Coração de Vidro

Coração de Vidro José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Coração de Vidro

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 07/06/2022

Qualquer obra de José Mauro de Vasconcelos é um aperto no coração. O autor não alguém que abusa do drama, mas suas histórias são de uma tristeza dolorida, daquela que faz chorar e soluçar.

Essa pequena coletânea de contos tem como tema o abandono, a crueldade e a solidão. São temas comuns a vida e para que o leitor pudesse rapidamente se identificar, todos receberam uma roupagem de fábula, com animais e plantas antropomórficos que exibem uma inocência frágil. Uma confiança ingênua.

A história do Cavalinho de Ouro talvez seja aquela tenha sido a mais bem trabalhada - é uma característica de Vasconcelos a predileção por personagens infantis. Não suponha contudo que a história se assemelhe a outro clássico como Meu Pé de Laranja Lima; a ideia se aproxima mais do desenrolar da vida.

Embora não haja nada no livro que possa dificultar a compreensão infantil, eu não o recomendaria a ninguém menor de dez anos pelo impacto emocional que pode causar.

Reccanello 17/06/2021

Que tristeza, as pessoas terem de crescer e perder o coração!
Livro triste da poha!
===
Não gosto muito de livros que humanizam animais e, principalmente, plantas, porque não faz qualquer sentido colocar neles sentimentos e pensamentos humanos, ainda que intencionando repassar algum ensinamento importante. Ainda assim, e apesar de nos levarem a uma época mais simples, os contos do livro - todos muito curtinhos, muito bonitos e singelos - acabam por mostrar uma realidade bastante triste, em que a indiferença do homem para com a natureza pode ser sentida de uma forma "maligna": a solidão ressentida do peixe de aquário, a decadência da fazenda onde vive a mangueira esquecida e abandonada, o orgulho despedaçado do cavalo que um dia foi campeão, a tristeza e a impotência fatais do pássaro azul aprisionado... De forma mais séria e aprofundada, o livro tem algumas temáticas comuns a seus quatro contos: a valorização da liberdade; o retrato da saudade e da nostalgia; a solidão a que os personagens - e todos em geral - estão expostos; a necessidade de respeito aos animais como seres que possuem sentimentos, consciência e certo grau de inteligência; a premência na preservação da natureza e do meio ambiente, principalmente diante dos efeitos nocivos das intervenções humanas no habitat natural dos animais e das plantas. Também pode ser visto como um alerta, um apelo para que não abandonemos totalmente aquela inocência da infância que nos fazia conversar e ter um amor mais profundo para com o mundo que nos cerca, em especial os animais e as plantas.

site: https://www.instagram.com/p/Cd9N6OWpzss/

Camily61 17/07/2023

Uma obra necessária!
Eu li rapidamente, como uma jovem senti que foi um livro necessário para uma nova construção de visão, sem dúvidas livro triste, me causou uma sensação de solidão quando se conecta com a narrativa, foi muito bem construída a mensagem, um aprendizado para a vida inteira.

Vanessa 03/05/2021

Sensível e triste
Mais um livro sensível, como todos de José Mauro Vasconcelos. Nesse deixa por conta da animais que o ser humano insiste em negar que existam sentimentos, sensibilidade, necessidades, sonhos e propósitos. É de fácil e rápida leitura.

Ana Taffy 20/08/2020

Mensagens bonitas no meio de muita tristeza.
Você pode encontrar muitas mensagens nesse livro. Como a vida de cada ser tem valor, como os homens estragam tudo, mas acho que a principal é a perda da inocência ao crescer, ou como percebe o Cavalo de Ouro, que ao crescer, a vida passa a exigir de você e você esquece e deixa de dar valor às coisas simples.

Esse livro estava guardado aqui em casa há muitos anos. Minha irmã precisou ler para fazer um trabalho de escola, quando devia ter uns 10 anos. Teve que ler também O Meu Pé de Laranja Lima e Pollyana. Acho que é por isso que ler não era agradável na época e se tornou uma atividade "chata" tendo que ser defendida e incentivada, precisando de tantas campanhas de incentivo à leitura. Esse livro é uma infinidade de tristezas, com uma linguagem não tão fácil para uma criança, não é uma atividade divertida para o público que era forçado a lê -lo.

Ainda bem que nessa mesma idade, os livros que eu precisei ler para a escola não foram desse autor, pois eu também não teria formado o amor que tenho pela leitura hoje, são livros com mensagens bonitas, mas são muito tristes, eu ia ficar com receio de pegar outros livros e ficar deprimida com seu conteúdo.

Achei a mensagem bonita, mas a infinidade de tragédias muito grande, não é uma experiência gostosa de leitura.

site: https://www.passeandoemlivros.com.br/2020/08/coracao-de-vidro-resenha-do-livro-de-jose-mauro-de-vasconcelos.html

Angie - @livros_libras 27/03/2021

Um pássaro, um peixe, um cavalinho e uma árvore
Livro de uma sensibilidade ímpar sobre o afeto.

