O Sobrinho do Mago

O Sobrinho do Mago C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago

2060 encontrados | exibindo 166 a 181

Dudu    23/08/2023

Digory e Polly embarcam numa aventura
"O sobrinho do mago" é o primeiro livro das Crônicas de Nárnia. Nesse primeiro livro, acompanhamos como aconteceu o surgimento (ou queiram chamar de nascimento) de Nárnia.

Na primeira metade do livro, Digory (o sobrinho do mago) e sua amiga Polly se aventuram em outros mundos, e em um desses, Charn, conheceram ' a feiticeira', também chamada de Jadis que os acompanhou pelas suas próximas viagens.

A outra parte, melhor lendo para
descobrir, porquê essa história só
melhora.

Eu gostel bastante desse livro e parece que vou gostar ainda mais dos próximos livros, a escrita é leve e não fol entediante (ao menos não para mim), não terminei a sequência ainda para recomendar (o que seria mais apropriado), mas esse é um excelente livro; ótima recomendação.
Hong Zhuang 23/08/2023minha estante
Sim, o conjunto As crônicas de Nárnia são os meus livros preferidos, aprendi tanto lendo

larii_alves 23/08/2023minha estante
esse livro é mto bom!!
e é mto lgl descobrir como nárnia foi criada, principalmente p qm viu o filme antes de ler os livros (oq foi meu caso)

Dudu    23/08/2023minha estante
Eu não vi os filmes ainda, pretendo ver depois que ler os livros. Mas já me falaram muito bem deles também haha

larii_alves 23/08/2023minha estante
eles são mto bons, mas realmente é mto mlr ler antes de ver eles

Ge Ribeiro 07/09/2023

Fantasias infantis são eterno amor
Primeira crônica das 07 que compões a história de Nárnia é linda e cativante.
Aqui são apresentados Aslam, a feiticeira e vários personagens que vão nos acompanhar ao longo da história.
Li esses contos a muitos anos atrás, e reler este me fez sentir a mesma emoção que antes.
C.S Lewis também usa a teoria do pó do universo pra fundamentar o contexto mágico de Nárnia.

Paulo 26/04/2020

Essa é a primeira vez que eu leio a série. Pronto, comentei o meu pecado. Pelo pouco que eu pude entender da leitura de O Sobrinho do Mago que dizem ser o primeiro a ser lido em ordem cronológica de eventos a série ainda tem muito a entregar nos próximos volumes. Mas, a gente já consegue perceber a magia presente nas páginas. Digory é como o leitor que acaba de entrar na história. A gente duvida da magia até que ela se faz presente bem na nossa frente. A ponto de não podermos mais duvida de sua existência. Como um material para atrair novos leitores, O Sobrinho do Mago é uma leitura muito eficiente. Para os leitores adultos, existem vários pequenos detalhes que podem ser interpretados com mais profundidade.

Digory é um menino que mora junto de seus pais e seu tio André, um homem bastante peculiar. Por muito tempo, seus pais pediram que ele ficasse longe de seu tio por causa de algumas histórias estranhas que chegaram aos ouvidos deles. Mas, a mãe de Digory acaba ficando muito doente, o que deixa o menino muito preocupado. Ele acaba conhecendo Polly, uma garota inteligente e gentil, e eles acabam se tornando amigos. Depois de encontrar um túnel, eles acabam entrando no quarto do tio André. Depois de conversar um pouco com os dois, ele pede um favor aos dois meninos: que eles usassem um anel para ir explorar um outro mundo para ele e depois contasse a ele o que encontraram. Ao não garantir a segurança dos dois, tio André acaba afastando os dois que pensam em sair rapidamente dali. Só que Polly acaba colocando um anel dourado no dedo e desaparece do quarto. Digory percebe que isso foi uma artimanha de seu tio para que eles fizessem o que ele queria. Para resgatar Polly, Digory tem que usar o anel amarelo e levar um anel verde até Polly. Ou seja, eles vão acabar fazendo o que seu tio queria. A dupla chega a um mundo devastado chamado Charn e, sem querer, acabam libertando uma bruxa poderosa. E agora?

