Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Tamires.Tanaka 13/03/2024

Não sei se gostei
Foi a minha primeira vez lendo Gabo, não sei se estava com a expectativa alta, mas o livro, a história não me pegou. Não achei a leitura difícil, até que fluiu bem. Mas achei algumas partes confusas, não gostei dos personagens, enfim, terminei sem achar a história genial, como tinha lido em algumas resenhas?

Yasmin1290 12/03/2024

Cara, que livro!
Eu terminei agora e nem sei o que comentar, apenas dizer: LEIAM!

Mesmo você sabendo desde começo o que vai acontecer, você fica tão curioso, TÃO CURIOSO, que você não sai mais da leitura. A forma que é contada a história é muito bom! As citações das pessoas envolvidas, os comentários do Garcia e a 3ª. pessoa foram muito bem cosidas, que eu não parei de ler (tive até que me forçar a fazer uma pausa para comer). A organização foi tão incrível que eu terminava os capítulos cada vez mais curiosa, e até agora estou pensando em dúvidas que me fazem teorizar o que aconteceu em determinadas partes.

Gastei a noite lendo, mas que tempo bem gasto! Sério, leiam!

Karina 06/03/2024

Então?
Eu não curti muito a dinâmica desse livro, me lembrou Morte de Ivan do Tolstoi mas não da forma positiva que foi minha experiência com a obra russa. Alguma coisa não funcionou pra mim (e olha que fiquei bem intrigada no início).

Rebeca.Jakobi 06/03/2024

Descobri que é sempre um prazer ler algo escrito pelo GABO!
Faz 3 dias que terminei de ler esse livro e ele continua me impressionando todas as vezes que volto a pensar nele! Eu li em dois dias porque estou estudando para uma prova, mas se não estivesse, não teria conseguido me obrigar a fechar o livro antes de saber o final (Mesmo sabendo o final porque o mesmo esta no titulo do livro). Passei todas as 92 paginas torçendo para que alguém avisasse/salvasse Santiago Nazar, mesmo sabendo do destino inevitável que o aguardava. Nunca uma morte foi tão anunciada como esta, e pensar que tantas pessoas poderiam ter dado o primeiro passo e a evitado. Outro livro que eu vou reler varias vezes novamente e acredito que sempre estaria perplexa e torçendo (mesmo sabendo) para que o final seja diferente.

Vinicius 05/03/2024

Crônicas de uma morte anunciada
Havia lido primeiro Cem Anos de Solidão, que é incomparável, então acabei sentindo que Crônicas de uma morte anunciada ficou um pouco aquém das minhas expectativas.
Achei o livro um pouco confuso em alguns momentos e realmente cheguei a confundir algumas situações e precisei reler algumas partes para entender melhor a situação dos personagens. Acho que eu não estava tão focado na leitura. Algo não me prendeu tanto, mas é um bom livro.

Danilo Moreira 03/03/2024

Me prendeu do começo ao fim
O livro traz elementos da crônica e do livro-reportagem e reconstitui o último dia de Santiago Nassar, jovem morador de um povoado colombiano, que foi brutalmente assassinado brutalmente após ser acusado de desonrar uma moça.

O narrador-personagem também mora no vilarejo e conhecia Nassar. É ele quem faz um trabalho de reconstrução de todo o acontecido, trazendo depoimentos de vários personagens da trama, inclusive dos criminosos que mataram Nassar, os gêmeos Vicário, irmãos de Ângela, a jovem desonrada

É o segundo livro de Gabo que leio. O primeiro foi o livro-reportagem “Notícias de um sequestro” (1996), que li em 2010, logo quando mudei do curso de Relações Públicas para Jornalismo.

Como escritor e jornalista, fiquei fascinado por “Crônica de uma morte anunciada”. É um jeito de contar uma história que realmente me prendeu. Vale e muito a leitura.

Sabrina Tamelini 03/03/2024

Resenha
Foi com esse livro que na minha adolescência conheci a literatura de Gabriel Garcia Marques. Reler esse livro depois vários anos, me fez enxergar a história de uma outra maneira, mas com a mesma admiração por esse grande escritor.
Esse livro conta a história de um assassinato, que fora anunciado para toda cidade antes de acontecer. Mas que as pessoas não deram importância ou relevância à sua anunciação, por não acreditar que ele pudesse ser concretizado. Foi escrito na década de 80, antes do Nobel de literatura que Gabo recebeu.
Para mim, esse livro é um ótimo início pra quem quer conhecer a obra desse magnífico escritor.

Chandler_bing 01/03/2024

Uma morte (muito) anunciada
Que história envolvente! Minha vontade foi de lê-la numa tacada só, pena que não consegui.
Diria que as coisas mais interessantes da narrativa foram o narrador em segunda pessoa (se assim posso chamá-lo) que contou toda essa história que ele presenciou vários anos depois, a partir de inúmeros depoimentos e pesquisas, e também o comportamento de todo o povo diante dessa morte anunciada.
Alguns momentos dão agonia e uma certa esperança, em si mesma frustrada, de que o personagem, já anunciado morto no título, no início do livro e em todo o seu decorrer, sobreviva.
É uma história com várias partes impactantes e emocionantes. Com toda certeza vale muito a pena a leitura!

GG 01/03/2024

Numa pequena cidade colombiana, o destino de Santiago Nasar estava traçado. Os gêmeos literalmente anunciaram pra todos a intenção de cometer o assassinato, mas ninguém deu importância, seja por acreditarem que os dois não cumpririam sua palavra ou por Santiago não ser tão querido assim.

O fato é que matam o cara e o narrador, que observou tudo de perto, conta o que precedeu, as razões para a morte e mostra a culpa compartilhada de toda a comunidade pelo ocorrido.

Foi meu primeiro livro do Gabo (íntima sim) e gostei muito da escrita e do estilo, li numa sentada só.

allc0 29/02/2024

"Definitivamente, houve um assassinato violento"
Livro é extremamente interessante e prende você do início ao fim, é curto e consegue terminar de ler em poucas horas
bom livro, só nao é extraordinariamente bom
Obg prof marcos por ter me emprestado

Sel 29/02/2024

Isso é uma crônica!!!!
Que livro fabuloso! O tempo psicológico é igualzinho a uma grande fofoca numa cidade do interior. A cada pessoa que encontramos na rua, temos um retalho da história, sem preocupação com cronologia. O desfecho revelado no título deixa tudo mais interessante. E faz todo detalhe simples ter sabor de informação importante.
Essa leitura é um deleite!

Lua 24/02/2024

Achei a história interessante, é fácil e rápido de ler, por mais que você saiba o que vai acontecer, é legal de ler. Mas n é um livro extraordinário

Sofia136 21/02/2024

Cativante
Foi uma leitura extremamente fácil e cativante. Ficamos cada vez mais ansiosos para contemplar o fim da vida de Santiago. Mesmo que seja uma leitura complexa em algumas formas de expressão, ela flui muito bem. Gabriel García Márquez, foi esplêndido!