Eu Não Sei Lidar

Eu Não Sei Lidar Lucas Silveira

Resenhas - Eu Não Sei Lidar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Laura Santos 02/07/2021

Sou fã da Fresno desde os 13 anos, e as canções da banda me ajudou a superar muita bronca que eu tive na vida. Esse livro escrito pelo Lucas (um dos maiores compositores do Brasil) nos mostra como as melodias de maiores sucesso da Fresno surgiu, e cada história por trás dela. Cada capítulo é um soco no estomago mas que passa, pode deixar um p*ta cicatriz, mas vai passar. E acabar.

Obrigado Lucas Silveira por ter criado a Fresno, e por nos permitir olhar um pouco mais na história da sua vida, que acabou virando canção.

@__mitchels 02/07/2021

"A música é apenas uma das maneiras de sermos lidos pelas outras pessoas."

E por conta de não "entendermos" algumas músicas, Lucas decidiu contar as histórias de parte de suas músicas, o que vale muito a pena.
(...)
O livro é curto, mas achei um pouco arrastado - tive uma mini ressaca durante a leitura.

Comecei a ouvir a Fresno quando aos 15 anos meu pai veio a falecer, e em questão de 15 dias minha mãe descobriu um câncer. Encontrei ali, nas músicas da banda uma válvula de escape.
Acho que foi por isso que quis tanto ler esse livro.

Já estou querendo ler o "Amores Improváveis", pra descobrir um pouco mais sobre Lucas.

Andri 21/06/2021

Ainda não sei lidar.
Não teve um capítulo desse livro que não chorei. Foi como uma máquina do tempo me levando para momentos onde muitas músicas da Fresno embalaram momentos que eu nem lembrava da importância mas que na época foram cruciais para mim.

Larissa.Messias 03/06/2021

Indico para todos
Sou fã da Fresno e ver como foi pensada cada canção e muito bacana, mas o livro deve ser lido por qualquer um. A escrita do Lucas é fluida, inteligente e precisa. Você consegue sentir a emoção na leitura que eu diria que acontece da mesma forma quando ouvimos suas canções. Já quero ler o próximo!
Ludy 03/06/2021minha estante
Esse livro é perfeito

Luana.Khetley 03/06/2021minha estante
Não sabia da existência desse livro.
Vou procurar mais informações sobre.

Larissa.Messias 03/06/2021minha estante
@Luana Muito bom. Estou começando a ler o Amores impossíveis e outras perturbações quânticas (do mesmo autor). @Ludy vc já leu?

Ludy 03/06/2021minha estante
Eu já li sim, mas prefiro esse.

Bianca Martins 15/05/2021

Muito bom para o que se propõe
Este livro não é uma biografia completa do Lucas.

Trata-se de um livro onde ele conta parte das histórias por trás de algumas canções escritas por ele.

Para quem conhece suas músicas deve ser mais interessante.
Eu gosto do Lucas, mas não sei de cor as suas músicas, então durante a leitura não tive aquele apego de quem é fã.

Mas o livro é muito bom, é uma conversa muito gostosa, com ótimos pensamentos.

Leitura rápida, vale a pena.

5 estrelas pq o livro entrega o que ele se propõe.
Não vai mudar tua vida e nem vai te ensinar algo surpreendente novo, mas é muito bom.

zabela 12/05/2021

O Lucas é um artista completo. Escritor, cantor, compositor.

Eu não imaginava como e quanto algumas músicas da Fresno falavam comigo até ler esse livro (que inclusive tem duas das minhas músicas favoritas da banda!). Tanta coisa que ele conseguiu expressar pelas músicas e pelas palavras que ele escreveu aqui de forma tão magistral, tanta coisa que é fácil de se relacionar.

Que bom viver na época dessa banda e desse cara.

Karina 18/01/2021

"Eu não sei lidar" para além de fãs da Fresno.
Este livro são histórias por trás de algumas músicas da Fresno. A mente do Lucas é fascinante e um tanto quanto peculiar. A partir de "Eu não sei lidar", entendemos um pouco mais sobre sua vida, suas motivações e a razão que o trouxe até aqui, mas não é apenas sobre o Lucas Silveira, em seus textos, há uma verossimilhança com parte de nossas vidas, infância, adolescência, o início da fase adulta, entre amores, desamores, perdas e solidão.

Juliana1011 08/10/2020

Eu sou a maré viva
Para os fãs da banda, essa obra é leitura obrigatória para se sentir parte integrante da maré viva. Os textos te levam além, te levam até o tempo em que o jovem Lucas ainda descobria as dores do amor, da raiva e da desilusão.
Dica: antes de cada texto, ouça a música em questão.

Clau @meuescapeliterario 15/09/2020

Lucas é um artista completo
?Se for para ser independente, que sejamos independentes de tudo, livres de tudo, inclusive do que as pessoas esperam da gente.?

Lucas é um artista completo, escreve letras absurdamente poéticas e com significados profundos, canta, toca diversos instrumentos, lidera uma banda de sucesso há anos, produz outros artistas de gêneros distintos, além de ser super acessível com seus fãs.

O livro é curto mas bastante explicativo e foi uma experiência incrível poder acessar uma pequena parte da mente brilhante do Lucas. A divisão dos capítulos ocorre por meio dos títulos de algumas de suas composições, e o desenrolar são as letras seguidas por relatos dos momentos em que foram escritas, passando pela infância, pelos problemas que acompanham a adolescência e chegando à vida adulta. Como é o ciclo natural da vida, as composições do Lucas acompanharam sua evolução, trazendo amadurecimento e ampliando o foco para questões que ocorrem com diversas pessoas.