A escrita do Lewis é bem simples e direta. É preciso entender que toda a série Nárnia foi pensada para um público infanto-juvenil, apesar de algumas complexidades presentes aqui ou ali. Não confundir uma escrita simples com condescendência; muito pelo contrário. Os diálogos respeitam a inteligência do leitor e os diálogos mantém mistérios aonde precisa ou são diretos quando não há necessidade de reter informação. O livro é bem curtinho e repleto de imagens bem legais que ilustram cenas ou situações vividas pelos personagens. A tradução feita pela Wmf Martins Fontes está muito boa, mantendo o estilo do autor ao mesmo tempo em que torna o texto acessível aos leitores mais jovem. Nossa boa e velha reclamação quanto ao tipo de papel usado e ao valor de capa do livro continua. Esse é o tipo de material que precisa ser barato para trazer mais crianças para o universo da fantasia

Esse é realmente um livro de origens. Mesmo eu não conhecendo nem um pouco a série, é possível perceber o quanto Lewis está apresentando os personagens e desenvolvendo o enredo. Vemos literalmente o nascimento de Nárnia como um mundo propriamente dito. Acompanhamos o verde nascendo, as árvores crescendo, o vento soprando, a água banhando as terras e os animais se espalhando. O momento em que Arslan realiza a magia da criação da vida é algo quase celestial. Já li vários livros de fantasia e posso dizer que esse capítulo inteiro que se chama "O Nascimento de Nárnia" é único para mim. Nunca li nada com o mesmo impacto que isso teve. Lewis escreve esse capítulo com um grau de gravitas, de divindade, que vemos em poucos lugares. No momento em que estou digitando esse trecho, chega até a arrepiar. E estamos falando de um romance infanto-juvenil. Por conta de sua maneira de enxergar a religião, é possível comparar essa cena realmente ao Gênesis. Lógico que Lewis imbui seus personagens com uma outra aparência, mas Arslan é uma figura divina mesmo. E ele se parece um pouco com o deus do Antigo Testamento, com uma forma de lidar mais afastada com as criaturas que ele criou ou que teve contato. Digory, Polly, André e a bruxa são encarados como seres estranhos àquela realidade. Por essa razão, em alguns momentos a forma como ele trata essas pessoas é mais rude.

Os personagens são bem arquetípicos, mas bem apresentados. O menino curioso, a menina esperta (porém responsável), a bruxa maligna e o tio ambicioso. Não há nenhum problema em apresentar clichês como personagens; é a forma como você os apresenta que muda como o leitor encara seus dilemas. Ao mesmo tempo o personagem precisa evoluir de alguma forma ao longo da narrativa. Seja ganhar mais poderes ou aprender lições necessárias para ele se tornar uma pessoa melhor. E Digory é o personagem que mais se desenvolve em O Sobrinho do Mago até porque a história é focada nele. Ele começa como sendo um menino até grosseiro com a Polly, como na situação do sino em que ela o compara ao seu tio, enxergado como uma pessoa desprezível ao longo da narrativa. Aos poucos ele vai se dando conta daquilo que fez e precisa se redimir por conta de um pequeno erro que provoca.

O livro é repleto de momentos de deslumbramento em que observamos as coisas acontecendo e só conseguimos apreciar. Não é um livro com uma carga muito pesada de descrições e ele consegue manter a atenção desde o começo. A fantasia desponta a todo o momento, seja com um animal falante, uma fruta mágica ou o mero passar de um animal por um prado. Dá para perceber o quanto o mundo que Lewis cria é encantador, porque ao nos colocar no nascimento do mundo, passamos a fazer parte dele.

Eu adorei esse início de jornada pelo mundo de Nárnia. Não é bem o que eu estava esperando e acho que faltou alguma coisa para explodir a minha cabeça. Mesmo assim, eu consigo entender a fascinação pela série, o quanto os personagens são encantadores e a qualidade lendária da escrita de Lewis. Um mundo que foi criado e onde vamos viver inúmeras outras aventuras com outros personagens que surgirão em futuras histórias. Deu para entender que Digory e Polly serviram como grandes apresentadores e que nos levaram em uma viagem por um mundo em ebulição. O que esperar das próximas histórias? Aguardemos os próximos capítulos.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

TahAdmiral 07/06/2021

Mais um fav do ano!
Eu conheci As Crônicas de Nárnia nos filmes quando era criança, e lembro como me apaixonei totalmente pelos personagens e toda a mitologia que envolvia o mundo de Nárnia.
Nem preciso dizer que a experiência lendo esse primeiro livro, foi ainda melhor.
Estou sem palavras.
Terminei o livro emocionada, e derramei algumas lágrimas, coisa que é bem rara comigo.
Estou pronta para a próxima aventura, que será ao lado dos Pevensie e de Aslan ??

Bia 18/05/2022

Queria um filme
É o primeiro livro das crônicas de Narnia, contando a história de dois amigos Poly e Digory, sendo Digory o sobrinho do mago. Eles viajam sem querer para um outro mundo e as coisas vão acontecendo a partir disso.

O livro é lindo, eu amei ver a criação de Narnia e achei que foi super bem descrito. Queria muito que tivesse um filme pra eu poder ver Aslam cantando e as coisas surgindo. To amando fazer as comparações cristãs e bizarro ver que a partir do momento que Narnia nasceu o mal já estava lá também.

