Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Odilon.DilAo 27/12/2022

Essa obra realmente é a porta de entrada para entender mais sobre Gabo e sua escrita.
O livro entrega toda sua história logo no início e se mantém ativo durante toda leitura, realmente é surpreendente e lindo.

Guilherme.Pimenta 26/12/2022

o assasinato que todos sabiam que aconteceria
O texto se desenvolve a partir de um evento que ocorre no dia anterior à morte do protagonista, na gigantesca festa de casamento de Angela Vicario com o ricaço Bayardo San Román. O autor nos faz observar uma série de presságios que poco a pouco se unem ao comportamento de cada um no fatídico dia, e diante dessa situação, levanta-se o debate moral e também jurídico sobre a responsabilidade coletiva frente ao assassinato de Santiago. Basicamente centenas de indivíduos tiveram a oportunidade de avisar diretamente ao ameaçado que ele iria morrer, e isso já nas horas iniciais do dia, mas o fator "destino selado" e a alienação confortavelmente escolhida pela maioria dos cidadãos chega a nos angustiar. Quando algumas pessoas enfim sabem do que está acontecendo e procuram agir, já é tarde demais.

Alexandre249 26/12/2022

Uma morte anunciada
Ok. Já sabíamos de antemão que o personagem ia morrer....mas ainda me questiono.... será que o fato que o levou a esse destino realmente aconteceu?!?

Ana 21/12/2022

Primeiro livro do Márquez que leio. Diferente do que eu esperava mas muito bom, o final é excelente.

Tony 13/12/2022

De fato, uma morte anunciada
"No dia em que o matariam, Santiago Nadar levantou-se às 5h30m da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo"

Assim que li as primeiras palavras do livro pensei "ah, por isso morte anunciada". Achava que era pq o livro já anunciava para nós leitores, mas não era apenas por isso, logo vi que todos os personagens da trama possuem o mesmo conhecimento de que o protagonista iria morrer, e daí já despertou meu interesse.

É meu primeiro contato com o Gabriel García Márquez e devo destacar o poder narrativo do homem. Mesmo tendo vários elementos históricos e culturais colombianos dos quais eu não possuía conhecimento na história, isso não dificultou minha leitura, pois ele utiliza dos mesmos para enriquecer o universo que ele está nos introduzindo de maneira primorosa. Os personagens e suas peculiaridades são um show a parte, mesmo sendo tantos que dificilmente irei lembrar seus nomes daqui a uns dias, suas características e pontos de vista na história nos fazem emergir cada vez mais na leitura.

A história é simples, porém é o simples perfeitamente executado e carregado de um tom autoral que nos conquista de imediato, ao ponto de mesmo sabendo o fim desde o início queremos saber tudo o que levou a esse fim. Foi um belo primeiro contato com esse escritor que promete me entregar ótimas futuras leituras.

Thays.Freitas 13/12/2022

recomendo
Esse livro do Gabriel, diferentemente dos outros, é bem menos extenso, porém tem a mesma pegada crítica que faz a analíse dos sentimentos e condições humanas, então já começo dizendo que esse é um ótimo livro para se introduzir no universo do autor. Ele amarra você de um jeito, brinca com o tempo verbal e com a subjetividade de cada pessoa em meio suas metáforas e críticas veladas.
Nesse livro, Gabriel vai trazer os mais diversos pontos reflexivos por intermédio de um personagem principal que já inicia o livro falecido: um protagonista defunto. Para quem tem como livro preferido o Memórias Póstumas, eu acho que essa tacada de mestre coloca uma bagagem extra na narrativa. Analisar o contexto dessa morte é analisar o ser humano em sua natureza mais original: vê-se a hipocrisia, o orgulho e a vaidade, intensificada por uma contexto histórico onde se tinha uma rígida padronização da ética e da moralidade.
Eu juro que se você ler, não irá se arrepender.
Agora minhas considerações com spoiler:
Para quem teve experiência com 100 anos de solidão, aqui a gente vai ter aquela pitada de sentimentos vazios e egocêntricos que superficialmente parecem envolver demais pessoas, mas que de fato, giram em torno do próprio eu. Eu posso dar o exemplo dos próprios assassinos, os gêmeos, um dos irmãos justificava o assassinato pela honra da irmã (o outro apenas seguia sua sombra), mas no fundo, matou pela oportunidade perdida de um cunhado rico, de um nome valoroso na sociedade, orgulho ferido e para eliminar um sentimento de derrota projetado na vitima, que tinha tudo o que queria ter: nada mais que um mecanismo defensivo do ego (Freud explica). Os personagens do Gabriel sempre são muito intensos, e merecem, com toda força do mundo, uma análise psíquica.
A história do casamento forçado da Ângela, irmã dos assassinos, a realidade vivenciada em uma sociedade que condena uma mulher por atitudes que são louváveis quando feitas por homens, me revirou o estômago desde o início. Mas o que me deixou mais puta foi a frieza com que a Ângela supostamente desonrada delatou um inocente e seguiu a vida sem culpa. Ainda futuramente, o homem que devolveu ela justamente pelo motivo de não ser mais virgem retornou para ficar com ela, ou seja, A MORTE DE SANTIAGO NÃO FOI SÓ UMA INJUSTIÇA, FOI TAMBÉM INÚTIL. Foi apenas um evento.
Ninguém sente culpa, mesmo que todos sejam culpados, eles efetuam a racionalização pela forma com que tudo aconteceu, justificando o silencio, que é o pior tipo de conivência.
Todos mataram Santiago Nasar, os gêmeos só puxaram a faca.

