Bagagem

Bagagem Adélia Prado

Resenhas - Bagagem

madu 17/02/2023

Dor
Me lembrou muuuuito Hilda Hilst. Não sei se é porque as duas falam sobre ser velha, incompreendida e ter lembranças de como é ser jovem e ser desejada e, hoje em dia, não são mais isso. Mas ainda sim, me lembrou bastante.
A poesia da Adélia Prado é bem viril, não sei se é exatamente essa a palavra que eu tô procurando mas é tipo isso. Acho ela bem crua. Ela fala sobre a fé e mistura isso com muitos aspectos da vida dela. Ler esse livro trás muito a ideia da cor de laranja apodrecendo, chega até a ser meio perturbador e ao mesmo tempo reconfortante ? não sei explicar.
Comprei meio na louca e acabei gostando bastante. Depressiva de um jeito que só a mulher brasileira consegue ser. Amo.

Viviane 23/01/2023

Poesia para que te quero?
Não espere de Adélia Prado uma poesia lírica e floreada. É difícil mesmo compará-la a outros poetas brasileiros já que seu estilo de escrita é bem pessoal é peculiar. Não são poemas fáceis de entender, no geral (algum é? Se for, desconfie), mas envolvem uma temática cuja essência se sintetiza perfeitamente no título da obra: ?Bagagem?. Fica claro pelos temas cotidianos e o olhar prático sobre a vida, que em cada poema, Adelia nos traz um pouquinho de sua vida e de suas dores. Trata-se de uma mulher forte, que vê poesia no mundo que a cerca e, sobretudo, na fé que cultiva. Embora a religiosidade não me prenda muito, é nítido que a religião tem um pano de fundo importante na escrita da poetisa, ainda que nem por isso os versos possam ser classificados como sacros. No geral, a leitura dos poemas colecionados é até um pouco monótona, mas em dados momentos, somos surpreendidos por um ou outro poema que, por seu brilhantismo, nos tira dos eixos e nos deixa maravilhados, sobretudo quando percebemos que conversam com poemas e obras de outros autores.

Eduarda.Segatti 29/12/2022

...
A o livro é bem legalzinho, os poemas são tranquilos de ler pois tem uma linguagem simples e tranquila

primeiro livro de poesia que leio então não posso opinar mt kkk

elen5 28/12/2022

Gostei de muitos poemas, mas alguns não achei nada de muito uau. A escrita da autora é incrivel e me senti tocada em diversas vezes.
Teve alguns poemas que realmente não consegui entender, nem o sentimento, nem a lógica ou o objetivo, mas eram prazerosos de ler.
Por muitos de seus textos serem extremamente religiosos, ficou monótono pra mim em algumas ocasiões. Talvez em outra época eu consiga gostar mais

Luiza 22/12/2022

cotidiano é arte
gostei bastante do livro, mesmo não gostando tanto de poemas. Adélia é como disse Drummond: existencialista, bíblica e lírica. Ela sabe brincar com o cotidiano e a arte e transformar a simplicidade em poesia

m4luli 20/12/2022

Duvidoso
Li pra escola, não leria de novo por vontade própria nem a pau, mas poderia ser pior. Alguns poemas são bons, mas nn vale a pena ler o livro todo.

Bebel.Aroeira 13/12/2022

O primeiro e mais encantador livro de Adélia Prado, que inventou uma poesia transbordante de religiosidade e feminilidade

Amelie 08/12/2022

a poesia de Adélia é bem inusitada, mas envolvente. Prendi meus olhos em cada poema pelo fato de que essa obra trás o cotidiano através do olhar do fazer poético, desde coisas mais simples até memórias, saudades, amores. alguns poemas são mais difíceis de entender, confesso que alguns não me envolveram tanto por isso. Mas enfim, curti bastante, é uma arte única

Mateus 01/12/2022

Sarça ardente
De longe, uma das melhores obras de poesia que li esse ano, um ano que venho redescobrindo muitos lados da literatura.

Pinkiee 11/10/2022

Mais um
Eu não entendo mundo sobre o mundo da poesia, mas esse livro não conseguiu me cativar nem um pouco, acho alguns pontos interessantes, mas em geral não sei como terminei o livro.

jordana 05/09/2022

A bagagem
Era o que eu esperava de poemas e eu não gosto de poemas, li porque é uma das leituras obrigatórias da UFRGS. Eu entendi só alguns poemas, mas pelo menos gostei dos que eu entendi. Não curti que ela falava muito de religião.

Eliane 30/08/2022

Adélia
Alguns poemas me tocaram profundamente, os da saudade, da memória, do amor. Saudade do meu pai!
Amei!!! ???

Peixoto.Melo 31/07/2022

Cotidianamente erótico
O prazer que Adélia tem ao descrever a vida é louvável. Cristã, mas com uma fé própria e única, ela coloca a beleza e erotismo do divino em tudo que vê e toca. Para Adélia, viver é tão simples como é fervoroso, um eterno louvor de estar presente nos pequenos e grandes momentos. Atormentada com a morte dos pais e a própria velhice, sequer deixa que isso a abale. Mulher forte e convicta, fiel a si mesma.

Hanna laísa 29/07/2022

livro muito bom, com poesias incríveis
Sedução
"A poesia me pega com sua roda dentada,
me força a escutar imóvel
o seu discurso esdrúxulo.
Me abraça detrás do muro, levanta
a saia pra eu ver, amorosa e doida.
Acontece a má coisa, eu lhe digo,
também sou filho de Deus,
me deixa desesperar.
Ela responde passando
língua quente em meu pescoço,
fala pau pra me acalmar,
fala pedra, geometria,
se descuida e fica meiga,
aproveito pra me safar.
Eu corro ela corre mais,
eu grito ela grita mais,
sete demônios mais forte.
Me pega a ponta do pé
e vem até na cabeça,
fazendo sulcos profundos.
É de ferro a roda dentada dela."