Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Miguel906 12/04/2024

Corresponde muito bem as expectativas
O livro é bem amarrado e seus pequenos detalhes e percepções dão vida a obra. Não é uma história forçada, aliás, se demonstra mais fluida do que parece. A maioria dos persongens tem sua ativação perfeita e são bem pensados dentro da história. Destaque para Norman Bates e seus pensamentos, são fantásticos e deixa o personagem impecável, e na medida que a história avança mais o personagem se aprofunda sem ser forçado, queria poder reler esse personagem pela primeira vez de novo. Apenas a maneira que se desenrola o final é um pouco abaixo mas ainda sim é ótimo.

Rafittha 10/04/2024

Psicose
Um clássico, sem dúvidas!
Comecei a leitura sem nenhuma pretensão e, após o relato de um amigo sobre o final, não consegui parar a leitura. Com uma narrativa que prende do começo ao fim, Psicose de Robert Bloch nos leva a um delírio literário. Um livro imersivo e magnético, com uma escrita fluida e simples.

O livro inicia-se com a história de Mary Crane, uma mulher que, ao roubar 40 mil dólares, foge para se encontrar e surpreende seu noivo Sam Loomis, que mora distante. Sam é dono de uma loja de ferragem e que possui algumas dívidas. Contudo, ao pegar um caminho errado e se vê em uma noite chuvosa na estrada, Mary encontra o Bates Motel, em uma estrada secundária e pouco movimentada, onde decide passar a noite.

O motel é gerenciado por Norman Bates, um homem gordo e esquisitão que sofreu ao ser criado por uma mãe narcisista e dominadora. O decorrer da narrativa nos leva a clássica “cena do chuveiro”, tão conhecida da cultura pop, a qual Mary é brutalmente assassinada. Após uma semana, sua irmã Lila, chega até a cidade para procurar Sam, e tentar solucionar o desaparecimento da irmã. Juntos, eles irão buscar respostas para o que aconteceu com Mary.

O livro tem uma narrativa incrível que tece uma rede de acontecimentos levando a um final de tirar o fôlego. A leitura gera ansiedade e leva o leitor a ler de forma compulsiva para descobrir o que acontece. Narrativa com poucos personagens, porém todos com papéis bem definidos e essenciais. Norman Bates é, sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais bem escritos e desenvolvidos que tive a oportunidade de ler. Sua complexidade psicológica nos leva a acreditar em seus relatos, tão vivida é sua crença na veracidade dos seus atos. Contudo, a construção dos personagens secundários se mostra ínfima e rasa. Lila possui um grande potencial para ser uma personagem empoderada e relevante para a trama, porém torna-se apaga. Sua falta de atitude e iniciativa torna Lila apenas uma figurante. O mesmo se aplica a Sam, facilmente substituível por uma porta de um cômodo qualquer.

Sobretudo, afirmo que o desenrolar e revelação presente no final do livro me fez de fato apreciar a obra e ver Norman Bates como o grande protagonista da sua própria loucura. Um final que, particularmente, vejo como aberto. Norman, Norma, Normal… A criança, a mãe e o adulto. A maldita trindade. Quem é o verdadeiro monstro?
Rafael Furlan 10/04/2024minha estante
eu sabiaaaaa! ??

Rafittha 10/04/2024minha estante
sabia nada kkk e não me venha defender Sam e Lila aqui não....

Laís 07/04/2024

Lembro da primeira vez que li Psicose, tinha entre 12/13 anos, e achei um máximo na época.
Uma história intrigante, com reviravoltas, com personagens interessantes e com acontecimentos em velocidade máxima.
Resolvi ler de novo, com uma certa maturidade, seja ela de idade quanto na leitura, e a sensação é a mesma.
Psicose continua sendo um dos meus livros favoritos da vida. Eu indicaria esse clássico para qualquer pessoa que quer ler um BOM livro.
E o que mais me deixa feliz é que essa história tem mais de 60 anos e continua sendo tão atual, como se tivesse sido escrita ontem.
Os bons clássicos permanecem intactos e presentes em todo leitor que sabe apreciar suas ricas palavras.

Carvalho 02/04/2024

"Sam se levantou, e ela o acompanhou até a porta. 'De qualquer maneira, acabou, e eu estou tentando esquecer. Simplesmente esquecer tudo o que aconteceu.'"

Diego.Huan 30/03/2024

Obra Prima
Mesmo sendo um livro antigo, a linguagem é fluida, parece que o autor estava escrevendo em 2024.

Muitas reviravoltas e impossível de adivinhar o final, tudo é justificado e não há pontas soltas.
Vários plotwists e uma dúvida que só é tirada no fim do livro. Perfeito!

Vanessa.Carla 29/03/2024

Psicose
Apesar de conhecer um pouco do enredo ( nunca assisti nenhuma obra baseada no livro, pois queria ler primeiro), a leitura foi surpreendente. A forma que a história é contada faz com a leitura fique interessante. Apesar de ser um clássico a linguagem é bem fluída. No comecinho o autor deu a entender que o terror seria algo bem presente, mas ao decorrer do livro o suspense foi uma dos personagens principais. O plot é um marco e eu já conhecia o desfecho e mesmo assim a leitura continuou intrigante.

