Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

-Lanna- 30/05/2024

"Pessoas infelizes são sensíveis às infelicidades alheias"
Que livro desgraçado heim... fiquei extremamente triste e agoniada durante toda a leitura, simplesmente pq não existe um pingo de felicidade nesse livro, nenhum mesmo!
E eu até recomendo, porém é bom dar uma olhada nos avisos de gatilho antes.

Desejo De Moça 30/05/2024

QUE livro
Pra ser sincera, eu gostei muito do livro. A escrita é interessante, não é complexa mas também tem sua própria forma. É um livro profundo, que nos faz pensar sobre muita
coisa. O personagem principal, Yozo, é complexo a sua maneira. Acho interessante como ele é fiel em retratar a realidade (o que acredito eu que se deve ao fato do mesmo ser baseado em uma pessoa real). Tem TANTOS pontos na escrita em que você lê e pode sim se indentificar, curto essa escrita real sobre a vida real em si. Ele é um personagem cheio de "defeitos" e traumas, que também tem os seus problemas, é por isso que ele é tão real. Já é uma das minhas leituras favoritas, não me arrependo de ter comprado.

raviolli21 30/05/2024

Assustador
O quão assustador é se identificar com esse livro? Tornou-se meu romance preferido apenas pelo conforto que encontro na tristeza.

não é a mitsu 29/05/2024

Pura depressão.
Quanto mais eu lia, mais eu ficava desesperada.

Ler a história do Yo-chan te faz refletir sobre várias coisas. A leitura é fluida, mas por só acontecer desgraça atrás de desgraça a leitura pode ficar um pouco pesada.

O protagonista passou por situações horríveis, que ao ler te davam pena, o título faz jus a história, pois vemos literalmente o declínio dele, de como saia de uma situação ruim, para outra pior.

Ao todo é uma boa leitura, te faz refletir sobre vários assuntos.

Sil Sil 29/05/2024

Uma escrita excelente
Acompanhar a vida de Yo-chan por três partes seguindo seus pensamentos foi algo incrível.
Poder ler a complexidade desse personagem, que se sente tão distante dos ?seres humanos? e da ?sociedade? deixa qualquer um pensativo sobre a ?sociedade?.
Mas o que seria a ?sociedade?? Seria apenas um monte de pessoas?
Desde criança, ele começa a fazer ?palhaçadas? para esconder sua realidade.
Ler sobre esse livro me fez entender bastante d sobre o autor, Osamu Dazai.

Carlos531 29/05/2024

BORN BLUE
Como diria Billie Eilish:

"You were born reaching for your mother's hands
Victim of your father's plans to rule the world
Too afraid to step outside
Paranoid and petrified of what you've heard"

"I don't blame you
But I can't change you
Don't hate you
But we can't save you"

simplesmente devastador. literalmente o declínio de um homem.

camily63 28/05/2024

Nunca vi um livro fazer tanto jus ao nome igual esse, d vdd que livro incrivel... apesar que como mulher nao consigo ver o protagonista com um olhar piedoso medmo me identificando em alguns momentos

Evelyn 28/05/2024

é que os covardes temem até mesmo a felicidade
"por fora eu rio e faço rir, enquanto, no fundo, ter uma alma sombria é inevitável, dizia em segredo a si mesmo."
Pensa num livro doloroso. Me identifiquei de mais.
O livro trata de tópicos sensiveis, provavelmente o Dazai foi um homem que sofreu muito e esse livro tem um peso muito maior quando a gente sabendo um pouco do que aconteceu com o Dazai.
a felicidade é bagulho muito louco, a gente procura ela em coisas grandes. lendo esse livro percebi que a depressão não nasce apenas de grandes acontecimentos caóticos, na verdade, talvez ela só nasça de um conjunto de vários fragmentos dolorosos.
nosso protagonista aparentemente é um cara legal, de uma família legal, em um relacionamento legal, mas que durante sua vida ele via fazendo escolhas de acordo com seu estado mental. não sei onde começa, nem quando termina a ficção desse livro, mas saber que era a visão do Osamu dói de mais.
Eu saí desse livro em uma tristeza enorme, principalmente pelo fato de me acomodar com a tristeza fingindo felicidade. saí dele decidida a aproveitar minha vida, não de forma superficial, por que isso ferra com nossa saúde mental. e galera, a solitude é algo que a gente realmente precisa valorizar.
Livro muito bom. Bom pois te faz refletir.

