As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

Fernanda Sleiman 07/12/2020

Galeano, que falta faz
Esse livro merece ser lido como leu uma certa moça, em voz alta para todos os passageiros de um ônibus na Bolívia.
Esse livro é extremamente necessário hoje é sempre.

Obrigada Galeano, muito Obrigada

Humberto 09/03/2012

Expectativas superadas!
Ouço falar deste livro há muito tempo, sempre muito elogiado. Fiquei com medo de der uma decepção ao lê-lo, porém é impossível. Todas minhas expectativas já foram definitivamente esmagadas, venha o que vier na próxima metade dele.

Mas não dá pra ler muito por dia, você acaba ficando muito bravo!
Daiane 19/02/2015minha estante
Concordo plenamente. Estou lá pela metade também, e não tenho coragem de pegar pra ler o livro mais... porque ele me deixa deprimida.

freud.attilio 13/02/2018minha estante
Tem uns trechos dele que é realmente muito pesado! Muita injustiça! Tem que ter bastante cabeça fria!!

Marcianeysa 19/02/2021

O livro foi escrito no final dos anos 60 pelo uruguaio Eduardo Galeano. Fala sobre a submissão da América Latina aos países colonizadores e, após, às potencias mundiais. Confesso que o achei um pouco repetitivo, pois em várias passagens se limita a lançar dados e mais dados para confirmar sua hipótese.
Achei a leitura cansativa, por vezes, e outras um pouco parcial, no entanto, o livro leva a uma grande reflexão sobre o papel dos países latino-americanos no mundo.

renatats 16/01/2023

Li esse livro faz tanto tempo, quando era uma adolescente ainda, que preciso reler, ainda mais depois de ter voltado a ser comentado. Na época li na pirataria da web, rs.

Bruno Oliveira 02/06/2021

AS VEIAS CONTINUAM BEM ABERTAS
As veias abertas da América Latina é um dos textos mais lúcidos que se pode ler, hoje e sempre. Eduardo Galeano, seu autor, entrega um apanhado colossal de inúmeras pesquisas de campo e documental, num texto nada acadêmico e/ou panfletário demais; ele se vale melhor de um estilo mais próximo do literário, do romance, para informar o(a) leitor(a) sobre barbaridades, descasos, injustiças e espoliações que o referido continente sofre desde seus primórdios até os anos 1970 do século XX, e que, infelizmente, ainda se veem transcorrendo nas primeiras décadas do século XXI! Impossível ficar indiferente a tudo que é exposto e explicado lá e, certamente, o livro causará uma revolta genuína em todo(a) e qualquer leitor(a) atento(a) à essas pilhagens comerciais. Um livro infelizmente atual.

Bruno Soda 09/04/2021

Necessário, principalmente se gosta de novas perspectivas.
Todo latino americano deveria ler este livro.
Tem uma leitura acessível e me senti em uma aula de história, geografia, economia com o Eduardo Galeano. O livro é repleto de fontes para se aprofundar nos assuntos. Dados, números e histórias relatadas também não faltam.
Se torna mais claro o entendimento do porque nossos países são, até hoje, apesar de ser um livro de 50 anos, explorados por outros.

Blackthorne 28/11/2022

Em "As Veias Abertas da america Latina", Eduardo Galeano narra a história da América Latina, desde os primeiros colonos até o tempo presente em que o autor está inserido (anos 70 do século XX).
Nesse livro, nos é contado a história que os vencedores contam, mas sem as omissões. O autor fez um trabalho de extrema importância, reunindo as histórias de massacre e as lutas na tentativa de resistência dos povos originários e dos povos traficados de África nessas terras aqui. De como o desenvolvimento da Europa e dos Estados Unidos só foi possível pelo sangue da América Latina e como até aquele momento, o sistema só era ainda o mesmo - só que com outro nome.
O trabalho de Galeano em As Veias Abertas é essencial pois ele faz com que abremos nossa mente para um lado da história que não constumamos ver. Século XXI e os estudos pos-coloniais são ainda recentes, mas esse livro dá um gosto de quero mais sobre a história da america mas do ponto de vista dos oprimidos.

Acho que seria muito massa se houver um texto que reanalise o livro, acrescentando discussões acera da atualidade da latam. E apesar de ser um livro denso, recomendo a leitura para todos.

