personagem singular e tem um jeito de pensar e ver as coisas. Ele, ao meu ver, se acha desumano e carrega uma dor consigo que provavelmente é causada por algum problema mental.

Ele crê que apenas por ser considerado um ser humano pelos outros é um crime. Sua dor é tanta que ele sente que tem que escondê-la de alguma forma, "incorporando" de certa maneira as atitudes que ele acha que as pessoas vão gostar.

Yozo cometeu muitos erros. Diversos. As vezes ele aprende com eles, e outras vezes ele nem percebe o que faz, o que me deixou com raiva dele em várias partes. E isso, para mim, o faz mais humano do que ele pensa.

? Frases marcantes:

" Chegava a pensar que sobre mim havia recaído um fardo de dez desgraças e que, se apenas uma delas fosse repassada ao meu vizinho, seria suficiente para matá-lo."

"Minha solução para isso foram as palhaçadas. Esse foi meu último recurso para angariar o amor dos seres humanos. Eu temia as pessoas no mais elevado grau, mas mesmo assim não conseguia abandoná-las de modo algum."

"(A sociedade não permitirá isso.)
(Não é a sociedade. É você quem não permitirá, não é verdade?)
(Se você fizer isso, a sociedade lhe dará uma lição.)
(Não é a sociedade, mas sim você, não é mesmo?)
(Quando menos esperar, você será ignorado pela sociedade.)
(Não é a sociedade. É você quem vai me ignorar, não é?)"

"Quanto mais eu temia os seres humanos, mais eles me amavam, e quanto mais eles me amavam, mais eu os temia, o que acabava por fazer com que me afastasse de todos."

"[...] As pessoas também falam sobre ?ter a consciência pesada?. No meu caso, esse peso surgiu quando eu ainda era um bebê e, com o tempo, em vez de desaparecer, foi agravando cada vez mais, a ponto de quase não conseguir mais carregá-lo."

"Existe a expressão ?pária?, que no mundo dos homens é utilizada para se referir a pessoas derrotadas, miseráveis ou perversas. Mas sinto como se eu fosse um pária desde o momento em que nasci. Por isso, sempre sinto afeição por aquelas pessoas consideradas párias pela sociedade, afeição tamanha que me deixa num estado de êxtase."

"A dificuldade de compreender a sociedade é a dificuldade de compreender o indivíduo."

bwetlejuice 22/03/2024

"Eu temia inclusive a Deus. Não podia crer em amor divino, apenas em punição divina. Fé. Isso, para mim, era como encarar cabisbaixo o tribunal dos céus, somente para poder receber uma chicotada de Deus. Ainda que acreditasse no inferno, por mais que tentasse, não podia acreditar na existência do céu."

Dougvdr77 22/03/2024

Pesado porém bem escrito
Primeiramente é importante dizer que quem tiver gatilho para questões como abuso, suicídio, alcoolismo e etc é melhor talvez não ler o livro.

O livro conta a história de Yozo, um alter ego do próprio Osamu Dazai, divididos em 3 cadernos e a cada caderno vai relatando uma degradação cada vez maior do Yozo como pessoa, por conta, principalmente, de sua depressão. Apesar de ser curto demorei para ler pois é uma leitura pesada, por mais que seja fácil de ler por ser muito bem escrito. Recomendo bastante a leitura mas com esse adendo dos gatilhos e tendo consciência que você ficará pra baixo em vários momentos com o livro.

?A dificuldade de compreender a sociedade é a dificuldade de compreender o indivíduo?

Clara2471 21/03/2024

Meu deus
Literalmente em choque, sem palavras e com uma vontade imensa de chorar. eu esperava uma leitura forte, mas não esperava algo tão forte à ponto de me deixar com falta de ar enquanto lia.

lulu 21/03/2024

Descobrir que a história é verídica só no fim atrapalhou muito a experiência de leitura. Apesar de pacata e melodramática a narrativa é interessante. Passei o livro todo achando a história exagerada e sem sal, mas ela se redime com o seu final e a sua veracidade.

Maria 19/03/2024

Amei
Que livro amargo e pesado, sei nem o que falar. A leitura é muito fluida e dá pra se ler em um dia. Amei nota 10000

Chavito 19/03/2024

Eu terminei e meu coração doeu
Nao esperava tanto desse livro, a história do autor me interessou e esse livro estava na minha lista a muito tempo, agora que li não tenho palavras para o qual triste esse livro me deixou. A história do livro e a história real do autor se interliga uma na outra e deixa tudo ainda mais paralisante e triste. Me deixou com medo do futuro e do mundo(??)

Giovanna Bertholo 19/03/2024

Declínio de um Homem
Esse é aquele tipo de livro que você não se sente no direito de avaliar. É uma biografia de Osamu Dazai, que se suicidou após o lançamento desse livro.
O livro todo é um completo pessimismo e uma forma triste de ver e viver o mundo, ele se retrata sempre da pior forma e foi demorado para eu finalizá-lo por conta dos sentimentos que ele passa para o leitor, que fazem você querer refletir por semanas o que acabou de ler.
Considero uma leitura muito importante e pretendo ler ele novamente.

"Já não há mais felicidade ou infelicidade para mim. Tudo passa. Apenas isso. Essa é a única coisa próxima a uma verdade que encontrei no mundo dos chamados 'seres humanos', o inferno onde eu tenho vivido até agora. Tudo passa."

Migueleituras 19/03/2024

Um livro extremamente triste, uma vida indo de ladeira abaixo. Não gosto nenhum pouco do personagem principal, uma pessoa desagradável, misógino e com muitas ideias que não concordo. Mas em alguns momento seu pensamentos e tristezas são tão grande que chega a ser palpável.

Luthor2 18/03/2024

Delícias de um homem ?
Até que foi interessante acompanhar a história de Dazai e confesso que eu me identifiquei muito com ele. O livro definitivamente não é leve e possui alguns gatilhos, como abuso e suicídio. Enquanto eu lia, eu realmente pude sentir a melancolia do autor (principalmente pelo fato de eu ter me identificado com ele), mas teve algumas pequenas situações que me deixaram com raiva do Dazai e tenho quase certeza que eu não suportaria viver com uma pessoa que nem ele. Mesmo não sendo meu tipo de livro, eu admito que se eu tiver oportunidade, eu vou ler algum outro livro dele.

krstfrsz 18/03/2024

Fiquei mal p crl
Esse livro me deixou xoxo, só o pó da rabiola, um coitado, miserável, triste, sem saúde mental
recomendo a leitura