Lutando na Espanha George Orwell

Resenhas - Lutando na Espanha

jessy :)) 18/05/2024

O livro trata de temas cotidianos como saudade, felicidade, perda e partida? Com uma narrativa singular, fluída e de fácil compreensão. Vale a pena a experiência!

QUEIJO460 24/02/2024

Lutando na Espanha (George Orwell).
Nesse livro, George Orwell irá narrar com toda a sua sinceridade (ao que tudo indica, mas que não se pode ter certeza absoluta) e avolumado senso crítico, um bom tanto da sua estadia na Espanha que passava pela não tão conhecida Guerra Civil Espanhola. Guerra essa, que apesar de ser bastante desconhecida pela grande massa, prefaciava a muito conhecida Segunda Guerra Mundial. A edição lida reúne dois livros: "Homenagem à Catalunha" e "Recordando a Guerra Civil Espanhola", e vários outros pequenos escritos de Orwell relacionados à sua experiência na Espanha.

A Guerra Espanhola se inicia em 1936, com a organização de um golpe de estado pelo general Francisco Franco contra o governo da Segunda República na Espanha. Esse golpe se segue da resistência das milícias de partido, logo após, do próprio governo contra as forças de Franco, ocasionando a Guerra Espanhola. O lado de Franco teve nessa guerra civil, grande apoio por parte da Alemanha nazista e por parte da Itália fascista, sendo a República apoiada principalmente pela União Soviética.

As primeiras resistências contra o golpe de Franco foram feitas pelas milícias de partidos políticos espanhóis, tendo elas grande importância no começo da guerra. Então, aí que o nosso autor entra na história; ele viaja até à Espanha e se alista numa milícia do POUM (Partido Operário de Unificação Marxista), e entra assim, na guerra. O relato de Orwell é rico e detalhado, através dele podemos ver as notáveis, porém passageiras, mudanças feitas nas áreas conquistadas pelas milícias de partido. Nessas áreas, as milícias botaram em prática a coletivização das terras, os salários foram igualados, a propriedade privada foi abolida, e várias outras mudanças admiráveis. Porém, logo as intrigas políticas puseram um fim a essas mudanças, final já corriqueiro.

A leitura desse livro veio reforçar ainda mais a minha convicção de que uma revolução comunista nunca poderá ser posta em prática totalmente. O ser humano não tem capacidade nenhuma de por uma revolução dessas em prática. O ser humano é falho por natureza, logo, tudo que ele põe em prática vai ter falhas, basta olhar para história. Mas, cada um tem o direto de acreditar, se assim quiser, em utopias.

A leitura do livro é de grande facilidade, mesmo o leitor iniciante ou o leitor que não está acostumado com esses temas, não irá se embaraçar. Um excelente livro, sem dúvidas.

Policaio 28/12/2023

Orwell contra o fascismo
Um ótimo livro para entender o contexto histórico sobre a Guerra Civil Espanhola, onde partidos liberais, comunistas, socialistas e anarquistas se uniram contra o fascismo.

E um ótimo livro para entender a posição política de Orwell e o porquê de sua oposição ao fascismo e também ao stalinismo.

Testemunha de Kindle 30/08/2023

Visão de quem viveu
O livro conta com um relato pessoal do autor no front de guerra. Rico em detalhes sobre as motivações e batalhas, o livro também mostra como a guerra de narrativas não é algo da geração atual.

Lucas 27/06/2023

Relatos da guerra civil espanhola
Fiquei muito surpreso ao conhecer esse livro, pois não sabia que Orwell havia lutado na guerra civil espanhola. Durante os capítulos pude conhecer um lado que desconhecia do autor e percebi grande inspiração para o que viria a moldar seu pensamento até culminar na obra "1984".

Orwell fala de um lado desconhecido durante a guerra, sobre como a união soviética financiou armas ao governo de esquerda e por consequência tinha influência direta sobre as decisões. Foi muito interessante saber que o governo soviético considerava improdutiva uma revolução socialista direta ao fim do conflito ou mesmo durante o mesmo, e fez de tudo para freia-lá, como jogar os opositores do partido comunista local na prisão para sufocar o desejo da revolução. Isso demonstra o desejo de stalin de possuir o controle global dos governos de esquerda em seu íntimo.

As experiências de orwell ao frequentar as trincheiras comunistas foi essencial para um relato fidedigno do que se passou no lado de lá, de forma diferente a qual foi (falsamente) comunicada ao mundo.

