Em Águas Profundas

Em Águas Profundas Patricia Highsmith

Resenhas - Águas Profundas

bernardirafaela 01/03/2024

Maçante
Achei a leitura muito tediosa.
Quando algo interessante acontecia, e parecia que a história ia de fato começar a desenrolar, tudo voltava à mesmice...
Tentei gostar, mas não é pra mim.
Fui até o fim por pura curiosidade.

KEL 29/02/2024

103 | Em Águas Profundas
Impressionante.

Esse livro conseguiu me manter interessada do início ao fim. Não me recordo o motivo de tê-lo colocado na minha lista de leitura, mas agradeço ao eu do passado.

Gostei bastante de como a autora escreve, achei dinâmico e flui muito bem. Um ponto negativo que me fez não dar nota máxima é a repetição de fatos. Chega um momento que você fica cansado de tudo se repetir, e de novo e de novo. Cansa um pouco, mas a autora contorna isso com a inclusão de um novo suspense.

A forma que ela descreve a cabeça do personagem principal e sua personalidade é impressionante. Por fim, percebo que na perspectiva dela, o ser humano sempre tem um limite. Por mais que você seja controlado, centrado e convicto de suas ideias água mole pedra dura, tanto bate até que fura.

Isabela.Correia 27/02/2024

Horrível
Quem me conhece sabe que eu amo livro de suspense, mas esse livro, sinceramente, péssimo, maçante e muito enrolado. Achei o cara um bosta mole e a mulher sem noção, me irritou demais.

milgral 25/02/2024

Livro simplesmente perfeito, me senti cúmplice dos 3 assassinatos e torci por cada um deles, torci pro vic e questionei minha moral por torcer para ele se dar bem e se safar de todos eles.
Vibrei quando ele matou a primeira vítima e torci cada segundo antes disso para ele tomar alguma atitute, fiquei feliz que no final ele matou a esposa mesmo sabendo que no fundo ela sempre esteve certa em relação a ele e as atrocidades que ele vinha cometendo.
E um final perfeito deu fim ao livro (só não dei 5 estrelas pq em algumas partes a leitura fica um pouco arrastada.)

Nah 13/02/2024

Bom, mas nada demais
Vic e Melinda não são um casal feliz. Vivendo apenas um casamento por conveniência, a cada dia fica mais evidente que a relação não tem futuro. Porém, em nome das aparências, Vic está disposto a tudo para manter esse casamento de pé. Mesmo que para isso ele precise aceitar as traições de Melinda.

Em meio a isso ele propõe um acordo: Melinda pode ter quantos amantes desejar, desde que não arraste a eles e a filha para um processo de divórcio. As coisas parecem ir tão bem quanto possíveis num contexto desse, mas logo Vic passa a se ressentir dos amantes da esposa.

Ele então adota uma estratégia para afastá-los: diz a cada novo amante que foi o responsável pelo assassinato de um dos casos antigos da esposa. O estratagema parece funcionar, mas quando o verdadeiro assassino é revelado a situação foge de controle e Vic se vê perdido.

O livro é narrado inteiramente do ponto de vista de Vic. É como se estivéssemos dentro de sua cabeça, observando todos os seus pensamentos e reflexões, o que pode fazer com que gere certa empatia no leitor para com o marido traído (o que não foi o caso aqui, diga-se de passagem rsrs)

É muito interessante acompanhar a mente (perturbada?) de Vic e a forma como as consequências de seus atos vão fazendo com que ele tome atitudes cada vez mais desesperadas em nome de um casamento frustrado que ele insiste em manter.

Em Águas Profundas não é um livro extraordinário. Muito pelo contrário. Ele começa um pouco lento e arrastado e se mantém assim por cerca de 100 páginas, onde temos uma virada interessante. Porém, é muito fácil enjoar do ritmo da vida de casal de Vic e Melinda, que são personagens que claramente não fazem bem um ao outro.

O livro tem alguns momentos de tensão, mas é chato em certos momentos. Alguns personagens também não contribuem para tornar a experiência de leitura melhor.

Achei o final um pouco corrido e com alguns detalhes que eu mudaria. É uma boa leitura, mas nada demais. Não é um livro que eu pensaria em reler.

