Solstício de Inverno

Solstício de Inverno Rosamunde Pilcher

Resenhas - Solstício de Inverno

Vivi.Montarde 18/10/2020

Uma história sensível e delicada, que mostra as relações humanas. Retrata a importância do amor e da amizade, como esses sentimentos podem transformar nossas vidas se nos mostrarmos abertos para o outro. Fala sobre luto, recomeços, coragem frente aos obstáculos, relacionamentos familiares, solidão e a busca de pertencer a algo e a alguém. Nos faz refletir sobre o que é importante na vida e quais devem ser as prioridades.

A autora nos traz personagens que parecem reais, são muito humanos e sentimos que os conhecemos. A descrição dos lugares em que as pessoas transitam (Londres e Escócia) também é perfeita. Aliás, que vontade de mudar pra Escócia hein rsrs

A escrita é muito fácil e tranquila, o que faz com que o livro apesar de enorme seja lido rapidamente.

O início não me prendeu muito, mas é preciso ter paciência porque a autora vai nos apresentando os cinco personagens isoladamente até as histórias deles se unirem, e nada do que está escrito está lá à toa. Tudo é relevante para entendermos e sentirmos a história.
Dani 22/10/2020minha estante
ótima resenha vivi;)

Vivi.Montarde 22/10/2020minha estante

Ane 12/12/2022minha estante
Amei a resenha vivi??

Vivi.Montarde 13/12/2022minha estante
Muito obrigada, Ane ?

Rafael 07/09/2009

Eu só li este livro depois que a famosa resenha da revista veja foi publicada. Nunca vi palavras tão destrutivas dentro do mundo literário. Rosamunde não é, nem de longe, merecedora do Nobel de literatura ou de outros prêmios, mas não acho que merecia tudo o que foi dito a seu respeito.
Como tantos outros livros dessa autora, Solticio de Inverno é um tijolo sem precedentes e talvez este seja o seu maior mal. Rosamunde é a "fina flor" da prolixidade e provavelmente nunca ouviu isso de ninguém, principalmente de seus editores. Ela não sabe contar uma hístória simples, sem fazer referencias a situações passadas (detalhe: tais referencias duram muitos, muitos capítulos), mas conseguiu sua fama acertando aqui e ali com algumas historias "bonitinhas", como Catadores de Conchas, que já li e gostei. No geral, seus livros são decepcionantes e algumas vezes até entendiantes. Nunca vou esquecer da raiva que senti ao terminar a leitura de UM ENCONTRO INESPERADO, onde a protagonista é operada de apendicite aos 49 e meio do segundo tempo, quando a gente finalmente pensa que o romance vai engatar.
A protagonista de SOLTICIO é mais uma das heroinas mal-amadas de Rosamunde. Na trama, temos a história de Elfrida Phipps, que deixa Londres para construir uma nova vida em Dibton, pequena cidade em Hampshire, onde desfruta da companhia do cão Horácio e da amizade dos Blundell. Porém, uma tragédia imprevista muda a sua rotina e abala radicalmente a sua vida. Um baita clichê, repetidíssimo!!!!
Márcia 17/10/2009minha estante
Acho que os livros de Rosamunde devem ser apreciados com o máximo de Sensibilidade

Craig 17/10/2009minha estante
concordo com máah, os livros de rosamunde exigem do leitor o maximo possivel de atenção

Roseli 17/07/2014minha estante
Engraçado tantas criticas, mas leu bastante livros delas, não acha!!!!!!

Márcia 03/10/2010

Longas caminhadas regadas a chá.

É no título que se resume esse livro. "Solstício de Inverno" poderia ter sido escrito na pequna cidade esconcesa que ilustra, tamanha a familiaridade que a autora parece manter com o lugar.
Rosamunde Pilcher possui uma maneira delicada e minuciosa de escrever - como se houvesse passado anos a fio da sua vida aprendendo, pois, diferentemente de em "Os Catadores de Conchas", essa característica não me pareceu tão natural.
O livro é na verdade, um primor para leitores pacientes e sensíveis para com histórias passivas.
Em Solstício de Inverno Rosamunde cria vários personagens, cada um com uma vida distinta dos outros e que, a priore, nada têm em comum - a não ser algum parentesco muito distante, no caso de alguns. Essas vidas, comuns, com algumas cicatrizes curadas ou doloridas ainda, outra com uma ferida aberta recentemente, jovens, adultos, idosos, se veem empurrados por um motivo ou outro para um mesmo lugar: uma casa antiga, abandonada a muito tempo numa pequena cidade nos confins da Escócia. Junto com o gelo que cobre Creagan, os sentimentos são postos a prova e as barreiras derretem.
Um resumo simples, visto assim, lindo.
Os personagens possuem, apesar de algumas trajédias, no todo, vidas comuns. São pessoas comuns passando por coisas comuns. Logo, o livro é comum. A sensação de quando se está lendo, é de estar parado no tempo, sem emoções. É possível se afeiçoar aos personagens - que são cativantes e reais -, apenas isso. O livro não tem grande emoção; não surpreende; não leva o leitor além das dunas escocesas.
A sensação é de estar parado no tempo, num lugar lindo, gelado e com barris de chá.
Não é perda de tempo ler histórias calmas, ganhar experiência através das vidas comuns de personagens bem-feitos e reais.
Lu 04/10/2010minha estante
Acho que esta foi uma das suas melhores resenhas, Máah. Muito bem escrita. E eu tive a mesma impressão sobre a história.

