O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Ana Lúcia 04/06/2017

O fantasma de Canterville
O livro conta a história de Sir Simon Canterville, um fantasma que assombra a Mansão Canterville Chase há mais de trezentos anos.
Quando o milionário Norte-americano Hiram B Otis compra a propriedade e vai morar lá com sua família, Simon tenta fazer o seu papel de assustar e aterrorizar, como todo bom fantasma, mas não consegue.
Ele é ridicularizado pelos gêmeos e o papel se inverte; ele passa a ter medo das crianças, o que é engraçado.
Só que isso faz com que vejamos o quanto ele se sente sozinho e deprimido, despertando o interesse de Virginia que compadecida se oferece e consegue libertá-lo, para que pudesse ir em paz para o Jardim da Morte.
A história é bem light. Algumas partes são engraçadas, tais como a sua tentativa de manter a mancha de sangue, pois, quando a tinta vermelha que roubava de Virginia acaba, ele utiliza a verde; ou a parte em que ele coloca óleo na corrente para não fazer barulho e incomodar.
Ele fica frustrado por não conseguir assustar as pessoas. Fiquei com pena dele. Aquelas crianças também eram encapetadas, onde já se viu jogar travesseiros nele! Eles deveriam ficar com medo, afinal as crianças costuma ter medo do mistério, do sobrenatural, de monstros e fantasmas.
É uma ótima história.

IvaldoRocha 15/07/2014

História em quadrinhos com um projeto editorial bem competente.
Além da história em si, talvez seja a primeira comédia gótica, traz informações à respeito da vida do autor, o período histórico em que vivia e sobre os principais movimentos artísticos da época.

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/10/o-fantasma-de-canterville.html

Anna Carolina 30/01/2017

O fantasma da arte
Muito mais uma história sobre o ego dos artistas do que sobre fantasmas, essa noveleta se apóia numa frustração caracterizada por "eles não reconhecem meu talento" ao invés de "eles não se assustam comigo", reforçando o talento que Oscar Wilde tinha em se tratando de seus dois recursos favoritos: o sarcasmo e a autocrítica.

Os comentários sobre os Estados Unidos - uma terra, de acordo com a história, onde só há empreendedores - são especialmente divertidos. Destaque pro contraste entre arte ("personificada" - hehehe - pelo fantasma, e comércio, personificado pelos Otis e seus produtos incríveis).

Vale a pena tanto para quem está conhecendo o autor quanto para quem já foi encantado por suas outras obras.

Fábio 28/10/2016

Meu parecer
Genial, surpreendente, esplêndido... poderia falar muito bem sobre este escritor. Um mestre que brinca com as palavras mais sutis e leva a história com um brilho impecável. Cada página embalada por uma história que te prende sem ter vontade de ficar longe ou de separar, contudo nem todos os escritos no livro fazem jus a sua incrível genialidade, existe aquela história que não te prende e termina tão desconexa quanto começou. Mas minha indicação a 5 estrelas foi unânime, é um ótimo livro e de uma riqueza de vocabulário.

Isa 28/08/2016

0 FANTASMA OTIS é o único, autêntico e original. DESCONFIEM DAS Imitações !...
Quando olhei esse livro, na hora pensei que não podia ser bom e, acabei não criando muitas expectativas em relação a ele. Como eu estava enganada.
Livro curto, rápida leitura, prende e muito a atenção. Não chega a ter um público alvo. Tanto adultos como crianças se encantam com o mesmo.
Não surpreende mas, encanta e fascina.

Lais.Fernanda 26/08/2016

Simples
Uma linguagem fácil, voltada ao público infanto-juvenil, o leitor fica preso e tentando a não largar do livro, com um certo tom de comédia e leitura rápida esse livro é uma ótima recomendação pra quem deseja ler um livro durante seu tempo livre.

Silvana 02/12/2014

Interessante!!
Li esse livro para a minha filha. É claro que tive fazer algumas alterações na escrita, substituindo por palavras mais fáceis de serem entendidas, pois achei um pouco rebuscada para uma criança de 8 anos, até eu me embaralhei com algumas palavras! É uma boa estória, só acho que a escrita poderia ser mais agradável, mais simplificada. Bom, o livro é sobre uma família que compra um castelo e nele mora um fantasma. Acontecem vários episódios em que o fantasma tenta assustar essa família, mas se eu for descrevê-los irá comprometer a leitura e desmotivar aqueles que ainda não tiveram contato com essa obra. É um livro pequeno, de poucas páginas. A leitura é super rápida! Vale a pena ler!

Mary D. 09/01/2014

A história de um fantasma mau sucedido. Bem interessante. Simon é o fantasma que assombra a propriedade de Canterville a três séculos e vê sua carreira bem sucedida interrompida pela família americana Otis.
Simon matou sua esposa em 1565 e desde que morreu assombra a propriedade, só que com a chegada da família Otis, que não tem medo de nada, e acham que as histórias sobre o fantasma são superstições. E acabam fazendo o fantasma sentir medo deles.
A história direcionada ao público infanto-juvenil é agradável e o que me chamou a atenção foi a crítica de Wild através dessa obra, crítica às mudanças na vida social de americanos e britânicos na passagem do século XIX para XX.

gi 16/05/2016

O Fantasma de canterville
Quando mister Hiram B.Otis , o embaixador americano compro a quinta de Canterville todos disseram que esta fazendo uma tolice pois não havia qualquer duvida que o lugar era mal assombrado, mas do mesmo jeito ele compro a casa .
Quando chagaram la foram recebidos jantar apareceu uma mancha de sangue no chão e Washington a retirou,Ela aprecia diariamente no chão e Washington sempre a retirava.Na primeira noite os fantasmas arrastou correntes,na segunda noite foram assombra a Sra.Otis .
O livro é muito legal poi parece que a historia é verdadeira com ficção.

Flávia 19/02/2014

Leitura Obrigatória
Inclui outros contos como "O Príncipe Feliz", "O Amigo dedicado", "O Rouxinol e a Rosa", entre outros. Um excelente livro que marcou minha infância, perdi as contas de quantas vezes o reli.

Yussif 17/05/2012

Contém os contos:
- O Fantasma de Canterville,
- O Pescador e a sua alma
- A aniversário da Infanta
- A Esfinge sem segredos
- O crime de Lord Arthur Saville

Sir Simon é um espírito bastante contente com o papel que interpreta no mundo: é um fantasma que se dedica a aterrorizar os moradores de Canterville Chase ... Até que tudo muda para sempre quando na sua mansão se instala uma família de norte-americanos que não acreditam nas superstições e que não têm medo de fantasmas, e ele descobre que o seu poder sobre os vivos começa a desaparecer.

Eve mystik 20/03/2014

wilde
" quando uma pessoa não é rica , não adianta ser simpática. romantismo é privilégio dos abastados , não a profissão dos desempregados. os pobres deveriam ser práticos e prosaicos . é melhor possuir uma renda permanente do que ser fascinante . essas são as duras verdades da vida moderna".

(O modelo milionário - Oscar Wilde )

Iva 19/09/2012

Resenha completa: http://ivasbookshelf.blogspot.com.br/2012/09/o-fantasma-de-canterville.html#more

É uma história bem light e divertida. Na verdade, eu fiquei surpresa ao ver a grossura do livro quando o recebi. São apenas 104 páginas e algumas delas têm ilustrações.

A linguagem é fácil e bem direta. A história é interessante e engraçada. Ótima leitura para relaxar. Recomendas para todas as idades.