Contos do Esconderijo

Contos do Esconderijo Anne Frank

Resenhas - Contos do esconderijo

1 | 2 | 3 | 4

melissa 24/07/2010

Esse livro é uma coletânia de fábulas, contos, histórias e ensaios escritos por Anne Frank (ela mesma, fugitiva na segunda guerra mundial). Conheço Anne Frank, óbvio, e eu sabia que a Amanda é simplesmente apaixonada pela história dela, mas eu nunca realmente tinha parado pra pensar sobre ela, sabe. Nunca tinha chamado meu interesse. Meus pais leram o diário, mas eu não sei porque nunca li. Ficava sempre pra uma próxima uma próxima uma próxima… Completamente despreocupada comecei a ler Contos do Esconderijo e fiquei completamente sem palavras à medida que ia lendo…

Eu sei que a Teoria da Literatura vai rejeitar tudo que vou dizer agora, mas PROBLEMAS, eu preciso dizer: como é que alguém que viveu anos dentro de um porão consegue falar sobre felicidade de uma forma tão… viva?????????? Eu fiquei com vergonha, essa é a verdade, com vergonha mesmo de reclamar da minha vida e fazer draminha mi mi mi mi. É simplesmente assombroso. Anne Frank escreveu sobre fadas e elfos, sobre meninas solitárias, sobre a guerra, mas em todas as histórias, absolutamente em todas, estavam temas como caridade, amor pela natureza, amor ao próximo. As discussões que ela traz sobre a existência de Deus e sobre a natureza dos homens são extremamente complexas para uma menina da idade dela (ela seria uma escritora genial se tivesse sobrevivido ao campo de concentração) e no fim há sempre uma visão positiva, uma luz no fim do túnel.

Quando terminei de ler um livro fiquei sem palavras; não conseguia nem pensar direito! Como se pode ter vislumbres de felicidade e amor numa situação como aquela? Eu me sinto pequena por não poder ser capaz de enxergar o amor no mundo em situações difíceis na minha vida como perder um ônibus ou chegar cansada do trabalho. Shame on me. Como é que a gente vive procurando ser feliz e não dá a mínima pra felicidade que está ao redor de nós?

Talvez o grande lance da vida seja ser capaz de, num momento de extrema tristeza, oferecer felicidade a alguém. Mesmo que você esteja preso num porão.

www.mundomel.wordpress.com
Karen Pereira 31/08/2012minha estante
Que resenha maravilhosa! Parabéns!

Mara 23/07/2014minha estante
Parabéns, ótima resenha!!

Clarissa.26 12/09/2022

esse livro me ajudou bastante a conhecer um pouco mais sobre Anne Frank, pessoa que tanto amo ler e estudar sobre.
é impressionante ver como ela consegue escrever sobre coisas tão ?alegres? e divertidas, enquanto ela passava por momentos de extrema dificuldade, medo e coisas do tipo.

Jardy 15/01/2022

Contos do Esconderijo
Este livro inclui textos originalmente excluídos de o diário de Anne Frank, e revela um pouco mais da jovem Anne. São relatos sobre o primeiro dia de aula, o primeiro beijo, o amor do pai, sonho de menina e o medo de ser denunciada e descoberta.

Ela escreveu esses textos pensando em publica-los, Anne já tinha esse desejo e não o pode realizar.

"Depois da guerra juntarei neste livro sua foto as dos outros que estiveram escondido conosco, como forma de ilustração; isso me poupar ao trabalho de descrever seus rostos."

...ela não pode fazer isso, Anne morreu em um campo de concentração aos 15 anos.

mclarapcm 30/05/2020

"Você se lembra?"
"Você se lembra?"
Inicio esta resenha com a frase que Anne Frank entitulou em um de seus Ensaios, para dizer que este pequeno livro (mas enorme em representações) tem um poder muito grande de reflexão sobre a vida, o que não foi vivido e o que poderia ser vivido não só por ela, mas por muitas pessoas que foram assassinadas durante a Segunda Guerra Mundial.
Sua narrativa está nas entrelinhas, maior parte do tempo Anne não fala em guerras e nem sobre o período em que estava vivendo. Preferiu falar de amor, compaixão e amizade por meio de diversos personagens cuja comunicação está em torno de enxergar a beleza da natureza e a bondade de Deus.
Eu vejo Anne Frank como uma criança além da nossa humanidade. Como ela torna em sua literatura tudo mais belo, mais leve em meio à desesperança de uma sociedade egoísta e desumana.
A autora recordou-se de muitos momentos vividos em sua trajetória, a qual em um trecho marcante afirma que "gostaria que aqueles dias preocupados e felizes voltassem" (p.112)

Taty 26/03/2011

Um livro muito emocionate que relata o drama, sofrimento, sonhos e espectativas de uma adolescente em fase de crescimento e descobertas que em meio a gerra não deixa se levar pelo desespero...sabendo superar tudo por meio de um ideal.

Vera Falcão 15/06/2011

A guerra pela ótica de uma garota
O Diário de Anne Frank é um clássico - os horrores da guerra pela visão de uma garota escondida num sótão; nessa edição vira-vira (2 livros em 1), a adição de "Contos do esconderijo" - fábulas, contos e ensaios de Anne. Texto integral, nova ortografia, edição prática para ler em qualquer lugar e preço supermódico. Não consegui achar algum defeito...

juju 12/04/2012

É MUITO LEGAL O LIVRO POIS ( PELO MENOS EU ) QUANDO COMEÇEI A IMAGIMAR ESTAR NA PELE DAQUELA QUE TEVE QUE MUDAR SEU COTIDIANO PORQUE ERA APENAS JUDIA , E TAMBÉM SER EXCLUIDA POR SUA MÃE QUE PREFERIA SUA IRMÃ MAIS VELHA ISSO DE DEVE SER HORRIVEL , MAS TUDO BEM PORQUE COM ANNE NÓS APRENDEMOS A DAR VALOR AO QUE NÓS TEMOS . E TAMBÉM UMA ADOLESCENTE SER CRITICADA TODOS OS DIAS E SÓ TER SEU PAI COMO SEU PORTO SEGURO NÃO É FÁCIL MAS COM A DOSPOSIÇÃO DE KITTY PRA OUVI-LA TUDO ISSO FICA MENOS DIFICIL DE '' ENGOLIR '' .
LEIAM O LIVRO VOCÊS VÃO GOSTAR !!!

Lavinia Teodoro 07/07/2020

Complementar
O livro é dividido em dois. Na primeira parte temos os contos da Anne mesmo. São histórias criadas por ela, que falam de elfos, meninas descobrindo o mundo, relação de família, magia e tudo muito fantasioso e fofo.
Já na segunda parte, são relatos da Anne, então temos partes que não foram incluídas no diário original. Por quê são impróprias? Não exatamente, acredito que tenham sido retiradas por não retrataram a vida no anexo de forma útil. Um dos relatos fala sobre um surto de pulgas no anexo, que é um pouco agoniante. Outro relato de uma briga que rolou no Anexo. Enfim, relatos que não acrescentam ao livro, mas é bom ver a Anne gente como nós.
Existem vários contos, fábulas e relatos. O livro é fofo e real. Valeu a pena!

Duda <3 22/02/2023

Anne Frank
A Anne Frank era uma escritora incrível. E com certeza teria sido melhor ainda se não tivesse sua vida sido tomada tos cedo pelos nazistas.

Esse livro me fez refletir sobre muitas coisas, os contos são muito bonitos e, embora engraçados as vezes, possuem reflexões muito profundas, embora simples, de certa forma.

Me peguei pensando em alguns momentos na quantidade de pessoas que tinha toda uma vida pela frente. Que teriam feito grandes coisas se não estivessem no meio de todas as atrocidades feitas pelos nazistas.

DAN LIMA 18/01/2018

Detalhes enriquecedores
Uma literatura que não se encontra no Diário de Anne Frank. Vale a pena ler?
Simmmmmmmmmmm... e muito! ;-)
Uma temática que revela mais um pouco da sensibilidade, do coração e da inteligência de
Anne. Emocionante até dizer basta.
Aprende-se bastante com ela nestes contos.
Há um fundo psicológico imenso nesta obra, aborda também, história, sociologia, o senso
de humanidade. Faz a gente refletir e voltar no tempo.
Uma garota com um espírito de mulher adulta à frente de seu tempo.
Recomendo o livro. ;-)
Ge 18/01/2018minha estante
Já quero! Hahahaha

Larissa 18/01/2018minha estante
Esse livro é muito bom

DAN LIMA 24/01/2018minha estante
Jary e Larissa, o livro é tudo de bom. Recomendo a aquisição. ;-)

Ge 24/01/2018minha estante
Só li O Diário de Anne Frank. Quero esse também. :-)
Já está na minha lista.

DAN LIMA 25/01/2018minha estante
Jary, bom saber disso. ;-) Boas leituras para ti hoje!

