Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Pérola 08/08/2021minha estante
Eu amei esse livro!! Terminei ontem e até hoje estou encantada. Está na minha lista de favoritos

Beatriz.Bonvenuto 08/08/2021minha estante
Que bom!!! Eu amei também!! No filme, os sentimentos das personagens ficam meio ocultados mas a história original do livro satisfaz todos esse detalhes.

Daniella.Santos 24/09/2021

Jane sempre acerta
Amo os livros da Jane não tem nem o que discutir, o tom de sarcasmo e a forma que ela critica a sociedade da época de um jeito sútil. De uma forma que uma mulher jamais deveria não menos pensar em sua época é maravilhoso.
Confesso que não gostei muito do final romântico dos personagens mas entendo que sem um final feliz dificilmente os livros venderiam na época.

Mayara945 23/06/2022

Sempre uma boa leitura
Esse é o quinto romance que leio de Jane Austen. Acredito que meu segundo favorito agora, depois de Orgulho e Preconceito.
Eu gosto muito do estilo de escrita da autora, a forma como ela constrói os personagens e os diálogos. É um relato da sociedade de sua época muito audaz e crítico.

Nessa história, temos as duas irmãs Elinor e Marianne. Elas são, de fato, a razão e a sensibilidade do título do livro. Elinor, a mais velha, centrada, bem comportada, que sempre pensa e analisa a situação ao seu redor antes de falar e calcula como seu comportamento vai impactar a vida das pessoas que a cercam. Marianne é a irmã do meio (a mais nova das irmãs, Margaret, não tem enfoque no livro) cheia de vida, sensível ao extremo que não sabe ?dissimular? suas emoções e nem fingir agrado quando se sente contrariada, é a mais bonita e mais temperamental.

Ao longo da história, acompanhamos o desenrolar de suas vidas em sociedade. Moças simples, órfãs de pai, sem riquezas, que não podem esperar fazer grandes casamentos, o que na época, era a única forma de conseguir alguma ascensão social.

O único ponto que me desagradou, e pela minha experiência, é uma característica da autora, é ter um final muito corrido. Os acontecimentos aguardados durante todo livro só tem desfecho de forma muito rápida no último capítulo.

Lilly 07/09/2020

De época, mas atemporal.
Entendo o valor atemporal deste romance de época; por mais que hoje tudo pareça "mais moderno", os dramas amorosos me soam os mesmos: interesse genuíno, interesse ingênuo, apreço ou desaprovação das famílias, e as condições financeiras para uma vida familiar confortável. Nisso tudo o romance me soa bem atual.

lívia 26/08/2020

Desde seu primeiro livro, Austen mostra para o que veio
Razão e Sensibilidade é o primeiro livro publicado de Jane Austen e desde seu primeiro título a autora já desmonstra seu estilo de história e de escrita.

Austen constrói com uma maestria personagens complexos e interessantes e, apesar de um começo lento e meio arrastado, é necessário para estabelecer completamente a ambientação de uma Inglaterra interiorana do século 18 cheia de costumes e hábitos tão intrinsicamente relacionados aos personagens.

O final me frustra um pouco e por isso eu não acho um livro 5 estrelas, mas assim como todos os livros de Austen é um clássico e sua leitura (deve ser) tão incrível como era a mais de 200 anos atrás em sua primeira publicação.

Deve dar os méritos também a essa edição da Companhia das Letras pelo selo Penquin Clássico. Tem uma tradução excelente e que apenas em poucos momentos com certas palavras dificultam a leitura de um leitor menos acostumado com clássicos, mas, garante uma imersão histórica incrível devido a textos introdutórios muito bons e notas de rodapé que deixam a experiência do livro ainda mais imersiva historicamente.

insta: @folhadecarnauba

Fabi 05/03/2021

Elinor é tudo. Gostei bastante da personagem. Ela é tão madura, tão sábia sempre pronta a ajudar e compreender os outros. Elinor é a razão do livro e suas ações firmaram isso. Marianne é a sensibilidade. Mas pra mim ela não é sensível e sim muito dramática. Tudo pra ela é motivo de muito drama. Só gostei da personagem bem no final quando ela evolui o seu comportamento. O livro é excelente em personagens, gostei bastante deles. A interação, os dramas no cotidiano. Mas o romance final das irmãs odiei. Não gostei nenhum um pouco mas entendi. Porém vida que segue.

