Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

thealvesamanda 03/11/2020

TERRA DAS MULHERES - (@aquelecomolivro)
Originalmente publicado em 1915, Charlotte Perkins Gilman já idealizava um mundo utópico habitado exclusivamente por mulheres, um mundo sem a presença masculina há quase dois mil anos. A terra das mulheres. E é isso o que desperta a curiosidade de três exploradores, representação dos estereótipos masculinos atuais: o doce Jeff, e Terry, o machão e Van, o narrador, uma mistura dos dois anteriores.
Ao finalmente entrarem no país, o trio ficou alarmado com o que encontraram, esperando histeria, caos, cheia de babados, frufrus e um mundo cor de rosa, encontraram um mundo sem guerra, sem fome, sem sexismo, sem rivalidade e principalmente, educação de qualidade sem ser formal e mecanizado. Em toda sua plenitude, aquelas mulheres demonstraram o quanto são melhores sem os homens.
"Para aquelas mulheres, na extensão ininterrupta de dois mil anos de civilização feminina, a palavra "mulher" evocava esse amplo contexto, em todo o seu desenvolvimento social; e a palavra "homem" significava para elas apenas macho - o gênero."
O livro aborda de uma forma sagrada a gestação e a maternidade, sendo quase como um ofício para elas, porém não é algo imposto. A gestação ocorre a partir dos 25 anos e as mulheres não precisam dos homens, nem mesmo seu semen, somente do livre-arbítrio e o desejo de serem mães. Aquelas que não almejam ser mães, simplesmente não engravidam e auxiliam as que assim desejam.
Percursor da literatura feminista, Charlotte Perkin Gilman, autora tambem do classico ?Papel de parede amarelo? se aventura em Terra das mulheres abordando um mundo utopico sem a figura masculina, o livro em determinados momentos se torna um pouco maçante principalmente ao se tratar de maternidade, porém essa obra é responsavel por levantamentos extremamente importantes a serem debatidos mais de cem anos depois.Um dos pontos que me incomodaram é a falta de personalidade das personagens femininas, a falta de individulade é imensa, chegando até as descreverem como ?colmeia humanda?. Para muitos, a obra se torna retrógrada ao abordar a maternidade da forma descrita, acredito eu, que seria anacrônico, avaliar a forma em que a maternidade era vista. A visão das mulheres do século XXI não é a mesma do século passado e hoje, temos uma ideia mais disseminada de autonomia. Se a visão feminina evoluiu, a visão masculina pode ser considerada a mesma. Os pensamentos mostrados dos explorados podem e são encontrados ainda hoje, infelizmente.

Micaelly.Santos 22/05/2021

rápido e instigante
Goatei muito do livro, porém alguns pensamentos ultrapassados me incomodaram. Mas em alguns momentos senti que a nossa sociedade apesar de avançar tanto, não avançou nada. A terra das mulheres é uma terra dos sonhos, apesar dos pesares.

Matheus656 11/01/2022

como seria o mundo se ele fosse comandado somente por mulheres? o livro ‘terra das mulheres’ nos transporta para essa ficção de uma sociedade composta unicamente por pessoas do sexo feminino.

a distopia ‘terra das mulheres’ - obra que é apontada como um dos primeiros romances feministas utópicos -, desmembra o lugar do feminino e da feminilidade, e nos faz refletir sobre questões como: a submissão, o apagamento e o silenciamento, que, ainda hoje, se fazem presentes na realidade de tantas mulheres. além disso, a forma com que a autora aborda questões como a maternidade e o coletivismo é simplesmente incrível.

é importante ressaltar que o livro parece mais um ‘estudo’ do que um romance de fato, e, por isso, pode acabar desanimando alguns leitores.

