O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Papareia dos Livros 20/07/2022

Curto mas sucinto
Achei que o livro seria maior porém não me decepcionei com a leitura, os contos são muito bem feitos e trazem bem as características das sociedades europeias, o miticismo está presente em grande parte das histórias.
Foi o primeiro livro que li do autor e devo dizer que gostei muito da sua escrita, mesmo que ela tenha sofrido ou não alterações durante a tradução, eu achei bem interessante os enredos que Wilde construiu.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

Andre.Dorigueto 13/09/2020

Criativo, divertido e bonito
Em universos onde fantasmas falam com pessoas, pássaros com estátuas, animas, árvores e flores conversam sobre a vida e há diálogos entre fogos de artifício, não há como não soltar a imaginação. Uma coleção de contos divertidos e com mensagens especiais.

Luiza588 04/09/2023

O fantasma de Canterville
O fantasma de Canterville é uma noveleta fantástica e de rápida leitura, que retrata, com muito humor e ironia, o conflito entre o velho e o novo.
Wilde consegue, com esse livro, nos fazer sorrir, emocionar, refletir e até chorar...
Simplesmente um misto de emoções que surgem de uma história muito divertida e, ao mesmo tempo, dramática, onde encontramos críticas a aristocracia inglesa e ao materialismo estadunidense.

Citações:

"Você pode ter um segredo desde que eu tenha seu coração."

"A morte deve ser tão bela. Deitar na suave terra marrom, com a grama ondulando acima da cabeça, e escutar o silêncio. Não ter o ontem, nem o amanhã. Esquecer o tempo, esquecer a vida, estar em paz. Você pode me ajudar. Você pode abrir para mim os portais da casa da morte, porque o amor está sempre em você, e o amor é mais forte do que a morte."

"Os poderes do Inferno não são capazes de triunfar sobre a pureza de uma criança."

Jessicalpfzn 12/03/2021

Gostei.
Eu esperava um livro de terror, mas na verdade é bem descontraído.
O final é muito bom.
Gostei de primeira da escrita do Oscar, esse cara é um gênio.

Thereza 28/06/2020

Hilário
Esse é meu segundo contato com Oscar Wilde. O primeiro foi com um dos livros mais lindos — esteticamente — que já tive o prazer de ler: O Retrato de Dorian Gray. Nessa estória que trago aqui a pegada é outra, o conto é hilário e não parece tão preocupado com a forma como o romance que eu li.

Tente pintar a cena: uma família estado unidense muda-se para a Inglaterra e compram esse castelo conhecido por ser assombrado por um fantasma pra lá de inconveniente. Há, inclusive, uma mancha de sangue na biblioteca que é motivo para turistas quererem visitar aquela casa.

Porém, desde o modo como a família resolve lidar com a tal mancha, limpando-a, já começamos a compreender que não será uma interação fantasma-humanos como acontecia com as famílias que já habitaram aquela casa.

Primeiro, eles não acreditam e sequer cogitam a possibilidade de que o fantasma seja real. Seu ego é muito grande, consideram-se superiores aos ingleses em intelecto e até mesmo em suas invenções. Mas assim que fica claro e comprovado que o fantasma existe, tudo se torna incrível e a estória fica impossível de ser deixada de lado. Aqui, é a família que começa a assombrar o fantasma, o deixando maluco e até mesmo fazendo com que questione a própria existência. Todo tipo de tentativa de assustar aqueles humanos arrogantes é frustrada, quando não o ridicularizam de modo que chegamos a sentir pena de uma alma penada!

É o tipo de livro pra se ler em uma sentada, um conto curto, divertido e envolvente. Oscar Wilde é um dos poucos escritores góticos que eu considero que vale — e muito — a pena conhecer e experimentar suas formas de narrativa. Mas isso de valer a pena é advindo de um gosto pessoal, não sinto proximidade com literatura fantástica e, ainda mais, gótica. Mas as obras do autor são tão incríveis que agrada não importando o tema que aborda.

site: https://medium.com/@thetenardotto

Alex 20/10/2023

Gente rica aporrinhando um pobre fantasma
Um pobre fantasma tentando fazer seu trampo e os norte americano aporrinhando o coitado.
mano Wilde meio que divou aqui, contos bem rápido e fáceis de ler que tem significados e mensagens importantes, além de uma escrita excelente.

Book's H 05/12/2020

Esse é um livro cheio de críticas e com um humor ácido, que é bem divertido, por sinal. Oscar Wilde fez um trabalho incrível com essa história. Não só com o conto do fantasma de Canterville, mas com os outros contos presentes na obra também. Eu adorei o livro e super recomendo!

h4gatha 09/02/2023

oscar wilde era um gay crente
contos curtos e muitas vezes fluidos, com frases marcantes e morais bem estabelecidas.

o meu favorito foi o príncipe feliz. fico surpreendida com a sutileza do Oscar wilde ao criticar ações, características e o mundo em si

é a primeira obra dele que eu leio além do único romance do autor e foi bem satisfatório embora ele meta jesus nos contos do nada

Larissa.Ohana 08/01/2021

Adorei!!
Todos os contos foram maravilhosos nesse livro, ri com as frustações e atrapalhadas do fantasma Simon me emocionei com a andorinha e a estátua e o conto do Gigante foi o meu favorito, enfim todos conseguiram passar com perfeição a mensagem e a reflexão como deveria passar, adorei.

Madu | O corvo livros 04/09/2020

Esse é um livrinho curto que reúne alguns dos contos escritos por Oscar Wilde, conhecido pela obra O retrato de Dorian Gray.

Como fábulas eles trazem objetos e animais animados e seres fantásticos que protagonizam as histórias, sempre revelando uma moral.

Divertida, poética e inspiradora é como eu defino essa faceta do autor em seus trabalhos mais curtos, foi uma linda experiência - 5 estrelas e favoritado!

Recomendo tanto para crianças quanto para adultos pois, apesar de serem fáceis de ler, as narrativas revelam uma riqueza de ensinamentos para a vida, mesmo que o próprio autor tenha considerado o público infantil como alvo dessa leitura.

Shirley.Peixe 11/08/2020

Interessante, ora pois..
Os finais dos contos (me baseando nesta versão com o português de Portugal) tiveram finais curiosos. Espero um dia ler a tradução brasileira pra ver se faz alguma diferença.
De toda forma, gostei da experiência de ler Oscar Wilde e o conto título deste livro é criativo e de um humor... Gostei muito!

Jojoy Matias 30/01/2021

Um bom jeito de conhecer Oscar Wilde
Sempre ouvi falar do jeito que o Oscar escrevia, cheio de ironias , mas é melhor do que eu imaginava. Consegue ser cruel e doce ao mesmo tempo e todos os contos tem muita imaginação.
A Rosa e o Rouxinol é um conto que muda vidas.

Mari 05/04/2023

O fantasma de Canterville
Tive que ler pra escola, achei que seria de terror mas era meio cômico, algumas partes eu gostei até kkkkk
SUPER curto e rápido de ler

Évely Kynsk 02/04/2021

O fantasma de Canterville
Não é de jeito nenhum assustador!
Tem mais a intenção de ser cômico do que ser terror (talvez um filme, dependendo do diretor, poderia ser os dois?).
Li algumas resenhas que me deixaram curiosa, pelo fato do autor brincar com a ideia de um fantasma com crises...
Da pra ler em uma sentada.
Um bom livro pra superar a ressaca literária e depois partir para uma nova história.

Bianca674 31/12/2020

Conto muito divertido e leve. Dei várias risadas! Interessante conhecer esse outro lado da curtíssima literatura de Wilde.