Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Luiz Amaro 13/06/2021

ESPERO QUE ESTEJAM OBSERVANDO. ELES VERÃO.
Quem nunca ouviu falar de Psicose? Do filme ainda preto e branco dirigido pelo Hitchcock? da famosa cena do chuveiro acompanhada pela música de tensão?

Essa obra foi escrita por Robert Bloch em 1959, foi adaptada ao cinema e virou cultura popular. Tanto que hoje em 2021 ainda estamos aqui reverenciando essa obra prima.

Psicose traz uma história que vai te deixar tenso, vai mexer com seu psicológico, vai aguçar sua imaginação, vai te fazer questionar sua própria sanidade. Não teria uma palavra melhor para definir este livro a não ser: PSICOSE.

Uma das melhores leituras do ano com certeza. Um enredo perturbador em um ambiente sombrio, onde os personagens acompanham esse clima.

Gui Silva 07/01/2023

"Psicose" e suas artimanhas para enganar o leitor
Não é de se espantar que um livro como Psicose, o qual deu origem ao filme dirigido pelo espetacular Hitchcock, fosse ter uma boa narrativa e história. Apesar de já ter assistido ao filme, consegui ter uma leitura fluida e agradável. Isso porque é um livro que foca muito mais no que está acontecendo e no desenvolvimento psicológico de Norman Bates, do que em descrições sensoriais e memórias, como, por exemplo, acontece nos livros do autor Stephen King.

Psicose consegue ser uma leitura rápida e não apresenta muitos gatilhos gráficos. O autor brinca de esconder diversas informações e criar expectativas de suspense quando é dado ao leitor uma informação que alguns personagens não sabem. Além disso, o modo como ele constrói a relação de Norman e a Mãe é impressionante, apesar de não ser tão fantástica.

No entanto, essa escassez de detalhes e informações, apesar de serem úteis durante boa parte da leitura, em determinado momento pode acabar confundindo. Um exemplo disso é o clímax, que passou tão depressa que mal pude imaginar o que estava acontecendo, caso não tivesse assistido ao filme. Por esse motivo, sugiro que o livro e o filme sejam usados como obras complementares, tal como Coraline, apesar de suas diversas diferenças.

Recomendo para todos que gostam de suspense e terror psicológico. Essa obra nos traz a sensação de estar a bordo de um cruzeiro que atravessa o oceano mental de Norman Bates. E, por mais que não tenha uma construção precisa do ambiente e dos personagens, é uma leitura que vale a pena ser feita, principalmente naqueles dias de chuva em que você só precisa "comer" um livro de vez - e, de fato, esse livro é muito fácil de ser digerido.

PAULINHO VELOSO 07/01/2023minha estante
Valeu!

Vitorin 08/08/2021

Norman Bates lendário
Que história bizarra e que me prendeu do início ao fim, amei que vive acontecendo coisa mas eu acho que preferi a série, pretendo ver o filme tb.

Luiza.Dias 09/08/2023

Impossível parar de ler
Estou impactada com esse plot, tive a sorte de não pegar spoiler. Nunca tinha visto a série ou o filme, então a experiência foi incrível.
Achei genial!

Wes 10/01/2021

Cativante
Uma vez começada a leitura, é quase impossível parar. Um livro para uma tarde ou uma noite. Extremamente envolvente.

Ananda 06/08/2023

Solidão e ganância
Norman Bates é um celibatário que administra um motel em decadência, sua vida gira em torno de sua mãe que está debilitada.

Marion Crane é uma mulher que está em fuga após roubar 40 mil dólares.
Esses dois personagens se encontram e a personalidade psicótica do Norman fica cada vez mais em evidência.

Acho dificil alguém não saber o maior plot da estória, logo porque o filme do Hitchcock permeia no imaginário de todo mundo, até mesmo no meu caso que ainda não tinha assistido o filme, mas já sabia o final. O livro é bem rápido de ler ,li em uma viagem interestadual de 4 horas,li metade na ida e a outra metade na volta.

