Os Homens Que Odeiam As Mulheres

Os Homens Que Odeiam As Mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Luana.Chuq 06/05/2024

Um bom mistério jornalistico
Eu tinha visto o filme, mas graças que n lembrava de muita coisa. Quem escolheu o cast acertou em cheio. Fiquei triste em saber que o autor faleceu pouco tempo depois da publicação da trilogia. Ele soube muito bem escrever uma história coesa, com um mistério que te prende do início ao fim. E inspirador sua forma de contar história, todos personagens tão bem desenvolvidos.

Joao Felipe 04/05/2024

Nem incrível, nem ruim
Gostei como a narrativa se desenvolve e como somos mergulhados em paginas muito bem escritas, mesmo que pra mim muitas soluções e argumentos tenham destoados da qualidade geral do livro, ele poderia ter sido melhor mas estou feliz como ficou, e vou ler a trilogia.

iamleticiarodgs 30/04/2024

Larsson é sem dúvidas uma referência pro noir, acredito que nenhum outro autor conseguiria ter feito o que ele fez nesse livro.
O começo demora um pouco pra desenrolar mas é compreensível pois o livro é extremamente detalhista.
Enredo forte e que mantém o pique até o final, muitos desdobramentos e raciocínios muito coerentes.
Aborda assustos fortíssimos que podem ser um gatilho para algumas pessoas.

Mateus 28/04/2024

Os homens que odiavam as mulheres.
Conheci o filme antes dos livros, assisti inúmeras vezes a versão americana e a versão sueca (original), acredito ser uma história forte e polêmica, mas crua e real assim como é a escrita do Stieg Larsson.

O livro conta a história da Lisbeth Salander, do Mikael e da Suécia. País de alto IDH, grande nível cultural, mas violento para mulheres, com vários episódios de misoginia.

Sobre a história, o Mikael é um jornalista famoso por sua revista Millennium, um Super jornalista que revela a podridão da politica e mercado financeiro, até descobrir que se tornou alvo das corporações que tanto denunciou, é assim que ele é levado ao encontro do caso de mudará sua vida, conhecerá a família Vanger, poderosos industriais, influentes e problemáticos. Henrik Vanger lhe apresentará o maior desafio de sua vida, onde Mikael adentra um mundo de misoginia, fanatismo religioso, dinheiro e poder.

Lisbeth, o que falar dela? Acredito que ela seja a personagem principal do livro, por ser alguém que foi marginalizada pela sociedade, não encaixa nos padrões criados para oprimir as personalidades, dessa forma ela é sempre vista como uma outsider por seu visual punk, sua inabilidade social (talvez nos próximos volumes eu entenda a origem disso), apesar de ser excluída pelas pessoas, ela consegue desempenhar um trabalho genial como hacker, e é dessa forma que será levada ao encontro do Mikael, e suas habilidades serão importantíssimas para o desfecho da história, para salvar o mocinho, para restabelecer a Millennium.

Não consigo resumir a história do livro sem contar spoilers, por isso irei parar por aqui. É um livro sensacional, cheio de referências históricas sobre a família Vanger e o colaboracionismo com o nazismo, sobre interpretações fanáticas de versículos bíblicos, sobre a violência contra as mulheres, vejo esse livro como um vinagre que é jogado contra uma ferida, é realmente para arder e incomodar até que possa cicatrizar, é algo visceral, tenho os outros 2 volumes da trilogia original escrita pela Stieg e irei ler com toda certeza, esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida, não é um livro leve, mas ele é bem escrito, bem dividido, suspense e dramas pessoais, são tantas camadas que não consegui contar aqui nessa breve resenha, mas cada personagem é um iceberg de informações. Indico muito essa leitura, sério, apenas leia.

Pati 27/04/2024

Mix de emoções
O livro é bastante pesado e complexo, ao mesmo tempo em que se quer entender e ter a resposta logo. Eu recomendo a leitura, vale a pena.

