Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

ferngeov 31/07/2023

A existência humana e o sobrenatural
Um livro para mostrar a necessidade humana de sempre querer explicar o motivo das coisas, muitas vezes, usando à religião.
O livro retrata sobre a inquisição e também o preconceito que infelizmente ainda existe com as religiões de matriz africana.
Foi meu primeiro livro do García Márquez, e eu não posso dizer que amei. Mas a história é realmente muito interessante.

Neila 22/04/2020

Do amor e outros demônios
Livro repleto de realismo fantástico, cheio de mistérios e superstições. Recomendo a leitura, mas é bom que já tenha lido Gabriel Garcia Márquez antes,caso contrário pode estranhar os rumos que a história toma!

Mônica 18/06/2020

Do amor e outros demônios
Ler Gabo e sua ficção literária é sempre uma incrível experiência. Este é um dos melhores livros para começar a conhecer a escrita do autor e mais uma ótima leitura para quem já o conhece.

Em Do amor e outros demônios temos a história de Sierna María. Relegada pelos pais a menina é criada entre os escravos da fazenda, não tendo conhecimento da sociedade ou das maneiras consideradas como ideais por ela. Após ser mordida por um cão raivoso, a menina é considerada como possuída pelo demônio e mandada para ser tratada em um convento. É quando conhece o padre Cayetano, que se apaixona pela garota. Temos então um embate entre a batina e o amor, entre o bom senso e o fanatismo religioso. Estará mesmo a menina possuída pelo demônio? Irá o casal ter um final feliz?

Nos prendendo ao livro logo no início, Gabo nos faz devorar as páginas em busca de respostas. Esta é mais uma obra maravilhosa trazida pelo autor.

Edilene Freitas 28/01/2023

Gabriel Garcia Marques e seu realismo mágico sempre encantam, mesmo quando a história é incômoda e pesada, tal como a da marquesinha Sierva Maria. A menina, filha de um marquês, mas criada pelos escravos, é mordida por um cachorro e nela se identificam sintomas de raiva que, posteriormente, são confundidos com sintomas de uma possessão demoníaca. A criança é internada em um convento para sessões de exorcismo e é nesse ambiente que, inesperadamente, ela encontra o amor. História repleta de críticas, como só o Gabo era capaz de fazer.

Sandra.Pogalski 02/02/2022

Dos piores demônios sucumbiram pelo pior deles, o amor. Religião, amor, dogmas, culturas? meu primeiro Gabo favoritado com certeza. Esse livro me deu vontade de chorar tantas vezes, me atingiu profundamente.

Carla Verçoza 10/07/2020

Do amor e outros demônios foi meu quarto contato com Gabriel Garcia Marquez (li também Cem anos de solidão). Aqui se encontra também a escrita característica do autor, fluída, com construções de personagens muito bem feitas e estória que prende o leitor até o fim do livro. Ótimo!

Livia.Sena 02/08/2020

Paixão, amor, religião
Uma narrativa poética que nos faz lembrar da nossa humanidade ... efêmera, plissada e cheia de diversos eus enlouquecidos pelo desejo do amor e amar. Um misto de desejos, ritos e louco amor.

Daifay 23/08/2020

"Não há remédio que cure o que a felicidade não cura"

Mais uma
obra magistral de Gabriel Garcia Márquez.
Um livro curto mas intenso onde nos mostra a cultura da época com suas magias, folclores e crencas. Uma boa leitura

Ana Clara 30/08/2020

Amei
A história é muito cativante, e te permite viajar pra uma outra época e se imaginar no mundo da história, amei muito

Antonio.Junior 11/09/2020

Do amor...
?Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus.?

Gabo apresenta um romance curto e cheio de situações que levam o leitor a pensar sobre o amor e de como ele pode mudar vidas e conceitos. A narrativa dos acontecimentos mostram diversos conflitos vividos por uma pai cheio de remorço, uma jovem de comportamento sobrenatural e um clérigo que tem a sua fé abalada pelo amor que sente por aquela que deveria exorcizar. Mais um belo romance deste gênio do realismo fantástico.

Rafaela Medina 26/05/2021

#desafioskoob
Esse é meu primeiro contato com o aclamado Gabriel García Marquez, e confesso, eu esperava mais. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas quando escrito, em 1994, o autor ja havia ganho um prêmio Nobel de literatura, o que acaba gerando uma expectativa tremenda. Um autor Nobel, latino, escrevendo sobre algo tão profundo e passional como o amor, me fez esperar desse livro algo como um frenesi de conhecer a história e os personagens, e ao acabar, senti como se "do amor e outros demônios" fosse mais uma história de vizinhança contada por alguém mais velho, mas mesmo assim, uma boa história. Não estupenda, não do tipo "mudou minha vida", mas uma ok, boa.

Jéssica Maria 25/09/2020

Admirável
Trata-se de uma narrativa envolvente. A história está inserida na Colombia colonial, em que Sierva Maria, uma adolescente de 12 anos, rejeitada do amor no seio familiar, foi criada por escravos, sendo que incorporou todos os costumes e cultura. Nas vésperas do aniversário foi mordida por um cachorro portador de raiva. Ao passar dos dias, como não desenvolvera a doença, o pai (um marquês)acreditava que ela estava com uma possessão demoníaca.

O marquês movido por compaixão procurou de todas as formas providências de uma cura, até interna-la no convento das clarissas, sob os conselhos do bispo.

"Tentou quase tudo, menos indagar de si mesmo se aquele era o modo certo de fazê-la feliz ".

Nesse local, o padre Caetano Delaura ( uma figura ambígua) recebeu a missão de exorcizá-la.

Gabo, expõe de forma fidedigna e crítica os costumes do colonialismo, o regime escravocrata e principalmente a influência da igreja Católica nos ditames da vida daquela época, atribuindo com argúcia como a religião vivia o obscurantismo e impunha trágicos martírios ao ser humano em nome de Deus.

O livro interessante que nos prende do início ao fim.

Nêssa 20/07/2023

Inicia com um surto e acaba em morte
Vou tentar resumir a história
Em uma época colonial, estava acontecendo um surto de raiva nos cachorros e muitas pessoas doentes com consequência das mordidas do bicho.
A filha de um marquês é mordida, mas não contrai a doença e sim acreditam que a menina está possuída por um demônio e é aí que a história fica mais maluca.
O bispo recomenda ao marquês que que mande a menina para um convento para que as medidas necessárias sejam tomadas. O padre responsável pelo exorcismo se apaixona por ela, ele tem mais de 20 anos de diferença e essa parte pedófila começou a deixar a história mais bizarra. O padre tarado quer provar que a menina não está possuída e fica nessa resenha até o fim.A menina tem esse ar meio que encantado, algo sobrenatural nela, a garota é perturbadora do início ao fim e o leitor fica sem saber se realmente estava possuída, ou o livro trás critica aos exorcismos da igreja católica que acabam em morte.
No final, o exorcismo não é finalizado, a menina morre literalmente de saudade e o padre apaixonado é um pervertido que foi obrigado a prestar serviços num hospital pq descobrem as resenhas dele.
E é isso. Gente. Sinceramente esse livro não agregou algo na minha vida de leitora e ele é bizarro. Sinceramente.

Mateus 04/06/2023

Um amor proibido
O gabo é um autor incrível, sua sutileza nas palavras e sensibilidade para narrar causos da américa latina são marcas registradas em toda obra, esse livro narra a história da Sierva taria de todos los ángeles uma menina criada entre os escravos, mas filha de um importante Marquês (homem branco) e rico, mas que por efemeridades da vida é mordida por um cachorro com raiva, com isso desenvolve-se a história, ela será enviada até um convento para tratar de sua doença da alma, e conhecerá o amor e outros demônios.

Tamara Vaz 21/10/2020

Não sei bem o que pensar
Esse foi o segundo livro que li do Gabo e não sei bem o que pensar, os personagens e a história não me prenderam, diferente do cem anos de solidão que me pegou do início ao fim.