Livro das Sombras

Livro das Sombras Cate Tiernan

Resenhas - LIVRO DAS SOMBRAS

1 | 2 | 3 | 4

Laila 16/03/2021

O livro não é ruim, mas também não é ótimo. É bem clichê e para mim ta tudo bem, era isso que eu queria ler. Mas os personagens são muito chatos, espero que eles melhorem no próximos livros.

Não sei se fico com raiva da Morgana por ela não se impor diante da Bree que é tóxica pra caralho, ou se fico com pena, ja tive uma amizade assim e sei que é difícil, mas a Morgana é muito parada pelo amor de deus.

O cal tem o que mel?
Nua'm 08/11/2021minha estante
SIIIMMM!! Metade do coven estava caindo por ele, brigando entre si e tendo ciúmes do cara KKKKKKKKK
Ele jogou um feitiço nelas, só pode!

Laura 08/01/2021

Medíocre
Protagonista chata e básica, personagens sem desenvolvimento e brega. Mas não foi uma leitura horrível, foi confortável. Não pretendo terminar a saga e não recomendo pra ninguém.
Sabrina Vilanova 09/01/2021minha estante
kkkkkkkkk eu ri horrores aqui, pq seria total uma coisa que eu falaria

Fernanda 27/05/2015

Resenha: Livro das sombras
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/05/resenha-livro-das-sombras-cate-tiernan.html

Beatriz 03/06/2015

Previsível, adolescente e viciante
Morgana é uma garota de 16 que faz parte do grupinho de nerds da escola, ela se sente um tanto sem graça e tem uma melhor amiga chamada Bree que é incrivelmente linda. Ele nunca se interessou muito pelos garotos da escola até a chegada de Cal.

Cal é o novo aluno que está chamando a atenção de todas as meninas e aproveitando esse momento de "fama" ele resolve chamar Morgana, Bree e outros amigos para seu coven. O garoto é praticante de magia wicca e bruxo de sangue.

O acontece a partir daí é que Morgana sente uma atração por Cal mas esconde esse sentimento porque sua melhor amiga também está apaixonada pelo mesmo garoto. Porém, é possível ver que mesmo escondendo isso, os dois tem uma ligação muito forte e vai ser difícil ficar longe do misterioso Cal.

O livro dos sombras foi um livro que eu gostei bastante e por isso dei 5 estrelinhas para ele. É uma história bastante clichê e previsível já vista em muitos outros livros adolescentes, mas por envolver magia acabou me cativando.

Como o livro é fininho as coisas vão acontecendo bastante rápido e toda a leitura flui facilmente. O legal é que mesmo a história sendo curta ele não deixa nenhuma brecha ou informação perdida. Toda a leitura foi bastante envolvente e empolgante. Estou ansiosa para o próximo livro e triste porque descobri que essa série tem mais de 12 volumes.

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2015/06/livro-das-sombras-cate-tiernan.html

Dressa Oficial 05/06/2015

Resenha - Livro das Sombras
Olá, tudo bem com você?

Livro das Sombras me conquistou a primeira vista pela sua sinopse pois fala de Wicca uma religião que envolve magia e eu adoro livros que falam sobre magia e bruxaria.

O livro é fino e foi possível realizar a leitura em poucas horas, a narrativa é feita em primeira pessoa pela Morgana a protagonista da história que tem apenas 16 anos.

Morgana conhece Cal na escola e logo de imediato sente uma atração muito forte com ele, o que ela não imagina é que Cal é um bruxo e como integrante da seita religiosa Wicca está a procura de novos integrantes para montar um "Coven" que funciona como um grupo de estudos sobre Wicca.

Morgana então é convidada para uma festa na casa de Cal e decide ir junto com sua amiga Bree que além de ser linda se mostra super interessada em Cal e vê nesse primeiro encontro na festa uma chance para se dar bem.

Ao chegarem na festa Cal logo revela que a festa na verdade se trata de uma confraternização Wicca e quem se interessar pode ficar e conhecer melhor o que essa religião aborda, a maioria das pessoas abandonam o que pensaram ser uma festa mas outras por curiosidade aceitam ficar.

