O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Sophia1534 16/08/2020

Belíssimo
Minha primeira experiência com Oscar Wilde foi por meio do livro ?O retrato de Dorian Gray?, que tornou-se um dos meus livros favoritos. Resolvi ler essa coletânea para conhecer outros trabalhos do autor.
Cada conto parece um romance por si só, a escrita de Wilde é detalhada mas não maçante, te deixa intrigado e levanta indagações na maior sutileza. Recomendo muito a obra!

alexiaramalho 16/08/2020

sensível e existencialista
O livro não deve ser lido com a praticidade e vulgaridade da família Otis.

Embora pareça uma simples história infanto-juvenil, Oscar Wilde propicia diversas reflexões acerca da aristocracia inglesa em detrimento ao novo mundo norte americano, sempre utilizando de humor. A tradicional família Otis esbanja costumes consumistas e encara com trivialidade as assombrosas aparições sobrenaturais, frustrando o Sir Simon -orgulhosíssimo Fantasma de Canterville- que, em vida, foi um intelectual "do sangue mais azul da Inglaterra".

Sir Simon, um ser humano detestável e fantasma arrogante, enfrentou uma crise -quase- existencial ao perceber que nenhuma de suas fantasias estapafúrdias provocaria reações temerosas aos novos habitantes do palácio Canterville, por fim se rendeu ao melancólico arrependimento e etéreo desejo da morte.

Será surpreendido com genuínas gargalhadas e em contrapartida, do meio pro final, com olhos marejados.

Thamy 17/08/2020

Bons contos
Os contos são bem legais e interessantes, o que dá nome ao livro é ótimo! Amei o fantasma de Canterville, amei a escrita e foi meu primeiro contato com o autor.

Rafa Purps 22/08/2020

Além do seu tempo
Eu sempre me questiono como Oscar Wilde conseguiu há tempo ter a percepção das falácias da mente humana naquele época. Parece-me que não evoluímos nada como seres humanos desde que o grande autor irlandês viveu, ou talvez ele tenha desenvolvido uma noção de mundo além do seu tempo. Nunca vou saber.

Siga-me no insta @rafapurps

Neste livro de contos curtos ele encanta os leitores com perspicácia e critica social. Você deve ler além das histórias, pois a crítica esta na poesia. Wilde desenvolve a acidez de uma maneira muito sutil ao mesmo tempo que é sarcástico.

Contos favoritos:

O fantasma de Canterville conta a história de um fantasma inútil que se frustra ao tentar infernizar a vida de uma família americana tradicional que acaba de se mudar para a mansão na Inglaterra. Durante o conto vamos entender como a rivalidade cultural entre as duas nações acontecem, e como a personalidade de cada personagem é importante para ajudar o fantasma encontrar sua última morada.

O príncipe feliz: Apesar de não ter ouvido ninguém comentar sobre esse conto, é provável o mais bonito que já li. Um misto de fantasia com realidade, conta a história de uma pomba e uma estátua de ouro. Não quero dizer muito, pois convido você a se encantar tanto quanto me encantei. Rápido, de fácil entendimento e com uma carga absurda de verdade. FINAL INCRÍVEL.

site: https://www.instagram.com/rafapurps/

Nathane6 27/08/2020

Primeiro contato
Oscar Wilde demonstra toda sua genialidade ao falar de um espírito que não consegue assustar os novos moradores da mansão, uma família americana que não se abala com as "traquinagens" do fantasma. O autor acaba por críticar determinadas posturas da época. Uma história leve com um final bacana.

Kath 27/08/2020

O Fantasma de Canterville e outros contos de Oscar Wilde.
@naopossoestoulendo
"Bem na sua frente viu, à pálida luz do luar, um velho de aspecto terrível: seus olhos pareciam carvão em brasa, os cabelos longos e grisalhos lhe caíam sobre os ombros em madeixas emaranhadas, suas roupas, de corte antiguado, estavam sujas e esfarrapadas e de seus pulsos e tornozelos pendiam grilhões enferrujados."
Embarquei nessa viagem com muito entusiasmo. Além do mega famoso conto O Fantasma de Canterville, essa edição linda da Principis, traz os contos O príncipe feliz, O rouxinol e a rosa, O gigante egoísta, O amigo dedicado e O rojão extraordinário. Todos os contos possuem morais que levam o leitor a pensar sobre o posicionamento da sociedade mediante algumas práticas humanas. Há uma forte crítica de Wilde aos americanos que rejeitavam a monarquia no primeiro conto do livro - digo pela minha identificação na fala dos personagens. Leitura sensacional pra quem quer começar a ler Oscar Wilde (meu caso).
Título: O Fantasma de Canterville e outras histórias.
Autor: Oscar Wilde
Tradução: Thalita Uba
Editora: Principis @livrosprincipis selo da @editoracirandacultural
Páginas: 80
Nota: 5/5 ?

