O gigante enterrado

O gigante enterrado Kazuo Ishiguro

Resenhas - O Gigante Enterrado

Ana 08/01/2023

Eu não quero ler princesa nunca mais
Eu queria *tanto* ter gostado mais! Queria ter amado e podido falar que é um dos meus livros favoritos, porém a verdade é que foi uma leitura um tanto mediana. Mediana não por falta de talento na escrita (embora eu me perguntasse a cada página por Deus o que fez um escritor como Ishiguro ter feito a escolha de colocar princesa em cada frase), mas porque a história simplesmente não é lá essas coisas. Pensando bem, nem os personagens são lá essas coisas, diria até que eles não possuem personalidade alguma.

Em defesa ao livro, fica claro que ele não tenta seguir uma narrativa moderna convencional. Os diálogos são bem... esquisitos, um tanto travados. É como se estivéssemos observando alguma dramaturgia antiga. Fato é que não foi um estilo que me agradou, apesar de apreciar a "inovação".

O melhor do livro é o tema condutor, o conflito entre passado e presente, mas isso só me fez desejar ainda mais que a história tivesse sido excelente.
Ana 14/02/2023minha estante
mds, eu tava pra infartar cada vez que lia esse princesa, não aguentava mais ?????????

Cigana.Geek 08/01/2023

Afeto, amores e memória
O tema da memória me é muito caro. Quem somos, hoje, é resultado de gerações de seres humanos que vieram antes de nós. Quando peguei O Gigante Enterrado - minha primeira obra de Ishiguro - esperava ficção fantástica e fui pega de surpresa pela maré de profundas reflexões acerca do tempo e da construção das relações humanas.

A atmosfera mágica, densa e envolvente, nos guia por caminhos sinuosos do passado dos protagonistas, revivido por eles através de suas lembranças. Ou seja, a forma que entendemos a história é de acordo com a percepção e distorção adotada por cada um deles para viverem juntos, continuar se amando e seguir em frente. Idosos, a nebulosidade das lembranças dá lugar à romantização dos fatos, à modelagem dos sentimentos e à certeza incerta de que tudo sempre esteve bem.

Pesando a chegada da idade, o enfrentamento da morte e a aceitação da perda, a narrativa de Ishiguro traz leveza a um momento da vida em que tudo tende a perder o sentido. A valorização do afeto, do amor e companheirismo triunfa sobre o medo e a solidão. O Gigante Enterrado se tornou meu livro favorito e ele me volta à mente de tempos em tempos. Simples a princípio, a obra é fantástica e profundamente filosófica na mesma medida.

Érica 28/12/2022

Meu primeiro contato com a obra de Kazuo Ishiguro e gostei muito.
A história tem toda uma aura de mistério que faz com que a gente queira saber onde aquilo vai dar, quando os fios irão se unir. Algumas questões dá para sacar logo de primeira, como o barqueiro, mas o final foi bem surpreendente para mim e fiquei um tempo tentando digerir a atitude do princeso.

Jade 26/12/2022

Gostei demais desse livro, uma história estilo rpg, com protagonistas idosos vivendo uma aventura num lugar frio e misterioso, achei simples e complexa a história e com um final lindo e tocante.

Matheus 20/11/2022

Meio lento e levemente satisfatório
Acredito que tenha sido o livro menos atrativo que li do Kazuo Ichiguro. Estava com expectativas altíssimas, esperava uma obra épica e recebi uma história de 3 atos apenas.

O final foi interessante, a conclusão da história me deixou muito reflexivo e curioso a ponto de me deixar elaborando teorias.

Porém fiquei insatisfeito com o resultado, a edição que eu li tinha apenas 300 páginas, o que me deu a sensação de parecer uma história muito corrida. Adorei o conceito e a história porém esperava maior desenvolvimento do universo em si.

Luiza 15/11/2022

"Será que não é melhor que algumas coisas permaneçam encobertas?”
Comecei a ler “O gigante enterrado” com as expectativas no céu, por ser uma fantasia (um dos meus gêneros favoritos) do Kazuo Ishiguro (autor de um dos meus livros favoritos — “Não me abandone jamais”). Infelizmente, a leitura não correspondeu ao meu hype, e o maior problema foi o ritmo da narrativa.

Os personagens principais são Axl e Beatrice, um casal de idosos que vive numa vila na Grã-Bretanha medieval. O casal decide partir numa jornada para visitar o filho, que mora na aldeia vizinha.

Só que tem um problema: eles estão perdendo a memória, assim como todos ao seu redor, devido a uma misteriosa “névoa”. O livro é cheio de metáforas e símbolos, a exemplo dos três principais personagens que acompanham o casal protagonista: um garoto pré-adolescente, um jovem guerreiro e um velho cavaleiro, simbolizando a passagem do tempo. o ciclo da vida, etc.

O livro é MUITO lento, porque a narrativa acompanha o ritmo dos protagonistas idosos: eles andam devagar, param várias vezes para descansar e repetem as mesmas conversas. Sei que isso é intencional e que faz parte da subversão que o autor fez na narrativa clássica de aventura, que geralmente conta com heróis jovens e ágeis. Mas saber disso não deixa a leitura menos maçante rs.

Por outro lado, uma coisa que gostei é que quase nada é literal ou objetivo na narrativa, abrindo margem para muita interpretação. O final do livro é lindo demais, super poético. Outros momentos da obra também geram reflexões interessantes, principalmente sobre o papel da memória na construção da identidade individual e coletiva do ser humano.

Se a leitura não fosse tão lenta chata sofrida massacrante travada, eu daria as duas estrelas que faltam pra chegar na nota máxima.

Maíra Marques 10/11/2022

Esse livro me fez pensar em nossos esquecimentos, no que eles nos beneficiam e como nossa memória (ou a falta dela) diminui cicatrizes e ajuda em nossos relacionamentos.

Bruna.Duailibe 08/11/2022

"Você está aí, Axl?"
Esse foi o primeiro livro do Kazuo Ishiguro que tive a oportunidade de ler. De antemão já sabia que a fantasia não era o enfoque principal, o que na minha opinião melhora a percepção do verdadeiro significado:

Existe um microcosmos e um macro no Gigante Enterrado. Uma história de um sociedade marcada por guerras e conflitos e uma historia de um casal que lembra de um filho já esquecido. Uma viagem em busca da solução dos seus problemas nos permite conhecer os personagens principais: o casal de idosos Beatriz e Axl (micro) e os seus acompanhantes Edwin, Wistan e Sir Gawain (macro).

Nessa caminhada, somos trazidos pada dentro dos conflitos e devaneios internos de cada um deles, compreendendo as motivações e seus pesadelos. E uma eterna questão nos aflige a todo momento: "será se nao seria melhor algumas coisas devem permanecer esquecidas?"

Nas resoluções finais da trama, me questionei se aquele seria o final que as personagens mereciam. Depois de tanto percorrer para buscar o esquecido, era mesmo daquilo que precisavam? O final de Axl e Beatrice é comovente e deixa aquela sensação de incompreensão e vazio. O mesmo sentimento é compartilhado diante do destino daquela terra amaldiçoada.

"Será que o nosso amor teria se fortalecido tanto com o passar dos anos se a névoa não tivesse nos roubado as nossas lembranças como roubou?"

"Quando já não há mais tempo para salvar, ainda há bastante tempo para se vingar."

Agueda.Ruiz 03/11/2022

Resenha simples
Demorei muito mais que o esperado para terminar a leitura, pois fiquei oscilando entre muito interessada e entediada! Acho que foi minha ignorância, pois acredito que não consegui absorver todas as mensagens que o livro transmite.
MelQuezado 03/11/2022minha estante
Tive o mesmo feeling

Agueda.Ruiz 08/11/2022minha estante
Ufa! @melquezado fiquei ??? Com o final haha

João 01/11/2022

Melhor do que eu esperava
Uma fantasia que realmente me surpreendeu, não coloquei expectativas e foi uma história muito boa, com um casal de idosos como protagonistas em uma aventura bem atípica kkkk.
O início não foi tão bom, meio lento demais e o livro possui uma linguagem diferente que não é usada na maioria dos livros, mas é uma linguagem clara e da pra entender super bem o que o autor quer dizer. Os protagonistas são até que fofos, e juntos eles entram numa "guerra" contra algo que estão fazendo a todos esquecerem de memórias importantes e eles tem um papel para fundamental para entender e chegar a uma resolução desse problema

Gostei bastante me surpreendeu mesmo

Raksa 12/10/2022

Envolvente
Não tem como não se apaixonar pelos personagens e não mergulhar na realidade fantástica do livro. A maneira como o amor e medos são retratados no livro são lindos. Leitura suave e envolve! Com certeza lerei mais livros do autor, me surpreendeu positivamente

Daniel 27/09/2022

Depois de receber o Nobel, o Kazuo não tentou escrever um livro revolucionário ou que fosse chamar a atenção da crítica. O Gigante Enterrado é um livro singelo, agradável. Ler é como passear por uma manhã nevoenta pela montanha.
Lucas.Martinns 29/09/2022minha estante
Esse livro e tudo o que foi ele, não sai da minha mente até agora

Everton.Paulo 06/01/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso!!!

Lucas.Martinns 16/09/2022

Mestre do realismo
Uma jornada com um grupo improvável, e cheio de camadas, com um final esplêndido.
Uma fantasia com memória de guerra, pela memória do próprio rei Arthur, sobre a paz que ele trouxe, o que a guerra realmente é,uma profundidade que só com o tempo você entende o gigante enterrado.
Belíssimo sobre o esquecer, superar e seguir.

Thais.Carvalho 19/08/2022

Uma jornada épica que se passa em tempos longínquos na região da Inglaterra. Envolve criaturas míticas, ogros e dragões.
DANILÃO1505 20/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro