O Mercador de Veneza

O Mercador de Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Dani 06/03/2024

Shakespeare e seu sarcasmo e genialidade
É incrível ver como o sarcasmo é algo que não fica datado e nas minhas poucas leituras de Shakespeare sempre me surpreendo como é uma leitura acessível. Outra coisa que me chama e como as personagens femininas são extremamente sagazes e inteligentes. Em resumo muito divertido e recomendo muito e uma visão rápida de sociedade da época.

Pedrohp 06/03/2024

Me diverti muito lendo esse livro, não fazia ideia que ele tinha servido de inspiração para o Auto da Compadecida. Me surpreendi bastante no final kkk
Dani 06/03/2024minha estante
Menino fiquei sabendo agora

Alessandra 04/03/2024

Engraçado
É um livro bem fácil e divertido de ser lido. Quebra um pouco da ideia de Shakespeare é difícil de compreender.

Dani 01/03/2024

Densamente poético
É belo e deslumbrante ler uma peça de Shakespeare, sempre revestido de descrições poéticas e na maioria das vezes de forma exagerada, se tornando um prato cheio para os amantes de clássicos. Reúne várias tonalidades do autor, como a psicologia, o Direito, a volúpia da paixão, a graça que o deboche carrega e o ódio exacerbado.
É um ponto interessante a observar o personagem Shylock, que se resume a um agiota, e é curioso que por mais que ele fale sobre os sofrimentos que ele passou e passa, não há um arco de redenção, porque não há provas vivas de que ele é merecedor de empatia, uma vez que, logo em seguida das suas lamentações, ele se alegra quando descobre que vai ter sua vingança consumada, e é tamanha sede de vingança que a coisa que ele mais ama no mundo, o dinheiro, não é o suficiente para abona-la e por conclusão teve um final pior que a morte.
Mas se teve uma personagem que teve a construção perfeita, foi a Pórcia, o que é difícil de entender em livros-peças pelo contexto do biotipo do livro, por serem só falas e tudo ocorrer de forma rápida e intensa.
Desde o início se manteve coerente e logo na primeira aparição deixou claro que só casaria se o lado sentimental falasse mais alto que o da razão. Logo, assim que encontra Bassânio, parece que foi um amor a primeira vista, de tal modo, que de cara ela pede pra ele ficar um pouco mais e se confunde em meio as palavras, demonstrando alguma falha desse lado da razão, e como se tivesse acionado um botão nela, o lado emocional dá vazão, demonstrando uma insegurança. Porém, no decorrer do livro o leitor vai tendo mais provas da inteligência de Pórcia e você se pergunta, se de fato era uma insegurança ou mais um de seus testes para ver a reação de Bâssanio.
Há alguns pecados considerando o contexto histórico, mas de forma geral é uma das melhores obras de Shakespeare.

26/02/2024

Nunca pensei que eu leria Shakespeare (e muito menos por vontade própria). Mas ri horrores com esse livro, recomendo

Cruz33 25/02/2024

O mercador de Veneza
Uma boa leitura, rápida e muito detalhada. Indico, o final é extremamente criativo e inimaginável.

JCastellani 21/02/2024

Primeira leitura do ano. leve e fluido, enredo de fácil entendimento. uma história que te prende na busca pelo desfecho
excelente adaptação da obra de Shakespeare pra quem está entrando nesse mundo

Itxslunna 17/02/2024

É uma das histórias mais interessantes e agradáveis de ler de Shakespeare. É um mix de drama, romance e comédia ironica.
PS: Pórcia é um ícone.

Luan 16/02/2024

Shakespeare e sua paixão pelo Direito
Essa não é a primeira obra que leio de Shakespeare, nem a primeira obra do autor que aborda questões jurídicas. Então, é possível dizer que o inglês tinha um carinho especial pela justiça oferecida pelo Direito por meio da hermenêutica. Enquanto que em "Medida por Medida" foram abordados os problemas da parcialidade dos juízes e da motivação das decisões, em "O Mercador de Veneza", aborda-se o cumprimento dos contratos, algo relacionado a vínculos jurídicos entre particulares.
Nessa ótica, no enredo da peça, Antônio, o mercador de Veneza, cujas riquezas encontram-se espalhadas em navios pelo mundo, querendo ajudar financeiramente um amigo que precisa se casar, resolve pedir dinheiro emprestado para um judeu da cidade. Assim, o judeu empresta o dinheiro para o amigo e Antônio se oferece como fiador, dizendo que pagaria em três meses a quantia quando seus navios voltassem. Como garantia, o judeu pede que 500g de sua carne sejam oferecidas em troca do não cumprimento da obrigação, algo que seria ilegal do ponto de vista jurídico moderno.
A partir daí, em meio aos problemas do Direito, a peça se desenrola, misturando drama, romance e comédia de maneira brilhante. O teatro, que no começo parece ser um pouco arrastado, ganha um ritmo fenomenal a partir da metade, solucionando criativamente os problemas surgidos aos protagonistas, deixando o leitor muito envolvido com a trama.
Enfim, Shakespeare nunca decepciona, principalmente quando resolve abordar o conceito de justiça em suas obras, trazendo para a ficção problemas existente até os dias de hoje. Excelente peça!

Dan 14/02/2024

Eu já vi isso em outra peça rs...
É óbvio que a inspiração para o Auto da Compadecida foi essa obra maravilhosa.
Eu queria que as pessoas tirassem da mente o estereótipo que colocaram sobre Shakespeare, pq é de um humor refinado, uma construção maravilhosa.
É top demais!

leticia 14/02/2024

Gostei muito da leitura, foi rápida, dinâmica e muito envolvente. A escrita é super agradável, não senti nenhuma dificuldade com a linguagem. Essa foi a primeira peça de Shakespeare que eu li, e eu estou simplesmente encantada! Dei muitas risadas durante a leitura. Recomendo demais, é um livro leve e super viciante.

Adriana.Karimi 13/02/2024

Agiotagem e intolerância religiosa
Mais um clássico de Shakespeare pra conta. Uma história cheia de reflexões. No começo não senti muito engajada pois tinha saído de uma bela história, mas depois ficou difícil de largar.?

Marcia 11/02/2024

Shakespeare! Mais um pra conta!
Livro curto, escrita muito agradável e dinâmica.
Nessa peça não encontraremos personagens que ficam filosofando e sim muita dinâmica entre eles.
O cenário é Veneza e também a fictícia Belmonte. Nessa história temos alguns núcleos que entrelaçam mas o principal é sobre uma dívida entre o cristão Antônio e o judeu Shylock.
Shakespeare não poupa nenhum dos dois e deixa claro defeitos tanto de cristãos como de judeus.
Eu li alguns textos sobre essa peça que dizem ser antissemita, mas, eu Márcia, não achei pois ha críticas sérias com os dois.
A dívida entre Antonio e Shylock era pra ser tranquila, um simples empréstimo que tudo indicava que seria paga sem transtornos. Mas... claro que revezes irão aparecer e muitas emoções surgir.
Quem mais se destacou para mim nessa peça foi a moça Pócia que se mostra muito destemida e inteligente. Gostei muito da ousadia dela.
Uma leitura rápida e muito prazerosa.
Recomendo a todos.
Valeu!!!

skuser02844 08/02/2024

Perfeito!
Essa foi a primeira peça de Shakespeare que eu li, e eu estou simplesmente encantada! Esse ano me propus a ler livros que me tirem da zona de conforto, e esse foi um presente. Achei que teria dificuldades com a linguagem, mas foi bem tranquilo. A história é bem fofa e divertida (dei muitas risadas durante a leitura), além de ser uma leitura leve e viciante. Recomendo demais pra quem quer se arriscar nos livros do autor.