Eclipse Total

Eclipse Total Stephen King

Resenhas - Eclipse Total

Mandark 31/05/2024

Narrativa surpreendente...
Narrado exclusivamente em primeira pessoa, na forma de um depoimento feito para a polícia, o livro não tem capítulos ou pausas, mas é uma longa história narrada por uma mulher forte e determinada, que fez de tudo para sobreviver e salvar os filhos e que conviveu com seus fantasmas com coragem e firmeza. Um dos livros mais surpreendentes e diferenciados do mestre King. Uma belíssima aquisição à minha coleção de obras do Stephen! Ele continua sendo um dos maiores pra mim. Incrível sua capacidade de construir histórias.

rafa! 31/05/2024

Achei a premissa desse livro diferente dos outros que li dele até agora, e por isso comecei. É narrado inteiramente em primeira pessoa, e, apesar disso, o livro não se torna cansativo. Simpatizei muito com as mulheres da história, e o desenvolvimento delas até me surpreendeu, visto que a maioria das obras do SK são centradas em personagens masculinos. Não sei se esse é o motivo (os PPs serem homens), mas nunca consigo me conectar muito com eles, e dessa vez, nessa história, eu consegui. Falo de forma genuína quando digo que acho a Dolores a melhor personagem dele que já li ainda.
Como já disse acima, é todo em primeira pessoa, e achei muito legal o formato de depoimento que o livro adquire, com interrupções de outros personagens durante a fala da Dolores.
Em relação a premissa diferente que esse livro teve para mim, foi o fato de não ser uma história sobrenatural como as que tive contato até o momento, e, mesmo assim, o universo de suspense foi muito bem trabalhado.
Queria muito!!! ter gostado da adaptação também, porque o livro em si é muito bom, passei noites em claro lendo-o e absorvendo tudo o que podia, mas não aconteceu. A Kathy Bates, com uma direção e roteirização melhor, podia ter sido muito mais bem aproveitada. Porém, sei que muitos fãs do Stephen King veem dessa adaptação como uma das melhores e mais subestimadas, então acho que sim, vale a pena checar os dois!

4.3?

Queria Estar Lendo 30/05/2024

Resenha: Dolores Claiborne
Dolores Claiborne é um drama e suspense do autor Stephen King. O livro ganhou uma edição nova pela Biblioteca do King, da editora Suma (que cedeu este exemplar em cortesia), e acompanha uma mulher vivendo numa ilha remota que definitivamente não matou sua empregadora.

Na ilha de Little Tail, no Maine, Vera Donovan morreu em circunstâncias misteriosas. E Dolores Claiborne é a única suspeita de ter causado o acidente. Ela trabalhava há décadas para a mulher e todos sabiam da sua relação conturbada com a milionária.

Frente a frente com os investigadores, Dolores resolve contar a sua história. Explicar tudo tim-tim por tim-tim, e eles que se preparem porque tem pano pra manga.

Dolores Claiborne é outro exemplo de como o Stephen King é mestre em escrever problemas do cotidiano com a dose certa de tensão, suspense e drama. Assim como o meu queridinho Joyland e Depois, essa história é bastante pé no chão.

Usa sim alguns artifícios do que poderia ser um terror psicológico pra manter a gente à beira do nervosismo, mas é uma história principalmente sobre suas personagens. Sobre Dolores e sobre Vera.

A narração é feita pela Dolores e o livro não tem intervalos. Nenhum capítulo para dar uma pausa, nenhum interlúdio. É uma narração sem fim sobre a sua participação na vida de Vera Donovan, e os motivos que a levaram até lá.

"Às vezes, ser uma 🤬 #$%!& é a única coisa que uma mulher tem pra se agarrar."

A relação conturbada dela com o marido escroto e como escalonou em problemas gravíssimos explica muito sobre a postura da Dolores frente a qualquer intempérie. Ela é uma mulher forte, uma mãe determinada, e uma 🤬 #$%!& (como ela mesma se denomina). E as filhas da puta são as sobreviventes.

Eu gostei tanto desse livro que é difícil falar sobre ele! Dolores Claiborne tem muitos ganchos e reviravoltas interessantes, e é realmente como se você estivesse frente a frente com a Dolores, ouvindo ela contar seus causos e problemas da vida.

Diferente de outros livros do King, esse aqui tem um final muito bom! O desvendar do mistério de "quem matou Vera" é muito interessante, mas o que é mais interessante é o quanto você se conectou com a vida dessas duas mulheres tão distintas e tão igualmente marcantes.