O livro é composto por quatro contos que tem em comum o local onde se passa: uma fazenda. Nela, quatro personagens mostram a sua relação com os humanos e com a natureza em geral, e todas as histórias possuem uma poesia linda e cruel sobre amor e solidão.

Será que todos nós temos olhos de saudade e um coração de vidro? Ou será que a dureza do dia a dia nos faz ofuscar nossos olhos e corações?

Bruna 27/02/2013

Indicado para crianças
Eis aqui um de meus livros favoritos. Li ainda na infância e, volta e meia, me pego procurando por ele na minha estante. Dedico 40 min de leitura e me sinto preenchida, novamente. Recomendo para todas as pessoas, principalmente para crianças, pois ele me ajudou a traçar um pouco da minha personalidade. São quatro histórias incríveis de personagens inusitados de uma fazenda. Quatro belas histórias.

Julia 15/02/2022

Estala, coração de vidro pintado..
Esse livro só serviu para reafirmar o que eu já penso. Pássaro na gaiola, nem pensar. Peixe no aquário, tbm não. Sem falar na história do cavalo. Agora, a história da árvore mexeu com meu coração.

Cíntia Costa 18/12/2021

Triste... Real.
Favoritei esse livro. Sabe por quê? Porque embora seja um livro extremamente triste mostra a realidade do ser humano. O ser humano é assim: frio, articulador, cheio de suas razões, pensa só em si mesmo, maltrata os animais.
As histórias são fábulas, por isso os animais falam e pensam, e tem sentimentos.
Por outro lado, eu sou totalmente contra àqueles que tratam bichos como filhos, como seres humanos. Animal é animal, gente é gente. Simples assim.
José Mauro de Vasconcelos foi um dos melhores escritores da literatura nacional. Seu grande livro de influência e de repercussão foi O meu pé de laranja lima.
Leiam as histórias deste escritor.

Ayumi.kimura 23/09/2022

Um alerta de respeito a natureza. Uma leitura dura e triste, que deixa nossos coraçãozinho apertado. Um livro onde ganha se vida, sentimentos e dor.

Jen. 30/06/2010

Livro de Infância
Esse foi o primeiro livro que eu me lembro da minha mãe ter lido para mim. E foi o primeiro livro que eu chorei de soluçar.

Rebeca_Moledo 09/06/2020

Eu coloquei como meu objetivo ler todos os livros do José Mauro, por causa de O meu pé de laranja lima, que marcou muito minha infância, e continua me conquistando ainda hoje.
Coração de vidro é um livro de contos, bem curtinho e de leitura rápida, mas sensacional. O autor, em cada uma das histórias, mostra a crueldade do ser humano para com os animais, e que os animais, assim como as crianças, só querem ser livres, tendo o poder de amar e aprender o significado de ternura.
Ana Taffy 20/08/2020minha estante
Oii! Tudo bem? Acabei de ler esse livro, ele estava aqui em casa porque minha irmã precisou ler para a escola quando tinha uns 10 anos, lá nos anos 80. Achei que o livro é muito triste e de linguagem difícil para uma criança dessa idade. Eu leio hoje com 30 anos e achei bonita a história, mas pensei que se eu tivesse lido aos 10 anos talvez não tivesse me incentivado tanto a gostar de ler. Legal ver seu comentário e saber que O Meu Pé de Laranja Lima te incentivou!

Ingrid Guimarães 21/01/2022

Frases do livro
?Que tristeza (agora começava a descobrir) as pessoas terem de crescer e perder o coração? Que tristeza dolorida as pessoas grandes não poderem conversar e entender as árvores.?

?Algo em mim se revelava maduro, porque as coisas começavam a ter um significado mais forte na vida. E a solidão era a pior de todas as coisas??

?Só o tempo consegue ensinas. De nada vale a experiência dos mais velhos. Mas de uma coisa não se esqueça: os homens? Os homens não têm coração e estragam tudo.?

VanessadeOliveira 15/10/2016

Estala o coração de vidro...
Vasconselos me faz chorar desde meu pé de laranja lima. A prosa dele é tão simples e tão sincera. Tão real e nítida que parte o coração todinho. A mim parece que ele nunca se perdoou por ter deixado a infância. e pra nos magoar escreve estas histórias...
Danielle C 07/07/2017minha estante
Menina, o que é essa resenha??? Poética. E talvez seja verdade, sobre deixar a infância e nos magoar...
Quer me ver chorar muito, fale os nomes de Manoel Valadares e Zezé.
Essa ternura que comove demais, até hoje.

1 | 2 | 3 | 4