‘terra das mulheres’ é uma utopia feminina que é ao mesmo tempo instigante e cheia de humor. excelente livro para refletir sobre os conceitos e as convenções da nossa contemporaneidade. texto obrigatório para todos. vale a leitura!

site: https://www.instagram.com/desleitor/

¡yasmine! 17/05/2021

História necessária
"Terra das Mulheres" nos apresenta um feminismo de 1915, mas com vários questionamentos e reflexões importantes. Duas coisas me incomodaram profundamente: a história perde o ritmo várias vezes e se torna repetitiva e arrastada, além de que um dos personagens é simplesmente insuportável. Apesar de ser um livro "curto" (o e-book tinha 215 páginas), levei dias para terminar a história por conta desses motivos...
Livro bom, extremamente necessário, cansativo as vezes.

Paloma 31/05/2021

Foi escrito em 1915 mesmo?
Nessa utopia, Charlotte Perkins Gilman apresenta um país constituído unicamente por mulheres. Nele, todas vivem em harmonia, união, compartilhando conhecimento. E os filhos? Bom, basta que elas se sintam efetivamente prontas e com vontade de experienciarem a maternidade que, desse desejo, a criança é gerada.

Homens são, definitivamente, dispensáveis nesse país de mulheres auto-suficientes. Acontece que para outra parte da civilização, esse país das mulheres não passa de uma lenda, uma imaginação das pessoas da época, a qual era corroborada pelo fato de que todo homem que tentou realizar a trilha de chegada ao país delas, nunca retornou ou apareceu morto.

Paira, então, sobre o país das mulheres uma aura de mistério e curiosidade sobre aqueles que desejam saber se ele efetivamente existe. É, então, que Jeff, Terry e Van (este último, o narrador do enredo) se organizam em uma expedição com objetivo de encontrar a tal Terra das mulheres.

Os três exploradores não medem esforços em suas expectativas sobre o país e, convenhamos, todas são negativas e misóginas. Segundo eles, esse país só poderia ser desorganizado, ?bárbaro? (diversas passagens usam essa expressão no visível discurso colonialista da época de ?nós x outros? ?civilizados x bárbaros?).

Iniciada a expedição, eles chegam à Terra das mulheres. Se admiram com a organização do país e presumem que é impossível ele ser tão bem organizado, com edificações tão suntuosas, sem a presença de um homem. A soberba deles dura pouco, logo são capturados pelas caçadoras e ficam meses sendo estudados pelas mulheres da terra.

Aprendem sobre o país e ensinam a elas sobre sua cultura. Fazem essa interlocução que, mesmo assim, não faz com que eles modifiquem as concepções misóginas e patriarcais que os acompanham ao longo do livro. Inclusive, essa é a parte mais difícil de se conectar com a leitura, o narrador é masculino e a visão extremamente machista dele é incomoda.

É uma leitura que, de cara, não desperta tanta ânsia de seguir adiante. Entender a estratégia de usar um narrador masculino, mais o contexto de escrita da obra e da autora, uma mulher escritora em 1915, é o que dá o estímulo para seguir adiante na narrativa e constatar que, mesmo tendo sido escrito no século passado, ainda vemos, infelizmente, muitas das falas e comportamento machistas sendo reproduzidas e praticadas até hoje.

Alexandre 11/08/2021

Como é legal ser levado para um lugar onde tudo funciona de maneira completamente diferente do que estamos habituados. Me faz pensar também o quanto "querendo fazer diferente" não estamos na realidade nao estamos, de algum modo, fazendo mais do mesmo.

Para futuros leitores dessa edição, chamo a atenção somente para a leitura do prefácio. Deixem para lê-lo ao final do livro, pois mesmo sendo um ótimo prefácio ele contém um mega spoiler.

Dayane.Jeniffer 30/04/2021

Feminismo do seu tempo
Leitura muito agradável e curiosa. O livro é uma espécie de estudo de caso, porém bem mais narrativo. Os personagens são muito interessantes e o Terry é a visão do puro machismo e conservadorismo.
A história com viés feminista é muito usual para o seu tempo, no qual com certeza foi uma perspectiva muito revolucionária. Mas de fato, como passado no prólogo, tem suas limitações ao que diz respeito a maternidade como único sentido da vida das mulheres, sua assexualidade e a possível homogeneização de pensamento (como se todas as mulheres pensassem do mesmo pq é uma terra de um só gênero), entre outras coisas. Mas também tem suas grandes contribuições em relação ao relacionamento entre homem e mulher e seus locais na sociedade.