Então Morgana fica em êxtase quando entra em contato com a magia e os elementos da natureza : água, terra, fogo e ar e se sente como se a Wicca sempre fizesse parte da sua vida.

Morgana e Bree ficam tão eufóricas que decidem levar a sério o assunto, começam a comprar livros, velas e tudo que fala sobre a Wicca.

Porém os pais de Morgana são católicos e ao descobrirem acabam proibindo Morgana de frequentar as reuniões na casa de Cal.

Para ajudar ainda mais a confusão Bree fica com ciúmes de Morgana quando está com Cal nas reuniões de Wicca pois ela sempre canaliza todas as energias e passa mal todas as vezes pois não entende que força a domina tanto.

A amizade das duas fica abalada e aos poucos vamos torcendo para que tudo se ajeite, alguns assuntos eu diria que não são tão importantes assim na trama, mas pela idade das protagonistas acho que é até viável algumas atitudes.

O que mais me atraiu no livro foi a narrativa rápida e a história de magia em si, por se tratar de uma série o livro é apenas uma breve introdução a Wicca e a todos os dilemas adolescentes, gostei bastante da escrita da autora e apesar de ser uma série o que normalmente não me agrada muito eu fiquei bem curiosa com os próximos volumes.

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/06/resenha-livros-das-sombras.html

Maiah 05/06/2015

Eu Esperava bem mais...
O livro tem uma história leve e gostosa de ler, a narrativa é bem fluida e como o livro tem apenas pouco mais de 200 páginas da para ler rapidinho.
Confesso que esperava um final mais surpreendente e emocionante por se tratar de uma série, mas poucas coisas aconteceram ao decorrer da história, o que me fizeram tirar algumas estrelinhas desse livro.

Apesar dos pontos citados eu recomendo esse livro para quem está afim de ler um livro mais leve e adolescente sobre um tema sobrenatural, foi uma leitura que me divertiu e me deixou entretida com a história.
Mesmo esse 1° livro da série não tendo sido incrível eu pretendo continuar acompanhando a série e assim que o próximo livro for lançado eu quero ler e resenhar para vocês.

site: http://www.livrosesonhos.com/2015/06/resenha-livro-das-sombras-coven-01.html

Moonlight Books 09/06/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

Livro das Sombras é um livro com uma história recheada de mistérios, muita intriga, inveja e mentiras, sinceramente não vejo um destino muito fácil para a protagonista, nesta introdução da série Coven deu para perceber que algo pesado está chegando, ou seja, o livro um, apesar de não apresentar uma trama que se aprofunde muito em diversos aspectos, cumpre seu papel de apresentação para um novo universo de bruxas, intriga o leitor o suficiente para querer continuar lendo.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/06/resenha-livro-das-sombras.html

Camila Teixeira 10/06/2015

"Não sou paranormal. A vida é cheia de pequenas e estranhas coincidências. Simplesmente vou continuar repetindo isso para mim mesma até acreditar."
Vocês sabem que eu sou muito boazinha né? E vocês sabem também que eu fico bem tristinha quando preciso fazer resenha negativa, não sabem? Então, já me desculpo, e aviso essa resenha será uma dessas que me deixam sad.
Eu não sei bem por onde começar essa resenha, já que foram tantos os pontos que me incomodaram no livro, fico até um pouco receosa de falar demais. Pois bem, vou fazer uma leve introdução da história narrada e ir pontuando esses momento em que me senti incomodada.
Quando lemos a primeira página já sabemos o que esperar do livro inteiro. Morgana é uma garota bonitinha, legal, nada acima da média, com uma amiga linda e popular. Morgana é comum, faz parte de uma turminha comum e tem uma vida super comum. Até que um cara chamado Cal aparece. Cal é lindo e misterioso e simpático e charmoso e tudo que as garotas dos livros adoram em um carinha. Ela e todas as as outras meninas se apaixonam por ele, obviamente. O plot é bastante obvio e simples, e todos nós já sabemos que vai rolar um triangulo amoroso. Quando esse garoto convida todos para uma festa e revela que pertence a religião Wicca e que busca pessoas para formar um Coven, nós já sabemos que Morgana vai ter alguma inclinação, pois nenhuma personagem principal é tão comum, sempre tem que ter algo de excepcional, e no caso de Morgana é a sua pré-disposição a fazer e sentir a magia.

