Doze contos peregrinos

Doze contos peregrinos Gabriel García Márquez

Resenhas - Doze Contos Peregrinos

Toni Nando 16/09/2017

Muito Bom
Terminei essa obra em dois dias, gostei muito. Leitura fluiu, os contos são ótimos.

Nilva 19/04/2018

Os 12 Contos Peregrinos, do Gabo, têm uma história de peregrinação mesmo. Contos escritos, guardados, perdidos, reescritos, recontados... enfim, os que sobreviveram ao tempo são muito bons! Todos. Foi ótimo reler e confirmar a excelência de "Me alugo para sonhar" e "Só vim telefonar".

Ótimos também "Maria dos Prazeres" e "A luz é como a água". O primeiro pela surpresa da protagonista (e minha) com aquela mais uma chance; o segundo pela poética dos elementos desde o título, pela plasticidade das imagens. Daria um belo filme.

O inusitado, o surpreendente, a reviravolta na vida, tanto de crianças ou jovens quanto dos protagonistas idosos é a constante na escrita de Gabriel Garcia Márquez nestas histórias.

Que bom estes 12 contos terem peregrinado até nós.

Pri | @biblio.faga 24/01/2020

Confesso que estava apreensiva em me aventurar nas terras desconhecidas do imaginário do brilhante Gabriel García Marquez, não porque eu duvidasse de sua mais que reconhecida genialidade, o medo era não estar a par da tarefa, mas o desafio literário veio muito bem a calhar, inclusive porque satisfez a minha imensa curiosidade de conhecer esta obra, decorrente do fato do livro ter sido enviado pela TAG em dezembro de 2015 - curadoria de Suzana Herculano-Houzel.

Sobre o livro:
Em 1992, em Cartagena das Índias (Colômbia), Gabo concluiu a obra “doze contos peregrinos”, e no prólogo, nos comunica que as histórias reunidas nesta obra – escritas, perdidas, descartadas, encontradas e reescritas ao longo de 18 anos, portanto, peregrinas – têm como tema comum a presença de um personagem latino-americano vivendo em território europeu.

A escrita de Gabo é simples, acessível, mas também magistral, de um brilhantismo e fluidez invejáveis.
Você não lê os contos, você os devora, e eles ecoam em você, por exemplo, você nunca mais esquecerá os ventos evocados pela palavra “tramontana”, rs.

Além disso, a intimidade com que narra chega a ser desconcertante; admito que me vi compelida a pesquisar a veracidade dos acontecimentos e a existência dos personagens, especialmente nos contos em que a narrativa é em primeira pessoa – característica que apenas associava ao escritor argentino Jorge Luís Borges.

Outro ponto que me chamou atenção foi à voz dada aos indivíduos mais velhos (como nos contos “Maria dos Prazeres” e “Dezessete ingleses envenenados”), destruindo, portanto, a leda crença de que os “mais vividos” não têm mais nada interessante a se viver.

Destaco, por fim, os meus contos favoritos: “A Santa”; “Me alugo para sonhar”, “Só vim telefonar”, e "O rastro do teu sangue na neve".
Recomendadíssimo!

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Camila.Guntzel 02/06/2020

Blé
Talvez pelo autor de renome esperava muito do livro, e me decepcionei ao não ver profundidade, ou razão para nenhum dos 12 contos do livro. Me questionei se eles teriam um porque, principalmente aqueles que vinham ditos como reescritos muitas vezes até chegar ao que seria mais próximo do perfeito, talvez tenha perdido algo de importante a ser compreendido antes de lê-los, ou sobre a história do autor. Mas de toda forma, para mim não pareceram interessantes e muito menos me prenderam. Conclui a leitura porque sempre tenho fé que no final pode melhorar hehehehehe maaaas n foi dessa vez!

Quadro Cult 30/07/2020

A obra de Gabriel García Márquez reúne histórias sobre latino-americanos em terras europeias, criadas no período de dezoito anos. Baseadas na vivência do próprio autor, resultam da mistura entre suas memórias e a imaginação. São “peregrinos” pois, de 64 contos iniciais, entre idas e vindas da lixeira, perdas e esquecimentos, restaram apenas 12.