Cléinha 25/07/2015

Belo
Estou cada vez mais apaixonada pelos livros dessa autora
Graziela 03/09/2015minha estante
Amo essa escritora!!!

Elis 02/08/2010

Oscar é um pai de família, que ama seu filha e sua esposa, um homem calmo e simpático que conquista amizades facilmente.
Elfrida uma ex-atriz, que viveu um dos mais belos amores com um homem a quem se dedicou por inteira, porém tudo acabou e ela se mudou para um lugar menor e hospitaleiro.
Carrie uma jovem que volta de uma longa viajem e encontra sua sobrinha Lucy com problemas, já que a mãe e a avó não lhe dão a minima importância.
Sam acaba de passar por um grande problema com sua mulher e ainda aceita um trabalho em outra cidade para ocupar o tempo.

Agora vocês devem estar se perguntando e o que tem haver cada uma dessas pessoas? Pois o que posso dizer é que todos tem algo em comum, e cada um saberá o quão importante será para o outro.Uma história que encanta a cada capítulo.

A autora soube prender o leitor as palavras e apesar de o livro ser previsivel e longo, ele é simples e lindo. Um romance gostoso e admirável.

Recomendo....Nota 10!

Beijokas elis!!!!!!!

Raquel 16/12/2010

Delicioso
Amei o livro do começo ao fim.
Nunca havia lido Rosamunde Pilcher e ao invés de começar com o Os Catadores de Concha, comecei por esse por acaso, acho que quando fui comprar Os Catadores só havia esse, não me lembro agora.
Bom, foram 640 paginas em 20 dias, não conseguia largar o livro.
Adorei a forma como ela escreve, o jeito de separar os capítulos, os personagens tem vida, vc consegue identificá-los no seu dia a dia.
Ela descreve os ambientes com tamanha previsão que vc consegue sentir até o frio da Escócia. =)

Lembra uma grande novela, com várias histórias e no final todas se juntam, todas com algo em comum.

Alê 06/07/2010

Lembro que terminei de ler esse livro na praia, debaixo do sol quente, mesmo assim Pilcher me fez sentir frio. Um outro olhar sobre as tristezas humanas.

gladis 22/10/2011

SE envolva com Oscar e seus amigos
Nesta estoria de esperanca e recomecos,Rosamunde nos leva a conviver com sus personagens,e junto com eles enfrentar a dor das perdas e como a amizade e o amor aparecem nos momentos mais inesperados.Um pai que perde a mulher e filha,uma moca que perde seu amor,um homen que volta para seu paìs mas que perdeu sua esposa para o divorcio...Todos reunidos para festejar o Natal.para enfim curar suas feridas.Não da para largar o livro e os personagens são amigos queridos dos quais se tem saudades....

Daycir 30/12/2011

Cativante;.
Nunca havia lido Rosamunde, mas foi uma ótima estréia!!
Novidade pra mim, a personagem principal é uma idosa, saindo assim de estereótipos.
Leitura com aquele ar londrino e meio pragmático dos ingleses, mas que pouco a pouco vai cativando o leitor e mostrando de maneira simples e delicada, como as prioridades vão mudando com a idade, mas nem assim deixando de existir.
Os jovens que desfilam pelo romence perdem todo o encanto frente à nossa personagem principal, uma sessentona tranquila e cheia de vida.
Recomendo e releria de novo se não me o tivessem roubado...rsrsr

Mariana 25/12/2023

Leitura de Natal.
As relações humanas dessa história são expressadas de uma maneira sensível e única, eu gostei muito.
Essas 640 páginas podem ser resumidas em: A vida pode ser boa e pode virar de cabeça pra baixo num estalar de dedos, mas se você está ao lado das pessoas certas, isso vai fazer toda a diferença.
Mas que pode haver pessoas que não vão se importar tanto por que estão preocupadas demais em viver a própria vida.
Gostei muito do que Oscar disse sobre a filha dele quando Lucy perguntava se ela era boa em algo, Oscar disse que ela era boa em viver. Recomendo a leitura.
É isso.

Ba 14/02/2013

Emprestei de minha mãe

Cibele 30/05/2013

Solstício de Inverno
Sou fã dos livros da Rosamunde Pilcher, mas para mim Solstício de Inverno é o melhor entre todos. Já o li três vezes, a história é tranquila, mas envolvente, mostra as tragédias da vida, as idas e vindas e os laços que podem unir as pessoas nos momentos mais difíceis. O clima de inverno na Escócia é maravilhoso.