Mariana.Vilela 12/05/2023

Lutando na Espanha
Esse foi o meu primeiro não-ficção do George Orwell. Já tinha lido dele os seus dois livros mais famosos: A revolução dos bichos e 1984. Gostei muito dos dois e fui para esse livro ainda empolgada com a experiência que tive com os outros.
Veja bem, não foi uma experiência ruim ou decepcionante. Na verdade, era para eu ter percebido antes que não seria um livro tão favorito assim. É um livro sobre o relato de guerra da Espanha e eu não costumo gostar tanto assim de assuntos de guerra (a não ser que tenha pontos de vistas diferentes dos comuns).
Em relação ao relato, ele é bem feito e passa exatamente aquilo que o autor queria, mas foi cansativo para mim.
Porém, gostei bastante da segunda parte do livro (na edição brasileira da editora Globo). Ele trouxe discussões interessantes e complementos a parte "principal" do livro.
Se gosta de livros de não-ficção sobre guerra, esse é uma boa pedida.

andrealog 05/04/2023

Quando se tornar iconoclasta
A partir do seu relato dos meses vividos na guerra civil espanhola vemos o
Autor dia a dia ser desencantar com o ideal de unha sociedade justa, de camaradas e começar ali a identificar a sombra do autoritarismo e do servilismo que depois traria para suas obras de ficção mais conhecidas. Lutando nas forças espanholas pelo povo, imaginando que estava construindo um novo mundo, o autor se depara com o que há de melhor e de pior naqueles que tracam e contam as guerras, seguros e longe do front.

LeLe 14/01/2023

Lutando na Espanha
Um relato do conflito que George Orwell participou e resultado no livro que ele escreveu lutando na Espanha. Publicado em 1938. Foi no conflito que ele cristalizou sua posição politica.

" Pelo que os trabalhadores estão lutando? Simplesmente por uma vida decente, que têm cada vez mais consciência de ser tecnicamente possível".

14/01/2023.

Maria 05/10/2022

Muito interessante no decorrer do livro sentir a experiência do escritor na guerra. Ele narra como ele se sentia fisicamente, mentalmente e o que mais admiro é a postura que ele assume de não esconder o seu posicionamento político e o quanto isso pode influenciar o leitor tanto que está lendo o livro dele quanto a leitura de outros livros.

Ludmila 04/09/2022

Grande Orwell
Influenciada ainda pelo contexto histórico da Guerra Civil espanhola da leitura anterior, me delicio com a narrativa de Geoge Orwell na mesma, cuja experiência influencia o jornalista a ser escritor, e toda carga política de sua obra.

Orwell vai a Espanha como jornalista, mas é totalmente sensibilizado pela energia da resistência da classe trabalhadora e parte da população civil no combate às forças conservadoras da monarquia e Franquista e que recebia apoio direto nazista.
Divisões e disputas no 1o.grupo entre anarcosindicalistas e o Partido Comunista (e muitas criações de inverdades pelos veículos de informação) acabam enfraquecendo a resistência que associada a falta de apoio britânico e russo vira um prato cheio para o início da ditadura de Franco.
A Guerra Civil espanhola foi o treinamento militar nazifacista para a 2a. Guerra mundial.

Talita | @gosteilogoindico 24/01/2022

Impactada com tamanha obra!
Este livro, como A revolução dos bichos e 1984, me gerou desconforto. Como pode um livro do século passado ser tão absurdamente atual?
A história é densa, pois estamos lidando com fatos reais. Um livro para ser lido beeem aos poucos. Vale muito a leitura!

Vincent 13/12/2021

Ilustrativo
É impressionante como um livro conta tanto de certa vertente política de forma tão indireta. Tão bom quanto suas ficções.

Caetano.Bezerra 01/12/2021

O livro é uma coletânea com duas obras sobre a guerra, uma quase contemporânea a ela e outra com um Orwell mais maduro, e vários outros escritos menores com a Guerra Civil Espanhola como tema.

Outro grande livro reportagem de Orwell, que junto com os ensaios é o meu gênero preferido dele.

Fica clara a opinião do autor sobre vários temas, e mais claro ainda como é lamentável parte da esquerda Simplesmente entregar o cara pra liberais, quando ele não é.

Tá tudo escrito lá porque dele não gostar do partido trabalhista inglês, dos stalinistas (que, naquele contexto, eram quase todos os PCs), e não falta crítica também aos fascistas e defesa aos trabalhadores.