A história é bem simples mas é importante pra entender os outros livros, principalmente da onde surgiu o guarda roupa. Gostei muito e já to ansiosa pros próximos.
lipso01 18/05/2022minha estante
Meu preferido

Bella.com 15/03/2021

O primeiro livro de as crônicas de Nárnia a gente nunca esquece né? Kkkkk é, ele realmente é muito bom, e achei incrível o fato de explicar toda a origem do universo de Nárnia em um único livro, e não preciso falar nada, né? ASLAM É PERFEITO NOSSA

Rayssa152 09/09/2023

O sobrinho do mago
Uma história com um ritmo constante e com personagens que te prendem, criando sempre o desejo de conhecer mais e mais sobre cada um deles, e sobre Nárnia propriamente dita ao ser criada.

sbel.02 20/01/2024

Eu gostei desse livro. eu ri e fiquei encantada com a criação de Nárnia, este livro me lembrou muito a minha infância porque quando eu era mais nova, eu assistia o filme O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa ?

Mah 03/11/2021

Ansiosa para os próximos!
Depois de muuuuuitos anos enrolando para começar a ler Nárnia, resolvi dar uma chance ao livro!

Confesso que já assisti os filmes (mais de uma vez) mas só esse primeiro livro já me respondeu MUITAS perguntas que os filmes deixam em aberto. Esse livro é essencial para a história e não sei como deixaram de fora dos filmes!

Gostei bastante, leitura muito gostosinha e de fácil entendimento, estou ansiosa para começar os próximos!

Elena 03/12/2022

Amei conhecer sobre a criação de Nárnia e a origem dos personagens que aparecem nos próximos livros

Vinicius Casimiro 03/08/2020

Quero morar em Nárnia
Resolvi começar esse livro ontem depois de ter lido tantas resenhas positivas a respeito dele aqui no Skoob.
Como é fluida a escrita de Lewis, com poucas palavras você está submerso em seu mundo. Eu amei cada capítulo. E li até rápido demais, mas é tão bom visitar Nárnia que não consegui parar.
Agora entendo Tolkien falou sobre Lewis não ser nada discreto em representar a bíblia em seu livro. Talvez seria melhor ele ter escondido mais. Mesmo assim eu gostei, embora não tenha muito apreço pelos livros que a bíblia contém.
Adorei os personagens, são profundos. Só os vilões que não me agradaram muito (ser cem por cento ruim ou bom é um pouco chato) As loucuras em Londres foram hilárias. A ideia dos anéis. E a criação do objeto que é muito importante para os próximos livros é incrível.

Queria saber se histórias diferentes envolvendo o anel foram escritas de propósito por Lewis e Tolkien. Se eles pensaram juntos nas ideias ou se foi sem querer.

Indicarei esse livro para jovens leitores, é um bom livro pra começar o hábito de leitura.

Will 04/09/2020

Se permita! Há muito que aprender com as crianças
CS Lewis, é CS Lewis, mesmo com uma linguagem mais infantil, a história consegue ser cativante, nas primeiras 30 páginas.

Um mago maluco já dá uma aprontada com as crianças e manda elas para uma terra desconhecida.
A princípio achei que era Nárnia, mas logo descobrimos que a princípio eles vão pra outra terra, e acabam trazendo a Feiticeira para o nosso mundo, e depois mandam para Nárnia, que acabara de ser feita, através do canto do Leão.

Por conta disso, o leão da uma missão as crianças para salvar a terra dos poderes da feiticeira!

O livro em nenhum momento se torna monótono, pelo contrário você quer logo acabar, pra ir pro próximo.

A ligação que ele faz para introduzir o segundo é perfeita também, você descobre a verdadeira história de como o guarda-roupa é criado e porque é uma passagem para Nárnia, achei muito criativo!

Super indico, no entanto já fiz alguns amigos comprarem, porque eu fiquei encantado ??
Até mesmo as referências bíblicas na história, tão sutis mas ao mesmo tempo, tão explícitas são perfeitas!

Bea Gomes 25/06/2021

Nesta primeira crônica vamos conhecer Digory e Polly, que sem querer acabam trancados no sótão do Tio excêntrico de Digory com ele ainda la. O tio de Digory acaba dando um anel a Polly , e ela o coloca sem saber que faz parte de uma experiência e acaba desaparecendo. Digory fica totalmente aterrorizado e bravo com seu tio, que o envia para buscar Polly; onde quer que ela esteja. E com isso os dois amigos vão parar em um mundo comportais para varios outros mundos. E é ai que a aventura começa!
Minha opinião: Até então só tinha assistido aos filmes, então não conhecia essa parte da história de nárnia, e posso dizer que foi incrivel! Acho que todo mundo que ja assistiu o primeiro filme, em algum momento deve ter se perguntado de onde veio o guada-roupa e por que ele tem esse portal para nárnia; essa e outras perguntas são respondidas nesse livro, e achei demais saber de tudo isso!

2060 encontrados | exibindo 166 a 181