Ao longo do texto, somos agraciados com o consagrado realismo fantástico do escritor, em tramas permeadas por reviravoltas nas quais acontecimentos possíveis e corriqueiros tomam rumos imprevisíveis, chegando ao surreal. Sonhos, premonições, assombrações, acontecimentos absurdos e tragédias, são alguns dos elementos que dão a tônica da combinação entre a fantasia e o real.

O livro consegue construir personalidades diferenciadas, mas que possuem em comum uma identidade latina incontestável. Muitos personagens são extremamente religiosos, outros, supersticiosos, e carregam costumes que se chocam com os hábitos europeus, mesmo quando vivem há muito no continente. Apesar de se encontrarem distantes de sua terra natal por motivos diversos, os exilados vêem a Europa como um local frio, inóspito e até hostil.

Embora seja uma tarefa difícil, destacamos os contos “Só vim Telefonar”, “Maria dos Prazeres”, “Tramontana” e “O Rastro de Seu Sangue na Neve”. Neles, a originalidade de Gabriel e sua habilidade de transportar o leitor para eventos intensos que vão além da imaginação, geraram uma experiência fascinante que nos absorveu em suas páginas.

site: https://www.instagram.com/quadrocult/

Ratinha de Biblioteca 16/11/2020

Alguns excelentes!
Essa coletânea de contos contêm alguns excelentes, que lembram que o Gabo ganhou o Prêmio Nobel por merecimento! Outros são meio confusos, mas o próprio autor explica sobre como foi a execução desses contos, feita ao longo de vários anos e, para aqueles que querem ser escritores, talvez valha a leitura só por esse prefácio.

Sara 09/01/2021

Como sempre os livros do gabo me levam a lugares incríveis, nesses contos ele nos leva a peregrinar tanto metafórica e Tb acompanhando literalmente algumas peregrinações. A luz é como água e o rastro do teu sangue na neve foram meus favoritos. Cada livro do gabo eu fico encantada com a escrita.

J. W. Murta 17/02/2021

Simplesmente genial
O Gabo surpreende a cada conto deste livro. São historias completamente fantásticas e emocionantes. Contos como "A luz é como a água" e "Me alugo para sonhar" simplesmente destoam de tudo que já foi escrito. É possível ver a experimentação do Gabo como escritor e seu real crescimento. Super indicado.

Malu.Nunes 06/03/2021

É muito difícil fazer algum comentário que se aproxime da dignidade que esse livro tem. Se tornou um de meus favoritos, não só porque Gabo é de fato um dos melhores escritores de todos os tempos, mas pelo modo como cada conto me tocou.
É uma experiência maravilhosa a leitura desse livro. Os contos são impecáveis, surpreendentes e excitantes. Um verdadeiro deleite. Certamente, vou reler em outros momentos.

Carlos Padilha 06/03/2021

Leitura agradável
A proposta do livro é muito interessante, Os contos mostram a "reação" do espírito e cultura sul-americanos diante de situações curiosas, inusitadas ou bizarras vividas em terras europeias.
A leitura flui muito bem, como se espera da escrita do autor. Ao final de cada conto, fica uma sensação agradável, de uma experiência quase vivida. Mas nenhum deles me gerou a emoção de outras leituras.
Em minha opinião, os destaques ficam para o assustador "Só vem telefonar" e o triste O Rastro de teu sangue na neve.

Bruna Peixoto 27/03/2021

Um bom livro, os contos que mais gostei foi :" só vim telefonar e Maria dos prazeres".

Arthur 01/07/2021

seria exagero dizer que todos os 12 contos tem a sua excelência proporcionalmente, porém na sua maioria são perfeitos.

Lucas.Ribeiro 04/02/2022

É bom só
achei a maioria dos contos meio mais ou menos, talvez me falte maturidade ainda e quem sabe em outra oportunidade seja um livro favorito tal qual é Cem anos de solidão.

gablues 04/04/2022

daora??