Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez




Resenhas - Do Amor e Outros Demônios


418 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Silva579 20/10/2023

Do amor e outros demônios
Esse livro é muito bom! Eu gostei bastante.
Achei a leitura dificílima, isso porque não estou acostumada com escrita e termos mais antigos, a cada página eu parava e fazia uma anotação e de fato esse livro ampliou meu vocabulário.
No decorrer das páginas conseguimos notar o poder que a igreja exercia sobre as famílias, sobre a cidade em si e sobre a própria Sierva María e seus interesses.
O livre abrange muitas coisas, tais como: religiões, relacionamentos, culturas, línguas, escravidão e etc.
Sierva foi forçada a ir a um convento para se curar de raiva, pois era o que acreditavam que ela havia contraído após ser mordida por um cachorro, esse diagnóstico foi substituído por um quadro de possessão demoníaca, fazendo que com a criança de 12 anos fosse submetida a castigos de exorcismo com a tentativa de extrair o demônio que pensavam que em Sierva María habitava.
No decorrer da história, a protagonista se apaixona, nos mostrando o amor em ?tempos difíceis?.
O livro mostra o quanto precisamos do amor em nossas vidas e os caminhos infelizes que podemos ser levados caso não tenhamos a oportunidade de vivenciar esse sentimento. A escrita é carregada de emoções em cada palavra.
Gabi Silva 14/11/2023minha estante
Como escreve bem... Meu Deus!




Emanuela 09/08/2023

Um ótimo livro pra começar a ler Gabo
Fazia tempo que não lia Gabo, e mergulhar nas páginas de 'Do Amor e Outros Demônios' foi como voltar a um lugar conhecido e encantador. Esta obra, mesmo sendo uma leitura curta, carrega todo o encanto e a magia do realismo mágico característico do autor.
.
A história se passa no século XVIII e gira em torno de Sierva María, uma jovem de 12 anos que, por um acaso do destino, é mordida por um cachorro raivoso. A partir desse evento, acompanhamos a jornada de Sierva e sua relação com a fé, a sociedade e o amor.
.
Uma das características marcantes de Gabriel García Márquez é sua habilidade em criar atmosferas envolventes. Em 'Do Amor e Outros Demônios', não é diferente. Através de sua escrita rica em detalhes e imagens poéticas, somos transportados para um mundo onde o real e o mágico se entrelaçam de forma sutil e fascinante.
.
Embora o caminho tomado pela narrativa tenha sido previsível para mim, isso não diminuiu o prazer da jornada de leitura. Cada página foi uma oportunidade de me deleitar com as descrições vívidas, os diálogos profundos e as reflexões sutis sobre a natureza humana e suas paixões.
.
'Do Amor e Outros Demônios' é uma excelente porta de entrada para o universo do realismo mágico de Gabriel García Márquez.
Alê | @alexandrejjr 06/09/2023minha estante
Parabéns pela bela resenha, Emanuela!




Li 16/10/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - OUTUBRO - NOBEL DE LITERATURA *LIVRO 3*
Sinopse: Jovem marquesa supostamente possuída por demônios envolve-se com o padre espanhol encarregado de exorcizá-la. O ponto de partida do romance é uma reportagem que o então novato jornalista Gabriel García Márquez foi encarregado de fazer na Bogotá de 1949.

Escolhi o livro depois de fazer muita “pesquisa de campo”! Muita gente que perguntei apontou esse como o melhor dos que eu estava interessada em ler DE Gabo (já li os melhores dele), então segui a opinião do pessoal, vamos ver se acerto! E outra, a sinopse me fez lembrar muito de uma crônica de João Ubaldo Ribeiro em “Arte e ciência de roubar galinha”!

Bom, a temática é mais ou menos a mesma da crônica, mas o tom é bem diferente. O livro é interessante, fala de relacionamentos, de culturas, religiões e seus preconceitos e da luta entre as verdades impostas e as pessoais... Não é o suprasumo como “Cem Anos de Solidão”, mas é bom de ler, e mostra como qualquer coisa pode dar material para uma boa história se a pessoa tiver talento e criatividade!
A base do livro foi uma ossada de menina encontrada quando se esvaziava as criptas de um antigo convento para transformá-lo num hotel. A ossada tinha um cabelo ruivo que media 22 metros!
“(...) Já a mim não pareceu tão trivial, porque minha avó me contava em menino a lenda de uma marquesinha de doze anos cuja cabeleira se arrastava como a cauda de um vestido de noiva, que morreu de raiva causada pela mordida de um cachorro, e que era venerada no Caribe por seus muitos milagres. A ideia de que aquele túmulo pudesse ser dela foi a minha notícia do dia, e a origem deste livro.”

Eu estava com muitas saudades de Gabo e acho que me dei bem em seguir o conselho do pessoal. Dos três livros “oficiais” para este mês, com certeza foi o que mais gostei de ler, talvez por já estar familiarizada com o estilo do autor, ou porque gosto de realismo fantástico.


