Eu Não Sei Lidar

Eu Não Sei Lidar Lucas Silveira

Resenhas - Eu Não Sei Lidar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Madder 14/04/2023

Como fã, sou suspeita pra falar.
Comecei a ler de forma totalmente despretensiosa, mas fui muito surpreendida pela complexidade que está por trás de cada música.

Esse livro é uma viagem dentro da vida e da mente do Lucas, permitindo entender todos os caminhos que levaram a cada letra e melodia.

Com certeza não ouvirei Fresno da mesma maneira a partir de agora.

Jéssica Leine 04/03/2023

Vamos falar de solidão
Talvez minha resenha aqui seja um tanto contraditória, mas vou dividir em fãs de Fresno e não fãs.

Fãs de Fresno: Muito legal conhecer a história por trás da sua música preferida, que história ela conta? a que momento ela remete? Para o autor (Lucas) ela diz a mesma coisa pra você? você já tinha entendido que a música é sobre isso? Recomendo fortemente ler cada capítulo ao som da música tema no repeat. Claro que os capítulos de suas músicas preferidas serão muito mais intensos do que aquelas perdidas entre outras faixas do álbum.

Não fãs: falamos aqui das memórias de uma pessoa que possivelmente você não tem interesse algum. O Lucas é um poeta, então todo o seu texto tem um cunho tridimensional entre fatos e sentimentos, o Lucas te chama para pensar sobre a razão das coisas.
Mas, apesar de todo o sentimento e reflexão do Lucas, pode ser uma leitura bem rasa pois está limitada somente a algumas músicas, pode iniciar um tema super complexo e intenso mas não trará uma conclusão.

-Nyx 23/02/2023

- Me desculpa por te falar verdades que eu tanto guardei? '
- Sou muito suspeita para falar, pois sou fã da Fresno desde 2009. Mas de verdade, achei esse livro fenomenal!!!
Me emocionei em vários momentos, o Lucas é um poeta maravilhoso, muito sensível e que tem muito a dizer.
Superou as minhas expectativas, tenho certeza que foi uma das melhores leituras do ano!! '

Eduarda 08/01/2023

Eu literalmente não sei lidar com o Luquinhas
Ainda que não seja um livro explicando sobre a vida do Lucas, o livro continua sendo bom, ainda mais que explica o sentido das músicas.

Bruna 07/01/2023

Difícil falar sobre esse livro, amei do inicio ao fim . Já era fã dele e depois do livro minha admiração só aumentou. Para mim ele é um poeta muito foda.

Mariana113 26/08/2022

Se tem um artista que eu admiro pra caramba é o Lucas Silveira. O cara consegue traduzir sentimentos universais em músicas incríveis, com apenas uma nota e um verso nos emociona. Ele é sensacional e seu livro também.

bela100fera 20/05/2022

eu não sei lidar
um livro completamente lindo e sensível. me identifiquei muito e fiquei emocionada. o livro è curto, então não dá nem tempo de fazer pausas. perfeito!

Art 15/04/2022

"EU COSTUMO DIZER QUE UMA MÚSICA SÓ É MINHA ATÉ O MOMENTO EM QUE EU CANTAR ELA PELA PRIMEIRA VEZ."
Sou suspeito pra falar qualquer coisa que envolva a banda Fresno, porque gosto MUITO do grupo, mas esse livro é INCRÍVEL, muito gostoso de se ler e cheio de conteúdo, todo mundo que é fã tem que ler. A obra aborda a história por trás de diversas músicas (a maioria do Ciano e do Infinito), junto do processo de escrita das letras e as inspirações do Lucas, que é o principal escritor.

Apesar de todas elas carregarem valores pessoais e sentimentais da vida do autor, as suas músicas fazem com que o público tire suas próprias interpretações das obras e atribua a elas seus próprios valores, mas isso não significa que não seja importante saber o motivo do Lucas ter escrito todas elas e o que ele realmente quis dizer com cada uma.

A obra só comprova um dos motivos que mais me faz gostar da banda, no caso, como todo música carrega um sentido e em como, independente da época, eles nunca tentaram se adaptar aos padrões de música (no máximo 3 minutos e pipipopo), porque o mais importante é passar um valor, um sentido, e não só combinar metricamente em uma rima.

O Lucas, como ninguém, aprendeu a como expor seus sentimentos em uma música, seja lá qual for ele, como nos é mostrado no livro que as músicas da Fresno vão de um Soneto de admiração a tudo que sua mãe passou até uma tentativa de um adolescente em encontrar problemas em uma garota que não sente os mesmos sentimentos que ele, isso, sem contar, as analogias geniais feitas em "Cada Poça Dessa Rua Tem Um Pouco De Minhas Lágrimas" e em toda a perspectiva por trás de "Farol", que consegue unir 2 lugares tão distantes, como a Bósnia e a cidade de Mostarda (RS).

