Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Geovane57 20/05/2023

Simplesmente fascinante todos os acontecimentos desse livro, mesmo com tudo para ser evitado o acontecimento de Santiago Nassar, e como se o destino não pudesse ser mudado. Ainda acho que ele pagou pelo que não fez, nada me tira essa sensação. Mais a leitura e fascinante, a narrativa que Gabriel Garcia Marques entrega nesse livro e ótima.

Italo 19/05/2023

Sonhos prelúdicos.
Gabo não escreveu uma simples crônica sobre uma morte, e tampouco esta foi mal escrita.

García, com toda sua experiência jornalística, cria uma história completamente instigante sobre uma morte que foi escancarada na face de Santiago, entretanto, este soube tarde demais.

A história se inicia com um sonho prelúdico, porém mal interpretado, de Santiago, que retoma à sua rotina, após passar a noite em um casamento que seria a notícia da cidade por tanto tempo, se não fosse pelo acontecido que dá nome ao livro.

Com diversos acontecimentos intrigantes, como a noiva ser "devolvida" a seus pais após o noivo descobrir que ela não era virgem, a obra se faz interessantíssima, e, não a toa, foi o que carimbou o Nobel de Literatura de Gabriel.

Era de se esperar que uma obra de tamanha magnitude causasse o mix de emoções que senti.

Gabo há de ser lembrado como um dos maiores escritores da América Latina.

Cristian38 19/05/2023

Primeiro livro que li do Gabo
Sempre quis ler Gabriel Garcia, até que peguei este livro ao acaso e simplesmente adorei. A leitura correu super rapido e foi muito envolvente.
Apenas fique atento para o final do livro, me deu arrepios. Então esteja com o espirito preparado.

EuGabes 19/05/2023

Mais um do Gabo que mesmo não sendo tão interessante quanto aos livros mais renomados é um livro muito divertido e gostoso de ler, juro Gabriel é incrível e cada dia mais quero ler toda a obra dele.

Barbs 18/05/2023

Gabo é selo de qualidade
"As questões de honra são lugares sagrados aos quais só os donos do drama tem acesso."

Mais um livro de Gabo que engulo com tamanha satisfação, ainda tentei postergar afim de prolongar meu deleite, mas é tão curto que eu poderia ter terminado em uma sentada. Recomendo fortemente pra quem ta querendo conhecer o autor, pois apesar de simples a história tem muito da sua identidade: paixões desatinadas, aleatoriedades supérfluas, a naturalidade do absurdo e o profundo sentimento de desamparo que acompanha as personagens de suas histórias.
Aliás, o texto ainda faz crossover mencionando personagens conhecidos do seu livro mais aclamado.

Gostaria de um final menos sangrento, mas de toda forma, Gabo, em todo o seu estilo, o faz da maneira mais poética e mais triste.

Luis Felipe S. Correa 17/05/2023

Meu primeiro livro de Gabo.
Meu primeiro livro de Gabo. É importante registrar a satisfação de o ter lido em um dia, algo que não acontecia há anos por causa das obrigações da vida adulta. Uma escrita incrível e que prendeu totalmente minha atenção, uma obra de arte.

tabatatucat 10/05/2023

Tive meu primeiro contato com o Gabo, e que história fascinante. Só ele mesmo a nos cativar para ler um história da qual já sabemos o final e com personagens muitíssimos interessantes!

Vitória Arrais 06/05/2023

Eu amo esse colombiano
Quão incrível um escritor precisa ser para fazer o leitor devorar o livro mesmo sabendo o destino do protagonista logo no primeiro parágrafo da leitura?
ouso dizer que é um livro perfeito.
acho que nunca vou ler um livro ruim desse colombiano que ganhou meu coração.
eu te amo, Gabo.

r.reads 03/05/2023

A agonia que deu, PORQUE NINGUEM AVISAVA ESSE HOMI
Ele sabe que venceu quando da spoiler no título e na primeira frase do livro E, ainda sim, conseguir prender o leitor do inicio ao fim.

"o ódio e o amor são paixões recíprocas."

"Mas a maioria dos que puderam fazer alguma coisa para impedir o crime e, apesar de tudo, não o fizeram, consolou-se com invocar o preconceito de que as questões de honra são lugares sagrados aos quais só os donos do drama têm acesso. “A honra é o amor”, ouvia minha mãe dizer."
[...]
"A folhas 416, de seu punho e letra e com a tinta vermelha do boticário, escreveu uma nota marginal: Dai-me um preconceito e moverei o mundo. Debaixo dessa paráfrase de desânimo, com um traço feliz da mesma tinta de sangue, desenhou um coração atravessado por uma flecha."

Guilherme Amin 29/04/2023

Um ótimo livro para se iniciar no autor
Primeira obra de Gabriel García Márquez que li, esta novela foi suficiente para eu engatar outro livro dele na sequência.

Fiz-me acompanhar de um dicionário, pois tem muitas palavras que eu desconhecia.

A leitura foi prazerosa e estimulante. Não quis largar o livro, mesmo sabendo desde a primeira linha - e do título - o final da história.

No decorrer do último capítulo, senti angústia a cada passagem em que alguém poderia ter ajudado Santiago Nasar a escapar da morte, e não o fez - por comodismo, incredulidade, raiva ou qualquer outro motivo indesculpável.

Descobrir Gabriel García Márquez foi precioso para mim.

L. B. Böer 27/04/2023

?A fatalidade nos faz invisíveis?
Um livro bem cativante que aborda as nuances da latinidade, que era justamente o que eu estava precisando.
Foi um ótimo primeiro contato com Gabo, e com certeza lerei mais obras dele. Sua escrita e sua forma de revelar o "ser latino" é extremamente verdadeira e deliciosa.
Não é uma obra com grandes acontecimentos.
Seu objetivo é apenas relatar a morte, com personagens caricatos e acontecimentos extremamente peculiares.
Mas é uma história que vale a pena ser lida.

Carolina Del Puppo 26/04/2023

Muitos mistérios
O quanto este livro foi incomodo não está escrito ?, mas não consegui descansar enquanto não terminei de ler tudo de uma vez; fiquei chocada ao descobrir que foi baseado em fatos reais, um crime hediondo por sua natureza negligente.
-meu primeiro contato com o autor

Pugli_ 25/04/2023

Impossível não ficar preso na leitura!
Gabô sendo Gabô...
É imprescindível que não nos identifiquemos com alguma coisa, com algo do local, com os defeitos ou qualidades de alguém, mas o que mais me prendeu foi a angústia de já saber o que esperar, mas não imaginar nem como, nem quando. Simplesmente genial!