Ilusões Perdidas

Resenhas - Ilusões Perdidas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lucas1429 08/04/2020

Leitura deliciosa
Balzac nos contextualiza num cenário político francês turbulento. É um livro com personagens muito cativantes, Lucien é ótimo protagonista, muito bem desenvolvido. As críticas que o livro faz as relações de poder, do jornalismo e da monarquia são muito precisas. Assim como ele também não perde ao constituir um belíssimo romance de formação baseado em sonhos e frustrações, amor e melancolia. Trabalha com maestria todos os sentimentos que evoca. Ótimo livro.

gabri.fonseca 30/08/2020

É um livro que ilustra bem o começo do jornalismo na Europa, que era super panfletário e pouco informativo. Tem um enredo pessimista como já sugere o título.

Antunes4 02/07/2023

Foi um sacrifício terminar esse livro, lembro que terminei depois de longos meses após ter comprado.

A história em si em bem fraca e desinteressante, com detalhes excessivos de lugares e objetos (o que deixa extrememante maçante).
Eu esperava muito mais do Balzac.

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Uma aventura sobre ingenuidade
Enquanto se acompanha a história, percebe-se a ingenuidade presente nas relações humanas que envolvem interesses, ambições e poder.

Mariele 16/02/2021

Grande obra
Mej primeiro livro do Balzac surpreendeu. Eu não esperava muita coisa. A história é envolvente e interessante e as histórias e escolhas do protagonista nos fazem pensar em nossas próprias. O sjcesso vale tanto a pena assim?

Renato 18/05/2024

De volta a Angouleme
O volume II de Ilusões perdidas trata do retorno de Luciena à província, após a sua queda diante da sociedade de Paris. Essa parte do romance detalha mais a situação de David Search e sua família esposa Eve, e a luta que eles travam contra seus fiadores para evitar a falência e manter a sua subsistência.

Joana 02/10/2014

Sem dúvida que este é o melhor Balzac de toda sua vasta produção literária!

Rafael 12/02/2019

Primeira parte concluída
Tirando algumas partes arrastadas pela descrição minuciosa do autor e algumas falas que levam uma página inteira, só tenho elogios pra esse livro (isto é, a primeira parte dele). O enredo em si não peca, e tanta coisa acontece que as vezes lembrar de tudo é difícil, as vezes fico pensando o quão longe foi a pesquisa do autor e conhecimento do tema pra fazer um romance desse calibre. O fato de ele dispor apenas de tinta e bico de pena, muitas vezes à luz de velas para a criação dessa pérola aumenta a sua grandiosidade... e justifica o seu legado.

Vanessa 24/05/2018

Ilusões Perdidas, Honoré de Balzac
Ilusões Perdidas, Honoré de Balzac - Resenha
Em Ilusões Perdidas é contada a história de Lucien, um jovem poeta apaixonado e cheio de sonhos que sai do interior da França para Paris com a amante para se tornar escritor. Suas ilusões começam a se perder quando no começo da estada na capital ele é desprezado pela alta sociedade e também por sua amada, a Sra de Bargeton, que escolhe se afastar do poeta para manter-se entre a elite a qual pertence. Lucien, ressentido e abandonado, percebe que viver em Paris não é tão fácil como imaginava. Os livros que escreveu não são aceitos no comércio e ele se vê obrigado a ganhar a vida de outra forma. Em um restaurante miserável ele conhece Lousteau, um jovem jornalista que o ajuda a conseguir emprego na redação do jornal onde trabalha. Logo, Lucien se vê as voltas com o poder que o jornalismo tem sobre o comércio, a política e a sociedade daquele tempo.
Vendo que o jornalismo é feito de fofocas, maledicência e de elogios falsos para manipular as opiniões, Lucien aprende a pena pode derrubar pessoas. Ele tem a chance de se vingar de sua antiga amante, provocando um ataque público a ela por meio de um artigo de jornal. O poder da escrita faz de Lucien um homem temido e ele se usa de chantagem para ter poder sobre a elite parisiense. As falsas amizades, para proteger a si mesmo de cair na boca do povo, fazem ofertas de grandeza e renome entre a nata social de Paris. Encantado pela oferta de se tornar um nobre e pertencer à alta sociedade, Lucien renova a amizade com a Sra de Bargeton, cuja intenção é de vingar-se dele. A conquista da fama faz com que Lucien gaste mais do que tem para manter-se no luxo e o jovem acaba em meio a dívidas e perdendo dinheiro no jogo.
A vida de Lucien dá uma reviravolta, quando muda de jornal e de partido. Aqueles que já odiavam por seu sucesso e por seu talento conspiram contra ele, levando-o à miséria. O título prometido a Lucien também é anulado pelo Rei, pois seus inimigos atribuem-lhe um artigo calunioso que ele não escreveu. Traído por Lousteau, Lucien vê a amante Coralie sucumbir e adoecer. Obrigado pelos superiores a escrever contra o livro de seu amigo d’Arthez, Lucien vai à ruina e volta para a província, onde por sua culpa, o cunhado está preso e a família falida.
Nesse livro, a inveja é a palavra que descreve o jornalismo. Balzac relata as intrigas produzidas no meio jornalístico na mais cruel verdade. Lucien, antes um íntegro poeta e escritor, se deixa corromper por esse mundo, onde o luxo, o jogo e a falsidade imperam. Escrito ao longo de dez anos, o livro é o pioneiro no jornalismo literário.
Muito do que se lê no livro, se observa na vida real. No jogo do jornalismo, um simples elogio também pode ser motivo de desconfiança. Uma crítica pode ser sinal de fracasso, pois pode se aplicar maldade. Nota-se a maledicência mascarada que as notícias trazem, e a baixaria produzida apenas para garantir cliques ou audiência. Com o jornalismo modificado pela internet, a diferença daquele tempo para o século XXI é apenas a tecnologia, pois o veneno do jornalismo continua o mesmo.

site: https://medium.com/@vanessadearrudafotografia/ilus%C3%B5es-perdidas-honor%C3%A9-de-balzac-resenha-209b4505c226

gabriel 14/10/2022

ilusões perdidas
o livro é muito bom, mas a tradução é medíocre demais, até eu que sou burro vi vários erros de gramática que com uma revisão simples poderiam ter sido corrigidos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6