andreluisp.sa 03/12/2022

Um clássico
Para mim, um clássico do autor, esse livro conta de forma muito interessante uma morte que todos já sabiam que iria acontecer, mas ninguém faz nada para impedir. Uma leitura fácil e envolvente.

Eduarda 27/11/2022

Crônica de uma morte anunciada
Achei o livro bem bom, uma história que me envolveu, senti que estava lendo uma fofoca sobre algum vizinho.
Recomendo bastante no entanto acreduto que o final poderia ter sido melhor explorado e que podiam ter contado quem era o "amante misterioso".

Mare 21/11/2022

Ninguém impede justamente a morte anunciada
O nome do livro diz tudo, todo mundo sabe, todo mundo tem o poder de impedir, mas ninguém o faz ou quando tentou não conseguiu.

Eu AMO DE PAIXÃO os livros do Gabo e esse não foi diferente, é uma crônica bem curtinha, muito bem escrita e que tem todas as características únicas do autor.

Como jornalista me mostrou uma forma de relatar os fatos muito bacana, pra contar uma história trágica com vários pontos de vista que completam a narrativa.

AAA e fez referência a um integrante da família Buendía, o que da a entender que pelo menos o universo de cem anos de solidão e crônicas de uma morte anunciada se passam no mesmo universo ?
Thays.Freitas 13/12/2022minha estante
eu amei a referencia a 100 anos de solidão!!!!!

Maria13823 21/11/2022

Não me prendeu
É bom livro, escrita do GGM é maravilhosa, mas depois de ler Cem Anos de Solidão confesso que esperava mais.

Bruna 15/11/2022

Meu primeiro contato com o autor. Gostei. Realmente o realismo esta presente em sua obra. A cada pagina lida eu pensava: todos sabem e ninguém fará nada? A leitura vai fluida ate o fim quando lemos o que foi anunciado em titulo.

custodiovitoria 12/11/2022

Gabriel García Márquez estava há algum tempo em minha lista de autores que gostaria de iniciar.

E é com grande felicidade que comecei com essa obra para já me apaixonar pelo autor.

O livro narra o sentido (ou a falta de sentido) da morte de Santiago Nassar. Com uma escrita envolvente, o autor nos apresenta o cotidiano de personagens extremamente cativantes.

A leitura flui muito bem e, com uma narrativa realista acerca do fatídico acontecimento, García Márquez nos introduz no cenário de uma pequena cidade e nos faz íntimos de seus personagens.

Buscar algum sentido na morte de Santiago Nassar faz com que seja praticamente impossível desgrudar do livro até terminar a leitura, como se o leitor fosse o próprio narrador, ou juiz instrutor chamado para conduzir o caso ou qualquer outro personagem da cidade que tinha igualmente curiosidade em remontar os acontecimentos.

Essa obra é simplesmente maravilhosa ao passo que remonta, por meio das tantas memórias dos personagens, o anunciado assassinato de Santiago Nassar - tão anunciado, que o fizera morto para alguns antes mesmo de morrer de fato.

Excelente leitura!

Ana Clô 01/11/2022

A omissão
Mais um livro genial de Gabriel García Marquez. Sua escrita é envolvente, com um cenário e personagens que nos cativam e que nos fazem querer ler sobre a vida de cada um.
Como bem diz o título do livro, a morte de Santiago Nasar é anunciada na primeira frase, porém o que nos segura é toda a narrativa construída ao redor desse fato. O cerne para mim é a maneira crua que o autor conseguiu demonstrar como a omissão opera diante de determinadas situações. As consequências do não falar podem gerar uma magnitude de coisas.
Além disso, Gabriel consegue nos fazer adentrar um universo tão interessante de ser lido, com personagens contraditórios e complexos que nos identificamos por completo.
Uma incrível história, que vale a pena ser lida!
Leiam, por favor!