*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
Viquinha 30/10/2011minha estante
Será que existe possibilidade de não se gostar de um livro do Gabo?...suas histórias são apaixonantes.




Vannessa.Crys 28/01/2023

Amor, mistérios... Um romance fora da caixinha. Inicialmente não pensei gostar, mas, me surpreendi e acabei que gostando muito dessa leitura que nos instiga a questionar nossa compreensão entre a fé no que acreditamos e a verdade.
Frase preferida: o essencial não é que não creias, mas que Deus continue crendo em ti...
Rafael V. 28/01/2023minha estante
Já leu outros livros dele?




Anderson 06/08/2015

Dizer que as histórias do Gabo são lindas me parece redundante. Mas não há outro adjetivo pra elas: são absolutamente lindas!

Brincando com as crenças africanas e a religiosidade, usando como plano de fundo uma Colômbia ainda colônia, o autor nos conta a história de amor entre uma menina e um clérigo.

O tom de fantasia, aquele realismo mágico, perpassa toda obra com uma delicadeza que poucos escritores conseguem. A leveza com que se conta cada fato, cada história, o tom de conversa que é usado, nos faz sonhar com aqueles personagens e com aquelas passagens.

De proibidos amores e incontáveis demônios Gabo nos brinda com uma bela novela de paixão e entrega.
morganarosana 07/08/2015minha estante




Barbs 30/12/2022

"Quando paro a contemplar meu estado e ver os passos por onde me trouxeste... Eu acabarei, pois me entreguei sem arte a quem me saberá perder e acabar."
Só Gabo pra fazer a gente ver poesia em uma história sobre pedofilia
alex 31/12/2022minha estante
12 anos, né? Qdo começaram o relacionamento eu fiquei "ué, passaram-se anos e eu não notei?" Rs




Adda Ravana 31/12/2020

Do amor e outros demônios
Primeira vez que tive contato com a escrita do autor. Um livro super interessante. O livro traz vários temas como, a religião. Ao narrar o ponto principal da história foi que, Sierva Maria, única filha rejeita pela mãe e também pelo pai acabando ser criada junto com os escravo e, com seus 12 anos de idade andando pela praça foi mordida por um cachorro raivoso tendo um fim trágico. Com isso o estado da pequena foi piorando e pai levou-a ao curandeiro, ao bispo e ao candomblé que no fim, sugeriu-se a levá-la ao convento e inferna-lá que acabou praticando o exorcismo.
Eliana305 31/12/2020minha estante
AMO esse livro!




Marina 05/11/2021

do amor e outros demônios ou dos demônios que são erroneamente classificados como amor?
a escrita desse livro é impecável e envolvente e todos os assuntos abordados nele são incomodativos e angustiantes: negligência parental, preconceito religioso, pedofilia (inclusive essa romantizada, isso me incomodou MUITO).
Linne3 30/11/2021minha estante
E talvez não fosse essa a questão? Incomodar!




Andressa Klemberg 08/01/2022

Mistura de elementos
Uma história envolvente no melhor estilo Gabo. Com uma premissa que me surpreendeu por ser mais um livro dele abordando o romance de uma menina (12 anos) com um adulto (36 anos), esse livro não foca no romance entre eles, que é marcado pela co-dependência e a paixão como um vício. O elemento central me parece ser o sincretismo religioso e as críticas ao colonialismo. Acredito que se possam tecer com mais calma alusões a essas premissas dentro do relacionamento da menina e o padre. Além disso, os demais relacionamentos mostrados são marcados pelas relações de negócio e exploração, demonstrando colonialismo.
Além da mistura de religiões que se percebe na menina, também se percebe o realismo mágico presente em outras obras do autor. No cabelo, nas realizações da menina e nos acontecimentos que apavoram as freiras.
A história me surpreendeu, muito fluida e interessante.
Vitória Kusiak 08/01/2022minha estante
Iuuuupi




Ana Paula 23/06/2016

Loucura ou sobriedade
Ao terminar esse livro fiquei muito pensativa... Gostei ou não gostei?
Confesso que metade dele me choca e a outra me encanta.
Natalie Lagedo 14/12/2016minha estante
Ana Paula, senti algo semelhante quando li Cem Anos de Solidão. Não sabia se tinha gostado ou não. Mas já me decidi. Não gostei. Ainda assim, pretendo dar nova chance ao autor.




Vicioouss 20/05/2020

Do amor e outros demônios
É um livro razoável, alguns momentos é meio chato, porém trás algumas partes boas
Alê | @alexandrejjr 29/05/2020minha estante
O que tu achou mais chato, Rafaela?




Paula 04/07/2020

Interessante
A partir de um fato histórico real, o autor desenrola toda uma história pregressa acerca de uma moça. Sobre, literalmente, seus demônios e amores
Alê | @alexandrejjr 06/07/2020minha estante
Acho que acabo até domingo. Prevejo uma discussão mui rápida no nosso grupo...