É a partir dessa iniciação no mundo da Wicca que se desenrola toda a história do livro. Morgana tem uma família católica que não apoia que ela faça parte da Wicca, tem uma "melhor amiga" que parece sempre puxar o seu tapete, e tem também um monte de duvidas na cabeça a respeito de sua vida, sua religião e seus amores. O livro se desenvolve brevemente nessas poucas 207 páginas, e pode ser lido em poucas horas. É um livro de leve entretenimento, não é uma história profunda e difícil.
O livro se passa em primeira pessoa e nem isso contribuiu para me conectar com Morgana, em geral achei ela uma personagem muito rasa e com pouca personalidade. E não acho que algum dos outros personagens se sobressaia, todos são descritos pessoalmente de maneira leviana, sem muita enfase, sem um enfoque que faça com que o leitor queira saber mais sobre eles.
Não consegui me conectar com esses personagens, e ao mesmo tempo fui remando a história por achar ela muito obvia. Eu já sabia o que ia acontecer, eu só esperava as ultimas paginas para ver se haveria algum fechamento maior. Outro ponto que me incomodou no livro foi a ingenuidade da protagonista. Sua "melhor amiga" Bree a trata super mal, menosprezando-a a todo momento e só lá no final do livro que ela percebe que "pode ser" que essa menina não seja tão amiga dela.

"Eu deveria ter previsto isso. Meus próprios sentimentos me cegaram. Cal é indiscutivelmente lindo, e Bree se apaixonada com facilidade. É obvio que ela se sentiria atraida por ele. É obvio que Chris não seria páreo para um cara como Cal. Bree era tão perfeita. E Cal também. Eles formaria um lindo casal. Senti que ia vomitar."

Um dos pontos positivos que encontrei no livro foi a introdução a Wicca como religião e cultura, tem bastante coisa interessante sobre o assunto e dá vontade de buscar mais um pouco e conhecer mais a respeito. Mas isso também é apenas uma introdução mesmo. Alguns ensinamento da Wicca são colocados no livro, mas são pouco desenvolvidos, muitas vezes me vi fazendo perguntas para meu namorado que possui conhecimento sobre religiões pagãs para conseguir entender a contextualização. Se a autora tivesse se aprofundado mais um pouco nessa cultura, acredito que eu teria aproveitado mais dessa história. Outra coisa que me incomodou foi que a autora colocou um rapaz como mentor de um grupo, quando a Wicca é uma religião super voltada para o feminino, ela poderia ter valorizado mais essa parte da cultura Wicca.
No geral a escrita de Tate é super boa, mas foi o enredo que me colocou para baixo, talvez tenha muito mais a ver comigo do que com o livro em si. Achei que ficou faltando algo, talvez no próximo livro a personagem principal tenha sua redenção e a história tome um rumo diferente desse em que podemos ver ser traçado no primeiro volume da serie Coven. Mas não tenho certeza se vou ter vontade de continuar a série para descobrir. Eu odeio negativar um livro, fico me sentindo super mal com o autor, por que ele certamente dedicou algum tempo da vida dele para escrever o mesmo. Então deixo bem claro que essa é minha opinião pessoal e incentivo vocês a lerem a história e tirarem suas próprias conclusões. Para mim não funcionou, mas quem sabe não dá certo para vocês?
Bom gente, essa foi minha resenha, eu já falei mil vezes sobre como me sinto mal por fazer resenhas negativas, e digo novamente, não tenho a intenção de ofender ou magoar ninguém. Se você já leu o livro dê sua opinião aqui em baixo, se como eu você não gostou muito da história, vamos conversar sobre isso, se ao contrario de mim você gostou da história, vamos conversar sobre isso também! É sempre bom trocar ideias, pois as vezes podemos até mesmo mudar a opinião acerca de alguns pontos! Acho que é só isso pessoal, não me matem! Vim em paz! HAHA Beijinhos!