É um livro para os fãs, tanto aqueles que acompanham a trajetória da fresno desde o início quanto para os que chegarem depois. É o jeito que ele encontrou de eternizar suas palavras, assim como o faz belamente nas músicas de todos os seus projetos.

Matt 01/08/2020

Se o Lucas não sabe lidar, o que sobra pra mim ?
Esse livro é totalmente contrário do que eu pensei, mas de forma boa. As memórias faz com que a gente sinta o simbolismo que tem em cada verso das letras, a maioria dos momentos fala de solidão, que se encaixa completamente com vários sentimentos que passam na nossa cabeça no período de descoberta da nossa personalidade (chamada adolescência). sem duvidas uma obra que nos faz refletir.

DarkMatter 04/06/2020

Eu não sei lidar
O livro é baseado nas músicas que se liga muito facilmente as histórias de vida do Lucas que quando você menos espera você já está envolvido e refletindo sobre o assunto.

Pri A. 21/07/2019

Amei!!!
Bom o que falar sobre a capa desse livro: simplesmente linda. Já tinha visto essa foto circulando no Facebook, por algumas fã pages da banda Fresno e simplesmente achei ela linda. O livro é super bem diagramado e a tipografia é excelente. Mas excelente mesmo é a qualidade do papel usado, que deixou o livro mais lindo ainda.

Bom esse livro traz um pouco da história de algumas músicas da Fresno, que foram compostas pelo Lucas (algumas não, todas as músicas da Fresno são compostas pelo Lucas ou em parceria com alguém). Confesso que sou uma fã assumida dessa banda, e no começo dessa minha paixão, cheguei a ir a 4 shows e me sentia muitoooooooo feliz por isso, pois tinha descoberto o que a banda era muito legal.

E nas páginas desse livro pude conhecer não só, um pouco de como essas músicas nasceram, mas também a alma de quem as criou. Ou pelo menos uma parte dessa alma. E tenho que dizer que o que li, me fez transbordar de um sentimento de total carinho.

Esse livro foi composto com apenas 16 músicas e nessas 16 músicas foi um conhecimento diferente. O relato que o Lucas faz dessas músicas é algo que se pode sentir com o coração e como ele tirou uma lição com os fatos ocorridos.

Vou colocar para vocês verem e lerem (claro..rs), um pouco dos trechos de algumas música, como por exemplo a Cada poça dessa rua tem um pouco das minhas lágrimas:

"[...] Cada poça dessa rua tem um pouco das minhas lágrimas. O título, que poderia dar um nome a um poema falsificado de Álvares de Azevedo, nada mais é que a expansão desse conceito. Por alguns meses, naqueles já distantes anos de 2004-2005, eu lidava diariamente com uma culpa tremenda, algo que parecia pesado demais para aqueles meus vinte e poucos anos de vida. Eu tinha uma dúvida corrosiva a respeito do que habitava meu peito. Só sabia que não se parecia mais com o amor. [...]"

É incrível a maneira como uma experiência ruim é transformada em uma música, que todos os fãs vão se identificar e passar a amar. Confesso que já passei por uma fase ruim, e que sentia a necessidade de ouvir uma "palavra amiga". Já conhecia a banda (foi quando eles estouraram com a música Alguém que te faz sorrir), mas não era fã. Durante essa fase ruim passei a ouvir a banda e super me identifiquei, por aquilo tocou meu coração de uma forma, que fui buscar pela discografia. E foi quando eu descobri a música Duas lágrimas.

Nessa música ele conta como é lidar com a perda de pessoas que, de alguma forma, são importantes na sua vida. E tenho que dizer que essa perda doí viu.

"[...] Cunhei essa expressão para descrever dois tipos de lamento que a gente tem na vida: aquele momentâneo, no calor da hora, do desespero repentino ou da tristeza de ocasião, aquele que passa e que a vida nos faz esquecer pois precisamos seguir em frente. E aquele outro, que ás vezes nem transborda em lágrimas, mas acumula dentro de nós, quase como um câncer, uma angústia amarga e perene, que ás vezes nem sabemos que existe, de fato, até sermos expostos a ela. É sobre essa segunda lágrima que eu quis falar nessa música. É essa vontade repentina de deixar tudo e partir daqui, e a tristeza de se ver incapaz de fazê-lo.[...]"

O que posso dizer mais sobre esse livro?? Ele é perfeito, claro que estou dizendo isso por ser fã do Lucas, mas criticamente, ele é perfeito (hahahahahaahahhah). Dei cinco estrelas nesse livro e favoritei, por ver o quanto a alma desse cara está nas músicas que ele escreve e também por conhecer um pouco de sua história e de como ele as transforma em música. Me senti, muito mais que envolvida nesse livro e deixei que um sentimento bom me dominasse. E isso é incrível.

Recomendo, claro né??

site: Resenha do antigo "Blog Resenhando"

Talita.Rodrigues 21/08/2018

Eu Não Sei Lidar
Lucas Silveira escreve com uma verdade é sinceridade tão grande que sou apaixonada pelas suas palavras.. tão verdadeiro que sou encantada.. o livro são de texto e até um deles me rendeu uma tatuagem de tanto que me tocou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5