Ah, e a morte da Vera não é a coisa mais importante do livro. Tem outra que acontece e que move muito mais a trama e a personagem principal, e essa sim é carregada de tensão e de terror.

"Aqui no fim do mundo, a coisa mais interessante que uma pessoa pode fazer é morrer de repente, já reparou?"

A tradução é da sempre maravilhosa Regiane Winarski e a edição da Biblioteca do King está impecável, como sempre. Eu também gostei que tem algumas ilustrações no fim do livro, de momentos marcantes da história!

Dolores Claiborne é aquele tipo de história que: quanto menos você souber, melhor. Pegue essa leitura com a certeza de que vai acompanhar um mistério muito bem temperado, e vai estar roendo as unhas quando chegar no final dele.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2024/05/resenha-dolores-claiborne-stephen-king.html

Báh 29/05/2024

Que livro!
Não conseguia largar o livro, me segurei pra não ler tudo em um dia!
O tema é pesado e algumas passagens me deixaram muito agoniada, porém a leitura é fluida.
Super recomendo!

Gleiciane.Aline 29/05/2024

Dolores Claiborne
Comecei esse livro com muita expectativa, de início achei a leitura um pouco cansativa, o que é normal nos livros do King. Depois que Dolores se desenvolve, a narrativa começa a fluir super bem. Apesar de ter estranhado no começo ter somente um capítulo, com o tempo ele começa a fazer todo sentido, pois é como se estivéssemos escutando o depoimento de Dolores. A cada declaração de Dolores, as revelações que vai fazendo, nós prendemos ainda mais. Dolores é um mulher forte, resiliente, decidida, e capaz de tudo pelas pessoas que mais importam pra si. Eu amei o final, gostei da forma como King me deixou aterrorizada ao contrário sobre a morte (e perspicácia, luta e vontade de não morrer kk) do Joe e como Dolores nos cativa com as palavras.

Alef Coelho 29/05/2024

"Dolores Claiborne" é um romance psicológico de Stephen King que conta a história de Dolores, uma empregada doméstica na ilha de Little Tall, no Maine, que se torna a principal suspeita da morte de sua patroa, Vera Donovan. Durante o interrogatório, Dolores revela não só os eventos que levaram à morte de Vera, mas também confessa ter assassinado seu marido abusivo, Joe St. George, muitos anos antes. A narrativa é intensa e envolvente, explorando temas como abuso doméstico, lealdade e redenção. Stephen King constrói uma personagem complexa e resiliente, cuja força e determinação em face das adversidades cativam o leitor do início ao fim.

@lipecelli 29/05/2024

Que livro gostoso de ler. Por mais que ele só tenha um capítulo, no começo incomoda um pouco, mas a história flui e cativa muito. Valeu Dolores Claiborne, foi uma ótima cia :)

Bastos 28/05/2024

Um livro que foi uma grata surpresa, que se destaca não apenas por sua trama intrigante, mas também pela forma magistral como é contada.

Confesso que no começo cheguei a estranhar a maneira como a história seria contada, porém, percebi que ficou perfeito desse jeito. É uma narrativa envolvente e cativante, que prende o leitor. Eu simplesmente amei a protagonista e não tem como não se solidarizar com tudo que ela passou.

Uma leitura imperdível para os fãs de Stephen King.

priscila.carelli.58 28/05/2024

Dolores: dores ou sofrimento?
Um nome propício para uma protagonista complexa. Li Dolores depois que, rolando o feed do Skoob, vi que alguém disse estar obcecada por ela. A mim o mesmo aconteceu. Depois de uma ou duas páginas, entendi o ritmo da narrativa e fluiu como há muito não fluia. Me peguei querendo saber o que tinha acontecido e, mais do que isso, torcendo para que Dolores tivesse um minuto sequer de paz. Um livro de King em que o mal não está personificado em um carro possuído ou um cão com raiva nos causa ainda mais medo.