site: Leia a resenha e veja as fotos em: http://www.livrologias.com/2015/06/resenha-livro-das-sombras.html

Camila Lobo 26/06/2015

Resenha: Livro das Sombras (Por Livros Incríveis)
Eu nunca li Cate Tiernan, mas sempre tive vontade com Amada Imortal. Quando vi a capa de Livro das Sombras divulgada no facebook, foi amor à primeira vista. Olhem essa capa! Ela é divina. A fonte é uma das mais lindas que já vi, e ao vivo ela é envernizada. Porém, não devemos julgar o livro pela capa, é o que sempre dizem!

Morgana é estudante do segundo ano do colégio Widow's Vale e mora na cidade de mesmo nome. Sua vida é normal, até que o misterioso Cal entra no colégio e de cara convida alunos para uma festa. Chegando lá, Morgana e sua melhor amiga Bree descobrem que é uma reunião para a prática de Wicca. Morgana se apaixona por Cal; Bree também. Enquanto tenta encobrir seus sentimentos por Cal, com os problemas escolares e familiares, Morgana vai descobrindo ser poderosa, coisa que nunca havia sentido.

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/06/resenha-livro-das-sombras-cate-tiernan.html

Henri B. Neto 05/07/2015

Resenha: Livro das Sombras
Depois de um longo e terrível inverno, finalmente voltei a ler um romance sobrenatural. Se eu disser que não estava sentido falta de me debruçar sobre uma história paranormal - mesmo aquelas mais simples, estaria mentindo epicamente. Pois sim, eu estava louco para voltar a ler alguma aventura com um toque de mistério e um pé no outro mundo. Infelizmente, hoje em dia, o foco do mercado literário jovem são as distopias ou os romances Novo Adulto - e isto não quer dizer que eu não gosto deles, muito pelo contrário - mas significa que novos livros com criaturas sobrenaturais não encontram mais espaço e destaque como antigamente. Por isso, quando a Galera anunciou a publicação de "Livro das Sombras", da Cate Tiernan, eu fiquei bastante interessado.

A autora, já publicada anteriormente no Brasil com a trilogia (também sobrenatural) "Amada Imortal", é bastante querida pelo público. Sempre vi muitas críticas positivas e empolgadas com relação aos trabalhos dela, por isso não pensei duas vezes ao solicitar este primeiro volume da série "Coven" - ainda mais ao saber que se tratava de uma história com Bruxas.
Eu confesso que não conhecia esta saga da autora, então o meu primeiro contato com a escrita dela foi justamente com "Livro das Sombras". Para a minha alegria, o texto de Cate Tiernan é super fluído e gostoso. Eu basicamente li o livro inteiro de um dia para o outro, e mesmo tento um ritmo bem tranquilo na história, os capítulos curtos e a narrativa em primeira pessoa - acompanhando a vida de Morgana, uma jovem do Ensino Médio de uma pequena cidade próxima à Nova York - não me fazia querer largar o romance, muito pelo contrário. Apesar de estar esperando por algo maior, a proposta desta primeira parte - com suas 208 páginas - é justamente apresentar o universo criado pela autora.
Por falar em universo, para mim, este foi o grande trunfo do romance. Ao escolher falar sobre Bruxas, Cate Tiernan esmera a sua mitologia em princípios da Wicca. Ou seja, mesmo com o fantástico permeando cada cena e cada acontecimento, tudo tem um toque extremamente verossímil - como se, de fato, pudesse acontecer no mundo real. O clima do livro me lembrou bastante do filme "As Jovens Bruxas", mas pendendo para o romance ao invés do terror/suspense, e isto me agradou muito.
Em contrapartida, a linha central da história me incomodou bastante. Vejam bem, a trama principal se desenrola pois um jovem rapaz misterioso chega na escola e chama a atenção de todos. Ele é simpático e consegue falar com todas as tribos. A grande questão nisto? Cal, como é chamado, é um bruxo em busca de um Coven. Para isto, ele convida adolescentes de cada grupo - inclusive Morgana e sua melhor amiga Bree. Tudo isto não teria problema nenhum se... Morgana e Bree não começassem a gostar de Cal ao mesmo tempo, o que invariavelmente abala a amizade das duas. Então, sim, as duas amigas de infância começam a brigar por homem. E não existe nada, NADA, que me irrite mais (além de um triângulo amoroso) do que ver uma amizade ser destruída por conta de (me desculpem a palavra chula) "macho". Eu acho isto desfavor tão grande! Posso estar sendo um idealista, mas acredito que amizades devem ser mais fortes do que namoricos, e sempre que vejo autores usando esta ideia de que amigos podem ser "descartáveis" quando existe uma terceira pessoa no jogo, me deixa muito triste.
Enfim, esta história pode nem dar em nada nos próximos volumes, mas neste, ela me irritou de verdade - pois acabou tirando pela metade todo o brilho do livro. Sem sombra de dúvidas, estarei a espera das continuações, pois a trama sobre o Coven das Bruxas e afinidade que Morgana parece sentir pela mágicka realmente me instigou e chamou a minha atenção. Entretanto, torço no fundo do meu coração para que haja uma reviravolta no caso Cal-Morgana-Bree e que, nas sequências, Cate Tiernan corrija esta mensagem deturpada que deixou presente no primeiro volume.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2015/06/resenha-livro-das-sombras-coven-1.html