Leonardo1289 05/01/2023

Fofo e aconchegante.
Esse livro te leva numa monotonia quase infinita, porém é uma monotonia tão legal de se ler! São fofoquinhas que você vai lendo e que edificam, sabe? Foi muito legal ver a história das irmãs Dashwood desenrolando de pouquinho e pouquinho, com aquele embate das irmãs onde uma é super racional, e a outra super emocional, o que várias vezes ocasionou acontecimentos e diálogos cômicos.
Apesar do romance, das fofoquinhas, das raivas e tudo mais, a minha parte preferida desse livro é justamente a relação de irmãs tão forte e tão fofa que a Elinor e a Marianne têm, me emocionei várias vezes com elas.

veebooks 18/08/2021

Gostei
Achei muito lento, e uma repetição que previa interminável. Prefiro mil vezes Orgulho e Preconceito. Mesmo assim vou dar 4 estrelas porque gostei dos casais que foram formados.

Bela 25/05/2020

Sou completamente apaixonada pelo modo irônico da Jane Austen escrever e claro, pelos romances de época, mas esse livro não me cativou. Por conta disso, talvez eu devesse abrir mão dele desde o início, mas não consegui, afinal, Srta. Austen sabia como nos fazer querer saber mais do que está acontecendo.

O que mais me causou estranheza foi a diferença de idades aqui: quase 20 anos entre um interesse amoroso.

Talvez seja o livro mais chatinho de ler quando se está no século 21. Não é ruim, veja bem, mas não é tão bom assim.

bruverse 01/06/2021

Confesso que no início achei o livro um pouco cansativo, mas depois (da metade pro final) acabei pegando o ritmo e gostando bastante.  Achei muito interessante poder ver a maneira como a Elinor e a Marianne agiam/pensavam  diante das situações que elas viviam, já que elas têm personalidades tão diferentes uma da outra.
Além disso, o final me surpreendeu um pouco e isso provavelmente fez o livro subir no meu conceito também.

eglair 25/04/2012

Porque as pessoas amam Jane Austen?
[[ Razão e Sensibilidade ]]

Razão e Sensibilidade é o primeiro romance deste volume de Jane Austen e também foi o primeiro que li da autora.

Terminei o livro com uma sensação de quero mais, fiquei super interessada em saber detalhes da vida e a obra de J.Austen.

Sei o quanto ela é venerada e amada, mas realmente não imaginei que eu faria parte desse clube. E inevitavelmente acabei me perguntando: Porque as pessoas amam Jane Austen? Porque eu fiquei com essa sensação também?.

Para poder responder a essas perguntas ainda preciso ler seus outros romances. Quero também assistir aos filmes e tentar perceber essas nuances.

Vou descrevendo aos poucos minhas impressões, mas logo de início posso dizer que uma das coisas que mais me chamou a atenção ao ler Razão e Sensibilidade foi a forma como a história é contada, a gramática, o foco nas relações humanas e personagens. Isso trouxe proximidade e a narrativa ficou muito mais envolvente e real.

Outra coisa que gostei bastante foi o fato das protagonistas, as irmãs Marianne e Elinor Dashwood, serem complementares e dessa forma podemos perceber muito claramente o equilíbrio que uma busca na outra (muitas vezes sem saber) e as transformações de sentimentos, atitudes e esperanças que vivenciam.

Percebi também elementos irônicos e um certo ar feminista, tudo bem sutil, nas entrelinhas. Além disso as heroínas de J.Austen são mulheres virtuosas, elegantes e educadas, gostam de literatura e música. Ela critica alguns comportamentos e hábitos da época, como a união pela conveniência econômica.

Eu gostei bastante de Razão e Sensibilidade, sei que não é o seu romance mais famoso, nem o melhor, mas a leitura foi bem agradável e prazerosa.