A diferença para o filme é que no livro a loucura do Norman Bates é melhor apresentada,desde de suas leituras bizarras até o completo delírio.
Menard 06/08/2023minha estante
Nossa, descobri que minha cultura é nula agora, achei que era só filme!

Andreza 16/04/2021

QIE LIVRO MARAVILHOSO!!! A narrativa é incrível, a construção do mistério é impecável, os personagens são bem desenvolvidos. É tudo ótimo, nada a reclamar. A leitura flui bem demais e só consegui largar o livro quando cheguei no seu final. Por ser um livro antigo eu já sabia do spoiler do plot principal, mas a história é tão bem escrita que em determinado momento eu me peguei duvidando do que já sabia. As adaptações (tanto o filme quanto a série) desse livro são impecáveis e fazem jus a essa obra maravilhosa, mas o livro conseguiu me surpreender e deixar essa história ainda melhor. Norman, já sinto saudades viu, não consigo negar.

"E ficou ali por um longo tempo, até que uma mosca entrou zumbindo através das grades.
Ela pousou na sua mão.
Se quisesse, poderia esmagar a mosca.
Mas não a matou.
Ela não matou, e tinha a esperança de que a estivessem observando, pois isso provava a espécie de pessoa que era.
Incapaz de fazer mal até mesmo a uma mosca..."
akasaori 16/04/2021minha estante
TO TAO FELIZZZZ

akasaori 16/04/2021minha estante
Mais uma pro clubinho psicoticos

Thais545 14/07/2023

Um dos meus livros favoritos
Eu vi a série Motel Bates que foi inspirada nesse livro, é uma série favorita da vida, e com livro não podia ser diferente, retrata muito bem o Norman e sua relação de mãe e filho..

Ruan.Oliveira 13/09/2020

Mais do que eu esperava
Primeiro clássico que leio, estava esperando uma leitura difícil, mas foi muito confortável, além de trazer um aprofundamento melhor do que o filme original. Gostei bastante.

Júlia Morales 19/10/2020

Clássico!
Eu nunca assisti a nenhuma adaptação de Norman Bates, nem o filme e nem a série. Vi muitas resenhas falando que se você tivesse visto algum dos dois não iria se surpreender.
Eu fiquei muito envolvida nesse livro, terminava de ler sempre querendo ler mais para saber o que aconteceria. É uma leitura muito fácil, rápida e o final! Gente o que foi esse final maravilhoso?!
Eu amei demais esse livro, fiquei chocadissima e se pudesse leria numa sentada só.
Agora só quero assistir ao filme, pois até hoje só vi aquela cena clássica do banheiro.

steravalos 27/10/2021

Adrenalina e devoção.
Um motel em uma estrada abandonada, uma moça que vive um relacionamento a distância. Em determinado ponto, as histórias se cruzam. Mas o que poderia dar errado?

Psicose conta a história de Marion Crane, uma mulher de vida pacata que decide mergulhar de cabeça na adrenalina quando foge com um dinheiro roubado de seu chefe.

A fim de descansar um pouco durante a sua fuga, ela para no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem de extrema devoção à sua mãe manipuladora.

Adrenalina presente em cada capítulo. A mistura perfeita de romance, terror, suspense e ficção policial.

Ps: Foi o livro que me tirou da ressaca literária lá em março, então tenho um carinho especial por essa leitura.

Rafilds 22/11/2021

Bom suspense
Boa leitura, escrita simples. Não achei a história tão instigante, mas vale a pena ler. Curioso para ver o filme de Hitchcock.

Ju 24/12/2022

Surpreende
Nunca tinha lido um livro nesse estilo, não tava gostando taaaaanto assim da leitura, mas depois foi fluindo e até que me surpreendi no final. Achei interessante.

Rayssa A 01/01/2023

"Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser."
Livro com uma leitura super fluída e rápida de ler, é um suspense que nos prende em torno do Norman Bates e dos outros personagens e permanece ao longo da história. O plot no final eu já esperava por conhecer a história através da série, porém me surprendeu muito. É um bom livro...??