Vivian Pitança 23/07/2015

Crescimento adolescente e wicca
Livro das Sombras, da série Coven, é de autora de Cate Tiernan, autora de Amada Imortal. Nunca li o livro/ a série pelo/a qual a autora ficou conhecida, Coven foi meu primeiro contato com sua escrita e é unicamente disso que falarei aqui. A impressão que tive foi de objetividade, de querer contar uma história com muita pesquisa, sentimentos que já conhecemos principalmente da TV e que se passa em poucos dias, tendo como resultado uma escrita que não se aprofunda muito ou nos surpreende. Os acontecimentos da história não mantêm suspense, são até cotidianos, você lê, suspeita do que a autora quer passar, mas não vê um dinamismo do tipo "não posso largar" e também não há um clímax na história que seja marcante. Coven conta a rotina de uma garota, Morgana Rowlands, que se enquadra no padrão da menina americana insegura e de repente descobre a wicca. Acompanhamos como ela amadurece diante desse encontro e do seu envolvimento com a religião.

Morgana vive em seu mundo particular no colégio onde estuda, naquele contexto que já conhecemos, grupos de adolescentes de determinado tipo e que por acaso se misturam. Com o típico padrão da melhor amiga só que na verdade é amiga da onça (não é spoiler, percebi isso logo de cara). A "falsiane" em questão é Bree, que Morgana tem como sua melhor amiga. Mas sabe aquilo de "até acho que sou sua amiga, mas prefiro mil vezes eu mesma"? A relação entre elas é quase uma relação de dominação e submissão. Morgana se acha inferior à amiga, que para ela é mais bonita, sociável e blá, blá, blá... E a falsiane em vez de desconstruir isso, deixa rolar... Acredito que ela até concorde, porque é isso que mostra em determinado momento. Ou seja, não valoriza Morgana. É bem aquele cenário de futilidades e "falta de pensar" que a gente já conhece.

A vida de Morgana seguia assim, tranquilamente, até que um dia Cal chega ao colégio onde estuda e logo faz sucesso entre os alunos. É construído todo um cenário ao redor de como Morgana e Bree o veem, mas a autora não conseguiu transmitir a sensação para que nós sentíssemos, entendêssemos o que ele tem demais além da novidade que traz, de se dizer bruxo e convidar o grupo de amigos para ser também. Como atrativo, realmente, não vi nada de especial nele. Mas vai que ele fez alguma poção, né...? A questão é que Bree e Morgana se apaixonam pelo novato. Só que a protagonista decide desistir dele, por achar que não pode competir com a amiga, e passa o livro meio que se lamentando por isso e se sentindo inferior - aff!. O que salvou a história para mim foi a Wicca. Gosto muito da mitologia e já pesquisei sobre para mim mesma, para escrever histórias inspiradas nisso. E vi que é uma religião, que não possui nada que deva ser estigmatizado e etc. A autora mostra nos rituais, datas, livros e lojas, que pesquisou sobre o assunto e insere o leitor pouco a pouco nesse universo junto de Morgana, que se sente cada vez mais interessada pela prática.