PRETO 22/04/2024

Os homens...
Faz cerca de 15 anos que havia lido, e me lembrava de algumas partes, mas com a releitura pude colocar a mente pra funcionar melhor; fiz a releitura pq pretendo ler os demais. Não dei nota mais alta, pq achei um pouco chato as partes que diversas vezes citam "economias", acredito que a história se desenvolve muito bem sem tantas "informações " econômicas, bom, pelo menos é meu ponto de vista. Mas em geral o livro é bom.

mysteriesflashing 11/04/2024

Stieg Larsson não sabe o que é tédio, definitivamente
O cara não escreveu um capítulo ruim ou medíocre, escrita sensacional e história impecável e nada previsível. Blomkvist eu entendo o motivo de todas se apaixonarem por você!
Salander não sabe o que é medo, sem dúvidas uma das personagens mais corajosas e fortes que já li.
Perfeição!!!

Matheus656 10/04/2024

A porta do inferno
A trama se desenrola em torno do jornalista investigativo Mikael Blomkvist, que é contratado para desvendar o desaparecimento da jovem herdeira de uma família industrial poderosa, Harriet Vanger. Auxiliado por Lisbeth Salander, uma hacker talentosa e enigmática, Blomkvist mergulha em um mistério que envolve segredos sombrios e família disfuncional.

Larsson tece uma narrativa complexa, entrelaçando múltiplas camadas de suspense, intriga e drama psicológico. Ele habilmente aborda questões sociais como violência contra as mulheres, corrupção e poder, enquanto mergulha nos cantos mais obscuros da psique humana.

Os personagens são ricamente desenvolvidos e cativantes, especialmente Lisbeth Salander, uma protagonista incomum e inesquecível. Sua personalidade complexa, marcada por traumas e uma mente afiada, adiciona uma profundidade emocional única à história.

A escrita de Larsson é afiada e envolvente, mantendo o leitor na ponta da cadeira do início ao fim. Sua habilidade em criar reviravoltas surpreendentes e momentos de tensão explosiva eleva o suspense a um novo nível.

Além disso, "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" não apenas entretém, mas também levanta questões importantes sobre justiça, igualdade de gênero e o papel dos meios de comunicação na sociedade contemporânea.

Tatið 08/04/2024

Os personagens são bem construídos de forma que parecem reais .Valeu muito a pena o esforço em levar a leitura até o final, pois é um livro com uma trama muito envolvente .

Regiane 07/04/2024

Os homens que odiavam as mulheres
É um livro que aborda a violência contra a mulher (especialmente sexual) de forma muito explícita, o autor consegue demonstrar a brutalidade e a crueldade das atitudes dos personagens masculinos do livro mesmo que as descrições dos estupros sejam breves. Não é um livro que indicaria a todos, especialmente aqueles que são sensíveis ao tema. A história é bem construída apesar de alguns arcos serem encerrados de forma muito abrupta, no geral o livro consegue manter o suspense e apresentar boas soluções. Sendo sincera os últimos 10% do livro que seguiam apenas Mikael em sua vingança foram mais eletrizantes que o restante do livro.

JenniferIRSouza 28/03/2024

Não são só os homens que não amam as mulheres. É a sociedade, e nisso se incluem muitas mulheres também (COF COF Izabela COF COF).
Eu estava achando o livro um pouco lento... até que apareceu a Lisbeth, rainha hacker detetive!!
Mikael é cara tão gente boa que todas as mulheres se apaixonam por ele, chega a ser bizarro. E como ele é muito humilde, ele pega todas, pra não deixar ninguém passar vontade.
A treta com Wennerström achei que foi só um artifício pra ter enredo, pois era bem dispensável.
A investigação que conduz a maior parte do livro, até que é bem interessante, mas a relação dos personagens é mais.

Max 25/03/2024

Os homens que não amavam as mulheres
Leitura envolvente, personagens marcantes e uma série que não dá desânimo de ler, ansioso pela continuação

Laura.Sartor 15/03/2024

Os homens que REALMENTE não amavam as mulheres
Confesso que não me prendeu muito, esperava mais? achei a escrita bem enrolada, demorei 15 dias pra ler, e o suspense foi a única parte da história que me atraiu - que, inclusive, o plot me surpreendeu, não esperava!!! mas é isso, achei bom, apenas!