Laianny Almeida 07/02/2022

Veias abertas
O livro mostra o o subdesenvolvimento da América Latina como uma consequência da infelicidade de se ter um solo rico.
Aborda de maneira completa as situações políticas e econômicas dos países da América Latina, o poderio da América do Norte e da Europa que fizeram daqui uma colônia de exploração, sentenciando territórios ricos a situações miseráveis.
O livro busca chaves da história que que contribuem pra explicar o presente e deixa claro que a maneira de mudar a realidade é conhecê-la.

Recomendo a leitura .
Rafael Kerr 07/02/2022minha estante

Krishna.Nunes 09/03/2024

As veias abertas nunca pararam de sangrar
Não almejando escrever um livro técnico ou escolar, o autor usa uma linguagem informal para recontar a história do ponto de vista dos derrotados. Aqueles mesmos tópicos que estão nos programas das aulas de história e geografia do ensino fundamental e médio são vistos aqui sob outra ótica - o ponto de vista dos explorados.

Eduardo Galeano nos leva a entender a posição econômica e social do continente através da compreensão de uma longa cadeia de fatos que incluíram, no passado, as grandes navegações, o colonialismo, o mercantilismo, a exploração predatória, a divisão internacional do trabalho, o neo-feudalismo e o capitalismo incipiente. Mais recentemente as relações desbalanceadas de comércio, o imperialismo, os golpes de estados financiados pela plutocracia, o neo-liberalismo e a má distribuição de renda contribuem para manter e aprofundar os abismos sociais criados desde a colônia.

De maneira sóbria, sem sensacionalismo nem afirmações categóricas, o autor faz um apanhado social, econômico e histórico da América Latina que permitem enxergar claramente as razões do subdesenvolvimento do continente frente às nações desenvolvidas, bem como as origens das desigualdades internas que afligem as nações do sul. Todos os fatos relatados são acompanhados de vastas referências bibliográficas.

Mesmo escrito em 1970, o livro continua atual e necessário, já que as veias abertas de 50 anos atrás, as veias que vêm sendo abertas há 500 anos no nosso continente, não deixaram de sangrar.

Elide 01/05/2024

Um clássico que estava na minha lista de leituras há muito tempo. Nos tempos atuais, a sua leitura já não é mais tão fiel diante das mudanças sociais ocorridas na América Latina e no mundo, porém, ainda é estranhamente atual, primeiramente, por tratar das raízes da realidade que nos ronda; depois, por notarmos similaridades e manutenções de práticas e realidades que se impõem até os dias de hoje.

dede 16/03/2021

incrível
?As veias abertas da América Latina? apesar de ser antiga, é uma obra extremamente necessária para nós, cidadãos latino-americanos, que fomos ensinados a compreender o mundo de maneira eurocêntrica possamos conhecer a realidade sobre a história do nosso povo, que desde os primórdios padece nas garras do Imperialismo. A obra abriu meus olhos para uma nova visão de mundo de forma que me faz desejar que todos leiam esse livro e conheça os motivos que fizeram nosso povo estar na posição que ocupamos hoje e toda a exploração nos atribuída durante séculos. (e contando).
dede 16/03/2021minha estante
O próprio Eduardo Galeano fez algumas críticas ao livro e de como a esquerda o interpretou mas eu continuo achando incrível, pois sou apenas uma jovem emocionada de 22 anos que desenvolvi um interesse genuíno nesse assunto e pretendo me aprofundar. :)

Douglas Ferrari 24/01/2024

O livro de Eduardo Galeano nos convida a refletir através de sua argumentação e dados apresentados sobre como a América Latina vem sendo usurpada ao longo dos séculos pelo império global, em que nunca houve uma libertação de fato da expropriação de suas riquezas e de seu caráter subserviente às elites globais.

Anthony 08/11/2021

Mais atual que nunca
Muito embora seja da década de 70, a ideia da obra reflete a atualidade. Se os dados quantitativos forem atualizados o livro pode ser lido como se fosse escrito o tem.

Salino 05/09/2022

Obra-Prima
Sem palavras, ou melhor, há muito o que dizer após ler Galeano. O livro é uma denúncia do começo ao fim. O equívoco de acharmos que a culpa pelo empobrecimento da América Latina vem de governantes mal preparados, quando na verdade há todo um sistema dominador e colonialista por trás. Mais uma vez, não conseguirei dormir direito refletindo acerca dessa obra - uma bíblia sociopolítica!