Madu | O corvo livros 04/09/2020

Esse é um livrinho curto que reúne alguns dos contos escritos por Oscar Wilde, conhecido pela obra O retrato de Dorian Gray.

Como fábulas eles trazem objetos e animais animados e seres fantásticos que protagonizam as histórias, sempre revelando uma moral.

Divertida, poética e inspiradora é como eu defino essa faceta do autor em seus trabalhos mais curtos, foi uma linda experiência - 5 estrelas e favoritado!

Recomendo tanto para crianças quanto para adultos pois, apesar de serem fáceis de ler, as narrativas revelam uma riqueza de ensinamentos para a vida, mesmo que o próprio autor tenha considerado o público infantil como alvo dessa leitura.

Fran NM 07/09/2020

Uma boa leitura.
Um conto muito gostoso de ler. O tipo de livro que lemos em um dia.
Recomendo.

sam | @msamlima 08/09/2020

Oscar Wild contista é tudo de bom!
Livro curto que reúne alguns contos do Irlandês, Oscar Wild. Nessa edição estão: O fantasma de canterville, O príncipe feliz, O rouxinol e a rosa, O gigante egoísta, O amigo dedicado e O rojão extraordinário.
A muitos anos não lia nada do autor e foi uma delícia reencontrar seu humor ácido e senso crítico apurado.
Alguns contos, mais especificamente seus finais, quebraram com minha expectativa de desenrolar pela compreensão da história que havia tendo. E não de um jeito bom, de um jeito realmente confuso. Sobretudo pela sua insistência em flertar com a morte até quando não existe motivo pra ela ser.
Mas de modo geral, o jeito como o autor satiriza os comportamentos e sentimentos humanos me arrancou boas gargalhadas.
"Que direito você tem de estar feliz? Você deveria estar pensando nos outros. Na verdade deveria estar pensando em mim. Estou sempre pensando em mim mesmo e espero que todos façam o mesmo, isso se chama EMPATIA." p. 72

Gabi 08/09/2020

Um clássico ou uma perda de tempo?
O livro, como o próprio título indica, traz a história do fantasma de Canterville, cuja presença assombra uma mansão há anos em Londres. A história tem início com a venda da casa e assim a adaptação de uma nova família ao lugar e às travessuras do fantasma.
O terror causado pelo fantasma em episódios passados fica bem evidente não só ao leitor, mas também aos personagens durante todo momento; assim a história acaba enfatizando nada menos do que o lado cômico e satírico da situação.
Apesar de antigo, não é um livro difícil se ser entendido, com exceção de alguns vocábulos ultrapassados. Assim, é uma leitura que pode ser feita rapidamente.
A história pode ser interpretada de maneira até clara, no entanto, ao meu ver, tanta a sátira quanto os propósitos do autor acabam ficando exageradamente implícitos, o que acaba decepcionando o leitor.
Portanto, na minha opinião é uma leitura que só vale a pena pela mínima reflexão e emoção passadas nas últimas folhas.
Contudo, é uma leitura recomendada para os apreciadores de clássicos e aqueles que gostam de tirar suas próprias reflexões e ideias acerca de algo.

Marielly 13/09/2020

O Fantasma de Carteville
Apesar de ser um livro consideravelmente curto, é uma história com bastante desenvolvimento, contendo um humor e ao mesmo tempo muito sentimento. Muito bom.

Andre.Dorigueto 13/09/2020

Criativo, divertido e bonito
Em universos onde fantasmas falam com pessoas, pássaros com estátuas, animas, árvores e flores conversam sobre a vida e há diálogos entre fogos de artifício, não há como não soltar a imaginação. Uma coleção de contos divertidos e com mensagens especiais.

Carol 14/09/2020

Essa edição traz oito contos memoráveis de Oscar Wilde, entre eles o clássico "O fantasma de Canterville", paródia de contos góticos, onde o autor satiriza os enredos e personagens do gênero. O conto foca basicamente na comédia, onde sentimos pena do fantasma que não consegue aterrorizar os novos moradores da mansão que ele assombra há séculos. O autor também faz uso de estereótipos para mostrar os comportamentos americanos e britânicos contidos na história, aproveitando para fazer uma crítica "velada".

Os outros contos também são interessantes, gostei muito d"O crime de Lorde Arthur Savile", nos leva a refletir o quanto somos donos da nossa vida ou vítimas do destino. "O amigo devotado", "O jovem rei" e "O príncipe feliz" são mais moralizantes, sendo o último um conto infantil. Os outros contos presentes "O milionário modelo", "O pescador e sua alma" e "O retrato do Sr. W. H." também são interessantes ao seu modo.

Considerei uma boa seleção de contos e importante para aqueles que querem conhecer mais da obra de Wilde. Recomendo a leitura!

Joyce.Leiko 26/09/2020

Adorei!
Decidi ler este compilado de contos do Oscar Wilde sem muitas expectativas e fui surpreendida! Os meus preferidos foram O Fantasma de Canterville e O pescador e sua alma.