Nathan.Bessa 19/01/2023

Uma viagem de mil camadas.
Gabriel é um mestre literário, a Colômbia deve se orgulhar de ser o seu berço. Escrevo essas palavras após terminar de ler seu primeiro livro e sentir a sensação de ter encontrado Shangri-la!
Mateuzinhz 19/01/2023minha estante
Oi pode curtir minhas últimas publicações pfvr




Mara Vanessa Torres 23/06/2009

Profundo, enternecedor.
"Do Amor e Outros Demônios" revelou muito mais do que um amor proibido entre um padre (Cayetano Delaura) e a menina possuída pelo demônio (Sierva Maria). Descrito sob a égide do paradoxal, apresenta perfis bem traçados e, acima de tudo, leveza de espírito. É uma das obras mais tocantes de García Márquez. Me ocupou, tirou o ar. Excelente!
Alê | @alexandrejjr 17/06/2020minha estante
Recuperei essa tua impressão sobre o livro, Mara, pra dizer o seguinte: vai ser a terceira obra do Gabo que eu vou ler e o teu pequeno comentário ajudou a aumentar as minhas expectativas.




Sthéfane 16/05/2024

Rapunzel colombiana, Rapunzel iorubá
?A lápide saltou em pedaços ao primeiro golpe da picareta, e uma cabeleira viva, cor de cobre intensa, se espalhou para fora da cripta. O mestre-de-obras retirá-la inteira, com a ajuda de seus operários, e quanto mais a puxavam, mais comprida e abundante parecia, até que saíram os últimos fios, ainda presos a um crânio de menina. No nicho ficaram apenas uns ossinhos miúdos e dispersos, e na pedra carcomida pelo salitre só se lia um nome, sem sobrenomes. Sierva María de Todos los Ángeles. Estendida no chão, a cabeleira esplêndida media vinte e dois metros e onze centímetros.?

Li esse livro em uma época em que a inteligência artificial estava começando a crescer: designs, trabalhos acadêmicos e livros idealizados por máquinas estavam ganhando cada vez mais espaço. Lembro-me bem de ver a vida sair dos olhos da minha irmã ao pensar que a criatividade humana seria logo substituída por algoritmos. Ela, como uma boa literata, desolou-se pensando o que virá a se tornar a literatura...

Nessa época fiquei assustada, bom, algumas IAs já estavam ganhando notoriedade pelas histórias criadas até que, chegou às minhas mãos este livro. E é por isso que para iniciar essa resenha escolhi, não uma frase do livro, mas um episódio que o escritor relata antes do romance, que aconteceu com ele e que foi a força motriz, o lume para a criação da história

Bom, eu não coloco muito da história dos livros aqui pois o próprio Skoob já se encarrega de tal função, mas, para que vocês entendam meu ponto, preciso fugir um pouco da minha própria regra. Gabriel Garcia Marquez, carinhosamente alcunhado de Gabbo, antes fora jornalista e, em uma de suas aventuras, foi visitar um antigo convento com criptas funerárias de muitas décadas atrás. Sem detalhar aqui o motivo pelo qual eles estavam a abrir as criptas, acabaram por exumar o local de descanso eterno de uma jovem, naquela época já esqueleto, que possuía um cabelo com mais de 20 metros de comprimento. Tendo em vista que o cabelo para de crescer ao morrermos, Gabbo logo concluiu que ela cultivara essa cabeleira em vida. Na mesma hora, recordou-se de uma história contada por sua avó e uniu ambos os acontecimentos para nos dar o prazer de lermos ?Do Amor e Outros Demônios?.

Onde quero chegar? Após esse livro, pensei com meus botões que uma IA não seria capaz de pegar essas informações e criar algo assim. O universo criado por Gabbo só pode nascer da boa e velha mente humana. Não que ele seja uma pessoa qualquer, claro, mas o ponto é que nada pode suprir ou substituir a capacidade do homem (e da mulher) de criar histórias e de contá-las.

Esse livro trata de religião, preconceito, língua e crença africana, raiva e claro, trata Do Amor. Um Amor que brota como consequência do conhecimento, e do ódio que nasce pela falta deste. A narrativa passa por exorcismos católicos e canções em língua iorubá, doenças físicas e doenças mentais, acolhimento e abandono, ao passo que gira em torno de uma menina de 12 anos totalmente incompreendida, salvo àqueles que os acolheram que são tão marginalizados quanto ela no decorrer da obra.

É um misto de religiosidade cristã e crenças africanas, mistérios, paixões, desejos, girando em torno do sentimento que nos atormenta desde sempre: o Amor.

Com certeza recomendo esse livro, pois quando temos histórias brilhantes como essas, devemos compartilhá-las, ou seria muito egoísmo de nossa parte.

?-Nossa guerra não é contra ela, mas contra os demônios que a habitem.?
Natasha.Barbosa 17/05/2024minha estante
Gabo ?




418 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR