O muro

O muro Céline Fraipont

Resenhas - O Muro

Beto | @beto_anderson 21/07/2023

É... mais ou menos
Essa é mais uma história sobre "aborrecentes". Felizmente é agradável de ler, apesar de achar que os problemas juvenis são intensificados nessas histórias quadrinhos. Mas foi uma boa leitura.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
carol_lp 21/07/2023minha estante
sobre oq é??

Beto | @beto_anderson 26/07/2023minha estante
Uma garota de 13 anos desprezada pela mãe e negligenciada pelo pai que para amenizar esses problemas fuma, bebe e acaba achando um namoradinho.

carol_lp 27/07/2023minha estante
Acho que vou ler! Parece ser interessante

Tony 08/09/2015

Resenha: O Muro - Céline Fraipont e Pierre Bailly
"O Muro", de Céline Fraipont e Pierre Bailly marca o meu primeiro contato com uma graphic novel.

Sempre tive interesse em ler um romance gráfico, mas nunca tive tal oportunidade. Entretanto, ao ver que entre as opções de livros disponíveis para solicitar do Grupo Autêntica haviam várias graphic novels, tratei logo de escolher uma.

"O Muro" chamou bastante a minha atenção e eu tive um ótimo pressentimento em relação à obra. Algo me dizia que eu ia gostar do "livro", entendem? E felizmente eu estava certo.

"O Muro", apesar de curto, é pungente, marcante, intenso, envolvente e poético.

Celine Fraipont e Pierre Bailly conseguiram me surpreender. Ao ler a sinopse da graphic novel já imaginava me deparar com uma trama complexa e forte, mas ao ler "O Muro" vi que tudo o que imaginara não correspondia com a grandiosidade do livro.

"O Muro" vai além de tudo que possa ser dito por mim ou qualquer outra pessoa que resenhe esta obra. Essa é uma daquelas obras onde fica impossível para o resenhista encontrar as palavras certas para descrever toda a sua grandiosidade.

Como não vou conseguir dizer a vocês o quanto a obra me emocionou, o quanto ela conseguiu (no termino de sua leitura) deixar um vazio em mim, o quanto ela me comoveu e conseguiu transpor para mim todas as dores e medos sentidos por sua protagonista (Rosie), vou apenas fazer um pedido à vocês: Leiam "O Muro", tá?

As ilustrações radicais e carregadas de sentimentos de Bailly e o roteiro bem construído de Fraipont, somados a melancolia, o romance, o punk rock, e as drogas e bebidas presentes na trama de "O Muro" irá proporcionar a todos uma leitura marcante e intensa.

site: http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-muro-celine-fraipont-e-pierre.html
Luciana 11/03/2017minha estante
undefined

Steeh 04/05/2022

Triste!
É uma HQ que retrata alguns temas delicados como depressão, vícios em bebidas e drogas! Fiquei com dó da Rosie :(
httpsmavis 04/05/2022minha estante
Realmente,tinha ido ler porque vi várias pessoas falando mas depois parei

evely 07/05/2021

é sobre isso
comecei a ler só por ler mesmo, a historia em si não tem nada muito marcante só o final que é meio pa! fiquei triste com a historia dela e algumas partes também muito frustrada, em geral foi ok e o traço é muito bonito.
ylocin 07/05/2021minha estante
linda

Simone.GAndrade 07/03/2017

Le muret
O Muro - Escrito por Céline Fraipont, e ilustrada por Pierre Bailly, se passa em 1988, numa monótona cidade belga, a personagem Rosie, uma adolescente de 13 anos se vê sozinha tendo que enfrentar situações difíceis como a partida da mãe que larga tudo por um romance amoroso em Dubai, deixando marido e filha para trás, o pai que se afunda cada vez mais no trabalho sem tempo para mais nada, deixando a filha completamente só, uma reflexão plausível, o quanto frágeis somos e como a falta de uma base familiar presente faz toda a diferença na vida de uma pessoa, uma fase de intensas descobertas e transformações por quais todos nós passamos, da infância a adolescência, com conflitos internos e externos, a busca da própria identidade, tendo que fazer escolhas que podem levar a caminhos perigosos.
Luciana 11/03/2017minha estante
null

Cilmara Lopes 14/06/2015

Vale muito á pena lê-la
Esta grafic novel é muito boa! É simples e profunda com traços bem radicais que impactam e dramatizam bem a história.
Rosie é uma adolescente incrível, porém não percebeu isso ainda...
Fiquei encantada com essa arte melancólica, triste, poética ao som de Ramones, The Cure entre outros.
Super-indico.

@retratodaleitora 08/10/2015

"Alguns momentos de nossas vidas passam espalhando nuvens de cinzas no céu."
"Alguns momentos de nossas vidas passam espalhando nuvens de cinzas no céu."

O Muro conta a história de Rosie, uma garota de 13 anos que é abandonada pela mãe, que foge com outro homem; e pelo pai, que não lhe dá atenção e mal vê a menina.
Apesar da tristeza, Rosie lida bem com a situação, pois tem o apoio da melhor amiga Nath com quem passa a maior parte do tempo e divide toda a sua frustração. Ambas com problemas na família. Ambas procurando alívio na bebida e no cigarro.

Quando a mãe de Nath proíbe a filha de falar com ela, depois da menina ter prometido a Rosie que nunca a abandonaria, tudo parece desabar. Logo a tristeza dela se converte em um vazio; e uma vontade louca de preenchê-lo.

Sem ajuda nem com quem conversar, Rosie se afasta cada vez mais dos olhares gerais. Ela passa seu tempo sentada em um muro, bebendo e olhando as estrelas, até conhecer Joiakim, ou simplesmente Jô; que apresenta a ela grupos musicais de punk rock e parece gostar de verdade de sua companhia.
Desorientada e sem destino, começa a seguir os paços errados dele, já que ela mesma não sabe para onde ir...

"Sei que estou fazendo coisas erradas, mas, pensando bem, será que realmente tenho escolha?
Me permitir a sensação de estar viva, para esquecer, um pouquinho que seja, esse vazio insuportável dentro de mim."

Essa Graphic Novel tem como cenário uma pequena cidade do interior belga, em 1988. Acompanhamos então a forte e desoladora trajetória de uma criança abandonada à própria sorte, da qual quase tudo foi tirado.
O peso da existência, a falta de diálogo, as drogas, laços quebrados... Tudo retratado em um traço escuro, repleto de sombras e dolorosos contornos.

Somos apresentados a uma protagonista melancólica, desanimada e depressiva. Uma hora tudo para de fazer sentido para ela, que começa a mentir e omitir apenas para sentir alguma emoção, sentir alguma coisa. Depois vêm as drogas e as más influências, chegando de repente, trazendo primeiro alívio, depois estragos... E ela tem apenas 13 anos.

Uma leitura rápida, mas extremamente verdadeira e crua; sensível e questionadora. Que faz o leitor se imaginar no lugar da menina e torcer por ela, para que tudo dê certo no fim e ela possa encontrar alguma felicidade em meio a tantos tormentos...

Esse foi meu primeiro contato com os quadrinhos mais "adultos" e posso dizer que não poderia ter começado por um melhor.
Quando solicitei para a editora eu sabia que iria gostar, mas não imaginava o quanto. E confesso: fiquei apaixonada! Que história incrível...
O final foi bem intenso e emocionante, eu adorei a forma como tudo terminou. Quando acabei fiquei pensando: seria tão legal um filme dessa graphic... Ou um livro, talvez.

Agora comentando um pouco sobre a edição: não tenho muito o que dizer. Revisão e diagramação incríveis. E sobre o desenho uma palavra basta: marcante.

"Morro de angústia...
Quero ficar na minha bolha, quero que me deixem em paz."

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2015/09/o-muro-fraipont-bailly.html

Renato420 22/11/2015

Melancolia...
Nunca fui de ficar lendo Hq’s. Até pouco tempo era uma leitura que não me despertava interesse. Passei a folhear alguns, incentivado por alguns(umas) colegas que despejavam comentários entusiasmados sobre certos títulos. Um deles foi “O Muro”. Devorei em dois dias, e me tornei fã.

Rosie é uma garota de 13 anos, que vive em Bruxelas, na Bélgica. Ela se vê desnorteada quando sua mãe decidi partir para Dubai e viver um novo amor. O pai de Rosie é um homem totalmente dedicado ao trabalho e o fato de atuar profissionalmente em Londres faz com que a garota passe dias sozinha. Sua única companhia é Nath, sua amiga com quem Rose conversa, vê TV, fuma, bebe.

A garota belga vai aos poucos perdendo o interesse nos estudos. Divide o seu dia em casa, passando horas dentro da banheira; na companhia de Nath, ou no muro, localizado próximo a uma quadra de esportes, onde ela lê, fuma, bebe, chora, sofre. Sofre a dor de um vazio cada vez mais profundo na sua alma.

É no muro que ela conhece Jo, um garoto de 16 anos, fissurado em rock. É ele que passa a ser a única companhia de Rosie quando Nath começa a namorar. O rapaz aos poucos e cada vez mais passa a ser a razão da existência da garota. Ao seu lado, a garota passa horas, dias fumando, bebendo, ouvindo música, ou simplesmente curtindo o silêncio que contempla a ambos. E será com ele que irá experimentar novas aventuras e sensações...