Depois de ser apresentada à religião e aos seus rituais, Morgana sente que é ali seu lugar. Nos rituais percebe que sente coisas que os outros não sente. E por isso seu interesse em conhecer mais só aumenta. Gostei das cenas envolvendo a temática, dos rituais e etc. Mas percebo que ao abordar o assunto, a autora poderia ter escolhido um viés melhor, com uma pesquisa legal assim. Como disse antes, o que acompanhamos é o amadurecer da personagem de um jeito banal. Não há momentos verdadeiramente impactantes no livro, que fisguem o leitor. E como a construção de personagens, a ponto de nos fazer entrar na história, também é fraca, o livro perde por aí. Só que como sou a louca que adora bruxos (pesquise só resenhas de séries no blog!), fiquei encantada com isso. E achei fofo ver Morgana crescer um tiquinho. Encaro a continuação sim, fiquei curiosa e ainda tenho esperanças de que as coisas se aprofundem mais. Entretanto, este primeiro livro é beeem introdutório. Podemos dizer que até raso nos aspectos humanos da trama.

Visite o blog: http://vivianpitanca.blogspot.com.br/2015/07/resenha-coven-livro-das-sombras.html

site: http://vivianpitanca.blogspot.com.br/2015/07/resenha-coven-livro-das-sombras.html

Bianca.sz 22/02/2024

Bom.
Não é um livro do tipo "wow, que incrível", porém é bem legalzinho e possuí uma escrita bastante fluída.

Rotina Agridoce 22/12/2015

Resenha de Livro das Sombras
Morgana Rowlands é uma adolescente comum de dezesseis anos. Ela vive com seus pais e irmã Mary K. Sua vida não poderia ser mais normal, indo para a escola, igreja e saindo com seus melhores amigos Bree e Robbie. Morgana se acha bem sem graça se comparando com a sua melhor amiga Bree, que é a garota popular do colégio, linda e com os garotos aos seus pés. E Morgana sempre segue as regras dos seus pais. Isto é, até que o misterioso estudante veterano Cal Blaire se transfere para o colégio local. Seu carisma e atitude alegre torna-o instantaneamente popular com todos os grupos sociais na escola, e Morgana não consegue evitar se sentir atraída por ele de uma maneira que nunca experimentou antes. Então, quando Cal convida um grupo de colegas de escola para uma festa incomum na floresta, ela estranhamente aceita. Mas a festa não é o que eles esperam, Cal é um Wiccan, ele quer montar um coven e ele os levou lá para celebrar o sábado Mabon (equinócio de outono, um ponto em que as horas da noite e do dia são iguais em setembro). Quando Morgana participa do círculo, ela tem uma reação anormalmente forte, a Wicca a chama com cada fibra do seu ser, e não é muito antes de seu mundo inteiro começa a mudar.

Leia o restante no blog, acesse:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/06/resenha-554-livro-das-sombras-cate.html

Angel Sakura 16/01/2016

Resenha do Blog Eu Insisto.com.br
Hum, como iniciar essa resenha? Acabei agora a leitura, ainda estou com o livro em mãos. Li este livro em uma tarde, acredito que dizer que devorei seja mais correto. Não conseguia parar de ler, Cate de novo me prendeu na sua história. Mesmo não gostando de algumas coisas, mesmo sabendo de outras, mesmo que eu estivesse com fome, eu precisava terminar a leitura. Esse é o tipo de livro que você não consegue parar e quando as coisas deslancham o livro acaba. SÉRIO, o livro. simplesmente. acaba. Preciso do segundo, me dêem o segundo, isso foi a maior maldade .-. E estes são meus sinceros sentimentos. Sério gente, preciso do segundo.

