Bagagem

Bagagem Adélia Prado

Resenhas - Bagagem

Luíza 04/10/2023

? Bagagem, de Adélia Prado
Imagine que, na década de 70, você envia alguns poemas inéditos para Carlos Drummond de Andrade, ele fica entusiasmando com a sua obra e, simplesmente, publica uma crônica no jornal lhe elogiando, dizendo que você é ?lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo?

Foi o que aconteceu com Adélia Prado e os poemas de Bagagem que, após essa crítica maravilhosa, foram publicados, em 1976. E, realmente, ao finalizar a leitura, é claramente perceptível o porquê de tantos adjetivos associados por Drummond: Adélia é, realmente, tudo isso!

Com uma mescla de filosofia simples do dia a dia, religiosidade e luto, a autora consegue escrever sobre as coisas mais comuns do cotidiano humano, com um brilho e uma percepção próprias, cativantes

É nítida, também, a origem banal dos poemas... durante a leitura, a sensação é de se sentar para uma daquelas conversas inesperadamente profundas sobre o dia a dia, com uma pessoa comum. É como se sentar para um café com uma dona de casa e começar um papo cabeça sobre a vida, a dor e a existência

Nas palavras da própria Adélia, ?Os poemas praticamente irromperam, apareceram cargas e sobrecargas de poemas. Eu escrevia muito nesse período, e quando vi que o volume tinha uma unidade, que ele não era apenas uma coleção de poemas, pois tinha uma fala peculiar, dele próprio, entre outros títulos que me ocorreram, Bagagem era o que resumia, para mim, aquilo que não posso deixar ou esquecer em casa. A própria poesia?

Pois bem, sou suspeita para falar, pois fui, desde cedo, contagiada pela poesia de Adélia e, desde então, sempre me encanto com a sua escrita. Mas e por aí, já leu algo da autora?

Leticia2063 20/09/2023

Me encantei pela escrita de Adelia Prado, provavelmente lerei mais obras da autora.
Ela tem o dom de fazer poesia com tudo que a cerca, tudo que é rotineiro.
Senti que ela carregava uma dose de nostalgia quando escrevia tudo.
Essa obra não é pra qualquer um, apenas pra quem sabe apreciar beleza na rotina.

Iris 21/07/2023

Confesso que não costumo ler livros de poesia. Esse veio por causa do desafio de leitura que estou fazendo. Julho pedia um livro brasileiro de poesia. É um livro muito bom, com poemas lindos, alguns que quase me fizeram chorar no metro..lindo, mas triste, pelo menos pra mim.

A tal da cria bookstan 18/07/2023

Um sonho
O meu cabelo limpo refletia vermelhos
O meu vestido era num tom de azul, cheio de panos, limpo
O meu corpo era jovem, as minhas pernas gostavam do contato da seda. Falava-se, ria-se, preparava-se
Eu a vira brotar, uma sempre-viva amarela,
que me encantou por seu miolo azul, um azul de céu limpo sem as reverberações, de um azul sem o 'z', que o 'z' nesga palavra tisna.
Não digo azul, digo bleu, a idéia exata de sua seca maciez. Pus a flor no casaco
que só para isso existiu, assim como o sonho inteiro.
Eu sonhei uma cor.
Agora, sei.

Juliana1500 08/07/2023

Esse livro me foi emprestado por uma amiga de infância, acho que isso já carrega tanto significado quanto as palavras de adélia
uma mensagem escrita a mão e comentários durante as páginas resumem o sentimento de ler ?bagagem?
a escrita dela é tão carnal, e não só no duplo sentido de ter certo erotismo, mas de parecer estar viva sabe? tem corpo, gosto e cheiro
gostei demais demais

lista dos meus favs:
- bucólica nostálgica
- sensorial
- trégua
- exausto
- atávica
- reza para as quatro almas de fernando pessoa
- um sonho
- a meio pau
- psicórdica
- amor feinho
- epifania
- o retrato

anaclaraleitegomes 20/06/2023

Sem palavras para essa musa
Esse livro é simplesmente um acontecimento, são poemas simples, mas com significados estrondosos.
A Adélia tem um jeito único de utilizar as palavras e fazer algo tão simples virar perfeito, quase que religioso.
Foi perfeito
Cabe uma releitura

Karen.AngAlica 06/06/2023

Poemas singelos... Adélia fala da vida cotidiana, com suas alegrias e dores, o extraordinário da simplicidade.

