Um Conto Sombrio dos Grimm

Um Conto Sombrio dos Grimm Adam Gidwitz

Resenhas - Um Conto Sombrio dos Grimm

Erica.Donelli 07/08/2020

Um conto de terror
Eu sempre amei conto de fadas e todos os contos que quando se é criança todos escutam. Ler um livro que conta uma das historias que eu mais ouvi, mas de uma maneira tão diferente quanto essa é sensacional e muito significativo para mim

Aimeé 01/08/2020

Leitura fluída...
Esses contos proporcionam uma leitura fluida, apesar das diversas interrupções realizadas pelo autor para explicações e expressões opinião...
Recomendaria leitura para um passa-tempo, sem necessidade de grande devoção a história...

Bruna 06/07/2020

DICA DE LEITURA
Resenha, com foto, postada no meu Instagram: @brunamhg
"É a história de duas crianças descobrindo o significado das coisas." – p.: 11
Você conhece a verdadeira história de João e Maria? Acho que não... 😏
🙋🏼‍♀️ O que seria uma leitura super tensa, torna-se algo divertido e inesperado!
Nunca li algo que fosse tão autêntico (apesar de ser a reescrita de um clássico).
Nesse maravilhoso livro, Adam Gidwitz nos mostra os verdadeiros contos dos Grimm.
Eles são originalmente divididos em fábulas, com o objetivo de educar as crianças.
Mas os Grimm não eram muito didáticos... então as histórias costumam ser violentas e bastante sangrentas para gerar medo (uma bela forma de educar... Não?).
Agora você se pergunta: "mas Bruna, por que esse livro é tão bom?"
🖤 Adam, ao reescrever os contos, pausa a história com comentários pessoais, onde ele faz alertas para partes assustadoras, ironiza momentos, tenta (inutilmente) alertar personagens sobre algo... E essa é verdadeira mágica do livro!
😉 no meu Instagram, a segunda foto mostra como esses comentários surgem ao longo das fábulas.
O senso de humor do Adam deixa a leitura sensacional e diferente de tudo que você já leu!
Em meio a isso, é bonita a forma como a moral de cada fábula surge. Porque, apesar de estar dentro do gênero da ficção, há proximidade com a realidade 🙃🤯
✒ O livro também possui ilustrações, que são um charme a parte.
O que diz a crítica:
✔ O livro foi considerado melhor do ano pela Publishers Weekly
✔ Foi escolha do editor pelo New York Times.
✔Um conto sombrio dos Grimm também recebeu resenhas positivas da Publishers Weekly e do School Library Journal.
✔"Um audacioso livro de estreia que é tão inteligente quanto engraçado." – Publishers Weekly
✔ Indicação de Bruna Gonzalez (eu, risos)

site: https://www.instagram.com/p/CCRj6vCAL7e/

Thay 23/06/2020

Nao tão sombrio assim, mas se for pensar que são duas crianças vivendo tudo aquilo, então é sombrio mesmo.

mah7 31/05/2020

Um livro leve e maravilhosamente gostoso de se ler. A leitura é rápida e a narração acaba dando um tom divertido.

Tatiana Patrícia 30/05/2020

Uma versão engraçada sobre uma história de contos de fada!
Leitura super leve.

Leh 12/05/2020

Sinopse: João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também! João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.

Através desse livro inúmeras verdades serão reveladas. São contos cheios de lições, que trabalham com sacrifícios, honestidade, amizade e muito companheirismo.

@Mihleituras 22/04/2020

História bem divertida. Amei

Michelle347 17/04/2020

Surpreendente e engraçado
Este é um daqueles livros que você começa a ler sem muito animo, mas a medida que vai lendo não quer parar de ler. Quer saber o que vai acontecer a seguir.
Não tem muita conexão com a história infantil que estamos acostumados e tem uma trama que te envolve e fica imaginando quanta coisa louca acontece e ao mesmo tempo tem uma dose de humor.
É surreal tudo que acontece e nada acontece do que você está esperando.
Gostei muito de ler este livro!

Mariana113 09/03/2020

O livro traz o retrato original da escrita dos irmãos Grimm, deixando explícito as partes mais ?sangrentas? para crianças mais novas não é recomendo por poder causar aflição, mas ainda assim vale a pena ser contado para elas, talvez mudando alguns fatos pois mesmo com toda essa parte ?pesada?, ainda é uma leitura fluida e que te deixa com mais vontade de ler, quando você perceber, já terá terminado.
Super recomendo.

Leh 05/02/2020

Não era o que esperava
Acreditei que era os contos macabros de cada versão.
Mas o foco é João e Maria, tem um pouquinho de macabro, mas nada exagerado.

Sarah L.T. 04/02/2020

null
Se quer um livro de contos de fadas com um toque de humor, este é altamente recomendável.
Os contos dos Grimm são originalmente bastante assustadores, com muito sangue e até morte de crianças. Entretanto, o autor conseguiu parodiar o conto de "João e Maria" de forma que tivesse um teor humorístico, mas também o perfil sombrio dos contos originais dos irmãos Grimm. Dessa forma, o livro consegue ser acessível tanto para crianças mais velhas quanto para adolescentes e até mesmo adultos (O autor se comunica com os leitores no decorrer do livro, às vezes avisando para tirar as crianças pequenas da sala, colaborando para o humor.)

Dede Silva 27/03/2019

Uma saga completa
Aventura, terror e sabedoria. Uma história completa, para adultos e crianças.

Ro15 25/11/2018

UM LIVRO NECESSÁRIO
Exatamente tudo que eu esperava desse livro maravilhoso ...humor negro e o sinistro bem contado?

z..... 27/10/2018

Ruim demais. Parte do princípio da verdadeira origem de renomado conto infantil, o "João e Maria", numa tosca tentativa de impressionar o leitor. Essa motivação em si é instigante pois muitos contos, de fato, nasceram sinistros e nem eram direcionados para crianças.
Qual o que! A valorização é para o realismo fantástico, numa espécie de ridículo creepshow, com texto nonsense sem graça, raso, bobo, chato, e com eventos que se contradizem de forma trash.
Até gosto de passear no absurdo, mas que tenha algum vínculo, minimamente, com algo da realidade.
Lembra o "Histórias de Tia Nastácia", de Lobato, no universo inusitado de misturas sem nexo no contexto medieval de princesas, dragões, ignorância e ingenuidades.
Não curti e li idiotizado, pensando que o verdadeiro teor do conto abordado seria em algum momento revelado, pelo menos em algum elo...