Isabela1215 10/02/2024

Livro instigante do início ao fim. Cumpre com o propósito de ser um suspense psicológico, e se faz interessante mesmo não precisando trazer reviravoltas mirabolantes em sua história.

marianascariot 07/02/2024

Ainda bem que tomei a decisão de tentar ler esse livro novamente. Na primeira vez que tentei lê-lo, a leitura não fluiu, acredito que por dois motivos: eu não estava em um bom momento e li algumas resenhas aqui que me desmotivaram.

O livro é muito bem escrito e cheio de adjetivos descritivos. A autora fez eu gostar de Vic e até achar graça do modo como agia com outros personagens, principalmente com os homens que Melinda saía, inventando histórias e se portando de um modo um tanto quanto estranho às vezes.

Acredito que o fato de eu não conseguir entender o Vic, no começo do livro, fez com que eu sentisse vontade de continuar a leitura, para tentar compreendê-lo. Todavia, ao longo da leitura, percebi que talvez ele não seja um personagem para ser compreendido, é apenas para ser lido e servir como entretenimento. Por vezes, Vic agia de modo cínico, mas não descaradamente. Ele é um personagem complexo e muito interessante. Gostava de ler o modo como se comportava com os personagens e sobre o que pensava e sentia.

Gostei muito da escrita da autora e a história conseguiu me prender do início ao fim. Até algumas cenas que pareciam não fazer muito sentido com a história, eu gostei de ler.

E tadinha da Trixie. Como fica a cabecinha dela no meio de toda essa loucurada?

cristhian.gonza 07/02/2024

Resenha: Em Águas Profundas
Para algumas pessoas, esse livro pode gerar gatilhos, então aconselho cautela.
Ao longo de toda a leitura desse livro, eu me deparei com vários sentimentos, muitas vezes de ódio dos personagens. Não consegui me identificar com nenhum dos personagens, porém a escritora conseguiu atingir o seu objetivo, que é nos fazer refletir. Eu me vi refletindo muitas vezes ao longo de toda a leitura.
A escritora Patricia Highsmith utiliza a metáfora em águas profundas para se referir a sentimentos que escondemos em nosso íntimo por medo de sermos julgados ou rejeitados pelo meio em que estamos inseridos.
Então, eu me pergunto: o que estamos dispostos a esconder, matar e enterrar só para não sermos jugados e rejeitados?

site: https://cristhianrocha853.wixsite.com/oceanoliterario/blog-1/categories/resenhas

Ny 03/02/2024

Terminei pra falar mal
Comprei porque a capa é bonita e por estar barato e me arrependi amargamente.
O livro é muito arrastado, eu lia e lia e achava que não chegaria a lugar nenhum, daria pra tirar umas 100 páginas que não faria falta, dava preguiça de ler e não acontecia nada de interessante.
O final foi muito confuso, não entendi nada, a gente nem sabe direito a motivação do protagonista pra fazer aquilo, foi muito do nada.
Os personagens em um geral não trás apego nenhum pro leitor e a gente até entende o protagonista em alguns pontos, mas sério, acontece coisas realmente importantes pra história em menos de 10 páginas, o resto é enrolação.
A única personagem que presta é a Trixie e o Brian é muito gay e tinha crush no Vic.
Não recomendo esse troço, ruim demais.

estherdeos 31/01/2024

Terminei o livro sem ter muita certeza do que achei, li bem rápido porque boa parte ouvi no audiobook, a história foi interessante mas ao mesmo tempo eu senti que faltou algo.
Não foi um livro que me deixou louca pra saber o que ia acontecer.

Gostei muito da relação do Vic com a Trixie, como ele era um pai bom pra ela enquanto a Melinda não servia pra nada.

O sentimento mais consistente pra mim ao longo do livro foi justamente o ódio pela Melinda, uma mulher egoísta, aproveitadora e manipuladora.

Me peguei torcendo pelo Vic em momentos que não deveria hahah

O final me surpreendeu, não achei que aconteceria isso, mas ainda não foi um livro arrebatador para mim.
Sah 07/02/2024minha estante
Oii Esther! Onde tem o audiobook?

estherdeos 10/02/2024minha estante
Oii, é da audible!

Lari 30/01/2024

Raiva, raiva e mais raiva! ?
Antes de tudo quero fazer um contexto importante. Ano passado vi o filme desse livro sem saber que era uma adaptação e quando comecei a ler logo percebi que já conhecia a história.

No entanto, gostei mais que imaginava (considerando que eu já sabia do que se tratava). Não estava com muitas expectativas mas a minha leitura fluiu super bem, fiquei envolvida com a trama e só queria saber o que ia acontecer.