Recomendo.

Rafinha 27/10/2021

Eu descobri com esse livro que gosto de ler sobre fatos históricos, foi muito interessante acompanhar a guerra civil espanhola pelos olhos do Orwell. Quando ele fala sobre o contexto político da revolução pra mim é uma das melhores partes do livro, a que melhor fluiu.
Porém, foi uma leitura muito arrastada, demorei muito tempo para acabar, e quase sempre após eu ler umas 20-30 páginas precisava de uns dias para voltar a ler. A parte do front é extremamente arrastada, mas em grande parte por que a propria experiência dele no front é um tédio (nas palavras dele).
Eu gostei do livro, não é fácil de ler pelo ritmo e quantidade de informações nele, mas o contexto histórico é ótimo.

Thiago662 26/08/2021

Orwell e a Espanha
Lutando na Espanha compreende duas obras: "Homenagem a Catalunha" (1938) e "Recordando a Guerra Civil Espanhola" (1943), além de cartas, resenhas e outros testemunhos escritos de Orwell sobre a temática. É, ao mesmo tempo, um relato e uma análise dos anos da guerra civil em que Orwell atuou como parte da milícia do POUM na luta contra o fascismo franquista. Em síntese, é uma obra essencial para a compreensão do pensamento de Orwell e a escrita das suas obras mais conhecidas: "A Revolução dos Bichos" (1945) e "1984" (1949).

Parte 1: Homenagem a Catalunha
Confesso que achei alguns dos capítulos desse livro um pouco repetitivos, mas são essenciais para compreensão da situação na Catalunha naquele momento. Alguns pontos interessantes são os motivos que levaram Orwell a ir à Espanha e a interpretação que ele constrói sobre os espanhóis. Lutar contra os fascistas por mais de dois anos não é para qualquer povo. A precariedade da vida no front, o despreparo da população civil que formou as milícias com o objeto de conter a rebelião franquista, a fome, as disputas políticas, as Fake News que a imprensa estrangeira divulgou... Os apêndices 1 e 2 são extremamente esclarecedores sobre as disputas políticas que corroíam a Espanha legalista.

Parte 2: Recordando a Guerra Civil Espanhola
Aqui Orwell reflete sobre uma série de questões que estarão presentes na sua escrita literária: a mentira que se torna verdade (Winston de "1984" a todo o momento refletirá sobre tal questão), a fabricação de um passado, a crítica a toda forma de totalitarismo (fosse fascista ou comunista), a ideia de socialismo como fraternidade, igualdade, camaradagem.

Mais importante é a discussão que Orwell trava sobre a ideia de uma revolução espanhola que foi contida pelo governo republicano. Quando rebentou a rebelião fascista, a classe trabalhadora não apenas os expulsou, como se apropriou de terras, fábricas, empresas, além de criar formas de organização governamentais trabalhistas e milícias cujo objetivo era defender a Espanha do fascismo. Estranho ver como a preocupação maior do governo era com uma revolução de trabalhadores e não com o fascismo franquista. Queriam vencer Franco, claro, mas jamais conceder poder aos trabalhadores. Orwell chega a nos questionar sobre a possibilidade ou não de se fazer mudanças radicais a partir de regimes democráticos. Todo um espectro reacionário se unirá contra qualquer alteração no status quo. Franco venceu. Os trabalhadores foram colocados no seu lugar subalternidade. Tudo que eles queriam era uma vida melhor, por isso resistiram o quanto puderam ao fascismo.

Outro ponto interessante: mesmo lutando contra um inimigo comum, havia uma série de rixas partidárias que atrapalhavam a luta e, de certo modo, levaram a uma derrota dos trabalhadores e do governo. Pelo momento atual do Brasil, e do mundo, é uma leitura extremamente necessária, mas duvido que alguém leia essa resenha kkkkk. Que, pelo menos, procurem esse livro.
Thales 26/08/2021minha estante
Belíssima resenha, Thiago. A lembrança de textos como esse é fundamental pra rapaziada que ainda insiste em dizer que Orwell era um militante anti-esquerda. Quem acha que ele falava mal do Stálin nem pensa em saber o que ele falava do Churchill haha

Thiago662 26/08/2021minha estante
Valeu, Thales! Fiquei pensando muito sobre isso durante a leitura. Orwell crítica toda forma de governo que haja de modo autoritário, seja de direita, esquerda. O imperialismo de Churchill é um algo constante da pena dele kk