Os Pássaros

Os Pássaros Frank Baker

Resenhas - Os Pássaros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Taty Assis 25/10/2016

“Vá em frente e leia. E fique atento se ouvir uma leve batida na janela.” - Frank Baker
Confesso que desde que a Darkside divulgou o lançamento de “Os Pássaros” eu o desejei. Acabei comprando ele na pré-venda e assim que chegou fiquei completamente apaixonada. Sério, é a edição mais linda da minha estante! Então, é claro que as minhas expectativas estavam lá em cima, mas, infelizmente, o livro não foi tudo aquilo que esperei que seria.

Comecei a ler o livro às cegas. Não sabia muito bem do que se tratava.... Eu sabia que era sobre um ataque de pássaros e, por saber disso, imaginei que seria algo bem macabro e sangrento, mas não foi não. Na verdade, a leitura foi em alguns momentos maçante e por conta disso acabei demorando muito para concluí-la. Mas, uma coisa é inegável: o autor conseguiu me prender na maior parte da história, porque, sinceramente, eu estava muito ansiosa para saber como seria o desfecho.

Em um dia que era para ser como outro qualquer, Londres foi acometida por uma situação um tanto quanto inusitada. Milhares de pássaros sobrevoavam e pousavam na cidade. As pessoas estavam em estado de euforia já que aquilo tudo era novo, mas, com pouco tempo na presença deles, começaram a compreender que eles não eram apenas simples pássaros já que eles começaram perseguir as pessoas para logo em seguida atacá-las e matá-las de forma fria e cruel.

“Ouvi gritos e uma involuntária e rápida agitação. Não eram nuvens que pairavam sobre as ruas e obscureciam o sol. Era um grande bando de pequenos pássaros de plumagem brilhante que gorjeavam.”

E neste livro vamos contar com a narrativa de um dos sobreviventes ao ataque. Com ele vamos acompanhar desde o deslumbramento e admiração da população de Londres com a chegada dos pássaros, quanto o terror e pavor que se acometeu a todos quando começaram os ataques e também as perseguições.

“Eram pássaros enormes, quase tão grandes quanto gralhas, resplandecendo verde e azul, as asas reluzindo com as gotas de água. Quase a mesma expressão estampava-se em suas feições distintas; os mesmos pequenos olhos brilhantes. Porém, havia alguma coisa mais; algo cruel e perspicaz.”

A origem dos pássaros era desconhecida. Os motivos que os levavam a atacar também eram. As pessoas começaram a ficar desesperadas e dispostas a derrotar e acabar com a “praga” eles acabaram organizando alguns ataques, mas a cada ataque os pássaros sempre saiam ilesos, sem perder uma pena se quer. A verdade é que quem sempre acabava morto eram as pessoas que estavam os atacando.

Ninguém mais sabia o que fazer. O convívio com os pássaros deixavam as pessoas perturbadas, como se com a presença deles trouxessem à tona seus demônios. Mas por que eles as perturbavam tanto? E afinal, por que apareceram? De onde vieram? Qual era o propósito para tanta crueldade e ataques violentos?

Foram tantos questionamentos e perguntas sobre os pássaros... E acreditem, mesmo com a conclusão do livro, algumas ainda ficaram sem respostas.

O livro é bom! Chego a dizer que mesmo com algumas partes maçantes, o livro é instigante, porque a cada página lida, maior se torna a curiosidade para saber sobre os pássaros e que fim teria a humanidade após o ataque mortal deles.

Eu não sabia que o livro era um romance (pasmem!), quando comprei nem a sinopse eu li rs. Então podem esperar por algumas divagações do narrador e também por algumas cenas filosóficas sobre a vida e o sentido dela. Preparem-se para adentrar a vida de um homem que ficou atormentado pelos pássaros até que descobriu uma forma de se livrar deles.

Juro que pensei que fosse encontrar muito sangue, muitas mortes (teve um massacre, mas não foi tão descritivo como imaginei que seria); estou meio macabra nestes dias e queria algo para me aterrorizar, mas “Os Pássaros” não cumpriu sua missão rsrs. E não estou dizendo que a história é ruim, é só que eu esperava outra coisa.

Se eu recomendo o livro? Recomendo sim! A história é boa, sem contar que a edição é um colírio para os olhos de qualquer leitor e é uma obra que vale muito a pena ter na estante. A Darkside está mais uma vez de parabéns!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2017/05/resenha-os-passaros-de-frank-baker.html
Francelle 07/11/2016minha estante
Oi! Eu queria muito ler esse livro, mas queria tirar uma dúvida enorme antes: tu sabe me dizer se tem cenas de crueldade com os animais? Pela tua resenha me pareceu que é bem tranquilo, mas queria ter mais certeza ainda pra poder ler...rsrsrs

Taty Assis 07/11/2016minha estante
Francelle não tem cenas de crueldade com os animais não rsrs Pode ler tranquila :D

Francelle 07/11/2016minha estante
Ah, que ótimo saber. Muito obrigada Taty! =)

Lidiane 12/02/2017

Um relato minucioso.
Não é uma leitura fácil, mas se tivermos paciência e persistência, o autor nos entregará algumas pérolas. Esse foi um livro que me trouxe muito o que pensar sobre o medo. O medo que nos paralisa, o medo que está sobre nossas cabeças, nos sobrevoando a todo o tempo.
Baker nos apresenta um sobrevivente, já com bastante idade, querendo contar a filha sobre o ocorrido. Nesses relatos o personagem revive sua vida, suas escolhas e os últimos dia que antecede o ataque dos pássaros.
Quem imaginária que seres tão indefesos, seria capaz de algo assim? O por que de tudo isso? Por que tantas pessoas morreram? O por que esse personagem sobreviveu? São coisas que ao poucos serão revelados, ou não? Depende muito da sua visão sobre os fatos.
Confesso que em alguns momentos eu quis parar, mas eu senti que nós éramos os seus ouvintes e ele em transe revivendo cada detalhe. Como acontece quando nos sentamos perto de algum ancião e que ele precisa nos contar o que viveu, que teve uma vida... E assim experimentar mais uma vez, como eram.
Para mim o livro tem como meta nos alertas sobre nossas ações diante o medo e sobre isso escrevi as frases a seguir:
Somos paralisado por conta do medo. Algumas vezes esses medos nem são seus. Somos influenciado por outras pessoas... E nos deixamos levar e nos contaminar...
O que é o medo a não ser um sentimento, uma opressão, um sentimento de mundo nas costas, uma nuvem negra zumbindo sobre nós? Como pássaros negros, famintos... Eles vão chegando, nos dominando e crescem sobre nossas cabeças, a cada dia mas ferozes e famintos. E pareciam tão inofensivos, lembra? Imagina ... Quanto medo espalhado por aí? Quantas pessoas atormentadas com esse mal.
E se tentar fingir que eles não existem, trancar as portas...vão ser assombrados com certeza. O medo faz parte de nós. Não queira deixa-lo de fora. Pois é assim que surgem os fantasmas. Fantasmas são tudo aquilo que tentamos erroneamente jogar fora. Vivemos o tempo todo ameaçados por coisas que nem entendemos. Mas estão ali. Não tente ataca-los você atacará a si mesmo. Você decretará guerra e os mutilado seremos nós.
Se o nosso destino é viver em um mundo que existe esse sentimento a todo momento por aí, se sabemos que nosso mundo está um caos e a qualquer momento algo de ruim pode nos acontecer então pq se guardar tanto??? Olhe nos olhos e veja a degradação de nós mesmos e se liberte.
Eu olhei nos olhos do medo e ele é real... Convidei o para entrar... Assim acabaram as batidas nas portas e nas janelas. Hoje ele vive sob mim.
Eder de Lima 12/02/2017minha estante
Ual não vejo a hora de ler!

Lidiane 12/02/2017minha estante
Quando ler vou querer saber sua opinião.

Eder de Lima 12/02/2017minha estante
Blz!

Erika 10/05/2017

Os Pássaros foi escrito em 1936 por Frank Baker e após, foi transformado em filme pelo aclamado diretor Alfred Hitchcock, em 1963. No entanto, o livro possui muitas diferenças em relação ao filme.

Essa edição está muito caprichada, como é comum da editora Darkside Books. A diagramação é ótima e espaçada, com a folha de guarda com imagens de penas brancas em um fundo dourado, que combina muito com os detalhes da capa. Falando nisso, a capa é dura e lindíssima!

O narrador nos consta sua história através de um relato que faz a sua filha anterior a catástrofe. Nos inserindo em um cenário da Londres pré-guerra, vai nos apresentando como funcionava tudo naquela cidade antes dos Pássaros aparecerem em grupos de milhares sobrevoando a City e agoniando a todos com seus costumes misteriosos.

Nesse ínterim somos apresentados a alguns personagens da trama, que infelizmente são pouco aprofundados, como sua mãe e seu insuportável chefe. No início do livro, até as cem primeiras páginas, estava bem presa à história, acreditando que logo tudo se transformaria em caos e ação, e tentando encontrar o suspense prévio. No entanto, o relato do narrador é pacato e somente me levou a sentir uma pequena curiosidade.

Dessa forma, a história foi se arrastando, o narrador mais concentrado em explicar à sua filha uma realidade que é diferente da que vivem depois da vinda dos pássaros. Inicialmente todos julgavam esses animais divertidos, mas aos poucos notaram o perigo que representavam. Afinal, de onde seriam esses bichos astuciosos e aparentemente inteligentes? Qual era o seu objetivo?

Quando finalmente o momento crucial chegou, o ataque dos pássaros (isso não é um spoiler), eu já estava cansada de tanto ouvir das andanças do protagonista pela cidade e com isso a ação desse momento final me pareceu sem emoção nenhuma. Depois do meio do livro a leitura passou a ser vagarosa e tive a impressão que estava sendo enrolada. O saldo final não foi positivo, o que é uma pena, pois com uma edição tão linda, estava a preparada para ser fisgada pela história.

site: https://literaturativa.wixsite.com/blogfolheando
Bruno Oliveira 03/10/2017minha estante
Senti o mesmo, o livro quase me matou de tédio com tanta descrição inútil.

Amanda 20/12/2017minha estante
Gente do céu, eu tô me sentindo lendo "O apanhador no campo de centeio", que você espera, espera e... tá. Cadê? Tô na página 107, seriamente pensando em não perder mais meu tempo com esse livro.

Elaine | @naneverso 23/06/2020

O que pode mudar a maneira como uma sociedade é construída e mantida? Uma pandemia?

No livro de Frank Baker, são pássaros.
É, aquelas aves lindas com toda a sua liberdade de voar para onde quiserem escolheram parar em Londres e atormentar os humanos. Mas este livro não é o terror ou o suspense de tirar o fôlego que promete ser pela premissa. ?Os pássaros? é a descrição de uma sociedade pré-Segunda-Guerra e, diria até, uma metáfora para a própria Guerra, ainda que os personagens sejam (aparentemente) de carne e osso.

Caso queira ler a resenha completa, basta ir lá no meu perfil do Instagram (@naneandherbooks)
Daniela 25/06/2020minha estante
Eu também me senti traída pela premissa. Mas gostei da história, fiquei intrigada com os pássaros.

Elaine | @naneverso 25/06/2020minha estante
Eu também! Queria só que eles tivessem tido uma resposta porque já criei várias fanfics na minha cabeça hahaha

Maria 18/02/2017

Os pássaros são uma dúvida
Comprei um livro de terror, mas li uma grande crítica social, com questionamentos profundos sobre a existência aprisionada dos trabalhadores da cidade. Os pássaros são pano de fundo pra questões de existência e para uma profunda descoberta do protagonista sobre a realidade. Um livro cansativo em certos capítulos por se alongar nessa discussão e esquecer do horror aos pássaros. Mas com uma excelente narrativa e um bom final.
Valeria.Mattioli 09/05/2017minha estante
Exatamente

Maria 10/05/2017minha estante
:D

Raiane.Priscila 07/12/2019

Decepção total.
De início imagina-se que, devido a complexidade de palavras e maneira de escrever do autor, o livro será algo extraordinário. Porém o título, como já foi dito anteriormente em outras resenhas, não corresponde à história em si. O livro não tem nada de comum com o filme, a proposta da história, no caso a invasão dos pássaros, se perde na vivência de um personagem que, diga-se de passagem, passou a ser insuportável para mim. Não curti nem um pouco da leitura ainda que goste de livros complexos. Foi totalmente decepcionante. Dou duas estrelas somente pela escrita
Orochi Fábio 10/12/2019minha estante
Discordo fortemente...

Ana 13/09/2017

Os Pássaros
Os Pássaros faz parte da minha listinha de livro do Desafio Literário ao qual estou com todas as minhas forças, tentando participar (Para espiar a lista e saber um pouquinho mais sobre o desafio, clique aqui).

O livro é da Darkside, então não temos muito o que falar sobre a capa, revisão e todo o resto. É sempre sensacional. No inicio do livro temos uma introdução bem extensa feita por Ken Mogg, uma nota da editora original e uma introdução feita por Baker.

Na introdução de Mogg, conhecemos um pouco mais sobre Baker e Hitchcock, e descobrimos que por mais que Baker tenha escrito Os Pássaros antes de Hitchcock estrelar com seu filme, o mesmo afirmou que tirou sua história para o filme de um outro livro que não o de Baker e se recusou a menciona-lo.

Nunca vi o filme, mas pretendo ver em breve para ver se existe alguma semelhança entre ambos além de um ataque de pássaros, é claro.

O livro começa com Anna, indagando a seu velho pai, como era a época antes do ataque dos pássaros. E é nessa deixa que seu pai, um alter ego do próprio Baker, começa a nos contar como foi sua vida, antes do ataque dos pássaros.

Tive uma leitura bem difícil e lenta. O livro não tem muitas páginas, mas o personagem divaga muito e isso me fazia ficar perdida e desanimada a continuar a leitura. Não que a escrita de Baker não seja maravilhosa ( segundo minha opinião é claro). Certos pontos achei trechos maravilhosos e tocantes, mas era um a cada 70 páginas quase.

O livro só realmente decola e os pássaros finalmente tem uma participação real e concreta no livro quase em suas páginas finais. Antes apenas conhecemos os os dilemas sociais, políticos e pessoais do personagem.

Achei uma leitura boa e ruim ao mesmo tempo se é que isso é possível e os pássaros no final das contas não teve uma definição final de seu surgimento e ataque. Tenho lá minhas opiniões, mas acho melhor não expressar aqui.

O que me irritou bastante também foi a falta de informações dos outros personagens. O livro as vezes chega a parecer um monologo… É um clássico, mas admito que em deixou um pouquinho chateada.

E aí? Alguém aí já leu? qual foi sua opinião??

site: https://literakaos.wordpress.com/2017/07/12/resenha110-os-passaros-de-frank-baker/
Amanda 20/12/2017minha estante
Tô com essa mesma sensação de tédio.
A linguagem nem é difícil, mas ele divaga tanto das coisas que eu penso "tá, mas é os pássaros?".
Muito difícil ler um livro assim.

@plataformadolivro 20/11/2016

Comecei a ler com a expectativa de um romance, como no filme, mas é mais um relato de um pai para uma filha. Hitchcock não adaptou a história em si para seu filme, apenas a concepção central.
O narrador é um sobrevivente doa ataques dos pássaros em Londres e acompanhamos com ele a chegada dos pássaros, e o pavor que assola a cidade em suas perseguições e ataques. Ninguém sabe dizer de onde vieram nem o porquê de agirem de tal forma. As pessoas que tentavam atacá-los acabavam machucadas enquanto eles saíam ilesos.
“Ninguém até então havia sido capaz de matar ou capturar uma daquelas pragas. Pelo contrário, um considerável número de pessoas engajadas em combatê-las tinha morrido.”
“É uma coisa que não pode ser compreendida, podemos apenas nos assombrar a seu respeito.”
O autor nos faz viver os dilemas mais profundos do personagem. Mais para um suspense que terror, o livro nos remete a um caos apocalíptico onde através de uma lenta e descritiva narrativa, o narrador nos leva a diversos momentos de sua vida.
“Era perda de tempo olhar um segundo que fosse para o passado; tudo isso já estava morto.”
O livro não possui divisão por capítulos, mas é dividido em três partes: o que torna bastante difícil interromper a leitura. Nas últimas 20 páginas melhora consideravelmente e nos passa uma lição: devemos encarar nossos medos de frente para que eles não nos atormentem mais.
Bruno Oliveira 03/01/2017minha estante
Estou lendo, mas achando um saco, é descrição que não acaba mais e o protagonista não tem nada de interessante nem em si, nem em sua perspectiva sobre o mundo.

Valeria.Mattioli 10/05/2017

Arrastado que dói...
Pássaros? Morte?? Mistérios? Cadê isso?? Perdi alguma parte do livro e não tô sabendo? Totalmente diferente do filme, e a única coisa que consigo ter certeza é da chatice que foi ler esse livro. Me entediei do começo ao fim.

Os pássaros são personagens secundários nessa história, e a única coisa que fica claro é que você precisa lidar com os seus medos e enfrentá-los, ou, deixar os pássaros fazerem o que tem que ser feito. Do resto, o livro é uma crítica social da sociedade trabalhista. Ponto final!!

Por incrível que pareça, o que mais me prendeu na leitura foram os diálogos entre o pai da Anna (já até esqueci o nome dele haha) e Olga. Essa sim, uma personagem misteriosa e cativante, que deveria ter ganho um papel bem melhor nesse livro.
Alexander 01/06/2017minha estante
Esperava muito do livro. Confesso que até a primeira metade a história me agradou bastante, principalmente a contextualização do ambiente em que o narrador vivia. Gostei muito das descrições da sociedade em geral, bem como das angústias e dos problemas do personagem principal. Os relatos sobre o chefe, os colegas e o trabalho em si são positivos. A "chegada" e os primeiros problemas decorrentes dos pássaros também me agradou. A relação dos pássaros com os medos de cada um é interessante, só não esperem terror! O problema da história começa quando da ida do personagem ao campo e do posterior encontro com Olga. Tudo começou a ficar muito arrastado demais. A história perdeu o foco. Das 4 estrelas iniciais, o livro consegue apenas 3. A edição da Darkside sim, é maravilhosa! Simplesmente perfeita.

Vic 18/02/2021

Maravilhoso!
NESSA RESENHA TALVEZ TENHA CONTEÚDO QUE PODE SER CONSIDERADO SPOILER PARA ALGUMAS PESSOAS. EU NÃO MARQUEI SPOILER PORQUE SÓ ESTOU FALANDO DA MINHA INTERPRETAÇÃO, QUE TALVEZ AJUDE A LEITURA DE ALGUMAS PESSOAS. NÃO SÃO COISAS QUE EU CONSIDERO SPOILER, MAS CASO VOCÊ SEJA UMA PESSOA QUE NÃO GOSTE DE SER INFLUENCIADA POR INTERPRETAÇÕES ALHEIAS, NÃO LEIA.

Eu vejo muita gente que não gosta desse livro e eu fico "???" porque eu realmente não imaginava que tanta gente não gostasse dele hahaha.
Mas vamos lá, vou falar do porquê gosto tanto dele.
Primeiro acho que o contexto no qual ele foi escrito é importante para entender a história. Ele foi escrito no período pré segunda guerra mundial, e a sensação de muita gente na época era a de fim de mundo caso houvesse uma guerra. Acho que é mais ou menos como nos sentimos hoje quando pensamos em uma terceira guerra mundial. Toda aquela narrativa tediosa do começo passa justamente uma sensação de estagnação das pessoas, fora o calor absurdo que a cidade estava passando. Pra mim esse livro tem 3 interpretações possíveis: uma (a mais crua) é simplesmente um apocalipse por causa de pássaros doidos que chegam na cidade; a segunda (que eu entendi a partir do texto de introdução) é que os pássaros representam a chegada da guerra, entendi que eles simbolizam as armas, principalmente as armas aéreas que podem acabar com tudo; a terceira é a de que os pássaros representam o lado ruim das pessoas, a ganância, a hipocrisia, o medo, etc. e são sentimentos com os quais as pessoas tem que lutar contra para se livrar dos pássaros.
Enfim, eu gostaria de conversar com mais pessoas sobre esse livro, principalmente com quem está mais familiarizado com a história da segunda guerra mundial. A terceira interpretação que apresentei já valem as 5 estrelas pra mim.
Isa 18/02/2021minha estante
Estagnei no livro mas estou considerando retomar a leitura após essa resenha ??

Rittes 31/03/2017

Pássaros lentos
Se você viu o filme homônimo de Hitchcock e, pior, é muito fã, não leia este livro. O motivo é muito simples, tirando uma ou duas cenas e, mesmo assim, não totalmente literais, o livro não tem nada a ver com o filme. Até aí, sem problema, desde que a obra fosse igualmente empolgante. Confesso que é um dos livros mais arrastados e irritantes que já tive o azar de ler. Sério. Minha cotação é muito mais em função da DarkSide que, mais uma vez, fez um trabalho irrepreensível na edição de um livro que não merecia nem a metade disso... Chatíssimo.
Valeria.Mattioli 09/05/2017minha estante
Concordo com tudo. Como os livros da Darkside sem pensar muito e ando me arrependendo com alguns "clássicos". Que chatice esse

Literatura Policial 09/03/2017

Um baita suspense psicológico
O livro? Excelente. Compre. Pegue emprestado. Sei lá. A opinião? É um baita suspense psicológico. O desenvolvimento da história é cativante. Não sabemos como vai terminar. Algumas passagens parecem apenas alegorias, metáforas, cenas que sequer existiram. O protagonista melancólico parece ser o único a manter a lucidez. A sua solidão, o seu trabalho, a sua relação com a mãe, tudo isso são elementos que trabalham como pano de fundo para um complexo conflito existencial.

site: https://literaturapolicial.com/2017/03/09/critica-os-passaros-de-frank-baker/
Sarah 18/01/2018minha estante
undefined

Jeff.Rodrigues 15/11/2016

Lançado no Brasil oitenta anos após sua publicação original, a polêmica obra de Frank Baker, que acusou Alfred Hitchcock de plágio no filme de mesmo nome, certamente pode vir a dividir opiniões entre os leitores tupiniquins. É um livro para ser amado ou odiado. Não há meio termo. A edição da DarkSide é uma das melhores que a editora já produziu e a capa é a mais bonita que já me deparei entre milhares de livros.

Em uma bela manhã, Londres é invadida por milhões de pássaros. Voando em grupo, pousando aos montes em praças e monumentos e causando estranheza e um certo divertimento nas pessoas, as criaturas aladas passam a ser o centro das atenções. De onde vieram? Porque estão ali? O que farão em seguida? As respostas não demoram a vir quando os pássaros decidem atacar perseguindo, ferindo e matando as pessoas. Eis a premissa do livro.

Os Pássaros é um romance apocalíptico com ares de suspense. Não é um livro de terror e passa bem longe disso. A história é contada por uma testemunha ocular, um sobrevivente dos tempos em que os pássaros vieram. Já idoso, o narrador vai rememorando passo a passo a chegada dos animais, as reações populares e das autoridades. Não há uma sucessão rápida de acontecimentos e o leitor tem que estar preparado para acompanhar num crescente o desenrolar dos fatos.

Leia a resenha completa no Leitor Compulsivo, só clicar no link:

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2016/11/15/resenha-os-passaros-frank-baker/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6