Alessandro232 26/05/2024

Um livro de King que merece ser redescoberto por uma nova geração de leitores
"Dolores Claiborne", publicado anteriormente no Brasil como título de "Eclipse Total" é uma narrativa policial de mistério/suspense com toques de terror psicológico. A protagonista que dá a título a obra, Dolores é uma empregada doméstica acusada de matar sua patroa a milionária, Vera Donovan. Durante o processo de investigação do suposto crime, Dolores é assombrada pelos fantasmas de seu passado. Novamente, King demonstra com maestria que os piores horrores que assolam o ser humano não tem natureza sobrenatural. Eles podem ser reais e podem estar escondidos onde menos se espera.
Durante o relato em tom confessional de Dolores, King descreve esses horrores que perturbam a protagonista. Dessa forma, o autor em sua obra explora temas muitos sensíveis, tais como a pedofilia, o abuso sexual de crianças e a violência doméstica contra as mulheres. King não poupa o leitor de passagens bastante incomodas, com explícitas cenas de violência e relatos de outros crimes de natureza sexual. É um conteúdo bastante perturbador que revela que os piores monstros não são sobrenaturais, mas feitos de carne e osso e carregam o que há de pior e mais destrutivo na natureza humana.
Também no enredo desse romance, chama atenção da caraterização muito bem desenvolvida das personagens femininas que protagonizam a história. A desbocada e resiliente Dolores e sua patroa, inimiga e às vezes aliada, Vera Donovan que também guarda segredos sombrios. Ambas são descritas como mulheres com personalidades complexas e cheias de nuances. Elas também protagonizam os melhores diálogos do livro, principalmente, Vera que é bastante sarcástica em em suas falas e tem a língua bastante afiada.
"Dolores Clairborne" também traz as marcas autorais que fazem a fama de Stephen King, principalmente, reviravoltas surpreendentes e inesperadas. Também não faltam passagens muito assustadoras e até mesmo com um leve toque de humor negro, bem no estilo "creepshow".
"Dolores Clairborne" é um livro difícil de ser lido em alguns de seus trechos mais dramáticos, mas é sem "gordura" que vai direto ao ponto e com um desfecho bastante satisfatório.
Sem dúvidas, é um dos melhores romances do autor que aqui demonstra estar na maturidade de seu talento na criação de uma protagonista, Dolores Clairborne forte e marcante.
É um livro que vale muito a pena a leitura, mesmo para os leitores que não gostam dos outras obras de King, mas que "Dolores Clairborne" podem encontrar um outro King, mais "realista" e humano. Para mim, o livro entrou para a minha lista do melhores top 10 e merece ser redescoberto por uma nova geração de leitores.
Sobre a edição: A Suma caprichou na edição. Sendo parte da coleção Stephen King, ela tem capa emborrada, verniz e folhas amareladas. Também tem como conteúdo extra algumas ilustrações relacionadas com os principais eventos do romance.

Amanda 25/05/2024

Dolores Clairbone foi uma mulher infeliz, começou a ter o vislumbre de paz em uma idade bem avançada, e nem chega a ser uma paz completa. Vera Donavan e ela, ao mesmo tempo, eram iguais e distintas mas pela personalidade e frieza de Vera, é possível ver o respeito que tinha pela empregada de longa data.

É um livro sem capítulos, por ser justamente um "interrogatório" onde ela expõe toda sua vida, seus traumas e seus crimes. As páginas finais foram tristes e surpreendentes, mas fascinante.

Escritor.Lucas 24/05/2024

Excelente
Eu sempre quis ler esse livro, já conhecia a história pelo filme que tenho na coleção, mas nunca tinha tido a oportunidade de ler. Agora com o relançamento, pude finalmente conhecer o livro. Apesar de um pouco diferente do filme, gostei muito do livro, e principalmente do jeito que o mestre narra a história. Bem diferente da grande maioria dos seus livros. Recomendo.

Gabriella 23/05/2024

Fofoca!
Me senti conversando com a Dolores pessoalmente, como se ela estivesse contando uma fofoca da morte de dona Vera e se empolgou e contou sua história de vida.
A bicha sofreu, viu? Passarei pano para ela, sem sombra de duvidas.

Kaualy.Costa 21/05/2024

Histórica tocante
Dolores Claiborne traz a história da própria Dolores. Logo no começo nos deparamos com uma acusação de assassinato de Dolores contra sua patroa. O Livro é narrado em um só capítulo com o depoimento da vítima. Ao narrar seu discurso aos policiais somos cercados pelos momentos e situações que Dolores passou em toda a sua vida, muito profundo e comovente Dolores nos leva a refletir o quão difícil é perceber as coisas que acontecem de baixo dos nossos olhos mas elas estão lá, e quando descobrimos sabíamos que sempre existiam sinais.