“O Muro” é recheado de muita angústia. Em determinados momentos, a dor da garota é tanta que um(a) leitor(a) mais sensível sentirá no ar o peso que a personagem carrega, e terá o desejo de adentrar às páginas dos quadrinhos e fornece-lhe conforto, consolo, carinho.

Hsc_Aju 24/12/2015

Retrato de uma vida que não vemos, ou não queremos ver.

Drama adolescente, pais ausentes, vícios, musicas, amizade, primeiras paixões, a vida em sociedade frente a isso, um rapaz, uma amiga, preconceitos, solidão e um muro. Tudo isso em uma Graphic Novel que vai ficar ficar pensar o que estaremos deixando para nossas crianças, se não um mundo cheio delas sem rumo e nem destino? Numa mistura belíssima de críticas sociais e uma bela reflexão, me acompanha nessa para entender melhor.

Restante da resenha no link.

site: http://blogpapeletas.blogspot.com/2015/12/o-muro-celine-fraipont-pierre-bailly.html

Denynha 24/03/2016

Meu Deus, que HQ triste!!!
Rosie passou por tanta coisa, tão nova. Que vontade de adota-la e ajuda-la.
Feliz com o final, apesar de tanta coisa ruim, deu a sensação que a vida dela mudaria...

Arca Literária 17/04/2016

resenha disponivel a partir do dia 14/05 no link http://www.arcaliteraria.com.br/o-muro-celine-fraipont/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/o-muro-celine-fraipont/

Camila Faria 19/06/2016

Fazia tempo que eu não lia uma graphic novel bacana e o traço do Pierre Baily foi a primeira coisa que me conquistou nesse livro. O Muro é a segunda parceria do Baily com a roteirista Céline Fraipont – os dois já haviam trabalhando juntos no projeto Petit Poilu, uma espécie de introdução aos quadrinhos para crianças.

O Muro se passa numa cidadezinha de interior da Bélgica em 1988, onde vive Rosie, uma menina de 13 anos sufocada por um cotidiano morno e vazio e pela rotina de sua família disfuncional (a mãe parte para outro país numa aventura amorosa e o pai vive para o trabalho). O livro é um testemunho da construção da personalidade de Rosie: a separação da melhor amiga, o primeiro amor, o primeiro envolvimento com as drogas… todos os conflitos e dificuldades comuns nessa fase da vida.

O livro é situado nos anos 80, mas poderia ter acontecido em qualquer outra época, dada a universalidade do tema (no caso, a chegada da adolescência). Mas uma coisa que dá um tom oitentista para a narrativa são as referências ao movimento punk rock do final dos anos 80: Ramones, Rapeman, The Vibrators, Mano Negra, The Cure, Sonic Youth…

O tal muro fica numa praça da vizinhança e acaba sendo um local de fuga para Rosie. É lá que ela troca confidências com a amiga, onde ela passa dias maçantes e solitários ~ e é lá também que ela conhece Joiakim, um rapaz que irá mudar sua vida para sempre.

O livro é bonito e triste. Por mais que a sua adolescência não tenha sido tão conturbada quanto a da Rosie, é impossível não se identificar com o teor melancólico da histórica, com as frustrações, os medos, as perdas… A gente vai lendo e o coração vai ficando pequenininho, pequenininho ~ mas o tom final é de esperança e de possibilidades. Como toda adolescência deveria ser.

site: http://naomemandeflores.com/o-muro/

Lucas Canabarro 07/11/2016

Aqui temos aquela clássica história sobre a adolescência, sobre alguém que se sente sozinho no mundo e busca motivações para se manter vivo. Por mais que essa trama já seja batida, O Muro trás um enredo que te prende do começo ao fim, pois você quer ver qual será o destino da Rosie na conclusão da história.
O quadrinho tem muitos momentos contemplativos, onde não há diálogo, somente ações, e aqui a arte feita por Pierre Bailly contribui muito. Mesmo com traços de aparência um pouco suja, os desenhos parecem ter vida conforme se avança as páginas.
A trama tem seus momentos depressivos e de reflexão, mas digo com convicção que vale a pena ser lida.

Lima Neto 14/11/2016

"apanhador no campo de centeio"
muito sensível e tocante história, com pitadas fortes de solidão e da sensação de se estar deslocado no mundo.
ler esta HQ me fez lembrar muito, em muitos momentos, na célebre história de Salinger, "o apanhador no campo de centeio".
quem nunca se sentiu como Rosie, deslocado, sem saber o seu lugar no mundo, sozinho, desejoso por um abraço, por um momento de compreensão?
"o muro" é uma história que vale muito a pena ser lido não de supetão, mas aos poucos, entrando na psicologia da personagem, entendendo-a, abraçando-a, sentindo sua solidão e deslocamento no mundo.