Em Águas Profundas

Em Águas Profundas Patricia Highsmith

Resenhas - Águas Profundas

João 06/12/2023

Mal conheço Vic Van Allen mas já considero pacas
Quero destacar aqui no início o quanto fiquei impressionado com a escrita de Patricia Highsmith. Como é bom ver sua preocupação em tornar o leitor cúmplice de todos os pensamentos do protagonista, como se você o conhecesse a anos e fosse íntimo.
Antes de ir para a parte com possíveis spoilers, vou dizer que Em Águas Profundas é uma leitura obrigatória para qualquer leitor, mas especialmente para você que está carente de uma leitura envolvente e profunda. O livro pode parecer grande para alguns, mas eu peço para que você não interrompa a leitura nos lentos cinco primeiros capítulos, prometo que a história fica magnífica depois deles.

Continuando (ATENÇÃO: SPOILERS)
A construção da personalidade de Vic é algo surpreendente, desde sua suposta apatia em relação à fidelidade de Melinda até suas "maquinações" para continuar sendo visto como o grande cidadão modelo que é conhecido. Nós chegamos a torcer para que ele mate logo alguém e ficamos estremamente preocupados caso alguém descubra que ele foi responsável por alguma das mortes.
É até engraçado perceber que toda a relação desenvolvida pelo protagonista com os demais personagens (a filha e os amigos) parece ter feito parte de algum esquema mental para construir uma "rede de apoio" caso ele um dia fosse suspeito de algum crime. E acho que isso foi o que mais me encantou: Vic, ao mesmo tempo que é um homem culto e pacífico, é explosivo e toma atitudes sem pensar (no final); ao mesmo que despreza Melinda por ela tomar decisões erradas, a ama e respeita profundamente.E é essa dualidade que torna o personagem tão carismático para nós: ele é humano, não um homem heróico, bonito, loiro e de olhos azuis que só toma decisões sensacionais e é incrivelmente inteligente.

Nota: chegou um certo ponto que eu não sabia se eu defendia esse homem ou não. Na dúvida, digo que defendo sim.

Para finalizar, aproveito para comentar sobre a bomba dirigida pelo Adrian Lyne em 2022 com o mesmo nome. Não assistam aquilo achando que é parecido com o livro. Como diz a gloriosa Isabela Boscov: é de um mal gosto tremendo.

Thiago 30/11/2023

Emoção na apatia
Este é um autêntico livro de Patrícia Highsmith, com um personagem principal inteligente, culto, racional e frio (além de carismático) que passa por uma crise pessoal.
A obra narra a vida de Vic, um cidadão modelo de uma cidade pequena, e como ele age e reage ao comportamento de sua esposa, uma mulher infantilizada e alcoólatra que tem diversos flertes com uma série de homens. Diferente do que a contracapa nos leva a pensar, não são amantes no sentido que logo atribuímos. Ela não sai para transar com desconhecidos, mas conhece novos "amigos" e passa a conviver incessantemente com eles, levando-os para sua casa com seu marido e a eventos sociais, nos quais faz questão de expressar sua paixonite por eles e constrangendo o marido na frente de todos. Vic, por seu lado, finge que não vê essas cenas, sendo até mesmo afável com eles até que afirma ser o responsável pelo assassinato de um deles.
A trama é sensacional, construindo um ambiente de constrangimento, fazendo com que nos coloquemos no lugar dos amigos de Vic, que ficam a seu lado, mas que também se envergonham de toda a situação, especialmente por Vic defender a esposa. Em diversos momentos, temos vontade de sacudi-lo para que acorde e tome uma atitude, mas ele está sempre indiferente e frio, mesmo em meio ao turbilhão.
A personagem de Melinda é quase uma vilã autêntica, sendo egoísta, mimada e ensimesmada, não dando atenção alguma à filha e só se preocupando com futilidades. Já a criança é um show à parte, todos os momentos em que aparece são delicados e divertidos.
Um livro recomendadíssimo que foi devorado em menos de um dia.

Monik Natachy 26/11/2023

Que final foi esse?
O livro é bem lento e as vezes até chato. Achei que o final me surpreenderia mas me deixou foi com raiva pela forma que acabou.

Ellen.Pereira 26/11/2023

Achei uma narrativa lenta e pacata. E a Melinda abusou muito da boa vontade do Vic. Para mim só foi um retrato de querer reforçar o patriarcado e de que a mulher deve se manter o respeito. Se não será punida. Esperava mais.

Luana.Caroline 22/11/2023

Abismos sombrios da psique humana...
O relacionamento é tóxico e causado pelos dois. Um não quer abrir mão do relacionamento, a outra não quer abrir mão do dinheiro. Mesmo assim me apeguei mais ao Vic, essa pegada doméstica e o suspense na família tradicional representada aqui me prendeu do inicio ao fim, é tudo muito psicológico. E sim o final eu não esperava que terminaria assim e gostei bastante do fim.

Mia 21/11/2023

De todos os personagens até da pra desenvolver empatia com o protag Vic, ao ponto de quer que ele se safe mas ele em conjunto com a melinda são simplesmente insuportáveis

laisalvesds 21/11/2023

Intrigante
Acredito que seja extremamente difícil escrever uma ficção policial/suspense fora da caixa, de fato. Geralmente a maioria dos livros do gênero seguem uma linha base, que permite a nós, leitores, a possibilidade de criarmos nossas teorias e às vezes descobrir todo o enredo, partindo das pistas dadas ao longo da trama. Mas Patricia faz diferente, e nos introduz ao assassino desde o início, e, o que realmente me pegou de surpresa foi o fato de eu estar torcendo pela impunidade do cara.

