Bagagem

Bagagem Adélia Prado

Resenhas - Bagagem

Laura.Rutigliano 02/05/2021

um livrinho de poemas tri rápido de se ler mas que infelizmente eu não gostei nem um pouco.

Manoela.Carvalho 06/06/2021

Não me emocionou. Apesar de claramente ter a intenção de passar uma mensagem, os poemas com temática repetitiva foram sem graça e tornaram a leitura apenas mais uma.

Juliana1500 08/07/2023

Esse livro me foi emprestado por uma amiga de infância, acho que isso já carrega tanto significado quanto as palavras de adélia
uma mensagem escrita a mão e comentários durante as páginas resumem o sentimento de ler ?bagagem?
a escrita dela é tão carnal, e não só no duplo sentido de ter certo erotismo, mas de parecer estar viva sabe? tem corpo, gosto e cheiro
gostei demais demais

lista dos meus favs:
- bucólica nostálgica
- sensorial
- trégua
- exausto
- atávica
- reza para as quatro almas de fernando pessoa
- um sonho
- a meio pau
- psicórdica
- amor feinho
- epifania
- o retrato

kyugi 24/06/2021

Com certeza muitas pessoas acharam esse livro maravilhoso
Mas eu não. Afinal, estamos falando de poesia, totalmente subjetiva. E eu tenho certeza que Adélia conseguiu atingir muitas pessoas com os versos deste livro, mas infelizmente não fui uma delas. Foram poucos poemas deste compilado que me tocaram ou que eu realmente senti que estava lendo poesia. Tanto pelos temas quando pelo estilo de escrita, Bagagem não conseguiu me cativar, pelo menos não de primeira. De qualquer forma, achei que a leitura valeu a pena, tanto para conhecer a autora quando pela experiência proporcionada.

Letícia 10/10/2021

Enrolei muito para terminar de ler esse livro. Os poemas, ao meu ver, eram confusos e desconexos. Consegui compreender melhor os poemas da primeira parte mas depois disso tive que relutar bastante para terminar. Os poemas falam do cotidiano de uma mulher comum; falam de felicidade, tristeza, luto e, acima de tudo, simplicidade.

Alberto 26/12/2021

Monumento da poesia brasileira, merecia ser mais conhecido e apreciado.
Adélia Prado merecia mais reconhecimento do que recebe. Sua poesia é tão simples na aparência quanto eficiente em gerar no leitor as emoções que a autora quis transmitir. Ela fala das coisas comuns da vida cotidiana de uma moça/mulher no Brasil rural interiorano de 50 anos atrás, mas é tão habilidosa na construção das imagens poéticas que um homem urbano do século 21 não pode deixar de se reconhecer naquelas profundas intuições do problema humano universal que Adélia percebe e revela. É poesia despretensiosa mas tocante, singela mas profunda. Parece, para mim, que a autora se entrega tão honestamente no que escreve, com tanta confiança em seu leitor, que qualquer humano minimamente empático cai sem esforço num estado de identificação e comunhão com ela.

cinnamongirl612 11/05/2023

Primeiro livro que leio de Adélia Prado, não posso dizer que vai estar entre meus poemas favoritos, principalmente porque um dos temas recorrentes da autora é a religião, algo que não me atrai muito para ler sobre. Mas acho interessante o estilo pessoal e peculiar de sua escrita e como ela consegue escrever sobre religiosidade e erotismo em uma mesma obra.

Tamires Felix 19/02/2022

"O que a memória ama fica eterno..."
"O que a memória ama fica eterno. Te amo com a memória, imperecível". Foi o único trecho que destaquei e não vou esquecer. Li por indicação de um amigo, mas não consegui me conectar ao fazer poesia da Adélia.
Não estou dizendo que é um livro ruim, apenas que não me identifiquei.

Fatori 03/03/2022

Bagagem foi o primeiro livro de poemas que li. Não sei porque o escolhi, apenas senti uma conexão com o título e logo me vi devorando as páginas da obra de Adelia Prado. Num primeiro momento não entendi o conceito de alguns versos, afinal, a obra da poeta não é algo entregue e literal, pelo contrário, Adelia nos faz interpretar suas palavras podendo ter diferentes significados e interpretações individuais.
Contudo, a obra como um todo remete sobre temas comuns à vida da autora, mas que cabem também à vida dos leitores, como por exemplo, morte, vida, amor, sexo, etc. Meus poemas favoritos são aqueles que Adelia rememora momentos de sua juventude no interior e aqueles sobre a morte, sendo essa um grande mistério profundo além da compreensão humana.

"Uma vez, na janela, vi um homem
que estava prestes a morrer,
comendo banana amassada (...)
Comia, achando gostoso,
me oferecendo corriqueiro, todavia
inopinado perguntou
- ou perguntou comum como das outras vezes? -
como será a ressureição da carne?
É como nós já sabemos, eu lhe disse,
tudo como é aqui, mas sem as ruindades.
'Que mistério profundo!' ele falou
e falou mais, graças a Deus,
pousando o prato." (FÉ, Adelia Prado).

Viviane 23/01/2023

Poesia para que te quero?
Não espere de Adélia Prado uma poesia lírica e floreada. É difícil mesmo compará-la a outros poetas brasileiros já que seu estilo de escrita é bem pessoal é peculiar. Não são poemas fáceis de entender, no geral (algum é? Se for, desconfie), mas envolvem uma temática cuja essência se sintetiza perfeitamente no título da obra: ?Bagagem?. Fica claro pelos temas cotidianos e o olhar prático sobre a vida, que em cada poema, Adelia nos traz um pouquinho de sua vida e de suas dores. Trata-se de uma mulher forte, que vê poesia no mundo que a cerca e, sobretudo, na fé que cultiva. Embora a religiosidade não me prenda muito, é nítido que a religião tem um pano de fundo importante na escrita da poetisa, ainda que nem por isso os versos possam ser classificados como sacros. No geral, a leitura dos poemas colecionados é até um pouco monótona, mas em dados momentos, somos surpreendidos por um ou outro poema que, por seu brilhantismo, nos tira dos eixos e nos deixa maravilhados, sobretudo quando percebemos que conversam com poemas e obras de outros autores.

Rob 18/04/2022

Justo
Um texto bom, descontraído e, em alguns momentos, repetitivo. Pode não ser das melhores literaturas modernistas, mas com certeza vale a experiência. Rápido e simples, pode ser lido em até mesmo um dia.

jordana 05/09/2022

A bagagem
Era o que eu esperava de poemas e eu não gosto de poemas, li porque é uma das leituras obrigatórias da UFRGS. Eu entendi só alguns poemas, mas pelo menos gostei dos que eu entendi. Não curti que ela falava muito de religião.

MonstrosAlados 14/12/2023

Poemas intensos
Adélia Prado mistura memória, religiosidade, sexualidade, vida e morte em seus poemas. Através de seus versos, muitas vezes somos transportados para uma Minas Gerais interiorana, cheia dos mistérios da existência humana. É uma boa leitura, com poemas que exigem uma atenção maior para que sejam interpretados.

Mateus 01/12/2022

Sarça ardente
De longe, uma das melhores obras de poesia que li esse ano, um ano que venho redescobrindo muitos lados da literatura.