O sentimento predominante durante a leitura foi raiva. Eu fiquei perplexa com a dinâmica do casamento dos dois, fiquei com raiva do comportamento e de como a Melinda não tinha nenhum pudor durante o livro todo, agindo como uma adolescente sem responsabilidade e negligenciado a própria filha. Fiquei com raiva da passividade do Vic, do fato dele aceitar a Melinda esfregando os casos na cara dele sem nem se incomodar (era o que ele queria transparecer).

Não sei se foi só comigo mas de certa forma eu simpatizei com o Vic, de tanta raiva que fiquei da Melinda. Eu só ficava torcendo pra ele tomar vergonha na cara e ter alguma atitude, fazer algo (não matar, claro) mas parar de ser um idiota.

No final das contas sabemos que ele não era nem um pouco bobo e que os dois eram manipuladores de diferentes maneiras. Se trata de um relacionamento extremamente tóxico.

Dei 3 estrelas porque achei algumas coisas fracas. Achei os assassinatos muito abruptos, esperava um desenvolvimento que causasse mais tensão até o momento que as mortes fossem acontecer. Também não senti muito dinamismo em relação a ambientação da história, fica sempre no mesmo ambiente (festas, casa de amigos e etc), sem contar que achei o o final muito rápido.

Mas isso não significa que não gostei do livro, só que como um suspense psicológico essas coisas poderiam ser melhor desenvolvidas. No geral eu gostei do livro, como eu disse minha experiência de leitura foi boa porque me envolveu, como eu disse fiquei com bastante raiva (era a intenção, não?). Então, indico o livro!!

Letícia Braz | @_piilula_ 30/01/2024

Último livro metade/metade: Iniciado no final de 2023 e concluído no início de 2024, foi o thriller psicológico da autora Patricia Highsmith, ?Em águas profundas? de 1957.

Ganhei esse livro no extinto clube intrínsecos (#saudades) e como queria me ?desint0xic@r? dos livros natalinos, ele foi o escolhido!

A trama gira em torno de uma casal, Vic e Melinda, bem fora dos padrões, pra dizer o mínimo. Vic, nos é apresentado como um pacto homem inteligente que para manter o casamento com Melinda, aceita que ela tenha relacionamentos extraconjugais. Bom, só aí já pra perceber que não tem como essa história dar certo ? Até que um dia, um dos amantes de Melinda aparece m0rt0 e daí é só ladeira abaixo.

A autora entregou o que queria com um enredo lento, meticuloso ao abordar os pensamentos de Vic para podermos conhecer a fundo a mente de um homem que se submete, aparentemente, a situações que somente uma pessoa com ?s@ngue de barata? se submeteria.

Nesse livro não temos surpresas e nem plots, então caro amigo, não espere altas emoções! Porém, espere sentir-se confrontado a se questionar o que é certo ou errado e se ver torcendo pelo vilão.

Vocês já leram esse ou outro livro da autora? Até a próxima pílula ???

Laiane 29/01/2024

Sentimento conflitante
A escrita de Patricia Highsmith é inteligente e muito interessante. Sem dúvida, ela consegue descrever muito bem as relações humanas, principalmente dentro de um casamento desprezível e marcado por aparências, e como essa relação impacta nos amigos do casal e na vizinhança de uma pequena cidade americana. Com o desenvolvimento da historia, aos poucos entramos em uma trama de manipulação psicológica.
A construção do personagem Vic te faz criar uma afeição por ele, que me colocou em um conflito moral. É curioso acompanhar como o ser humano pode se revelar, e como surge sua verdadeira natureza.
Excelente leitura!

Nathalia1007 28/01/2024

Que livro chato!
A emoção predominante nesse livro é claramente a raiva pela Melinda, que mulher insuportável. O tempo inteiro ficamos nos perguntando quando Vic vai reagir e até torcemos para ele não ser pego nos assasinatos que comete.

Achei um livro extremamente arrastado, peguei o ritmo da leitura após o primeiro assassinato, mas depois infelizmente voltou a escrita monótona. Com jantares e diálogos tediosos, não vi sentido nenhum a autora fazer voltas e mais voltas para mostrar a verdadeira natureza de Vic. Entendo que a autora queria mostrar a construção da personalidade do personagem principal, mas ainda assim, achei muito chato.

As últimas 40 páginas foram as piores, estava quase abandonando o livro quando vi um spoiler do final kkkkk confesso que se não tivesse visto, provavelmente não teria ido até fim.