Tirando a demora para as coisas acontecerem, e consequentemente, a repetição desnecessária (acho eu) lá no início, esse suspense é um dos melhores que eu já li. Achei interessante observar de perto como as engrenagens da cabeça de Vic giram, o quão calculista ele é, e inclusive ver o contraste disso com o afeto e cuidado que tem por sua filha.

O comportamento de Melinda me dava nos nervos sempre, tanto que tiveram momentos em que eu me perguntava se era possível alguém ser tão infantil e imatura daquele jeito, ou se era só uma forçada de barra que Highsmith deu pra que as ações de Vic fossem mais "justificáveis" (ainda não sei a resposta).

Enfim, recomendo sem pestanejar para amantes de suspense e ficção policial, como eu. A espera vale a pena.

Um adendo: tem uma adaptação desse livro, e tinham a faca e o queijo na mão para fazerem um filme bom, (Ana deArmas e Ben Affleck!!!!!!) mas conseguiram fazer um final grotesco de ruim, e o Vic inteligente e calculista ficou só no livro mesmo, decepcionante.
Thiago 30/11/2023minha estante
Obrigado pelo comentário sobre o filme. Acabei de ler o livro e pensei em assistir, mas já tirei da lista.

laisalvesds 30/11/2023minha estante
Uma pena, os dois atores são incríveis e não sei porquê mudaram tanto o final :/

NakasaHime 11/11/2023

Em águas profundas (da mente?)
O livro começou bem parado e eu ficava com raiva do Vic por ser ? #$%!& manso, mas a medida que a leitura avança você fica envolvido naquela trama. Fiquei chocada com o desfecho e achei perturbador. Alguns personagens não tiveram suas motivações claras talvez pelo livro ser do pov do Vic. Uma coisa que senti e achei interessante é que a história é atemporal, não é deixado claro (que me lembre) o ano em que a trama está, e isso é bom para dar uma sensação de ?não acontece em tempo nenhum mas acontece todo o tempo?, não sei explicar bem kkkk. Um livro gostoso de ler e que te prende, uma analise do que o ser humano é capaz de fazer e manipular.

Amanda2330 10/11/2023

Ótimo livro, quem já assistiu o filme, leia o livro o final é diferente. A escrita é muito boa e consegue te prender.

Euborgesleticia 27/10/2023

Fraco.
A história começa falando sobre a relação do Vic com sua esposa Melinda. Basicamente ele aceita ser traído para manter seu casamento. O negócio é que ele é meio maluco e a Melinda mais doida ainda e tudo sai de controle.

A história tinha tudo pra ser boa, mas é extremamente arrastada e sem nenhuma emoção. Até as cenas que deveriam ser contadas com empolgação me parecem xoxas e capengas.

Enfim, não curti. Achei chato e enrolado.

Mari Fourquet 14/10/2023

A história em si é beeeem previsível, mas....
Há pontos interessantíssimos na história, acompanhamos ela totalmente pelo ponto de vista de Victor Allen, um cidadão exemplar de uma cidadezinha do interior dos EUA, que vive única e exclusivamente da sua imagem em relação aos seus vizinhos.

Imagem essa que já vem manchada graças a sua esposa Melinda, que faz questão de esfregar na cara de todos os seus casos amorosos, inclusive levando seus amantes para casa e fazendo Victor ficar "amigo" deles.

É uma história contada por um narrador nada confiável e personagens detestáveis até o talo, de todo o elenco, diria que salvam apenas a filha do Victor, Trixie e o cachorro dela.

Gostei do livro, mesmo não sendo surpreendente.

Juliana 13/10/2023

Decepcionante...
Eu achei a história um pouco estranha, mas até que desenrolou bem, porém o final foi decepcionante. Não sei exatamente como eu esperava que a história terminasse, mas com certeza não era da maneira que terminou... fiquei com a sensação de tempo perdido!

iwantedtobeabird0 12/10/2023

Como a trixie fica nessa história?
Não curti o livro, custei a ler, apesar de achar a sinopse muito interessante e com muito potencial.

Vic reprimiu seu ódio por anos, um dia ele explodiu! Esse livro é uma demonstração de como guardar tantos sentimentos pode te deixar insano. No final tanto a Melinda quanto o vic são personagens chatos! Melinda trai o próprio marido e nem faz questão de esconder, não tem coragem de pedir o divórcio, tem medo porque se sustenta com o dinheiro dele. Já vic aceita tudo igual um idiota, aceita ser traido e admite varias vezes que não ama a Melinda de verdade, só quer evitar a dor de cabeça de um divórcio, mas a troco de que? No final, a trix é a única injustiçada nessa história.

Jessica 12/10/2023

Entendi pq esse livro tava tão barato na bienal
Apenas uma história de um 🤬 #$%!& psicopata que cuida de uma dúzia de lesmas, deixa a mulher ter vários amantes pra depois ficar putinho e cometer vários assassinatos. A história se passa numa cidade onde as pessoas amam bater palma pra maluco e não tem ninguém com um pingo de juízo.

Trixie a criança da história é a única que se salva, bichinha? merece uma sessão de terapia.

meu concelho é: não leia esse livro se você não quiser passar raiva.