Anna Bowen 01/06/2023

Que escrita gostosa, sinto que sou próxima da autora, sempre amei poesia mas esse livro me cativou de uma forma nova, poemas emocionantes e sinceros, amo isso

cinnamongirl612 11/05/2023

Primeiro livro que leio de Adélia Prado, não posso dizer que vai estar entre meus poemas favoritos, principalmente porque um dos temas recorrentes da autora é a religião, algo que não me atrai muito para ler sobre. Mas acho interessante o estilo pessoal e peculiar de sua escrita e como ela consegue escrever sobre religiosidade e erotismo em uma mesma obra.

Maria Martini 06/05/2023

Até que eu gostei
Não sou muito fã de poesia, mas até que gostei do sarcasmo da autora, os detalhes escondidos. Recomendo.

Nina 10/04/2023

A poesia é uma forma bela de dizer verdades
Tenho para mim que para ser poeta é necessário viver plenamente, extraindo o sumo das experiências.

Mas não é só isso.

Também é necessário encontrar a forma mais bela, como um artesão de palavras, de dizer aquilo que se apreendeu da vida.

Adélia, sem dúvidas, é tudo isso.

Terezinha.Clepf 06/04/2023

SIMPLICIDADE EM POESIA
MINHAS CONSIDERAÇÕES
Totalmente diferente das leituras que empreendo e aprecio, ler uma poesia de Adélia Prado despertou-me vários sentimentos: positivos e negativos.

A autora nos apresenta uma narração dividida em cinco pontos: o modo poético, um jeito e amor, a sarça ardente I e II e alfândega.

SARÇA
? "... uma chama de fogo saía do meio de uma sarça que ardia sem se consumir..."

Assim conclui que Adélia Prado nos prende com a arte de transformar a simplicidade em poesia.

Adélia com magnificência valoriza a MULHER: neta, filha, mãe, esposa? demonstrando as reais concepções.

O que me chamou atenção nesta obra é o amor absoluto da autora pela figura da mãe e do pai.

Não será minha leitura benquista, mas com o devido mérito minha avaliação será:
??????????

Luísa Anjos 28/03/2023

O cotidiano amadurecido de forma transcendental
Procurei e li esse livro por conta de algumas aulas de Literatura Brasileira. Eu gostei muito de partes desse livro, principalmente da segunda metade. Outras partes eu senti que quase conseguiram atingir toda a sua potência, mas faltou algo ali. E talvez essa falta seja justamente da minha parte, pois cheguei a sentir que era muito jovem para entender certos temas ou eventos ali mencionados.

E isso me deixou reflexiva, pois os poemas tratam principalmente do cotidiano, da religião e do amor de forma transcendental. Acho que quando for mais velha eu vou procurar mais da Adélia Prado pra ler. Esse primeiro livro apresenta muitas referências a poemas e ao estilo de Carlos Drummond de Andrade, então se você deseja ler, talvez sua experiência seja mais completa se você tiver alguma leitura prévia do e sobre Drummond.

Rosane Gardin @livrosportodososcant 10/03/2023

Bagagem foi o primeiro publicado pela autora por indicação de Carlos Drummond de Andrade. É também sua obra mais conhecida.
A escrita de Adélia é encantadora e cirúrgica. Seus poemas falam sobre sua vida, sua juventude, memórias de família, simplicidade da vida no interior de Minas Gerais, reflexões sobre envelhecer.

Michely 23/02/2023

Resenha Mizbooks
O livro traz poesias escritas por Adélia e foi publicado em 1ª edição em 1976, sendo o primeiro livro publicado por ela, e traz poesias bem pessoais, das fases de sua vida, do cotidiano e foi indicado por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade.

Ele é dividido em seções: O modo poético, um jeito e amor, a sarça ardente I e II e alfândega

Eu gostei muito de ler estes poemas, foi uma leitura muito diferente do que estou acostumada e o poema que eu mais gostei foi o Orfandande, além de alguns trechos de outros poemas que me tocaram muito.