Mori5 28/05/2024

Meus amigos, tu é doido oh livro desgraçado, tu entra em depressão profunda tu é doido oh livro miserável

go5rae 27/05/2024

Assim como grande parte das pessoas, fui coagida a ler esse livro por causa do personagem de Bungou Stray Dogs, Dazai Osamu. Ler ele me fez entender muito mais o personagem, mas não vou me aprofundar nesse tópico
Admito que não sei dizer até que ponto a história tem fatos reais sobre a vida do Dazai e quando começa a ficção, mas independentemente, todas as questões existenciais, dilemas, dores, incertezas, são fruto da existência de Dazai, e ele é muito bom em coloca-las em palavras. Ele definitivamente foi uma pessoa que sofreu muito, cercado por desgraças a todo tempo. Ler esse livro é igual aquele meme do senhor incrivel, conforme passa vai ficando mais dark
Não é uma leitura leve nem fácil, mas é infinitamente interessante e te faz querer aproveitar a vida, ao contrário do protagonista

delphinium 26/05/2024

DECLÍNIO DE UM HOMEM (1948) .
Uma obra que surpreende pela simplicidade de sua escrita, que contrasta com a profundidade e o peso dos temas abordados, inicialmente, poderia-se imaginar uma linguagem mais erudita, dada a complexidade dos assuntos tratados, mas, Dazai opta por uma narrativa mais acessível e fluida, o que torna a leitura mais dinâmica e de fácil compreensão, facilitando a emersão do leitor em questões tão sombrias (ainda que bastante reais e presentes em nossa sociedade) como o suicídio, o uso de drogas e a, de certa maneira, a negligência parental.

A estrutura da narrativa, que acompanha o protagonista desde a infância até seu misterioso fim, é genial! Essa abordagem permite ao leitor compreender como a visão de mundo do personagem principal é moldada e influenciada ao longo do tempo, tornado o desenvolvimento do personagem rico e detalhado, proporcionando uma análise profunda de sua psicologia e das circunstâncias que o levaram ao seu destino trágico.

Outro aspecto admirável do livro, é a atenção do protagonista aos atos cotidianos, alguns até mesmo "banais", da vida humana. O mesmo muitas vezes observa todas as ações ao seu redor, mas é incapaz de interpretá-las de maneira não melancólica ou depreciativa. Essa incapacidade de compreensão (questiono se não seria apropriado utilizar o termo empatia?) do comportamento humano acrescenta uma camada de complexidade ao personagem e reforça a sensação de isolamento e desconexão que permeia toda a narrativa.

É realmente fascinante que um livro tão melancólico, emblemático e repleto de reflexões sobre o eu indivíduo, possa proporcionar uma leitura dinâmica, sem maiores confusões ou tensões exageradas no desenvolvimento.

Em resumo, "Declínio de um Homem" é uma obra sensacional que, através de uma escrita acessível e uma análise profunda de temas sombrios, oferece uma leitura envolvente e repleta de discussões significativas, Osamu Dazai demonstra (e confirma) toda sua genialidade ao criar um retrato tão vívido e perturbador da condição humana.

P.S : Grande momento é aquele onde em meio a narrativa, Dazai cita Dostoiévski e sua maneira excêntrica de pensar, trazendo um monólogo de seu personagem discorrendo sobra a célebre obra "Crime e Castigo", criando uma bela e reverenciada intertextualidade.

Emanuel231 26/05/2024

Um absoluto âmago de tristeza, solidão e ódio a si mesmo.
Antes de falar sobre, devo dizer que esse livro não é recomendado para pessoas que sofrem de depressão, pois contém muitos gatilhos. Neste contexto... Escrito momentos antes do escritor Osamu Dazai dar fim a própria vida, esse livro, assim como em seu título, mostra através de uma ficção(mais pro lado da autobiografia) de um homem tendo que enfrentar tantas dificuldades ao longo da vida e nunca recebendo uma atenção verdadeira e empática quanto ao que estava lidando, assim se declinando até o fim da vida. Foi uma leitura que pra mim foi inteiramente profunda e de falas tão pesadas e fortes ali... A negligência a si próprio ali presente, o desejo de querer acabar com a própria vida também tão presente no livro, tantos momentos de desprezo a si próprio e ao mesmo tempo uma vida de tantos infortúnios... É um livro com certeza inteiramente marcante pra mim, mas devo dizer que irei optar por não falar muito sobre aqui nessa resenha, pois acredito que assim como eu, quem ler terá uma experiência um tanto única com este livro... Pois foi pra mim algo que irei refletir sobre por muito tempo. No mais, a quem se interessar... Recomendo a leitura, mas com o devido cuidado.

Patrick.Ramos 26/05/2024

Dualidade
A primeira palavra que vem à minha mente ao terminar esse livro foi a DUALIDADE, a dualidade do ser humano.

O protagonista da história que a todo momento usa uma máscara de uma pessoa brincalhona, sempre fazendo piadas, mas que por dentro o que ele sente é o medo das pessoas ao seu redor. Fico imaginando quantas pessoas próximas a nós não são assim.

Fiquei bem reflexivo com a mensagem que retirei do livro, após pesquisar um pouco sobre o autor e verificar que esse foi seu último romance, meio que dá a impressão que a história de certa forma é uma biografia do mesmo.

Gustavo195 25/05/2024

"E então, na manhã seguinte, tudo recomeçava igual, bastava apenas seguir os costumes da véspera e quem pode evitar as grandes alegrias rudes naturalmente também evita as grandes dores. Como um sapo que contorna uma pedra em seu caminho"