Carol Castro 25/05/2021

Um livro de 1915 e ainda muito atual - dadas as devidas proporções. A história utópica nos leva a pensar: como seria um país de mulheres? Recomendo muito!

Edreira 22/05/2021

Uma utopia que nos mostra que muitas mulheres ainda vivemos em uma distopia
Para quem começa o livro achando que verá altas aventuras, descobertas de um mundo novo, algo no estilo "Indiana Jones", é melhor ler a sinopse novamente.

O livro trata-se de uma utopia, então quem começa lendo achando que vai encontrar aspectos parecidos dos quais são encontrados em "A Fazenda dos Animais" ou "Admirável Mundo Novo", também vai cair do cavalo. Utopia é o contrário de distopia. Logo, já te adianto que o próprio gênero do livro conta que há mais coisas dando certo do que errado aqui.

Bem, talvez da perspectiva de alguns personagens, a terra das mulheres seja mais uma distopia do que uma utopia. O que mostra, nas falas destes personagens, que muito se evoluiu no pensamento teórico, porém pouco se evoluiu na aplicação dessas mudanças de pensamento.

É assustador ver a forma como algumas pessoas pensam neste livro. E é assustador como ainda encontramos exemplos dessas pessoas hoje em dia.

A história é de fácil leitura, foca bastante nos detalhes e a forma como a autora criou toda uma civilização (das vestimentas até a filosofia) é surreal. Um livro que certamente eu devo re-ler no futuro.

Laura.Kuhnen 09/12/2020

Leitura muito boa, gostei da história e da narrativa. Muito fácil de ler e muito fluída. No entanto, é uma história que acaba sendo rápida e não muito aprofundada. Deixa a desejar em vários aspectos, principalmente no fim da história. Acaba de uma maneira "fraca".
Dei 4 estrelas porque gostei do tema e foi o tipo de leitura que eu estava querendo no momento.

Erica Bertan 20/03/2021

Livro que gera boas discussões
O livro deve ler lido com um olhar paciente, pois o fato de ser uma utopia que foi escrita no século XX faz existirem alguns pontos que são trazidos com uma perspectiva daquela época.

No geral, me fez pensar em muitos pontos. Acho uma leitura bem válida.

Como é bastante descritivo e tem poucos diálogos pro que estou acostumada, fiquei um pouco entediada em certo momento. Mas merece as 4 estrelas.

Talita | @gosteilogoindico 26/05/2021

Juro que foi escrito em 1915?
Um livro com uma temática super interessante: sociedade utópica composta apenas de mulheres! Yes, only women!
Gostei muito do livro, um pouco cansativo em alguns momentos (devido a riqueza de detalhes), algumas passagens "difíceis de engolir para a nossa época", mas de um modo geral foi uma feliz surpresa essa leitura.

Luiza Eugênia 19/03/2021

Leitura rápida e prazerosa
Livro é curto e em um final de semana terminei, ele é bem gostoso de ler (apesar de repetitivo). Não vou entrar no mérito da discussão da utopia criada pela autora, das desigualdades perpetuadas na sociedade desde 1915, além disso tudo (que eu já estava preparada para ler) um personagem categoricamente machista e tóxico que poderia ser vários dos que eu já esbarrei na vida (sem tirar nem por).
Esse personagem que já existe há 100 anos e que tem um discurso tão parecido com vários rapazes de 20, 30, 40 anos hoje.
De forma cômica podemos dividir os personagens em: macho escroto, isentão e o esquerdomacho kkkkk
Belizia 01/05/2021minha estante
Amei o comentário