[[ Orgulho e preconceito ]]

Sr. Darcy, Sr. Darcy! Quem não gostaria de encontrar com um Sr. Darcy?

Orgulho e preconceito é um daqueles livros que você não consegue párar de ler. Muito mais irônico e bem humorado que Razão e sensibilidade, mostra uma protagonista inteligente, sincera, teimosa e acima de tudo sortuda.

A relação entre irmãs (Jane e Elizabeth Bennet), não é tão explorada como no livro anterior, mas as histórias dos amores e segredos é bem mais elaborada e menos aflitiva.

Levei um tempo para entrar no ritmo do livro, mas depois você é naturalmente levada aos sabores dos bailes, tramas, diálogos cheios de sarcasmo e finais felizes.

A primeira frase do livro me fez rir e perceber a ousadia de Jane Austen ao escrever sobre o assunto em meados de 1800.

É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de esposa. Por menos conhecidos que sejam os sentimentos ou as idéias de tal homem ao entrar pela primeira vez em certo lugarejo, tal verdade está tão bem arraigada na mente das famílias que o rodeiam, que ele vem a ser considerado propriedade legítima de uma ou outra de suas filhas.

A força da figura feminina é aprofundada com maior liberdade e alegria, e suas diversas faces, anseios e desejos encontram-se em cada uma das filhas do Sr. e Sra. Bennet.

Simplesmente adorei! :D

O filme é bem poético e tem cenas lindas que parecem pinturas, uma luz indiscutivelmente bela. Ler o livro e depois ver materializada a história é muito bom, pois isso preenche algumas lacunas e dá pra apreciar o poder de síntese do roteirista.

Depois disso, não tem como não se apaixonar pelo amor de Darcy e Elizabeth.

[[ Persuasão ]]

Tão gostoso quanto os outros dois romances, Persuasão fala sobre arrependimento, escolhas, reconquistas e aprendizado.
Anne Elliot e Frederick Wentworth parecem um casal mais próximo da realidade, onde há desentendimentos, maturidade e reconciliação.

Um aspecto interessante é que Anne, a protagonista, não é apresentada como uma bela jovem e sim como uma mulher de 27 anos já desiludida por ter que negar um verdadeiro amor pelo fato dele não pertencer a sua classe social e supostamente não trazer nenhuma segurança como esposa.

As qualidades evidentes da protagonista são o senso de dissernimento, compaixão, modestia, inteligência e elegância natural, sem exageros.

A historia de amor é cativante e com os inevitáveis traços de irônia, caracteristicos de J.Austen. Além disso, ela mostra a ascenção de padrões sociais pelo esforço e mérito e não somente pela herança ou bom nascimento.

Neste romance a paixão pela literatura e poesia é estimada e glorificada e a citação de personagens de outros romances, além de seus autores acontece de forma mais frequente.

A atmosfera da época é apaixonante! Adoro as cartas, o cavalheirismo e todo o ar bucólico. A história é dinâmica, com situações e diálogos bem elaborados e adultos. Apesar da trama central ser o romance do casal, o livro aborda os exageros da nobreza e a falência na administração de bens e riquezas pela comportamento esbanjador e orgulhoso.

O filme (2007) é maravilhoso e conta bem a história, mudando um pouco a cena no final, mas no geral a história foi bem transmitido.

[Sobre esta edição da Editora Martin Claret]

Pretendo ler novamante todas as histórias, mas tenho uma ressalva importante a fazer sobre esta edição da Editora Martin Claret. Ela é muito, mas muito mal traduzida e repleta de erros de revisão, faltando algumas palavras (com asteriscos no lugar dos nomes ****) e provalmente faltam pequenos trechos. Recomendo fortemente ler outro exemplar.

Gabriela 17/12/2021

Amei amei
A leitura é tão leve, que o tempo passou e eu nem percebi. Amei ver as experiências passadas pelas Dashwood e a maneira como encararam a cada uma delas.???

Aline221 23/02/2023

Razão e Sensibilidade
Gosto das críticas da Jane Austen em relação a alguns temas, mas acho um pouco cansativo alguns livros dela.