“Existem Sete Casas de Bruxaria. Elas se mantém fechadas através de casamentos dentro dos próprios clãs. Seus filhos são quase aberrações, com olhos capazes de enxergar à noite e poderes inumanos.”

Livro das sombras fala sobre wicca, um tema que adoooooro. Falou em bruxaria, falou comigo. Algo bom é que o livro é bem explicativo em relação ao que é a wicca e, especialmente, sobre o que não é. A nossa protagonista é Morgana, cof nome com spoiler cof, ela está entrando no segundo ano colegial e é uma pessoa normal. A verdade é que se fôssemos escolher uma palavra para descrever Morgana seria normal. Ela é tão normal que acaba sendo ofuscada pelas pessoas ao seu redor o tempo todo. Sua melhor amiga Bree é nada menos que alguém tão bonita quanto uma modelo, seus amigos próximos também possuem qualidades que os destaquem, até sua irmã mais nova é adoravelmente fofa e por aí vai. Bom, Morgana não brilha, mas ela não se importa. Ela aceita isso como um preço barato que ela paga por estar com as pessoas que ela ama e que são extraordinárias. Eu gosto de Morgana, mesmo quando ela tá dando piti adolescente, na verdade esse seja um dos motivos que eu gosto dela hahaha. Gostaria de ter uma irmãzinha mais nova assim, e vamos combinar adolescentes devem agir como adolescentes.

[Continue a resenha no blog...]

site: http://euinsisto.com.br/livro-das-sombras-coven-01-cate-tiernan/

Nanda 08/04/2016

Eu sempre gostei de livros sobre bruxas e sobre o assunto de Wicca. Por esses motivos solicitei Livro das Sombras imaginando que seria uma boa leitura, mas me enganei. Não havia tido contato com a escrita da autora, mas a primeira impressão não foi boa.

O ritmo da narrativa é muito rápido, o que fez com que algumas coisas passassem batidas. Além disso, o desenvolvimento do enredo foi mais do mesmo, muitas vezes me vi pensando que já havia lido algo parecido antes. Acredito que poderia ter existido um aprofundamento na história da Wicca, o passado de Cal e a escolha dele pelas pessoas que ingressariam no seu coven. Pelo contrário, nada disso foi explorado o que me deixou extremamente decepcionada.

Toda a construção dos personagens foi fraca, sem aprofundar nas suas histórias e sem descrever muito as suas personalidades. Outro ponto negativo foi a narrativa em primeira pessoa, porque Morgana é muito entediante. Logo de cara percebi que não iria me dar bem com ela, assim como com sua amiga. Achei a personalidade da personagem principal muito fraca, aceitando tudo o que era imposto sem nem ao menos questionar.

A autora tentou criar um triângulo amoroso, mas acredito que ela falhou com sucesso. Primeiro que já estou cansada de livros com duas garotas brigando por um garoto, ou vice-versa. Segundo que foi uma forçada de barra extrema tentar criar qualquer tipo de relacionamento entre Cal e Bree (e penso o mesmo sobre ele e Morgana).

Por muitas vezes durante a leitura fiquei questionado se não era possível focar apenas no enredo Wicca, pois a maior parte dos outros plots me pareceram desnecessários. Fiquei bastante incomodada pelo uso da palavra mágicka, indicando que só essa seria a prática pura. Mas enfim, escolha da autora, aceita (e gosta) quem quer.

O livro é bem fininho e pela escrita fluir facilmente pode ser lido em apenas um dia. Mesmo assim, não foi uma leitura agradável e que fez com que eu quisesse desesperadamente a sua sequência. Já tenho na minha bagagem literária muitos livros do gênero que possuem uma qualidade bem superior a que esse apresenta. No entanto, sou a favor de cada leitor escolher o que mais lhe agrada. Não foi uma leitura boa para mim, mas pode fazer o seu estilo.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/06/resenha-livro-das-sombras-coven-1-cate.html

1 | 2 | 3 | 4