Thayna.Angrewski 29/03/2024

Norman, Norma, Normal
Livro que, por mais antigo que seja, é escrito de forma muito direta e nos faz engolir toda a história até em um dia se quisermos. Robert Bloch não enche linguiça e tem uma escrita genial.

Mary Crane rouba $40.000,00 e foge em direção ao seu noivo para ajudá-lo a quitar suas dividas e finalmente poderem se casar.
Na fuga, já muito cansada de dirigir, Mary para em um Motel, o Motel Bates, que é comandado por Norman Bates.
Norman é um personagem aparentemente sem graça. Um homem que vive à sombra da mãe dominadora, que não consegue tomar decisões e rumos para sua vida. Seus conflitos com a mãe vão permear a história e os diálogos dos dois estão recheados de ambiguidades que só vamos descobrir lá nas páginas finais.

Conseguimos ser facilmente enganados pela agilidade do autor ao escrever a história. Só posso chamar esse homem de genial!

Romance, suspense, investigação criminal e PSICOSE.

Ingrid 25/03/2024

Intenso e louco
?Psicose?, um clássico do suspense de Robert Bloch, é uma obra que captura a essência do terror psicológico. O livro narra a história de Norman Bates, um homem introvertido e atormentado pela influência dominadora de sua mãe, e de Marion Crane, uma fugitiva que encontra um destino fatídico no Bates Motel.

A narrativa é habilmente tecida, levando o leitor por um labirinto de tensão e mistério. Bloch utiliza uma linguagem objetiva e direta, que facilita a imersão na trama e a construção do suspense. A engenhosidade loucodo autor reside em sua capacidade de enganar o leitor, mantendo-o na expectativa até as revelações finais.

O livro é mais do que um simples conto de terror; é uma exploração profunda das facetas da mente humana e da loucura. Através de Norman Bates, Bloch explora temas de identidade, culpa e a natureza da realidade, fazendo com que ?Psicose? seja uma leitura rápida, mas que deixa uma impressão duradoura e um desejo de explorar mais a fundo os personagens complexos que ele criou.

Caroline.Ribeiro 24/03/2024

Mesmo conhecendo previamente a história, a experiência da leitura foi muito boa. É um verdadeiro clássico do suspense! Super indico. E descobrir o plot, para quem não conhece a história, com certeza será ainda melhor.

laissa33 23/03/2024

Um clássico que poderia ter sido escrito nos dias atuais facilmente. Que livro bom! Sério.
Resolvi escolher essa obra hoje justamente por medo de ter entrado na ressaca literária. Me salvou. Louca e já querendo ler mais suspenses.

Que plot bom, mas também não é algo ?fora do normal?( que piada ruim)
Kariny 24/03/2024minha estante
Mds simmmm, li esse mês e ameii tbmm! O decorrer da trama simplesmente perfeitoo

laissa33 24/03/2024minha estante
simmm

Caê 19/03/2024

FEZ HISTÓRIA!!
Conheci a obra de Alfred Hitchcock através do meu pai, aí fiquei curioso ao saber que existia um livro que contava a história de um dos meus filmes favoritos.
Sinceramente esse livro é extremamente cativante, desde o início ao fim. Eu não tinha vontade de parar de ler!!! Mesmo sabendo o que a história contava, senti as mesmas sensações como se eu estivesse vendo acontecer pela primeira vez diante dos meus olhos. Simplesmente eu não tenho palavras para descrever esse livro.

Clau ð» 17/03/2024

O clássico que nunca decepciona. Achei uma edição bem antiga no sebo e foi bom demais! Leitura muito rápida e certeira. O único pesar é que acaba!

EstevãoJs23 14/03/2024

O adulto, a criança e a Mãe. Quem é mais doido?
Depois de assistir a série Bates Motel, eu precisava ler o livro que deu origem a essa obra prima. E com certeza, não me decepcionou, a história acontece de uma forma bem mais rápida, diferente da série em que o ritmo é um pouco mais lento, no entanto, ela te permite conhecer melhor e se afeiçoar um pouco mais aos personagens. A leitura é tão instigante que me fazia querer mais, entender mais dessa loucura que se passa na cabeça de Norman Bates.

Apesar de já conhecer o plot, é incrível ver como funciona o raciocínio do Norman, as personalidades fragmentadas dentro de uma única mente, isso torna a narrativa muito interessante, pois é realmente como se pessoas diferentes estivessem em um debate, a forma como ele muda de opinião e as incoerências em seu discurso, é confuso, mas impressionante perceber as nuances de uma mente maluca kkkkk.

O livro fala sobre algo interessante, o fato de que tendemos a achar que conhecemos completamente uma pessoa porque somos próximas, mas dificilmente vamos conseguir entender tudo o que se passa na cabeça de alguém, próximo ou não.

A história me prendeu do início ao fim, e agora pretendo encerrar essa jornada assistindo o filme de Alfred Hitchcock.