Só tenho a agradecer ao Lucas e a todos os envolvidos nessa obra incrível.
Mariantonia0 15/04/2022minha estante
Tutu fã de fresno sou fã

Art 15/04/2022minha estante
fãs da maior banda emo de todas!!!

Gi 18/04/2022minha estante
seu emo!!

Art 19/04/2022minha estante
E quem não é??

Gi 19/04/2022minha estante
nunca errou!!

thais252 22/02/2022

Cada Página Desse Livro Tem Um Pouco De Minhas Lágrimas
Sou suspeita pra falar pois amo a Fresno, sou apaixonada pelo Lucas e por tudo o que ele cria, mas esse livro é incrível. O "problema" é que ele só vai funcionar pra quem, assim como eu, for fã bem cadelinha da Fresno.
Me emocionei em diversas músicas, algumas histórias eu já conhecia, mas é sempre incrível revisitá-las pela escrita impecável do Lucas. E esse livro só reforçou todo meu carinho por ele e pela banda.

leticiafrancioni 26/01/2022

Um emogenio ou um genioemo
Caro Lucas Silveira, se tuas musicas já me acalentaram, me fizeram atravessar bons e maus momentos, tuas palavras me dão socos para me derrubar e empurrões para me incentivar.

Tanto esse quanto "Amores impossíveis e outras perturbações quânticas" me deixam orgulhosa de ti, da tua trajetória e de dizer que sou sim tua fã, fã da banda Fresno.

Agradeço ao meu irmão mais velho que, uma vez, em um calor desgraçado as cinco e meia da tarde de um 2008 longínquo, após uma tarde de aula, correu do ônibus como se a vida dele dependesse daquilo pra poder ouvir o final top 10 que a rádio atlântida fazia de segunda a sexta antes do pretinho básico, e escutar "uma música" de novo. Na época a internet era discada e o nosso computador não era dos melhores pra ter o programa ARES e baixar ilegalmente as canções que tocava na rádio atlântida da qual éramos tão apaixonados, então tínhamos que esperar tocar na rádio e, ainda bem, sempre pegava no mínimo um top 3, dando tempo de a gente chegar do colégio e ligar o rádio na área de serviço da nossa vó pra podermos ouvir.

Perguntei pra ele que banda era aquela e ele me disse que era a banda Fresno e que ele achava que seria a banda favorita dele. Eu tinha nove anos, ele uns 13, sempre amantes de música. Ele se apaixonou pela Fresno e fez com que eu e nosso outro irmão, um ano mais novo que eu, se apaixonasse também. Hoje, no topo dos 26 anos dele, a Fresno ainda é a banda favorita dele, e tu, Lucas, é a maior inspiração e o maior ídolo da vida dele. Embora eu tenha várias bandas favoritas no Brasil e fora dele, consigo dizer com certeza que tu, Lucas, também é meu maior ídolo e inspiração dentro do Brasil e ta no pódio pra ser do mundo também, bem no topo dos meus 22, quase 23 anos.

Obrigada por compartilhar tuas dores com a gente, obrigada por ser tanto, sentir tanto, gritar tanto e jogar tanto para o Universo. Pouco do Universo somos nós, que de tanto usar tuas palavras de band-aid, te fizemos parte de nós.

Gabriel.Rodrigues 22/10/2021

Releitura concluida com sucesso.
Lucas é intenso, dramático, fantasioso, poeta e mais um monte de coisa, tudo demais. Eu odeio o fato de ter muitas dessas caracteristicas e n ter 10% da capacidade dele em se expressar.

A Fresno é e sempre vai ser minha banda favorita. Mas cheguei em uma idade que cansei de tanta melancolia. To tentando me conformar com o Caos e aprender a Lidar. Processo dificil e Raivoso.

Claudia 19/09/2021

Bom, mas eu esperava que ele falasse mais da história de vida dele... ele focou em explicar o significado das canções. Gosto muito dele, ele é sentimental e vê profundidade em coisas que não tem

Pah 05/09/2021

Perfeito!
Esse livro superou todas as minhas expectativas. Deixei na estante por alguns anos e acho que li no tempo certo. Sempre me identifiquei muito com as letras do Lucas, mas ver cada uma das histórias e entender o que o Lucas passou pra escrever cada letra, fez eu me identificar muito mais.. O Lucas é um dos maiores compositores desse país e merece MUITO espaço. Várias histórias me fizeram chorar, pois me incluí dentro do cenário, e me fez refletir muito sobre quem eu sou.

It's not me 26/07/2021

Algumas surpresas agradáveis
"Não era um Stonehenge, era só uma jovem mulher que não queria nada comigo."
saber das músicas, das histórias e de como Lucas se sentia ao escreve-las foi uma surpresa boa para o meu eu de 15 anos aos 28.

1 | 2 | 3 | 4 | 5