Tarci 13/05/2020

A pequena Anne tem muito a nos ensinar
É tão lindo de se ver como uma garotinha em plena segunda guerra mundial, ainda que com suas inseguranças, consegue sustentar seus pensamentos esperançosos, lindos e libertinos, e transmiti-los através de contos, que sempre tem um lado positivo e belíssimo no fim. Eu aprendi muito com a pequena Anne, tão sábia.

Vih 13/05/2012

Anne Frank
Publicado no ano de 1947 pelo seu pai Otto Frank, o Diário de Anne Frank conta sobre uma menina que aos treze anos, judia e Alemã que resolve escrever sobre oque esta se passando em sua vida e em seu país e sobre o sofrimento que seu povo esta sofrendo.

Eu recomendaria este livro para ler durante o inverno, com cobertores e de preferencia uma boa companhia que não seja infantil, não seria bom lê-lo ao lado de criança isso poderia assusta-las e as deixar com medo já que o livro conta sobre um período de guerras, é ótimo também poder ler em algum lugar bem silencioso para prestar mais atenção já que há vários detalhes que devemos prestar bastante atenção. Sendo assim eu indicaria para as pessoas que gostam de saber sobre a história de outros povos, aquelas pessoas que gostam de se manterem informadas sobre a trajetória de certas religiões até serem o que são hoje.

Anne Frank sempre fora uma garota comum até o ano de 1942 quando o governo alemão começou uma grande perseguição contra os judeus e povos de outras etnias, oque fez ela e sua família amedrontada mudar-se para um anexo secreto que se localizava acima do escritório de seu pai, e assim foi. Alguns dias depois chegou lá outra família eram os Van Dann ou Van Pels (que era bem como ela se referia), e alguns meses depois resolveram levar mais um judeu para morar com eles dessa vez era um médico, que ajudaria caso algum deles ficassem doente.

Anne teve de passar dois anos no anexo com oito pessoas, ela não via a luz do sol nem o brilho das estrelas, não tinham privacidade, e depois de certo tempo a comida começou a estragar e algum

Marcinho 19/10/2013

Resumo
Bem... É um livro que me fez refletir muito, se eu tinha alguma simpatia pelo nazismo este livro acabou com isso, é um livro bem legal e interessante, porque é curioso como uma menina de 15 anos, inexperiente como escritora, consegue escrever tão bem? Ela falou de como eles viviam no Anexo escondidos, sobre a situação na guerra e etc... Deve uma parte que foi um pouca tediosa, e pensei largar o livro, mas achei melhor continuar. É triste, principalmente no Posfácio contando como eles morreram, principalmente o Peter! Eu recomendo este livro, muito bom mesmo!

Vic 13/04/2012

o que gosto
gosto de que o livro fala sobre a história de uma garota e sua família estão sendo procurados. Mas Anne parece ser muito fútil.Mas é um livro muito bom na minha opinião.

Lívia 22/04/2012

Minha Visão De "O Diário De Anne Frank"
Antes de ler "O Diário de Anne Frank" imaginava ele sendo um livro completamente diferente. Achava que iria chorar o livro todo e que ele seria completamente depressivo, mas me surpreendi quando comecei a leitura.

Anne era uma menina simplesmente fantástica, ela conta os seus dias no Anexo Secreto com muito bom humor, sempre dando um toque sarcástico no dia-a-dia dela e de todos os moradores do Anexo.

Ela tinha uma mente simplesmente incrível para uma menina de só 13 anos, todos os 2 anos que são relatados no diários são escritos com uma maturidade surpreendente.

Nós vemos a Anne amadurecer, descobrir o amor, ser compassiva e sempre de bom humor. Em alguns dias ela relata algumas tristezas e angustias, e brigas com sua mãe,mas nós entendemos logo de cara e a Anne entende depois que, isso tudo ocorre por passar tanto tempo presa em um só lugar,sempre com as mesmas pessoas

O que nos deixa triste é ver que a Anne tinha tantos sonhos, esperança, fé que tudo terminaria bem e como todos sabemos infelizmente não é assim que acontece.

"O Diário de Anne Frank" é um livro clássico que todas as pessoas devem ler, Anne foi uma menina especial e concerteza nós perdemos uma ótima futura escritora, como perdemos tantos outros talentos durante o holocausto.
Afinal de contas a história de Anne Frank é só uma, entre milhares de outras. Tem uma passagem em que a Anne fala " espero continuar viva, mesmo após a minha morte" e sem duvida nenhuma, Anne continuou e vai continuar viva durante muitas gerações.

1 | 2 | 3 | 4